Será que EXISTE carga axial na coluna vertebral no exercício de Leg Press?
Existe risco de LESÃO para a coluna vertebral, quando o individuo faz o Leg Press 45°?
Indivíduos com HÉRNIA DE DISCO podem fazer o Leg Press?
Na EXECUÇÃO do exercício de Leg Press 45°, é interessante que o individuo não ESTENDA completamente o joelho no final da fase concêntrica, para evitar que entre em PONTO DE DESCANSO e tenha um alivio tensional, devemos ter atenção também na FLEXÃO DO QUADRIL do individuo executante, esses pontos já foram analisados em outras postagens do treino em foco, basta PESQUISAR no nosso site.

O que vamos ANALISAR hoje é como se encontra a COLUNA VERTEBRAL no momento da execução do exercício, e qual o tipo de CARGA que o individuo está recebendo quando executa o Leg Press?
A coluna vertebral no momento do exercício se encontra acomodada e encostada no ANTEPARO do banco, é importante manter as CURVATURAS NATURAIS E FISIOLÓGICAS. Agora ANALISANDO a movimentação que ocorre na plataforma do Leg Press, seguindo os eixos guias da maquina, que encontram em DIAGONAL, posicionados a 45° em relação ao SOLO, por isso o nome Leg Press 45°. Então a plataforma se MOVIMENTA num sentido de 45° para cima na fase CONCÊNTRICA ascendentemente, e para baixo na descendente na fase EXCÊNTRICA, e a GRAVIDADE tenta sempre fazer a fase descendente de toda a plataforma do Leg Press. Esse é um ponto IMPORTANTE da análise, por que, essa é a RESISTÊNCIA gerada pela quilagem que se esteja treinando, e pelo movimento da plataforma do Leg Press guiado pelo seus eixos de movimentação.
No Leg Press a RESISTÊNCIA sempre faz o movimento DESCENDENTE, ou seja para baixo, esse movimento repercute no segmento perna, segmento coxa, e sobre a pelve IMPULSIONADO contra o anteparo do banco, já a COLUNA VERTEBRAL está OBLIQUAMENTE também posicionada, então no momento da execução do Leg Press NÃO EXISTE nenhuma CARGA AXIAL sobre a coluna vertebral, por mais que eu esteja trabalhando com 50, 100, ou 200 quilos no exercício, essa quilagem como dito anteriormente está IMPULSIONANDO, perna, coxa e pelve contra o ANTEPARO DO BANCO.
Podemos CONCLUIR que no Leg Press a COLUNA VERTEBRAL não RECEBE nenhuma carga axial , então a proteção para DISCO INTERVERTEBRAL durante o Leg Press é bastante grande, pois por mais quilagem que esteja sendo utilizada, não está sendo projetada de forma axial sobre coluna vertebral.

Então SEGUIDOR que está com DÚVIDAS, sobre carga axial sobre coluna vertebral na execução do Leg Press 45°, NÃO PERCA a vídeo aula de hoje.