Por que o Glúteo médio participa da flexão e extensão do Quadril?

Please log in or register to like posts.
Vídeo

Qual o ponto de origem e inserção do glúteo médio?

Este músculo tem sua origem localizada na face glútea (externa) do ílio entre as linhas glúteas anterior e posterior. Já a inserção está localizada na face lateral do trocanter maior do fêmur. Esse músculo é superficial ao glúteo mínimo e profundo em relação ao glúteo máximo.

Treino_em_foco_gluteo_médio_funções

Diante destes pontos de fixação, quais os movimentos possíveis do glúteo médio produzir?

É o principal adutor do glúteo médio. Além disso, sua forma, direção das fibras e função são analogias as do deltoide. Como o deltoide, o glúteo médio apresenta várias ações, incluído abdução, flexão, extensão, rotação medial e lateral do quadril.

Quando estamos na posição em pé, o quadril é estabilizado pela ação conjunta dos músculos glúteo médio, glúteo mínimo e quadrado lombar. Essa ação propicia ao alinhamento adequado do quadril sobre o restante do membro inferior. No entanto, a fraqueza deste musculo permite a inclinação lateral da pelve ao ficarmos em pé, caminharmos ou corremos. Em apoio unipodal, indivíduo é incapaz de manter a pelve alinhado sobre o joelho e o pé.

Esse músculo realiza os moimentos de abdução, flexão do quadril (fibras anteriores), rotação medial do quadril (fibras anteriores), extensão do quadril (fibras posteriores) e rotação lateral do quadril (fibras posteriores).

Mas por que o glúteo médio consegue realizar esses movimentos além da abdução na articulação do quadril?

As fibras anteriores do glúteo médio conseguem contribuir para o movimento de flexão do quadril em virtude que essa região do ventre muscular está a frente do eixo latero lateral do quadril.

Treino_em_foco_gluteo_médio_funções

Já as fibras posteriores conseguem contribuir para o movimento de extensão do quadril porque o ventre desta região está atrás do eixo latero lateral do quadril.

Treino_em_foco_gluteo_médio_funções

Já o movimento de rotação medial produzido pelas fibras anteriores é possível de ser realizado em virtude que essas estão anteriormente ao eixo longitudinal. Já o movimento de rotação lateral as fibras posteriores são capazes de realizar em virtude que o ventre muscular está atrás do eixo longitudinal.

Alunos, analisem a vídeo aula!!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *