O que é plano frontal ou coronal?

Este é caracterizado em “dividir” o corpo em parte anterior e posterior, como pode ser visualizado no vídeo e na imagem abaixo. Entretanto, o plano coronal pode ser deslocado para uma determinada articulação para identificar quais movimentos esta (articulação) realiza no plano frontal ou coronal.

Treino_em_foco_plano_coronal_frontal

Então, quais os movimentos articulares que ocorrem no plano frontal ou coronal?

Para que um movimento ocorra em um determinado plano de movimento, o mesmo (movimento) deverá sempre tangenciar o plano. Portanto, analisando a articulação do ombro, punho e quadril os movimentos de adução e abdução ocorrem no plano frontal ou coronal. Assim, a adução e abdução glenoumeral, adução e abdução do quadril, e adução e abdução do punho e metacarpofalangiana.

Além disso, os movimentos de inclinação cervical, e toracolombar da coluna vertebral também ocorrem no plano frontal ou coronal. Ou ainda, é possível ocorrer o movimento de inclinação de toda a coluna vertebral, ou seja, cervicotoracolombar.

Por fim, na articulação do tornozelo ocorrem os movimentos de inversão e versão, que também são realizados no plano coronal ou frontal.

Treino_em_foco_plano_coronal_frontal

Mas como já se sabe, todo plano tem um eixo respectivo. Então, qual o eixo do plano frontal ou coronal?

No plano frontal ou coronal o eixo de movimento é o antero posterior ou também pode ser denominado de póstero anterior. Diante disso, podemos entender que no Treinamento resistido com pesos ou musculação, os exercícios de elevação lateral, desenvolvimento, puxador costas, abdução e adução de quadril deitado ou na polia ocorrem no plano frontal ou coronal, tendo como eixo o antero posterior ou póstero anterior.

Treino_em_foco_plano_coronal_frontal

Alunos, analisem a vídeo aula!!!