Você APRESENTA alguma assimetria muscular?

Você apresenta essa assimetria muscular na região dos MEMBROS INFERIORES?

Essa assimetria muscular é no Quadríceps ou nos Isquiotibiais?

Quer saber como CORRIGIR essa assimetria muscular?

 

Semana temática Treino em Foco, e hoje particularmente vamos ANALISAR a assimetria muscular de MEMBROS INFERIORES. Na musculatura de membro inferior, podemos raciocinar com uma assimetria muscular da parte anterior da coxa (QUADRÍCEPS), ou da musculatura da parte posteriores da coxa (ISQUIOTIBIAIS). O trabalho para CORRIGIR a assimetria muscular nessa região de membros inferiores é mais TRANQUILA, comparando com MEMBROS SUPERIORES. Porque se for da parte ANTERIOR da coxa, entre lado direto e lado esquerdo, estamos nos referindo ao músculo QUADRÍCEPS, e sabemos que a função principal de grupo muscular é ESTENDER os joelhos. Obviamente a porção do Reto Femoral também é flexora do QUADRIL, mas pensando no Quadríceps como um todo é extensor do Joelho, então se temos que fazer um trabalho paralelo de assimetria muscular podemos realizar o exercício para correção na CADEIRA EXTENSORA.

Então a execução da cadeira extensora para CORRIGIR a assimetria muscular no Quadríceps é muito simples, e vai ser igual a execução que você realiza no trabalho BILATERAL, a única diferença é que iremos trabalhar UNILATERALMENTE, realizando um trabalho adicional ao treinamento que você já faz bilateralmente, esse trabalho unilateral visa um acréscimo de CARGA TENSIONAL objetivando buscar um processo HIPERTRÓFICO maior do lado que está com menor volume muscular. O indivíduo deve sentar na cadeira extensora, posicionar no final da tíbia o rolo do aparelho, ESTABILIZAR o tronco assumindo a posição ereta, um ponto IMPORTANTE com carga bilateral ou unilateral, por vezes não é interessante segurar na ponta do SUPORTE da máquina, pois ele está muito à frente, e ao executar o exercício se a QUILAGEM for elevada ocorre uma tendência se você estiver segurando a frente nos pegadores, de elevar a PELVE, então passa ser interessante segurar MAIS ATRÁS nos pegadores da máquina, proporcionando uma melhor ESTABILIDADE para o executante. No trabalho UNILATERAL, o indivíduo se encontra exatamente igual a execução bilateral, e a única diferença e que vai executar de forma unilateral.

Agora podemos pensar em uma assimetria muscular dos músculos POSTERIORES de Coxa, ou seja, os Isquiotibiais, nessa situação devemos explorar o trabalho da MUSCULATURA de flexão de Joelho para desenvolve essa região muscular. O Exercício pode ser realizado na MESA FLEXORA, ou numa CADEIRA FLEXORA, isso dependerá do maquinário que você tem na academia para ser explorado. Mas para correção de assimetria muscular de Quadríceps ou Isquiotibiais, os exercícios MONOARTICULARES E ISOLADOS, passam a ser mais interessantes para correção dessa assimetria muscular.

Então SEGUIDOR do Treino em Foco, NÃO PERCA a vídeo aula de hoje e saiba como CORRIGIR assimetria muscular, na região do Quadríceps e Isquiotibiais.