Anatomia

Peitoral maior – Quais movimentos as fibras superiores e inferiores produzem?

Please log in or register to do it.

Peitoral maior também tem a capacidade de realizar os movimentos de flexão e extensão do ombro.

Peitoral_maior_anatomia_flexão_extensão_do_ombro

Quais as fibras do peitoral maior que tem a capacidade de realizar o movimento de flexão do ombro?

Como já é de conhecimento de todos, o peitoral maior tem fibras que estão em diferentes sentidos e direções. Desta forma, isto proporciona a ele (peitoral maior) conseguir realizar diferentes movimentos. Diante disso, em virtude do sentido e direção das fibras claviculares ou superiores do peitoral maior, além de participar do movimento de adução transversal do ombro/glenoumeral também tem a capacidade de realizar o movimento de flexão do ombro.

É importante salientar, que o deltoide anterior, bíceps braquial cabeça longa e também o coracobraquial também tem capacidade de realizar o movimento de flexão do ombro. Portanto, quando se realiza os exercícios de supino inclinado, crucifixo inclinado e também elevação frontal, o peitoral nas suas fibras claviculares/superiores também será exigido.

Peitoral_maior_anatomia_flexão_extensão_do_ombro

Quais as fibras do peitoral que tem a capacidade de realizar o movimento de extensão do ombro?

Por outro lado, em virtude do seu sentido e direção das fibras, a porção inferior do peitoral maior também tem a capacidade de contribuir para o movimento de extensão do ombro. Como descrito acima, as fibras inferiores trabalham em sinergismo com o latíssimo do dorso, redondo maior, tríceps cabeça longa e deltoide posterior. Desta forma, para treinar com maior ênfase essa região, seria interessante realizar os exercícios de crossover direcionamento o seguimento mão em direção a região abdominal, pullover, supino e crucifixo declinado.

Peitoral_maior_anatomia_flexão_extensão_do_ombro

Então, isso quer dizer que as fibras superiores e inferiores do peitoral maior trabalham em antagonismo?

Sim, nesses movimentos descritos acima, essas fibras do peitoral maior atuam de forma antagônica. Portanto, quando se produz a flexão do ombro as fibras superiores encurtam e as inferiores alongam. Por outro lado, quando se realiza a extensão do ombro, as fibras inferiores encurtam e as superiores alongam.

Analisem a vídeo aula!!!

Pré - Exaustão - Como realizar de forma correta?
Bi-Set - Como fazer esse sistema?

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *