Anatomia

Flexores do ombro – quais músculos fazem parte?

Please log in or register to do it.

Flexores do ombro é um grupo de músculos formados por deltoide anterior, coracobraquial, peitoral fibras claviculares e bíceps braquial.

Flexores_do_ombro_deltoide_anterior_treino_em_foco

Por que esses músculos citados acima são classificados como flexores do ombro?

Neste texto não iremos se ater em relação as fibras claviculares do peitoral maior, pois já comentamos sobre em outra postagem.

Leia também: Peitoral maior – Quais movimentos as fibras superiores e inferiores produzem?

Já analisando especificamente os outros músculos, este tem a capacidade de realizar o movimento de flexão do ombro, em virtude do seu posicionamento anterior ao eixo latero lateral do ombro. Isto é, em virtude dos pontos de fixações (origem e inserção) todo os seus ventres musculares ou grande parte dele, estão a frente do eixo, desta forma, proporcionando capacidade de realizar a flexão do ombro, entre outros movimentos também.

Flexores_do_ombro_deltoide_anterior_peitoral_maior_fibras_claviculares

Mas qual desses músculos é o principal dos flexores do ombro?

Como é possível observar em praticamente todos os livros de anatomia, cinesiologia, o principal músculo flexor do ombro é o deltoide anterior. Desta forma, os demais músculos citados acima, tem um papel mais sinergista do que propriamente dito agonista deste movimento articular.

Todavia, é importante salientar que, os demais componentes ou feixes do deltoide não tem a capacidade de contribuir com os flexores do ombro. Portanto, feixe medial tem como principal função a abdução do ombro e deltoide posterior abdução transversal e extensão do ombro.

Quais exercícios utilizar para treinar os flexores do ombro?

Independente do meio ou metodologia utilizada, é necessário proporcionar resistência contra o movimento de flexão do ombro. Para isso, se pode utilizar como resistência, alteres, anilhas, cabos, barras, elásticos dentre varias outras formas de resistência.

Como mencionado, o mais importante é que essas resistências tenham a capacidade de proporcionar o movimento de extensão do ombro e, consequentemente para evitar este movimento dos flexores do ombro serão acionados. Então, se tem um grande gama de exercícios possíveis de se realizar.

Analisem a vídeo aula

Assimetria de forças - Como identificar na prática?
Pré - Exaustão - Como realizar de forma correta?

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais resultados

Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors