Realizar sessões de musculação poderá auxiliar na melhora do desempenho de seu cliente na prática da natação.

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Vamos imaginar que você seja um personal trainer e, comece a trabalhar com um cliente que tem como objetivo realizar duas sessões de natação e uma sessão de musculação durante a semana. Diante desse cenário, você pode concluir que o principal objetivo desse seu novo cliente é pratica a natação. Já a pratica da musculação servirá como um complemente para a exercitação física semanal. Outra informação que você (personal trainer) deverá buscar é qual o objetivo de seu cliente com pratica da natação, para conseguir programar adequadamente as sessões de musculação.

Ou seja, imaginemos que esse cliente busque com a pratica da natação a melhora da resistência cardiorrespiratório e muscular localizada. Diante disso, você (personal trainer) poderá realizar a sessão de musculação visando a melhora da resistência muscular localizada nos grupos musculares menos exercitados ou exigidos durante a pratica da natação. Ou ainda, se você visualizar que seu cliente necessita de melhora de resistência muscular localizada nos grupos musculares que envolvidos durante a natação, deverá ser trabalhados exercícios para esses músculos.

Diante disso, podemos entender que é necessário primeiramente você (personal trainer) visualizar qual o objetivo com a pratica da natação, para com isso conseguir adequar as sessões de musculação visando a evolução ou manutenção da condição física de seu cliente.

Quais as informações que precisamos obter para planejar ou periodizar um treinamento de um cliente que pratica natação e musculação?

Imaginemos que você esteja trabalhando com um cliente que realiza a pratica da natação duas vezes na semana e, também pratica musculação uma vez na semana. Diante dessa frequência de treinamento apresentada podemos definir que esse cliente tem como prioridade a pratica da natação. Com isso, a pratica da musculação servirá como complemento. Ou seja, como o cliente do nosso caso realiza natação duas vezes na semana, ela (natação) passa a ser o trabalho principal. Com isso, a pratica da musculação servirá como complemento.

Diante disso, para realizar uma periodização adequada é necessário obter o maior número de informações desse cliente. Ou seja, saber qual o objetivo desse trabalho de natação e a partir dessa informação conseguirmos introduzir de maneira adequada o trabalho de musculação para esse cliente. Dessa forma, conseguiremos realizar um trabalho adequando na musculação para melhorar o desempenho desse cliente na pratica da natação.

A seguir apresentaremos alguns exemplos de como introduzir o trabalho de musculação para um indivíduo que tem como objetivo a pratica da natação.

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Caso o objetivo desse cliente seja com a pratica da natação melhorar a sua resistência cardiorrespiratória e muscular localizada como pode-se introduzir sessões de musculação?

Vamos imaginar que seu cliente busque a pratica da natação para   melhora na valência biomotora resistência muscular localizada, obviamente além da melhora da resistência cardiorrespiratória, o trabalho com sessões de musculação poderá entrar como um complemento desse trabalho de natação. Ou seja, é interessante que você (personal trainer) caso você esteja trabalhando com um cliente assim, busque realizar nas sessões de musculação exercícios que trabalhem grupos musculares que não estejam sendo exigidos de forma intensa na pratica da natação.

Dessa forma, você (personal trainer) deverá visar trabalhar exercícios específicos para o desenvolvimento de resistência muscular localizada nos músculos que estão sendo menos exigidos durante a pratica da natação. Esse trabalho terá como objetivo gerar um equilíbrio nas adaptações musculares.

Porém, se o objetivo de seu cliente com a pratica da natação seja melhorar a valência biomotora de força muscular, de que forma pode-se introduzir as sessões de musculação?

Caso o objetivo de seu cliente seja com a natação melhorar além da capacidade cardiorrespiratório melhorar os níveis de força muscular a musculação poderá ser um grande aliado na melhora dessa valência biomotora. Pois como sabemos uma das principais adaptações da pratica do treinamento resistido com pesos ou musculação é o aumento dos níveis de força. Essa melhora ocorre em virtude de adaptações neurais e morfológicas do tecido muscular.

Diante disso, você (personal trainer) deverá realizar uma análise do desempenho do seu cliente durante a pratica da natação e, visualizar quais os grupos musculares que deverão ser trabalhados especificamente na musculação, visando a melhora de força. Poderá ser o caso de você (personal trainer) ter que realizar exercícios específicos na musculação para os mesmos grupos musculares que são fortemente envolvidos durante a pratica da natação. Entretanto, você poderá visualizar que não, os grupos musculares que deve-se realizar a melhora da força são os que não estão sendo envolvidos fortemente na pratica da natação. Obviamente sempre buscando a produção de um equilíbrio nos níveis de força muscular.

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Entretanto, se o trabalho a ser realizado seja com um nadador profissional, como pode-se introduzir a musculação em seu treinamento?

Caso o atleta de natação que você esteja trabalhando realize competições de provas curtas, deve-se ter em mente que a principal valência biomotora solicitada é a potência muscular. Com isso, caso você (personal trainer) visualize que esse atleta necessite de melhora na potência muscular pode-se introduzir trabalhos exercícios específicos na musculação para a melhora dessa valência biomotora.  Como citado anteriormente no texto é necessitara-se visualizar se esse trabalho de potência muscular será realizado nos mesmos grupos musculares envolvidos no ato da natação, ou se é necessário realizar nos grupos musculares menos solicitados no momento da natação. Para saber exatamente em qual grupo muscular aplicar você (personal trainer) deverá analisar em qual nível está o desempenho desse atleta.

 Diante do apresentado no texto é preciso que você (personal trainer) analise como está o treinamento do seu cliente ou do atleta e visualize as necessidades do mesmo. Ou seja, quais as valências biomotoras e grupos musculares que deverão ser trabalhados para melhorar o desempenho na pratica da natação.

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Seguidores, não percam a vídeo aula de hoje e analisem as orientações do professor João Moura de como introduzir sessões de musculação para um ciente ou atleta que praticante  natação.