Você EXECUTA o exercício de Agachamento livre?

Até que ângulo eu DEVO Agachar?

Será que eu devo FAZER um Agachamento afundo, um meio Agachamento, ou descer até 90°?
Você já ouvir falar do Valgo Dinâmico DURANTE a execução do Agachamento?
Existem VÁRIOS CRITÉRIOS para definir se é interessante agachar afundo ou não agachar afundo, no PONTO DE VISTA do Treino em Foco esses critérios são INDIVIDUAIS, ou seja, a prescrição é INDIVIDUALIZADA, e devemos AVALIAR cada individuo e verificar os CUSTOS E BENEFÍCIOS por exemplo, do Agachamento afundo para cada indivíduo, e ai sim, tomar a DECISÃO de até que ângulo PRESCREVER o exercício de Agachamento.

Hoje discutiremos a questão do VALGO DINÂMICO no Agachamento. Quando realizamos uma AVALIAÇÃO POSTURAL, algumas pessoas poderão apresentar uma patologia ou um desvio postural chamado de JOELHOS VALGOS. Devemos lembrar que o joelho normal já apresenta um valgo normal, ou seja, um VALGO FISIOLÓGICO dos joelhos, porém é um ângulo muito pequeno.
Lembrando que algumas pessoas já apresentam ESTRUTURADO esse Valgo acentuado, ou seja, são pessoas que apresentam um desvio postural de joelhos, chamado de joelhos valgos. Existe também o CONTRÁRIO, que são os JOELHOS VAROS, aonde os joelhos são projetados para FORA.
Porém a DISCUSSÃO de hoje não será de análise postural estrutural, ou seja, se O individuo apresenta ou não o desvio postural de JOELHOS VALGOS. Imaginamos que o indivíduo apresente um JOELHO NORMAL, sem valgo e varo, ou seja, um joelho normal e completamente alinhamento.
Entretanto esse individuo ao executar o exercício de Agachamento, produz um VALGO DINÂMICO, ou seja, durante a execução do Agachamento o indivíduo ALTERA a postura dos joelhos e passa a realizar um valgo dinâmico, ou seja, ele tem o joelho normal, porém no momento da execução do Agachamento ele roda o joelho aproximando um do outro e produzindo o VALGO DINÂMICO. Isso ocorre, alguns praticantes tem essa CARACTERÍSTICA durante o exercício de Agachamento, e isso não é interessante. Em indivíduos que tem o valgo dinâmico seria interessante RESTRINGIR o ângulo de Agachamento, principalmente se o profissional de Educação Física perceber que durante O Agachamento o grau do VALGO DINÂMICO AUMENTA, conforme se aumenta ângulo da profundidade do Agachamento, esse individuo passa a aumentar o nível e a intensidade do valgo dinâmico, ou seja, AGACHANDO ele tem um pequeno movimento de valgo dinâmico, se ele aprofunda o Agachamento esse valgo cresce, e aprofundando mais ainda o Agachamento esse valgo cresce mais ainda, nesse caso e nessas condições, é melhor LIMITAR o ângulo de Agachamento, ou seja, trabalhar com ângulo bem RESTRITOS.
INTERESSANTE seria trabalhar principalmente os MÚSCULOS que estão potencializando esse valgo dinâmico, ou seja, músculos que PROVAVELMENTE não estão sustentando como deveriam sustentar, e produzindo esse VALGO DINÂMICO.
Quando produzimos o Valgo dinâmico, na verdade o PROBLEMA não é na musculatura e na articulação dos JOELHOS, na verdade o PROBLEMA se encontra na articulação do QUADRIL. Temos que perceber que a origem do movimento de valgo é no QUADRIL. É na articulação do quadril que OCORRE uma adução, e entra em relação a linha medial do corpo, e TAMBÉM OCORRENDO uma rotação interna.
Então quando temos um VALGO DINÂMICO, ocorre uma: um ADUÇÃO da articulação do Quadril, junto com uma ROTAÇÃO INTERNA do quadril, e isso bilateralmente produz o valgo dinâmico.

Então MÚSCULOS que deveriam sustentar e evitar esse movimento, não estão sustentando e nem evitando esse movimento de valgo dinâmico. Cinesiologicamente temos que avaliar qual é o PRINCIPAL MÚSCULO que luta contra o movimento de adução?
Podemos raciocinar com Glúteo médio que é um forte ABDUTOR do Quadril, e o Tensor da Fáscia Látea que também é um forte abdutor do quadril,ou seja, devemos FORTALECER Glúteo médio e Tensor, porém principalmente o Glúteo Médio para evitar o movimento de adução do Quadril, que ocorre durante o valgo dinâmico.
Como ocorre também a ROTAÇÃO INTERNA do Fêmur, devemos trabalhar a musculatura ROTADORA EXTERNA DO QUADRIL. Por que TRABALHAR a musculatura rotadora externa do Quadril?
Porque é essa musculatura que LUTA contra o movimento de ROTAÇÃO INTERNA DO QUADRIL, então devemos trabalhar: Glúteo máximo, Periforme, entre outros músculos rotadores externos.

Então SEGUIDOR, quer tirar todas as suas dúvidas sobre o Valgo dinâmico na execução do Agachamento, e como corrigir esse problema, NÃO PERCA a vídeo aula de hoje.