Quais os principais músculos que realizam a flexão do joelho?

Relembrando o movimento de flexão do joelho ocorre no plano sagital e tem como eixo o latero lateral. Assim, o grupo muscular que tem como principal função realizar a flexão do joelho são os isquiotibiais, ou seja, o bíceps femoral cabeça longa e curta, semitendinoso, semimenbranoso.

Novamente para relembrar esse grupo tem a capacidade para realizar a flexão do joelho, em virtude de estarem localizados posteriormente em relação ao eixo latero lateral. Entretanto, existem dois músculos que atuam em sinergismo aos isquiotibiais para realizar a flexão, isto é, ajudam na flexão do joelho. Eles são os gastrocnêmios medial e lateral.

Treino_em_foco_músculos_flexores_do joelho

Mas, por que os gastrocnêmios também tem a capacidade de auxiliar na flexão do joelho?

Antes de justificar o porquê é necessário relembrar que os gastrocnêmios tem como principal função realizar a flexão plantar. Portanto, eles auxiliam na flexão do joelho.

A principal justificativa para essa capacidade de auxiliar na flexão do joelho, é me virtude do seu ponto de origem. Ou seja, a cabeça medial tem sua origem no côndilo medial do fêmur, e a cabeça lateral no côndilo lateral do fêmur. Assim, ambas as cabeça “cruzam” a articulação do joelho posteriormente. Portanto, isso as possibilita terem a capacidade para ao se encurta também produzir a flexão do joelho.

Treino_em_foco_músculos_flexores_do joelho

Ta, mas o sóleo também é flexor plantar, mas por que ele não auxilia também na flexão do joelho?

A resposta para isto é em virtude do ponto de origem do sóleo. Ou seja, este músculo que compõem o tríceps surral em conjunto com os gastrocnêmios, ao contrário tem sua origem na linha para o músculo sóleo e face posterior da tíbia, parte posterior da cabeça da fíbula e terço proximal do seu corpo. Portanto, os seus pontos de origem estão abaixo da articulação do joelho, isto é, não “cruzam” esta articulação. Assim, não tem capacidade de participarem de movimentos do joelho.

Qual a aplicação prática deste conhecimento?

Portanto, como os gastrocnêmios tem a capacidade para auxiliar na flexão do joelho, eles auxiliariam o praticamente por exemplo para vencer a resistência na cadeira ou mesa flexora. Entretanto, dependendo da instrução fornecida pelo personal os gastrocnêmios poderão ter maior ou menor auxilio.

Como assim?

Ou seja, caso o personal trainer oriente o cliente a realizar os dois exercícios em questão com uma dorsiflexão, os gastrocnêmios serão alongados no tornozelo, pois eles são flexores plantares. Assim, teoricamente a capacidade destes músculo (gastrocnêmio medial e lateral) para auxiliar a flexão do joelho será maior. Isto ocorre em virtude de uma melhor relação comprimento tensão sarcomial.

Por outro lado, se o personal trainer oriente a execução com uma flexão plantar, os gastrocnêmios estarão encurtados no tornozelo, e isto levará a uma menor capacidade de contribuir para a flexão do joelho, em virtude de uma pior relação comprimento tensão sarcomial, levando a uma possível insuficiência ativa destes músculos.

Em resumo se o objetivo é produzir um trabalho mais intenso para isquiotibiais, que é o foco dos exercícios em questão, talvez seria interessante orientar a execução com flexão plantar.

Alunos, analisem a vídeo aula