O que é plano transversal?

Este na literatura é definido como um plano que “dividi” o corpo em parte superior e inferior. Em livros é possível observar a representação do plano transversal na altura da região pélvica, pois entende-se que assim se tem uma distribuição de massas proporcional entre parte superior e inferior.

Entretanto, o plano transversal pode ser deslocado de forma imaginária para qualquer articulação corporal, e assim se pode identificar quais movimentos articulares que ocorrem neste plano.

Treino_em_foco_plano_transversal_eixo_longitudinal

Quais os movimentos articulares que ocorrem no plano transversal?

Para que os movimentos articulares sejam classificados como ocorrendo no plano transversal, o mesmo (movimento) deverá de forma imaginária tangenciar o plano. Diante disso, os movimentos que ocorrem nas articulações no plano transversal são denominados de aduções e abduções transversais. Assim, adução e abdução do ombro, quadril.

Treino_em_foco_plano_transversal_eixo_longitudinal

Além disso, os movimentos de rotações como cervical, da coluna vertebral, ombro, quadril também ocorrem no plano transversal.

Treino_em_foco_plano_transversal_eixo_longitudinal

Qual o eixo do plano transversal?

Para definir o eixo de um de terminado plano de movimento, é necessário que este (eixo) forme um ângulo de 90° com o plano. Portanto, no caso do plano transversal o eixo é o longitudinal.

Treino_em_foco_plano_transversal_eixo_longitudinal

Quais os exercícios que são realizados no plano transversal com o eixo longitudinal?

No treinamento resistido com pesos ou musculação existem vários exercícios que são realizados no plano transversal. Entre eles podemos citar o crucifixo reto, crucifixo invertido, cadeira adutora e abdutora e, exercício para manguito rotador. Obviamente, outros exercícios também são realizados neste plano, citados alguns para ilustrar.

Alunos, analisem a vídeo aula