Qual principal movimento produzido pelos Isquiotibiais?

Como já é de conhecimento de todos o principal movimento produzido pelos isquiotibiais é a flexão dos joelhos. Ou seja, todos os músculos que compõem esse grupo (semitendinoso, semimenbranoso, bíceps femoral cabeça longa e curta) tem a capacidade e principal foco produzir a flexão dos joelhos. Para reforçar esse movimento ocorre no plano sagital e tem como eixo o latero lateral.

Além disso, também tem a capacidade de realizar os movimentos de contribuir para o movimento de extensão do quadril, qual o glúteo máximo é o principal extensor. E ainda capacidade para realizar o movimento de retroversão pélvica.

Porém, um movimento que é sutil e que poucas profissionais estão atentos é em relação a capacidade de alguns músculos que compõem os isquiotibiais de contribuir para a rotação do joelho. Ou seja, o bíceps femoral cabeça longa tem a capacidade de realizar a rotação lateral do joelho e semitendinoso.

Mas, por que os isquiotibiais tem a capacidade de realizar movimentos de rotação do joelho?

Um primeiro ponto a salientar é que os movimentos de rotação ocorrem no plano transversal e tem como eixo o longitudinal. Ainda a amplitude desses movimentos não é muito exacerbado.

Para entender porque esses músculos tem a capacidade de realizar essas rotações é preciso entender sua posição em relação ao eixo. Assim, como o bíceps femoral cabeça longa tem sua inserção na cabeça da fíbula, seu ventre encontra-se abaixo e lateralmente ao eixo longitudinal. Portanto, quando o joelho está flexionado terá a capacidade de realizar o movimento de rotação lateral do joelho.

Por outro lado, o semitendinoso ou semimenbranoso como seus locais de inserção são sobre o côndilo medial da tíbia, tem a capacidade de realizar o movimento de rotação interna ou medial da tíbia ou joelho, lembrando quando essa articulação está flexionada.

Ta então, posso fazer movimentos de rotação do joelho para treinar isquiotibiais?

Entendemos que não, pois este não é o principal movimento que esses músculos produzem e também por apresentar uma amplitude pequena. Portanto, para treinar os isquiotibiais entendemos ser interessante realizar movimentos de flexão e também em alguns casos extensão do quadril.

Alunos, analisem a vídeo aula!!!