O valor do percentual de gordura é uma excelente estratégia para estimar o teor de gordura corporal, com isso poder verificar a evolução morfológico perante um treinamento aplicado.

percentual_gordura_corporal_avaliação_antropométrica

Para verificar o teor de gordura corporal de um indivíduo que estamos prescrevendo um treinamento, podemos utilizar a estimativa via percentual de gordura ou pela gordura absoluta. O percentual de gordura informa o teor de gordura corporal total do indivíduos em relação a sua massa corporal total. Outra estratégia para verificar o valor do teor de gordura corporal é através da gordura absoluta, ou seja, realizar o escalonamento dentro de valores absolutos e, classificar os indivíduos. Entretanto, quando escalonamos a gordura corporal de forma absoluta podemos ocorre em erro, pois não se leva em consideração as dimensões corporais como referência. Porém, o percentual de gordura leva em consideração as dimensões corporais dos indivíduos avaliado, dessa forma, tornando-se mais preciso em comparação a análise por valor de gordura absoluta. Mesmo sendo um método duplamente indireto.

percentual_gordura_corporal_avaliação_antropométrica_treino_em_foco_

 

O que é mais interessante, trabalhar com percentual de gordura ou gordura absoluta para verificar a quantidade de gordura corporal de um indivíduo?

Isso dependerá muito e, com alguns indivíduos seria até interessante utilizar o percentual de gordura e gordura absoluta.   Os seguidores questionaram que se a pessoa aumentar a massa muscular o percentual de gordura diminuirá, entretanto, pode ocorrer que a pessoas não diminuía uma grama de gordura absoluta e, isso é verdade. Alguns seguidores colocam isso como um ponto negativo. Porém, o Treino em Foco não entendi isso como um ponto negativo, pois justamente essa é a ideia do percentual de gordura, ele nos dá um valor relativo de teor de gordura em relação a alguma coisa.

Qual a informação que o percentual de gordura nos traz?

O percentual de gordura fornecerá a informação do teor de gordura total da pessoa em relação a sua massa corporal total. Obviamente se a massa corporal total do indivíduo aumentar por outros motivos que não sejam gordura corporal, o seu percentual de gordura como é relativizado a sua massa corporal diminuirá. Isso pode ocorrer em virtude do indivíduo estar aumentando a sua massa muscular em resposta a um treinamento que vise o desenvolvimento de hipertrofia muscular. Entretanto a gordura corporal pode não sofrer nenhuma alteração.

No entanto, se o indivíduo perder massa muscular o percentual de gordura tenderá a crescer e, essas são informações importantes para prescrição do treinamento. O que vocês seguidores tem que ter em mente é que, qualquer alteração na massa corporal total que não seja de gordura também influenciará o valor do percentual de gordura.

percentual_gordura_gordura_corporal_avaliação_antropométrica

Pode-se se considerar uma massa gorda adequada entre seis a oito quilos, acima de oito a 10 quilos e uma massa de gordura elevada de 10 a 12 quilos? Essa não seria a melhor estratégia para saber se a gordura corporal está alto ou baixa?

Por um lado essa estratégia é interessante. Porém, nessa forma de escalonar gordura podemos estar ocorrendo em erro. Imaginamos um indivíduo que estamos prescrevendo um treinamento apresenta oito quilos de gordura. Dentro do escalonamento citado ele estaria dentro do ideal. Porém, esse indivíduo que apresenta oito quilos de gordura é um homem com um 1,5 m, ou seja, são oito quilos de gordura absoluta em um homem baixo.

Agora imaginemos que esse mesmo oito quilos de gordura absoluta estejam distribuídos em um homem com 2,0 m de altura. Obviamente oito quilos de gordura absoluta para um indivíduo com 1,5 m e oito quilos de gordura para um homem com 2,0 m não representam o mesmo teor de gordura corporal.

percentual_gordura_avaliação_antropométrica_gordura_absoluta

Na sequência descrevermos as desvantagem de utilizar o valor de gordura absoluta.

Qual a desvantagem de utilizar o valor de gordura absoluta para escalonar a gordura de um indivíduo?

Quando escalonamos a gordura corporal de forma absoluta por quilogramas como descrito podemos estar ocorrendo em erro grave. Estaremos levando em consideração única e simplesmente o valor de gordura corporal sem levar em consideração alguma referência de suas dimensões e tamanho corporal.

Já o percentual de gordura leva em consideração as dimensões e tamanho corporal do indivíduos, relativizando o teor de gordura ao tamanho e morfologia da pessoa, ou seja, a sua massa corporal total.

Então o percentual de gordura consegue corrigir e analisar com maior precisão, por isso o Treino em Foco entende que o percentual de gordura é a melhor medida para analisar o teor de gordura de um indivíduo. Entretanto, a medida do percentual de gordura tem algumas limitações.

percentual_gordura_gordura_corporal_avaaliação_antropométrica

Quais as limitações da medida do percentual de gordura?

Uma de suas limitações é que a medida do percentual de gordura é duplamente indireta, quando utilizamos a antropometria e a bioimpedância, pois realiza-se métodos derivados, estimativas. Entretanto, existe uma técnica estatística chamada de erro padrão de estimativa que mostra essas variações das equações utilizadas para obter o valor de percentual de gordura. Então quanto menor o erro padrão de estimativa, maior tenderá a ser a precisão obtida do valor da estimativa do percentual de gordura com a gordura real do indivíduo.

Como proceder para obter uma estimativa mais precisa do percentual de gordura?

Para obter um valor confiável de percentual de gordura é necessário utilizarmos a equação preditiva correta, realizarmos a demarcação dos pontos antropométricos de forma adequada e, executarmos o pinçamento das dobras cutâneas via adipômetro de forma adequada. Assim o valor da estimativa do percentual de gordura será o mais próximo da realidade. Entretanto se esses procedimento não forem realizados de forma adequada a estimativa final do percentual e gordura não será confiável.

percentual_gordura_gordura_absoluta_avaliação_antropométrica

O que a ciência tem utilizado para obter o valor de gordura corporal de crianças e adolescentes?

Tem-se utilizado o somatório de dobras cutâneas, ou seja, não estão utilizando nem o percentual de gordura e tão pouco o valor de gordura absoluta. Quando se utiliza o somatório de dobras cutâneas para obter o valor de gordura corporal, não ocorre o erro de estimativa. Utilizando essa estratégia (somatório de dobras cutâneas) teremos a gordura medida diretamente no indivíduo.

Então hoje a ciência tem optado em crianças e adolescentes que tem por característica a flutuação da sua massa corporal em função de vários tecidos, utilizar na maioria das vezes a o somatório de dobras cutâneas para obter o teor de gordura corporal.

Qual a orientação do Treino em Foco para os profissionais de Educação Física que atuam como Personal Trainer?

Para realizar um trabalho completo seria interessante analisar o teor de gordura corporal utilizem as estratégias de: gordura absoluta, percentual de gordura, somatório de dobras cutâneas e somatotipia. Como índices para entender melhor a evolução morfológica e a eficiência do treinamento aplicado em seu cliente.

No momento em quando Personal Trainer utiliza cinco índices para entender melhor o teor de gordura de seu cliente, logicamente se terá mais trabalho, entretanto, ele (Personal Trainer) terá a possibilidade de enxergar melhor a distribuição e gordura do seu cliente e realizar uma melhor interpretação da evolução do cliente.

percentual_gordura_corporal_avaliação_antropométrica

Seguidor, não perca a vídeo aula de hoje e tire todas suas dúvidas sobre percentual de gordura e gordura absoluta, e saiba qual a melhor estratégia para avaliar o teor de gordura corporal de um individuo.