Periodização do Treinamento

Como Pensar um Microciclo no Treinamento de Força?

Please log in or register to do it.

Como se pode raciocinar o uma periodização no treino de força para um cliente sedentário?

Vamos imaginar que esteja trabalhando com um cliente que seja sedentário a algum tempo, por exemplo cinco anos e que busque melhorar os níveis de força e hipertrofia muscular. Diante disso, obviamente o necessário que o personal trainer inicie do simples ao complexo. Após realizar as avaliações e testes que julgam necessário previamente ao início do treinamento, o personal trainer já poderá planejar o macrociclo. Assim, ao final do macrociclo o objetivo é melhorar força e hipertrofia.

Uma vez planejado, é o momento de definir os mesociclos de treinamento. Ou seja, é o momento de definir quais os métodos e sistemas que serão aplicados ao longo do tempo visando o objetivo do cliente. Por fim, é necessário planejar os microciclos.

Analisando particularmente os mesociclo, entendemos que inicialmente é necessário aplicar para este cliente uma base muscular, ou seja preparar tecnicamente e aplicar um base de fortalecimento. Para isso, entendemos que parece ser interessante aplicar exercícios mais em máquinas que proporcionem uma correção de movimento e que seja segura para ele (cliente).

Já em um próximo mesociclo já poderá aplicar exercícios onde se tenha uma exigência muscular maior, e também de coordenação motora. Ao longo dos mesociclo de treinamento é importante também que o personal trainer venha a fazer a evolução da carga de esforço e volume total de treino.

Treino_em_foco_periodização_força

Quais os tipos de periodização no treino de força que possa aplicar ao cliente?

Existem inúmeras formas de periodização que podem ser aplicadas ao cliente que visa aumentar os níveis de força e hipertrofia muscular. Na literatura é possível observar a periodização linear clássica que foi o exemplo citado acima, linear reversa, ondulatória mensal, semanal ou diária, ou até mesmo a periodização mixada.

Um ponto importante a salientar é que na grande maioria das vezes essas formas de periodização citadas acima, tem como principal fator a manipulação das variáveis de volume (repetições) e intensidade (quilagem). Assim, é importante que o personal trainer identifique com qual o cliente melhor se adapte e venha a realizar a aplicação da mesma para que consiga evoluir ao longo do tempo e mantenha a aderência ao treinamento do cliente.

Alunos, analisem a vídeo aula!!!

Como Pensar um Microciclo para Treinamento Aeróbio?
Como Pensar um Mesociclo de Treinamento?

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *