Por que é importante mensurar a espessura de dobra cutânea?

Bom você como Personal Trainer, terá que avaliar seu cliente para gerar dados que identifiquem os critérios para prescrição de exercícios. Uma das avaliações mais importantes que existem é a antropometria, que com a mensuração da espessura da dobra cutânea e posterior inclusão das mesmas em uma equação preditiva pode-se estimar o percentual de gordura do seu cliente. Assim, é possível avaliar se o percentual de gordura do cliente está elevado ou em um patamar adequado.Com isso, também é possível observar se o aluno/cliente corre algum risco de saúde, pois como já se sabe o acumulo de gordura corporal está intimamente relacionado a ocorrência de doenças cardiovasculares. Para a mensuração da espessura de dobra cutânea é necessário utilizar o instrumento denominado de adipômetro ou plicometro.

treino_em_foco_abertura_dos_dedos_dobra_cutânea

Como manusear adequadamente o adipômetro para mensurar a dobra cutânea?

Para medir as dobras cutâneas é importante saber trabalhar e manusear, um instrumento importantíssimo que é o Adipômetro. O primeiro ponto fundamental é como manejar o adipômetro. A mão direita deverá manejar o adipômetro sendo que o polegar deve sustentar o peso do aparelho através de um movimento em forma de pinça com o dedo anular e mínimo sobre o cabo do mesmo.

Por sua vez, os dedos indicador e médio ficam “liberados” para pressionar o cabo da haste móvel para propiciar o controle da abertura do adipômetro. Assim, o controle do peso do adipômetro é feito pelos dedos polegar, anular e mínimo e o gerenciamento da abertura do adipômetro para acomodá-lo sobre a dobra cutânea é feito pelos dedos indicador e médio. Durante a realização da medida somente o polegar, anular e mínimo ficam segurando o cabo grande do adipômetro para posicioná-lo na forma adequada para a medida. Neste momento os demais dedos são soltos para que a haste móvel seja liberada e tracionada a pressionar a haste fixa gerando, consequentemente, uma força de pressão sobre a dobra cutânea ora mensurada.

Treino_em_FOCO_adipômetro_dobra_cutânea

Como realizar a leitura do relógio do Adipômetro?

A leitura do valor expresso no adipômetro deve ser feita em unidades de milímetros (mm) embora unidades de centímetros também possam ser usadas. O valor em mm representa a espessura da dobra de gordura subcutânea mensurada pelo adipômetro.

Portanto, de uma forma geral a leitura deverá ser realizada inicialmente no relógio menor, pois este representa as unidades de 10 em 10 mm, isto é, 10, 20, 30… mm de espessura da dobra cutânea. Logo em seguida, a leitura do relógio maior deve ser realizada para verificação das unidades menores de 10 mm. Os valores obtidos pelo relógio maior do adipômetro entre os valores inteiros de 1, 2, 3, 4 etc. representam os décimos de milímetros. Para ficar mais claro iremos apresentar um exemplo: se o ponteiro pequeno completou uma volta (significando de 10 mm de espessura já foram alcançados). Próximo passo é analisar o ponteiro maior, considerando que este se encontre exatamente no meio entre os valores três (03) e quatro (0,4), isto significa que mais três milímetros devem ser associados a medida, e ainda, mais 0,5 mm devem ser adicionados já que representa a metade da distância entre três e quatro milímetros. Desta forma, o valor final será 13,5mm.

Treino_em_FOCO_adipômetro_dobra_cutânea

 Por quanto tempo se deve manter as hastes do adipômetro pressionando a dobra cutânea?

O tempo de permanência da pressão das hastes do adipômetro sobre a dobra cutânea deve ser controlado. Assim deve-se manter entre dois a quatro segundos, ou seja é tempo em que a dobra cutânea deve ser pressionada e mensurada.

Intervalos de tempo menores que dois segundos, podem não ajustar completamente a haste na dobra cutânea. Por outro lado, tempos maiores que quatro segundos podem deformar o tecido adiposo, e com isso alterando o real valor da dobra cutânea. Para exemplificar, ao pinçar uma dobra cutânea e colocar o adipômetro pressionando-a por algum tempo, por exemplo 10 segundos, poderá ser percebido que o ponteiro grande de leitura não irá parar pois a pressão exercida pelas hastes está deformando (achatando) a respectiva dobra. Por isso não deve ser ultrapassado quatro segundo para executar a leitura no relógio do adipômetro.

Alunos, analisem a vídeo aula!!!