perguntas

Deixe sua pergunta nos comentários para que possamos responde-la na série Treino em FOCO responde.

969 Comments

  1. 432

    Monica

    Olá. Eu quero tirar uma dúvida mas será que pode ser por e-mail ou algum local privado?

    Reply
    1. 432.1
      1. 432.1.1

        Fernanda

        Olá boa tarde, enviei um e-mail pra esse endereço e não obtive reposta😬.

        Reply
  2. 431

    Maromba Sonhador

    Boa tarde.
    Treino foco, gostaria de saber se vocês autorizavam a reprodução dos vídeos de vocês para completar nossas postagens sobre diversos assuntos do mundo da musculação, pois acabamos de lançar um blog sobre musculação, onde nós iremos relatar diversas experiências vivenciadas e que ainda vivemos na musculação, falar de temas que vão de treinos até motivação, não somos nenhum profissional em determinas áreas e como em determinados assuntos exige uma explicação cinesiologica e biomecânica , um vídeo de caráter profissional, conseguem transmitir confiança e seguranças para quem ler as matérias, se a gente fizer a reprodução dos vídeos, iremos colocar todos os créditos e direitos autorais. Só queremos somar, sem prepotência, sem arrogância e sem hipocrisia.

    Att Maromba Sonhador.

    Link: http://marombasonhador.blogspot.com/

    Reply
    1. 431.1

      Kayus Silva

      A equipe Treino em Foco, fica satisfeita em saber, que nossos videos educacionais estão se tornando referencia na área. Nós da equipe TEF, temos como politica liberar nossos videos,para blogs comprometidos com informações de qualidade. Em função disso liberamos nossos videos educacionais para uso em seu blog.
      Grande abraço e sucesso.

      Reply
  3. 430

    Paulo Bonatini

    Olá prof. Dr. João Moura,
    Meu nome é Paulo, sou de São Paulo, capital. Sou professor de Educação Física e trabalho atualmente em uma academia, na área da musculação. Considero o Treino em Foco o melhor site para nossa área, já que quatro anos de faculdade não são suficientes para passar tanto conhecimento que engloba a Educação Física. Continuo aprendendo muito com o Treino em Foco. Assim, gostaria que fizessem uma série dedicada à lesões de joelho, e retratassem, por exemplo de: condromalácia patelar, lesão no LCA, lesão no LCP , no LCM, tendinite patelar, lesões de meniscos, as quais muito aparecem na sala de musculação e, infelizmente, quase nada é passado para o estudante de Educação Física.
    Agradeço antecipadamente,
    Forte abraço

    Reply
    1. 430.1

      João Moura

      No futuro estarei elaborando material a respeito Paulo. Mas esse material deve ser bem elaborado, por isso levará algum tempo. Abraço.

      Reply
  4. 429

    Fábio

    Caro professor João Moura, gostaria de ver em vídeo uma explicação em relação a posição correta dos pés no exercício de supino. Meu professor da universidade nos ensinou que a posição correta é com os pés sobre o banco (para evitar uma hiperextensão da coluna), mas no livro GUIA DOS MOVIMENTOS DE MUSCULAÇÃO, de Frédéric Delavier, nos informa que essa posição é para pessoas que tem problemas de coluna, ou seja, pra quem não tem esse tipo de problema, os pés no solo estão permitidos. E qual sua opinião? Pés no chão ou sobre o banco? Agradeço desde já a resposta.

    Reply
    1. 429.1

      Jefferson Sousa

      Boa tarde Fábio,

      Excelente pergunta, temos esta resposta em vídeo e você pode conferir neste link. Primeiro exercício analisado na série Análise de Exercícios.

      http://www.treinoemfoco.com.br/analise-de-exercicio/como-executar-supino-reto-e-suas-variacoes/

      Forte abraço, qualquer dúvida que restar basta entrar em contato.

      Reply
      1. 429.1.1

        Fábio

        Muito obrigado pela resposta, Jefferson. Qualquer dúvida, não hesitarei em questionar. Um grande abraço pra vc.

        Reply
  5. 428

    Erica Apostolo

    Quais os exercícios para membros inferiores devem ser evitados para uma pessoa com hérnia de disco?

    Reply
    1. 428.1

      João Moura

      No inicio, antecedendo o trabalho de fortalecimento geral, seria interessante evitar, MAIS UMA VEZ NO INÍCIO DO PROGRAMA DE TREINO, exercícios com carga axial na coluna, como agachamento e desenvolvimento.

      abraço.

      Reply
  6. 427

    Marcus Dalmo Gomes de Carvalho

    Cada vez mais somos procurados por clientes que tiveram lesões nos joelhos, por isso professor gostaria se possível, que vocês gravassem um programa falando sobre o fortalecimento de membros inferiores voltado para pós cirurgico e/ou entorse de joelho de lca e lcp. Como começar, que exercicios fazer, angulos de trabalho, tempo de retorno as atividades. Desde já agradeço

    Reply
    1. 427.1

      João Moura

      Ótimo tema Marcus, mas esse tema é complexo terei que estudar e enriquecer meu conhecimento para fazer bons vídeos. Segundo semestre procurarei fazer vídeos informativos sobre o assunto.

      abraço.

      Reply
  7. 426

    Raphael Lima

    Boa Noite! Parabéns pelo site e pelo canal no youtube.

    Gostaria de saber os cursos que vocês oferecem (dos mais antigos, até aos mais atuais) e se possível uma breve abordagem especificando cada um. Pois as informações do grupo “cursos do treino em foco” são separadas e um pouco confusas (não querendo desmerecer o grupo) poderia compactar tudo em uma lista por exemplo. Se tiver algum lugar que informe isso, prfv informar/direcionar, Agradeço!

    Obs: Quando é feita a compra de um curso, no espaço reservado para identificar o curso que esta sendo comprado, poderia aparecer em forma de opções e assim o individuo seleciona o que lhe agrada. (Não por preguiça de digitar, e sim, para melhor visibilidade de opções de cursos e tbm p não ocorrer problemas por digitação errada ou por outros motivos.)

    Agradeço pelo espaço e atenção! Abraço!

    Reply
    1. 426.1

      Ricardo de Amorim

      Bom dia Raphael, ao selecionar o item desejado em nossa loja online aparecerá a descrição dele, por exemplo, quando você abre o link de um curso que esteja disponível na loja aparece a descrição de tudo que foi abordado no mesmo. Quanto aos aspectos relacionados a compra dos cursos, sugiro que publique este seu comentário no grupo do facebook. Toda parte de gerenciamento da loja fica sob responsabilidade do Prof. Jefferson e ele com certeza lhe dará uma resposta.Abraço.

      Reply
      1. 426.1.1

        Raphael Lima

        Ahhh entendi! Muito obrigado, sua orientação me ajudou!

        Reply
  8. 425

    Jonathan

    Olá, eu tenho a cintura muito fina, de forma que o meu corpo se parece com um X, tem como eu trabalhar para alargar a cintura?

    Reply
    1. 425.1

      Ricardo de Amorim

      Jonathan, talvez seja o caso de otimizar uma hipertrofia na sua musculatura abdominal.

      Reply
  9. 424

    Cassia

    Olá, gostaria que você pudesse explicar um pouco a respeito do treino tensional e metabólico, percebi que é algo que algumas pessoas vem comentando e não compreendi muito bem as questões das repetições e volumes.
    Agradecida, parabéns por seu trabalho.

    Reply
    1. 424.1

      Ricardo de Amorim

      Bom dia Cassia. No meu entendimento o treino tensional nada mais é que um treino de força pura, devido as suas características de um baixo volume e uma grande intensidade. E o treino metabólico nada mais é que um treinamento em forma de circuito.

      Sobre as questões de volume e intensidade, o Treino em FOCO já abordou sobre esses aspectos em um ou mais episódios:

      http://www.treinoemfoco.com.br/treino-em-foco-responde/carga-de-treino-volume-x-intensidade/

      http://www.treinoemfoco.com.br/principios-do-treinamento/interrelacao-volume-x-intensidade/

      Reply
      1. 424.1.1

        Juliana

        Juliana
        20/11/2014 em 13:13
        Seu comentário está aguardando moderação.
        Ola Boa Tarde!
        Adoro seus vídeos, esclarecem bem !!!
        Minha dúvida é, já faz 1 ano e 2 meses que voltei a fazer musculação, perdi 10 quilos ( precisava pois tenho 1.60 de altura kk agora 58.00 kilos) e de 3 em 3 meses mudo minha ficha e faço as avaliações até perdi medidas onde eu queria como costas, mas aonde quero ganhar como coxa, glúteos até 6 meses atrás eu tinha perdido medidas também, não consigo aumentar o volume, estabilizou, ja vejo um pouco minhas coxas torneadas mais as mediadas continuam as mesmas, o que estou fazendo de errado ? Obrigada a todos Deus abençoe

        Reply
        1. 424.1.1.1

          Ricardo de Amorim

          Juliana, podem ser diversos fatores, como sua alimentação, seu descanso, seu próprio treinamento. Algumas pessoas tem mais dificuldade de ganhar volume muscular devido a sua genética. Mas no caso se for o treino, talvez haja necessidade de fazer alguns ajustes. Converse com o Profissional de Educação Física que orienta o seu treinamento, ele poderá averiguar melhor suas condições atuais.

          Reply
          1. 424.1.1.1.1

            Juliana

            Obrigada pelas orientações vou averiguar
            Valeu !!!

      2. 424.1.2

        Edson

        Ola

        Em relação a correção de trazepio,
        quantas sessões eu faço, bilateral e unilateral?

        poderiam ser 2 x bilateral e 3 unilateral, para correção?

        Reply
        1. 424.1.2.1

          Edson

          https://www.youtube.com/watch?v=uHxP0o1u5Qg

          EM RELAÇÃO COM ESSE TEMA, CORREÇÃO

          VALEW AMIGOS

          Reply
        2. 424.1.2.2

          João Moura

          Pode ser sim como colocastes Edson. Se esta execução tu percebes um volume com carga suportável mas forte poderá ser.

          abraço.

          Reply
  10. 423

    Thiago

    Vc poderia sugerir exercicios que não prejudiquem individuo com peritendinite calcarea de ombro? Assisti o video https://www.youtube.com/watch?v=VkuZcuFOpEo Aula #23 manguito rotador e achei interessante. Desde já obrigado pela atenção dispensada.

    Reply
    1. 423.1

      Ricardo de Amorim

      Ok Thiago, veremos essa possibilidade.

      Reply
  11. 422

    Limo

    Olá. Sou praticante de jiu-jitsu há dois anos e comecei a fazer musculação há algumas semanas. Iniciei na musculação pois me me lesiono bastante na prática do jiu-jitsu. Tenho 1,83 e peso mais ou menos 69kg e, levando em consideração o meu peso, me considero bastante forte (não costumo ter complicações por falta de força nas lutas de minha categoria de peso). Ou seja, não tenho como objetivo aumento de força, mas sim a prevenção de lesões (geralmente me lesiono quando treino com parceiros mais pesados). Contudo, sou extremamente flexível e tenho medo de diminuir a minha flexibilidade, já que isso prejudicaria o meu jiu-jitsu. Que tipo de precauções devo tomar? É a hipertrofia que pode me ajudar na prevenção de lesões? Desde já, agradeço!

    Reply
    1. 422.1

      Ricardo de Amorim

      Bom dia limo. De acordo com que pude visualizar seus objetivos, um treinamento de fortalecimento muscular é o mais indicado à você e não hipertrofia, pois ela sim pode interferir na sua flexibilidade. Porém se você realizar exercícios de flexibilidade nos dias dos quais você não treinará no treinamento resistido (musculação), não terá problemas.

      Reply
  12. 421

    Carlos Carvalho

    Boa tarde,
    Me chamo Carlos e efetuando algumas pesquisas na internet referente a treinos de alta intensidade encontrei um artigo sobre Mike Mentzer e o sistema de treino Heavy Duty. Há muita coisa na internet sobre, porém todas muito resumidas e outras até deturpando o sistema. Confesso que fiquei com diversas dúvidas sobre este sistema de treino bem como sobre a viabilidade do volume e frequência de treino com relação à busca de Hipertrofia. Seria de grande valia se pudessem fazer um vídeo sobre este sistema tendo em vista que não há praticamente quase nada sobre o assunto em português. ACredito que seria de grande valor e utilidade de muitos caso este tipo de treino seja realmente viável aos praticantes de musculação.
    Grato pela atenção e no aguardo.

    Reply
    1. 421.1

      Ricardo de Amorim

      Boa tarde Carlos. O Prof. Dr. João Moura abordou sobre o sistema heavy duty em um dos cursos do Treino em FOCO sobre sistemas e métodos de treino (especificamente o módulo 3) onde há uma abordagem sobre a metodologia, aspectos neurais e adaptações crônicas envolvidas do heavy duty. Caso tiver interesse, acesse nossa loja.

      Reply
  13. 420

    Dayvison santos

    bom,Eu me chamo Dayvison sou de pernambuco,em nome dos alunos da faculdade Ibgm que prestigia o canal treino em foco.gostaria de pedir uma semana temática de biomecânica aplicada a musculação.agradeço a vocês pelo belo trabalho do treino em foco agradeço a vcs.

    Reply
    1. 420.1

      João Moura

      ótima sugestão Dayvison, iremos produzir. Obrigado por acompanhar o TEF. abraço.

      Reply
      1. 420.1.1

        dayvison santos

        nada o prazer meu.

        Reply
  14. 419

    daniel meynier

    Olá! Seria possível realizar um vídeo falando sobre periodização para hipertrofia (macro, meso e microciclo), explicando como montar. Obrigado e parabéns pelo ótimo trabalho!!!

    Reply
    1. 419.1

      Ricardo de Amorim

      Olá Daniel, em breve teremos novidades no que se refere a periodização. Aguarde!

      Reply
  15. 418

    passos

    cadê minha pergunta???

    Reply
    1. 418.1

      Ricardo de Amorim

      Não encontramos sua pergunta, poderia nos enviar novamente?

      Reply
  16. 417

    Juliana

    Boa Noite!!

    Primeiramente Parabéns pelo trabalho!! Sites de qualidade tratando de exercício físico estão raros!!!

    Gostaria da analise das diferentes bases no exercício supino reto (pés no solo, no aparelho e em suspensão) mostrando a sobrecarga de cada um deles na região lombar!! Tenho muito receio das imagens e videos que vejo na net hoje! E gostaria de contar com a colaboração do treino em foco!

    Obrigada!

    Reply
  17. 416

    Geysa Ribeiro

    Boa noite professores do treino em foco! Sou estudante de educação física, estou no segundo ano e ministro aulas de jump devido a um treinamento específico que fiz para dar esse tipo de aula! As vezes sinto dores nos joelhos, mas sempre as tive desde quando eu era mais nova, talvez pelo fato de ter crescido muito rapidamente (1.83 de altura). Gostaria que vocês comentassem sobre os efeitos negativos, ”consequências” que aulas de ginástica coletiva, como jump, step, zumba, podem trazer a longo prazo para as articulações/corpo de maneira geral. Também gostaria de saber se, caso eu me submeter a práticas de fortalecimento da musculatura, se mesmo assim terei problemas mais tarde. Abraços e parabéns pelo canal! Ótimos vídeos!!

    Reply
    1. 416.1

      Ricardo de Amorim

      Geysa Ribeiro. Irei levar suas considerações ao Prof. Dr. João Moura. Abraço.

      Reply
  18. 415

    felipe

    ola só felipe queria saber com faço pra tricar o abdome dentro de 2meses

    Reply
    1. 415.1

      Ricardo de Amorim

      Alimentação adequada, descanso adequado e um treinamento adequado. Fator genético ajuda muito também, pois você pode “trincar” dentro de 2 meses, ou não. Isso varia de indivíduo para indivíduo.

      Reply
  19. 414

    Gustavo Oliveira de Souza

    Olá gostaria de saber qual seria as características de um indivíduo com o biotipo ectoendomorfo, mistura de ectomorfo com endomorfo, como seria esse biotipo?

    Reply
  20. 413

    Alexandro Alencar

    Quero saber se o suplemento Somatodrol e o Turbo Force é seguro e confiável?

    Reply
    1. 413.1

      Ricardo de Amorim

      Não sabemos informar Alexandro, procure um profissional da área da nutrição, da nutrição esportiva para ser mais específico.

      Reply
  21. 412

    Wallace Tarouquela

    Olá pessoal do TREINO EM FOCO! Vocês são muito importantes tanto para quem busca informações sobre exercícios físicos, quanto para a ciência, pois sempre nos mostram a aplicação prática da teoria! Obrigado!

    Professor, é o seguinte: Tenho 20 anos e tenho 4 anos de experiência de treino de musculação para hipertrofia. Há algum tempo, resolvi mudar meu treino para elevar mais a intensidade dele, então eu o dividi da seguinte maneira: Seg-Sáb
    A – PERNAS (ANTERIOR); TRÍCEPS; ABDOME SUP; LOMBAR.
    B – DORSAIS; ANTEBRAÇO; ABD OBLÍQUIO; PANTURRILHAS.
    C – PEITORAIS; DELTOIDES E TRAPÉZIO; ABD INFERIOR.
    D – PERNAS (POSTERIOR); BÍCEPS; ABD SUP; LOMBAR.
    E – REPETIR ‘A’ OU ‘B’ OU ‘C’; PANTURRILHAS. (Muitas vezes não tenho necessidade de ir sábados)

    Ao menos 3 vezes por semana executo um tiro na esteira durante 15 minutos pré-treinamento com o objetivo de aquecer e melhorar a capacidade cardíaca. Sou ectomorfo, mas como treino há algum tempo, não tenho a aparência de magricelo

    NÃO SIGO ESSA ORDEM COMO UM DOGMA. HÁ SEMANAS QUE É NECESSÁRIO ALTERAR A ORDEM, MAS A ESSÊNCIA É A MESMA. Minha dúvida é se é vantajoso dividir os treinos abdominais como eu divido, de modo que eu treino abdominais todos os dias, mas em suas diferentes porções . Me sinto bem com essa divisão e consigo fazer um treino bastante intenso. Pode me ajudar? Obrigado de novo! Abraços a todos vocês!

    Reply
    1. 412.1

      Ricardo de Amorim

      Boa tarde Wallace. Talvez esse episódio em questão possa sanar suas dúvidas: http://www.treinoemfoco.com.br/treino-em-foco-responde/treinar-exercicios-abdominais-todos-os-dias/

      Reply
      1. 412.1.1

        saulo lemos

        Tenho escoliose significativa na torácica alta.quais exercícios seria recomendado para fazer.

        Reply
  22. 411

    Daniela

    Bom dia!
    Adoro seus vídeos, são muito esclarecedores!
    Descobri o treino em foco pesquisando sobre musculação para portadores de escoliose, pois depois de malhar por 3 anos sem muita orientação comecei a sentir muita dor nas costas e no glúteo direito (dor que se estende para aperna) inclusive o glúteo direito está mais desenvolvido que o esquerdo!
    Descobri que tenho escoliose em S, aumento da lordose e da cifose. Fiquei parada por 4 meses e há 1 mês voltei a malhar mas com medo de estar fazendo algum exercício prejudicial. Quero saber quais quais os exercícios mais indicados no meu caso.

    Reply
    1. 411.1

      Ricardo de Amorim

      Olá Daniela. Recomendo que você assista esses episódios que selecionei para você:

      http://www.treinoemfoco.com.br/qualificando-seu-treino/exercicios-contra-indicados-hipercifose-toracica/

      http://www.treinoemfoco.com.br/treino-em-foco-responde/exercicios-contra-indicados-para-individuos-escolioticos/

      http://www.treinoemfoco.com.br/treino-em-foco-responde/opcoes-de-exercicios-para-portadores-de-escoliose/

      Temos mais alguns episódios gravados relacionados à problemas de desvios posturais, utlize as palavras-chave no campo de busca do site, tais como as que você citou na pergunta, como por exemplo. “Lordose”, “Cifose”. Em caso de mais dúvidas você poderá dar um retorno nos comentários.

      Reply
  23. 410

    Charles petry

    Boa noite professor João e os demais colegas do TEF!

    Tenho o biotipo ECTOMORFO e, devido a isso, tenho muita dificuldade no treino de AVM, pois não ocorre um aumento considerável. Sou corredor(Esporádico), e isso já acelera meu metabolismo.
    1- De que maneira posso juntar um treino de hipertrofia com um aeróbio sem que o mesmo catabolize os meus ganhos de massa?
    2- Unir os 2 treinos é possível ou terei que deixar de lado um? Faço qual treino primeiro?
    3- O que ocorre, fisiologicamente, numa pessoa ECTOMORFA durante este treino? Qual sua fonte energética predominante?

    Desculpe se alonguei demais a questão, mas, como acompanho o trabalho do TEF sempre, acredito que podem me embasar para isso.

    Reply
  24. 409

    Ramon

    Bom dia.

    Treino no estilo ABC, de segunda a Sábado, ou seja, treino cada grupo muscular 2x/semana. Já tentei outros estilos, ABCD, mas percebo que não obtive o mesmo desempenho e resultados quando não há estímulo do músculo 2x/semana.

    O problema é: O grupo muscular que mais possuo desempenho para treinar são as pernas. Fico realmente acabado nesse treino, dessa forma não consigo treinar ombros com boa eficiência. Já tentei inverter a ordem, treinando ombro antes de perna, mas mesmo assim fica cansativo e extenso. Descanso no intervalos de 30-45 segundos entre as séries.

    Teria alguma forma de distribuir o treino mantendo o estilo ABC, sendo que um dos dias de treino seja exclusivo de pernas?

    Parcelar o treino no mesmo dia, Ombros pela manhã e Pernas a noite?

    Obrigado e parabéns pelo site!

    Reply
    1. 409.1

      Ricardo de Amorim

      Boa tarde Ramon. É possível que você possa diminuir o volume do seu treino ou então aumentar o tempo de intervalo entra os exercícios. Outro fator é que você está desgastado do ombro ou das pernas? Se for seu cansaço devido ao treino de pernas, tente utilizar as estratégias que citei anteriormente. Caso seja cansaço nos ombros pode ser oriundo do seu treino de membros superiores e você talvez não possa estar descansando o suficiente entre um treino e outro.

      Reply
  25. 408

    Pietro fuga

    ola gostaria de saber algo:

    fazendo um trabalho para definição muscular, de isometria ou calistenia poderia haver diminuição do volume muscular?

    se sim, deveria fazer um trabalho de manutenção?

    qual seria se precisar? 1 vez por semana fazer um forte treino de hipertrofia para manter o volume?

    obrigado pela atenção
    pietro fuga

    Reply
  26. 407

    Rodrigo

    Olá professor João Moura e equipe. Há pouco tempo encontrei este site, muito bom, parabéns! Minha pergunta é a seguinte: qual a sugestão de vocês para um completo sedentário de 29 anos sem experiência em exercícios físicos que não consegue completar sequer 5 flexões? Eu pretendo fazer um concurso público que exige “TAF” ( 3 repetições “pronadas” na barra fixa e 30 abdominais em 1 minuto). Tenho 6 meses para me preparar. Vocês sugerem um treino específico? Por favor me ajudem.

    Reply
    1. 407.1

      João Moura

      Olá Rodrigo,

      tu tens 6 meses para te preparar para o TAF, com este tempo pode ser feito um bom trabalho. Vou te responder em vídeo, gravo hoje (sábado) e daqui uma semana deverá ir ao ar, ok?

      Abraço.

      Reply
      1. 407.1.1

        Rodrigo

        Valeu professor

        Reply
  27. 406

    Áquilas

    Boa noite, gostaria de uma ajuda, treino a um bom tempo e vejo que meu peitoral é diferente do outro, não no sentido de volume mais sim de formato um é quadrado e o outro é redondo, teria como melhorar isso ou tenho que aceitar essa diferença pra sempre?

    https://imagizer.imageshack.us/v2/772x732q90/913/WcGcC2.jpg

    Reply
    1. 406.1

      João Moura

      Áquilas

      A diferença é pequena entre um peitoral e outro (pelo menos o que deu para ver na foto que tu enviaste). Isso é a constituição do ponto de origem do músculo, não há o que fazer pois um lado o direito a origem dele é mais próximo ao ponto medial do esterno (osso do meio do peito) ou outro mais longo do esterno… não há treino que resolva isso. Chamamos de variação individual anatômica. Ok?

      Abraço.

      Reply
  28. 405

    José Adriano Baltieri

    Primeiramente mil parabéns pela equipe do TEF !

    Shooooooooooow de bola qualidade dos vídeos, tanto de conteúdo (informação séria) quanto da didática de apresentação. Muito bom mesmo pra quem não é profissional de EF.

    Mas blz, a pergunta é a seguinte : já pratiquei muita musculação e tenho alguma hipertrofia já. Tive uma pequena lesão no joelho (nada grave) e parei um pouco a musculação pra fazer Fisio. Daí após recuperação me sugeriram um pouco de Pilates.

    Comcei a fazer o Pilates e gostei muito. Estou inclusive lendo o livro original do Pilates em Inglês. Achei fantástico a idéia do kra já nos anos 1920, de integrar Mente & Corpo. A filosofia do Pilates me fascinou.

    Só que gostaria de voltar a fazer musculação também !

    Então fico pensando qual a melhor forma de combinar os treinos, para poder encaixar a musculação e também popiciar o descanso necessário entre os treinos, isto é, não entrar num esquema de OverTraining…

    Gosto bastante do treino de musculação estilo A,B,C de grupos musculares. Faço Pilates de Terça e Quinta.
    Então uma primeira idéia seria Musculação A,B,C de Segunda, Quarta e Sexta e Pilates de Terça e Quinta.
    Possivelmente algum aeróbico APÓS o Pilates na Terça e Quinta.

    Seria essa uma boa idéia ? Como distribuir o A,B,C ? Por exemplo Segunda = Pernas & Ombros, Quarta Peito & Triceps e Sexta Costas & Biceps ?

    Outra enorme duvida ? Onde encaixar abdominais já que Pilates requer bastante desse grupo ? Treino abdominal já num nível intermediário, com Ab Wheel inclusive… Na minha intuição eu faria um treino PUXADO de abdominais (completo) após o Pilates, de Terça e Quinta…

    Já os treinos A,B e C de musculação realmente não sei como fazer…

    :S

    Reply
    1. 405.1

      Ricardo de Amorim

      Bom dia José Adriano. De acordo com o que você colocou, você não está mais na prática do TRP (musculação) certo? Tendo em vista que você provavelmente deve estar muito tempo sem praticar este tipo de modalidade seria necessário você fazer uma readaptação. Ao meu entender você querendo parcelar seu treino em A,B,C da ideia de que você já quer começar o treinamento dividindo os grupos musculares. Comece com seu treinamento não parcelado, com exercício multiarticulares e cargas leve/moderadas e depois de algum tempo é possível se pensar me um parcelamento.

      Reply
  29. 404

    Daniel Pereira dos Santos

    e ai galera! beleza. bom eu tenho 21 anos peso 104 kilos 1,87 de altura. nao sou gordo do tipo obeso estou acima do meu peso. meu treino e dieta sao controlados. eu quero ficar grande ganhar mais massa muscular magra. porem nao sei se devo secar primeiro e depois hipertrofiar ou vice – versa. o que voces me sugerem?

    Reply
    1. 404.1

      João Moura

      Daniel,

      primeiro procure um boa academia e profissionais competentes para te orientar, isso é o fundamental. Após sugiro que tu inicie com trabalho de força (musculação) em um primeiro momento para fortalecer teus tendões, ligamentos e músculos. Após podes acrescentar o trabalho aeróbio em conjunto. E a carga de treino? essa o profissional de EF que te acompanhar deverá determinar.

      Abraço

      Reply
  30. 403

    Filipe Cabral

    Olá Professor João e Jefferson, gostava de saber quais são os exercicios mais indicados para pós parto com cesariana?O médico ja liberou a prática de exercicio.
    Obrigado

    Reply
    1. 403.1

      João Moura

      Felipe,

      O clássico neste momento é importante. Iniciar independente do exercício de forma leve, portanto, quilagens baixas e podes trabalhar mais repetições um pouco que o normalmente executado. Exercícios abdominais que faça inicialmente em ângulos restritos e depois vá evoluindo com a angulação de trabalho. prefira neste primeiro momento exercícios em máquinas que envolvem menos grupos sinergistas. ok?

      abraço.

      Reply
  31. 402

    Ramon

    Olá João, Jefferson e toda a equipe. parabéns pelo canal!!Minha pergunta é sobre CALISTENIA/STREET WORKOUT.

    Complicado separar um plano de treino sobretudo na calistenia, pois envolvem sempre muitos grupos musculares.
    Estava tentando fazer uma divisão de treino ABC, porém notei que no fim da semana minhas séries e repetições já não saiam tão produtivas, por causa do desgaste.

    Então hoje em dia treino, na Segunda-feira, as diversas flexões de braço (push ups), e na Terça-feira treino nas barras paralelas e na barra fixa, os demais dias separo para descanso dos membros superiores.

    PERGUNTA: Nos treinos calistênicos, os músculos também necessitam de descanso assim como na musculação tradicional? Qual a diferença, entre estas práticas, no que diz respeito ao plano de treino?

    Pergunto isto por ter lido num site, uma “atleta” dizendo, que os exercícios calistênicos não necessitam de descanso.

    Reply
    1. 402.1

      Ricardo de Amorim

      Boa tarde Ramon, interessante sua colocação. Levarei ela até o Prof. Jefferson pois trata-se de um pegunta bem curiosa e iremos ver a possibilidade de entrar nos vídeos sobre calistenia, então sanaremos sua dúvida. Caso não entrar logo responderei aqui. Fique no aguardo, abraço!

      Reply
  32. 401

    Larissa Rodrigues

    Olá equipe do Treino em Foco! Tenho uma dúvida muito importante. Tenho uma Assimetria Toracica(Pectus Exvacatum)gostaria de saber se posso realizar qualquer atividade na academia ou a restrições? Ah exercícios para corrigir o tórax?

    Reply
    1. 401.1
  33. 400

    Régia

    Olá! Obrigada pela iniciativa, vocês tem me ajudado muito! Gostaria de sugerir uma reflexão sobre treino de força para mulheres não-atletas em sentido prático, ou seja, questões sobre aquecimento, número de repetições, tempo de intervalo e parcelamento para treinos de 60 minutos, tres ou quatro vezes por semana. Há muita informação sobre hipertrofia e alguma sobre treino de força para homens, mas não encontrei nada referente a treino de força para mulheres que não desejam grande aumento de massa.

    Reply
    1. 400.1

      Ricardo de Amorim

      Olá Régia, levarei suas colocações aos João e o Jefferson.

      Reply
  34. 399

    Marcos

    Gostaria de saber se posso fazer, depois de muito tempo parado sem treinar musculação, um treinamento utilizando apenas uma série de cada grupo:

    1 – Supino Reto
    2 – Remada Sentada
    3 – Remada Alta
    4 – Rosca Direta
    5 – Tríceps Francês
    6 – Agachamento
    7 – Panturrilha

    É viável?
    Se tiver alguém habilitado para me responder, agradeceria.

    Reply
    1. 399.1

      Ricardo de Amorim

      Existe alguns pontos a serem avaliados Marcos. Apenas uma série me leva a crer que você está usando quilagens muito elevadas. Para alguém muito tempo parado começar com quilagens altas podem acarretar alguma possível chance de você se machucar. Procuro um profissional de Educação Física para que ele possa lhe orientar da melhor forma possível e ajustar seu treinamento.

      Reply
  35. 398

    Marcos

    Gostaria de saber se posso fazer, depois de muito tempo parado sem treinar musculação, sum treinhamento de com uma série de cada grupo:
    1 – Supino Reto
    2 – Remada Sentada
    3 – Remada Alta
    4 – Rosca Direta
    5 – Tríceps Francês
    6 – Agachamento
    7 – Panturrilha

    Todos apenas uma série de 10. É viável?
    Se tiver alguém habilitado para me responder, agradeceria.

    Reply
    1. 398.1

      Ricardo de Amorim

      Existe alguns pontos a serem avaliados Marcos. Apenas uma série me leva a crer que você está usando quilagens muito elevadas. Para alguém muito tempo parado começar com quilagens altas podem acarretar alguma possível chance de você se machucar. Procuro um profissional de Educação Física para que ele possa lhe orientar da melhor forma possível e ajustar seu treinamento.

      Reply
  36. 397

    Clau

    Ola professor. Venho acompanhando seu trabalho desde que iniciei meu treinamento para TAF e tem me ajudado muito. Gostaria de saber qual a média (mais ou menos) do abdominal feminino (60 segundos), salto, corrida leger e força manual feminino.As informações que tenho são bem variadas e não tenho um dado que seja mais coerente. Obrigada. :)

    Reply
    1. 397.1

      João Moura

      Clau, mais importante que saber a média é saber qual o critério mínimo para passar no teste. ook? verifique qual a execução/performance mínima exigida.

      Abraço.

      Reply
  37. 396

    Paulo

    Olá professor, boa tarde. Acabei de assistir o seu video do teste de 1RM, nele você disse que o mesmo não pode ser usado como prescrição de treino. Meu interesse nos treinos é única e exclusivamente para ganho de força. Pratico musculação há um pouco menos de um mês, gostaria de saber como eu devo proceder, agradeço desde já, obrigado!

    Reply
    1. 396.1

      João Moura

      Se teu interesse é ganho de força, treino intenso e não precisa testar o 1RM, não é necessário.

      Reply
  38. 395

    Rogério

    Olá Equipe Treino em Foco, a quase 1 ano eu fui diagnosticado com uma protusão de disco na vértebra L5-S1, passado o tempo de recuperação e a fisioterapia eu fui capaz de voltar aos treinos quase como antigamente, com algumas exceções de exercícios, mas desde então eu não fui capaz de encontrar um treino de abdominal satisfatório que não me cause dor, o único exercício que faço atualmente para o abdômen é a prancha isométrica mas eu não estou satisfeito utilizando apenas esse exercício, atualmente não consigo fazer levantamento terra e agachamento apenas com um peso leve, então gostaria de sugestões de exercícios para hipertrofia abdominal que não cause pressão na região lombar. Obrigado desde já.

    Reply
    1. 395.1

      Ricardo de Amorim

      Olá Rogério. O Treino em FOCO já gravou uma série completa sobre exercícios abdominais. Recomendamos que você assista esses episódios já gravados. Você pode acessar os episódios através do link: http://www.treinoemfoco.com.br/dicas-de-abdominais/

      Reply
  39. 394

    Caue Jorge

    Ola amigos, estou precisando de ajuda para fazer a execução correta dos exercícios livres com a barra (agachamento livre, stiff e levantamento terra). Gostaria de saber os posicionamentos corretos e como evitar as dores na coluna.
    Desde já agradeço!
    Parabéns pelo trabalho de qualidade que vocês realizam!

    Reply
    1. 394.1

      João Moura

      vamos gravar informações a respeito no treino em foco análise de exercício. Esse semestre será abordado exercícios de membros inferiores.

      Abraço.

      Reply
  40. 393

    Ramon

    Boa tarde!

    Algum vídeo sobre intervalo/descanso entre entre treinos do mesmo grupo muscular? Sei que há o vídeo sobre número de exercícios por treino, mas queria saber se há algum sobre descanso necessário para o novo estímulo.

    Obrigado.

    Reply
  41. 392

    pedro

    Pô não me responderam e ainda apagaram minha pergunta.

    Reply
    1. 392.1

      Ricardo de Amorim

      Qual a sua pergunta Pedro?

      Reply
  42. 391

    Flavio

    Olá, gostaria de saber o que devo fazer para não sentir dor na parte posterior do ombro ao fazer exercícios para peito? Será que preciso fortalecer os músculos do manguito rotador?

    Reply
    1. 391.1

      Ricardo de Amorim

      Boa tarde Flavio. Essas dores podem ser causadas por diversos fatores. Você sente dor nessa região somente durante o exercício? Caso for uma tensão muscular, um trabalho de alongamento possivelmente irá resolver. Aconselhamos a você procurar um médico para fazer uma melhor avaliação sobre o seu caso. Se a região do ombro estiver fraca, o trabalho de fortalecimento dos músculos do manguito rotador seja interessante.

      Reply
  43. 390

    Emerson Rocha

    Olá professores. Primeiramente parabéns pelo belo serviço que vocês fazem.

    Eu gostaria de saber mais sobre o exercício ”pulley nuca”, pois fiz uma pequena pesquisa, li em alguns fóruns sobre musculação, e vi várias pessoas dizendo que este exercício é SUPER perigoso, pois ao logo do tempo pode aumentar e muito o risco de lesões, podendo lesionar o manguito rotador e etc.

    Se puder responder ou fazer um vídeo falando sobre este exercício ficaria muito grato, pois é um exercício muito polêmico.

    Grande abraço e parabéns!

    Reply
    1. 390.1

      Ricardo de Amorim

      Bom dia Emerson Rocha, o Treino em FOCO já gravou um vídeo sobre este exercício. Você pode conferir através desse link: http://www.treinoemfoco.com.br/treino-em-foco-responde/puxada-por-tras-redondo-maior-e-redondo-menor/

      Reply
  44. 389

    Juliano

    Boa tarde!

    Por gentileza, poderiam falar a respeito de ‘Levantamento Terra’. Execução e musculatura envolvida no exercício.

    Grato.

    Juliano

    Reply
    1. 389.1

      João Moura

      Juliano esse semestre no Treino em foco Análise de exercício será abordado. Abraço.

      Reply
  45. 388

    Tarcísio Barbosa

    Olá professor.Queria saber se tem algum video seu falando sobre o efeito ”platô”, estagnação.Sobre como impor mudanças que levem o corpo ao estresse novamente !!! Desde já grato.

    Reply
    1. 388.1

      Ricardo de Amorim

      Boa tarde Tarcísio.

      Estou linkando um espisódio sobre o princípio da sobrecarga e adaptação que está relacionado com sua dúvida:

      http://www.treinoemfoco.com.br/principios-do-treinamento/principio-da-sobrecarga-e-da-adaptacao/

      Reply
  46. 387

    Dainan Lanes

    Olá professor!
    É o seguinte, estou me graduando em EF, e estou ajudando um amigo que passou em um concurso e agora precisa passar no teste físico, ele esta bem, já faz academia à algum tempo, mas não consegue realizar os abdominais, faltam 2 semana, fiz um treino puxado pra abdômen e flexores do quadril, o que posso fazer pra que ele tenha um aumento de força desses grupos musculares sem que haja alguma lesão pelo excesso de treino?

    Reply
    1. 387.1
  47. 386

    Leandro Sanchez

    Olá equipe do Treino em Foco, faz um bom tempo que conheço o canal de vocês no youtube e sempre que tenho disponibilidade de tempo eu me atualizo sobre as postagens que são sempre bem interessantes não só para os praticantes de musculação mas também para os acadêmicos.
    Sou somente um praticante de musculação e sempre procurei corrigir minhas posturas ou adequá-las ao tipo de músculo que eu gostaria de desenvolver mais, porém minha dúvida não se trata sobre a musculação praticada nas academias convencionais do Brasil, e sim das ‘modalidades’ que já existem há um bom tempo fora do país como Crossfit, Street Workout, Freeletics e até uma metodologia que encontrei esses dias de uma pessoa chamada ‘Neila Rey’. Há a possibilidade de vocês fazerem um vídeo informativo sobre essas novas ‘modalidades’ e se possível compará-las com a musculação convencional na questão de atingir os objetivos tanto de hipertrofia quanto definição muscular? Obrigado e continuem com o excelente trabalho!

    Reply
    1. 386.1

      Ricardo de Amorim

      Boa tarde Leandro Sanchez.

      Em breve o Prof. Jefferson irá realizar uma nova série no Treino em FOCO sobre exercícios calistênicos (street workout). Aguarde!

      Reply
  48. 385

    Igor Feitoza de Souza

    Boa tarde Pessoal do Treino em Foco,

    Minha dúvida é quanto a divisão de treino, onde os grupos musculares Ombros/Pernas estão no mesmo dia.
    Apesar de ser uma divisão unânime e padrão em todas as academias em que já treinei…. Recentemente, li um artigo que sugeria que essa divisão não era ideal pois os Ombros ja são consideravelmente exigidos nos treinos de Peito e também nos treinos de Costas, ativamente ou como estabilizadores. Assim, o músculo não teria o descanso apropriado, sofreria com overtraining e perderia potência ao ser treinado após o treino de Pernas que é um grupamento muscular muito grande.
    Portanto, ter um dia só para Pernas (C) e dividir o treino de ombros em Peito (A) e Costas (B) é mesmo uma divisão mais eficaz? Visando a hipertrofia

    Obrigado!

    Reply
    1. 385.1

      Ricardo de Amorim

      Olá Igor Souza!

      Veja bem, o parcelamento deve estar de acordo com as necessidades do praticante. O Professor Jefferson já gravou um vídeo sobre parcelamento onde ele faz uma abordagem relacionada à sua dúvida.

      Link: http://www.treinoemfoco.com.br/parcelamento-do-treino/parcelamento-de-treino-a-b-c-d-e/

      Reply
  49. 384

    emerson silva

    Boa noite, gostaria de saber se é verdade que treinamento aerobio todos os dias nao ajuda a emagrecer mesmo tendo uma boa dieta, pois vi esse video (https://www.youtube.com/watch?v=jS8fND5Ww98) e fiquei com essa duvida por favor me ajudem nessa duvida. obrigado

    Reply
    1. 384.1

      Ricardo de Amorim

      Emerson Silva.

      Em um trabalho aeróbio visando emagrecimento, se faz necessário atingir a zona alvo aeróbia de treinamento de 40 a 60% da frequência cardíaca máxima do praticante. De acordo com as colocações do rapaz do vídeo, ele diz que para emagrecer deve-se somente treinar em alta intensidade. Será que qualquer pessoa consegue treinar em alta intensidade? Ele menciona a tal queima de 48 hora que nada mais é que o EPOC: Consumo excessivo de oxigênio pós esforço físico.

      Reply
  50. 383

    Tiago Pereira

    Professor, trabalho como personal trainer e rotineiramente vejo mulheres objetivando simultaneamente a hipertrofia (principalmente de membros inferiores) e o emagrecimento, com isso elas acabam treinando forte membros inferiores em um dia e logo no dia seguinte praticando alguma atividade aeróbia oferecida na academia, como o jump, o step, ou spinning. Sei que a pratica dessas atividades aeróbias podem atrapalhar o processo de hipertrofia, mas qual a melhor estrategia para conciliar o treinamento de hipertrofia para membros inferiores e a pratica do step, por exemplo? Seria mais aconselhável focar primeiro o emagrecimento e só depois a hipertrofia?

    Reply
    1. 383.1

      Ricardo de Amorim

      Olá Tiago Pereira.

      O Treino em FOCO já gravou um episódio que está linkando sua dúvida. Confira aqui: http://www.treinoemfoco.com.br/treino-em-foco-responde/recuperacao-muscular/

      Reply
  51. 382

    José

    Tem como ganhar resistência em uma corrida, e aumentar a massa muscular dos Membros inferiores e superiores, como um tipo só de treino? ou devem ser treinos específicos?

    Grato!

    José

    Reply
    1. 382.1

      Ricardo de Amorim

      Olá José.

      Veja, você irá estar trabalhando qualidades físicas diferentes (aeróbio e neuromuscular). Se você realizar um mesmo treino, em uma mesma sessão poderá ocorrer déficits de rendimento. Por exemplo treinar para aumento de massa muscular intercalando um exercício de corrida você poderá estar usando a massa muscular como substrato energético para corrida e consequentemente perdas de massa muscular.

      Uma sugestão é que você procure um profissional de Educação Física, um treinador, personal trainer para que com ele vocês possam elaborar uma periodização de treino de acordo com os seus objetivos.

      Reply
  52. 381

    Sandro

    Olá Prof João!

    Por gentileza, existem alguns exercícios específicos que podem melhorar ou amenizar uma cifose ??

    Já treino musculação há 7 meses

    Grato

    Sandro

    Reply
      1. 381.1.1

        Sandro

        Obrigado Jefferson!

        Parabéns pelo ótimo trabalho!!

        Sandro

        Reply
      2. 381.1.2

        Amauri_ferraz

        Olá Jefferson tudo bem? Espero que sim! Gostaria de saber sobre o software de avaliação que está disponível na loja de vcs, tenho dúvida se o produto conta com a parte de avaliação postural? Obrigado.

        Reply
        1. 381.1.2.1

          Ricardo de Amorim

          Sim Amauri Ferraz, o SAAMH 3.0 já está disponível na loja Treino em FOCO. O SAAMH 3.0 não conta com a parte de avaliação postural.

          Reply
  53. 380

    Ricardo de Amorim

    Olá Yago. O Treino em FOCO não faz indicação de uso de suplementos como forma de prescrição. Isto um papel que cabe ao nutricionista, ele poderá lhe orientar corretamente se você deve ou não suplementar. E também tem que se levar em consideração sua idade, se você já atingiu o estado de maturação biológica. Caso não, é recomendável não entrar um treino que visa hipertrofia pois poderá “barrar” seu crescimento.

    Reply
  54. 379

    Ricardo de Amorim

    Olá Alexandre, tem de ser levar em consideração as variáveis de treinamento. Neste caso a variável de especificidade. Em Muay Thai, é provável que em determinados movimentos possam exigir força. Então cabe fazer um treinamento visando força, e não hipertrofia. Procure um profissional de Educação Física, um Personal Trainer. Ele poderá olhe orientar devidamente de acordo com os seus objetivos.

    Reply
  55. 378

    Wollace

    Assim, eu treinei uns 3 meses e nesse meio tempo percebi que meu peito esquerdo estava crescendo bem mais que o direito fazendo os exercicios corretamente fiquei um pouco preocupado,dai tive que parar por motivos pessoais fiquei 8 meses sem treinar e o peito ainda da mesma diferença so que menor,voltei ta com um mes e esta da mesma forma o peito esquerdo ta crescendo e definido enquanto o direito menos e n mt definido a diferença é notavel por isso me preocupa o que vc me recomenda ?

    Reply
    1. 378.1

      Ricardo de Amorim

      Bom dia Wollace. O Treino em FOCO gravou um episódio sobre como corrigir assimetria de peitoral. Acompanhe o vídeo, talvez possa sanar suas dúvidas. Caso as dúvida ainda permaneçam, entre em contato conosco novamente. Abraço!

      http://www.treinoemfoco.com.br/assimetria-muscular/como-corrigir-assimetria-de-peitoral/

      Reply
  56. 377

    Ricardo de Amorim

    Olá Bruno Miranda. Quanto a alimentação, isso vai depender muito de que tipo de exercício físico, que tipo de treinamento físico você está realizando. Nós do Treino em FOCO, no momento, não prescrevemos dietas e quaisquer aspectos nutricionais. Procure por um nutricionista, se possível, que tenha especialização ou esteja envolvido com o âmbito esportivo. Abraço!

    Reply
    1. 377.1

      Anderson

      Estou em dúvida sobre o Treino Full Body, ele funciona??

      Abraço

      Reply
      1. 377.1.1

        Ricardo de Amorim

        Olá Anderson. Isso depende de indivíduo para indivíduo. O Treino Full Body não é nenhuma novidade. Normalmente é utilizado em indivíduos inciantes no treinamento resistido com pesos (musculação). Este treino caracteriza-se por utilizar de exercícios compostos, ou seja, trabalhando mais de uma articulação (multi-articulares), consequentemente mais grupos musculares. É possível obter um volume de massa muscular com este tipo de treino, entretanto é necessário observar os resultados que o indivíduo praticante desde treino tem obtido e se ele está conseguindo se recuperar durante os intervalos das sessões. Abraço.

        Reply
  57. 376

    Daniel

    olá professor tudo bem ? treino há 1 ano e alguns meses, e há algum tempo que eu reparei que meu ante-braço direito é mais ou menos 1 cm maior/mais grosso que o esquerdo, e desde que percebi tenho optado por exercicios unilaterais, mas nao diminuiu a diferença, ai agora estou recorrendo a treinar apenas o lado esquerdo que é o menor, e deixando de treinar um pouco o lado direito, porque fazendo isso, eu creio que ajuda, pois eu creio que não trabalhando o outro lado, previne que o outro lado fique mais desproporcional ainda que o esquerdo. estou treinando o antebraço dia sim e outro dia não (apenas o esquerdo)
    eu vejo os seus videos e vejo que voce tem um grande conhecimento sobre musculação e talvez possa me dar umas dicas.
    agora a pergunta. estou fazendo certo a coisa certa atualmente adotando este plano que eu adotei ou não ? que dicas você pode me dar ?

    Reply
    1. 376.1

      Ricardo de Amorim

      Olá Daniel. Você pode atribuir exercícios para antebraço no seu treinamento. Uma boa opção é (caso seu treino for parcelado) é encaixar esses exercícios no dia em que você treina membros inferiores (pernas), mas colocá-los de forma complementar. Neste seu caso, teria necessidade de ver a situação para passarmos alguma solução mais eficiente.

      Reply
  58. 375

    Mateus

    Eu tenho 16 anos faço musculação a 1 ano porém apenas treino de resistencia.
    João Moura você poderia me dar um treino de hipertrofia prescrito pra minha idade sem que afete com meu crescimento em altura ?
    tenho 1,80 espero chegar a 1,85

    Reply
    1. 375.1

      Ricardo de Amorim

      Olá Mateus! Para que você possa entrar em um treino de aumento do volume muscular (hipertrofia), seria necessário ver se você, que no caso, é um adolescente, já chegou ao fim de sua maturação biológica. Se sim, você pode entrar em um treino de hipertrofia. Caso não tenha conluído esta etapa biológica, recomendamos que você matenha este treino de resistência muscular com cargas leves/moderadas leves.

      Abraço!

      Reply
  59. 374

    Marcelo

    João..bom dia ! Pode fazer uma vídeo falando sobre o treino FST-7 e se possível mostrar como ficaria cada sessão de treino ?

    Abraços

    Reply
    1. 374.1

      Ricardo de Amorim

      Olá Marcelo! Eu irei conversar com o João sobre essa proposta. Abraço!

      Reply
  60. 373

    bruno lima lins

    Boa noite!! joão queria agradecer pelo vídeo esclareceu 100%, muito obrigado mesmo, n tenho como agradecer todas essas informaçoes verdadeiras e de qualidade, nenhum canal do youtube da a atenção que voces dao aos Telespectadores. Obrigado e continuem com os videos!!! São bons de mais!

    Reply
    1. 373.1

      Ricardo de Amorim

      Boa tarde bruno lima lins! Nós do Treino em FOCO agradecemos você por acompanhar o nosso trabalho. Obrigado!

      Reply
  61. 372

    rodrigaoo

    boa noite, ouvi falar que tomar whey com agua gelada demora mais para absorver pois o corpo primeiro tem q deixar na temperatura certa isso é vdd?

    Reply
    1. 372.1

      Ricardo de Amorim

      Não sei responder essa pergunta rodrigaoo, desculpe.

      Reply
  62. 371

    Tyciana Carneiro

    Boa tarde, Professor. Gostaria de saber, se é possivel fazer o uso do termogênico Oxyelite, e se pode ocorrer de fazer efeito contrário, caso eu passe duas semanas, um mês, sem a prática do exercicio físico. E se realmente é eficaz. Grata!

    Reply
    1. 371.1

      Ricardo de Amorim

      Olá Tyciana Carneiro. Nós do Treino em FOCO não prescrevemos suplementos. Procure um nutricionista, ele poderá lhe orientar melhor nestes aspectos.

      Reply
  63. 370

    Michael Dubiela

    Olá João.. Sei que já falou bastante sobre alongamento e flexibilidade. Mas gostaria que falasse um pouco sobre o alongamento aliado ao treino de hipertrofia. Em como ele pode ajudar o ganho de massa muscular?

    Reply
  64. 369

    Ricardo

    ola João gostaria de saber como que eu faço para malhar o oblíquo externo, porque meu professor da academia falou que para malhar esse músculo eu deitaria no chão e na hora que eu executar o exercício eu elevo o meu cotovelo ate o meu joelho, só que tem um detalhe acho esse exercício muito difícil e não consigo realiza-lo e acabo nem trabalhando esse músculo abdominal, gostaria de saber qual outro exercício eu posso fazer para trabalhar esse mesmo músculo.

    grato desde já Ricardo !!!

    Reply
    1. 369.1

      João Moura

      Olá Ricardo,

      vou responder a tua pergunta em vídeo. Gravarei hoje e deverá ir ao site nesta semana ou na próxima, ok?

      abraço.

      Reply
    2. 369.2

      Asafe

      Ola Prof. Doutor Joao Moura, gostaria de saber se ha algum esporte/exercicio fisico capaz de aumentar o tamanho da caixa toracica. Obs:19 anos, 1,70 de altura e 60 kg.

      Reply
      1. 369.2.1

        Ricardo de Amorim

        Boa tarde Asafe! Não é possível aumentar o tamanho da caixa torácica. O que é possível é desenvolver sua musculatura, isso gera uma ilusão que sua caixa torácica aumentou. Exercícios para costas, peito, ombros, o tronco como um todo são alternativas para que você consiga desenvolver essa musculatura.

        Reply
  65. 368

    bruno lima lins

    boa noite joao!!
    queria saber qual melhor horario para faze series de flexibilidade, eu faco apos o treino mais n sei se eh um bom horario, e quantas series e repeticoes e o tempo que deve manter flexionado e qunatas vezes por semana, devo aquecer antes? assisti todos os videos da serie de flexibilidade mais n achei essa informação.
    muito obrigado joao, parabens pelo canal !!

    Reply
    1. 368.1

      João Moura

      olá Bruno, tudo certo?

      vou responder a tua dúvida em vídeo e postar esta semana ou na próxima aqui mesmo no TEF, ok?

      abração.

      Reply
  66. 367

    Ruan Cristian

    Olá, vocês estão fazendo um belo trabalho, e como toda pessoa tem sua pergunta, eu também tenho a minha . Bom então eu tenho várias dúvidas que tenho certeza que vocês vão me ajudar.

    Devo comer quanto tempo antes e depois dos exercícios físicos?

    Na questão sobre o abdomen, seria o certo perde a gordura da barriga primeiro, para depois fazer abdominais ou posso fazer os dois, pois ambos perdem caloria?

    Vocês fizeram um video no Youtube explicando uma pergunta feita aqui, que era sobre assimetria no peitoral. Mas já no meu caso é o seguinte: tenho o meu peito direito maior do que o esquerdo, maior no caso embaixo que nem foi postado no seu video, então, se teria algo além daquelas dicas? Porque fazia academia e parei, tem algo que posso fazer em casa pra corrigir isso?

    é normal o abdomen ser desalinhado, sendo um pouco mais pra cima do que o outro?

    Reply
    1. 367.1

      João Moura

      Olá Ruan, como são vários pontos vou responder em vídeo. Deverá entrar aqui no TEF esta semana ou na próxima, ok?

      Reply
      1. 367.1.1

        Ruan Cristian

        Beleza vou estar aqui.

        Reply
  67. 366

    weuller Aisler Moreira Teixeira

    Boa tarde prof. João Moura, sou professor de Educação Física especializado em Treinamento Desportivo pelo Instituto ENAF e tenho acompanhado seus videos há algum tempo, no entanto, se for possível, gostaria que fizesse algum vídeo sobre respostas hormonais ao treinamento de força. Desde já agradeço.

    Reply
    1. 366.1

      João Moura

      Boa sugestão Weuller, vamos preparar para o segundo semestre essa temática. Obrigado pela sugestão.

      Reply
  68. 365

    Paulinho Cochito

    Bom dia, a respeito do vídeo sobre o HIIT, o João disse que provavelmente ele não seria adequado ao treino de força de um fisiculturista. Ontem comecei o método de treinamento Stronglifts 5×5. Como consiste em um treinamento com foco na força, porém apenas três vezes por semana, gostaria de saber se seria adequado usá-lo em conjunto com o HIIT, seja nos dias de descanso do SL 5×5, ou mesmo ao final de cada treino, de 2 a 3 vezes na semana. Obrigado!

    Reply
    1. 365.1

      João Moura

      A resposta é complexa Paulinho pois temos vários aspectos a pensar. De forma geral, entendo que é possível sim, entretanto, deves analisar se não estas perdendo desempenho em um dos treinos em função do outro, ok?

      abraço

      Reply
  69. 364

    Gian Carlos

    Professor muito bom o seu canal, tenho uma pergunta. Estou iniciando jiu-jitsu e sinto dores nos joelhos, qual exercício ou exercícios indicados para fortalecer as articulações dos joelhos e evitar dores e lesões? Atenciosamente
    Gian Carlos Damaceno

    Reply
    1. 364.1

      João Moura

      Gian, tudo bem?

      Vou te responder em vídeo, ok? Entrará esta semana ou semana que vem aqui mesmo no TEF.

      abração.

      Reply
  70. 363

    wilker

    Gostaria de uma resposta para minha pergunta feita em 30/04/14, me ajude ai parceiros, um forte abraço.

    Reply
    1. 363.1

      Ricardo de Amorim

      Já foi respondida wilker, abraço!

      Reply
  71. 362

    Cleiton Torres

    Olá equipe do Treino em Foco! Estou gostando muito das aulas e materiais disponibilizado por vocês. E gostaria de abusar um pouco mais do conhecimento da equipe e pedir que, se possível, seja disponibilizada uma aula falando sobre os processos de absorção dos nutrientes como minerais, proteínas, carboidratos e etc. Gostaria muito de entender melhor como funciona a questão de quanto o nosso organismos aproveita do que ingerimos e como e feita a distribuição e armazenamento desses nutrientes, também quais são os nutrientes mais usados durante os treinos tanto de hipertrofia como de resistência.

    Vlw ae! Sucesso para vocês!

    Reply
    1. 362.1

      João Moura

      Cleiton, estamos ajustando com a área de nutrição e um profissional para nos acompanhar no TEF… assim perguntas sobre nutrição serão abordadas quando da chegada deste profissional.

      abraço.

      Reply
  72. 361

    Michael Dubiela

    Professor.. sou profissional de educação fisica e tenho pretensão na carreira de personal trainer. Minha pergunta é a seguinte:
    Sempre tive dificuldade em ganhar peitoral. Em compensação, minhas costas crescem com muita facilidade. A grande dorsal, a “asa” é enorme em relação ao peitoral. E mesmo dando foco na musculatura de peitoral, eu não consigo desenvolvê-la muito bem. Sempre treinei com grande amplitude de movimento. É genético? A questão pode ser o treinamento? Fáscia encurtada?

    Reply
    1. 361.1

      Ricardo de Amorim

      Olá Michael Dubiela. Sim, pode ser genético. Experimentar alterar alguma variável do seu treinamento para ver se haverá alguma modificação. Abraço!

      Reply
  73. 360

    Gustavo Gomes - Goiânia

    Olá a todos. Primeiro, gostaria de agradecer ao professor Doutor João Moura e ao Jefferson Sousa por nos fornecer informações valiosas e de qualidade como todo parecer técnico a respeito da musculação e exercícios afins.

    Confesso que eu nunca gostei de treinar em academia, e ultimamente estou treinando em praças. É treinando na rua que estou sentindo prazer em fazer exercícios. Sendo assim, gostaria de dar uma sugestão: poderia criar uma série a respeito de treino em rua. Vi alguns vídeos a respeito, mas seria interessante agrupar esses vídeos em uma série.

    Não abusando da boa vontade de vocês, que já é muita, queria pedir informações sobre exercícios que fortalecem os músculos ao redor da escápula, mas que não seja em academia.

    Desde já agradeço e desejo muito sucesso pra vocês. Obrigado :)

    Reply
    1. 360.1

      Ricardo de Amorim

      Olá Gustavo Gomes. O Professor Jefferson Sousa está com projetos que logo estarão entrando como mais uma série do Treino em FOCO. E justamente essa série aborda o treinamento na rua. Por enquanto fica um suspense, mas novidades em breve. Abraço!

      Reply
  74. 359

    wilker

    Boa noite Dr. João, gostaria muito de contar com sua ajuda, estou me preparando para o TAF da PM, porém tenho uma grande (imensa) dificuldade de executar o exercício na barra fixa, não consigo nem executar 1 repetição pronada, “parece que não tenho força nos braços para tracionar o meu corpo”, já tento faze-las a algum tempo inclusive de forma negativa , pendurando e controlando a descida (isometrico) sem exito, estou querendo agregar exercícios específicos para fortalecimento muscular na academia. Seria interessantes eu malhar 3x na semana os exercícios abaixo para fortalecimento muscular para auxiliar na execução da barra fixa? Se não estiver correto me oriente quais exercícios paralelos posso fazer na academia para ganhar força muscular nos músculos exigidos na barra fixa.

    BARRA FIXA
    PULLEY COSTAS
    PULLEY FRENTE
    PULLEY TRIANGULO

    BÍCEPS

    ROSCA CONCENTARDA
    SCOTT

    ANTEBRAÇO

    BÍCEPS INVERTIDO
    ROSCA MARTELO
    ROSCA PUNHO
    ROSCA PUNHO INVERT.

    Conto com sua ajuda e conhecimento.

    Reply
  75. 358

    Raphael de Almeida da Silva

    Bom dia.
    Eu gostaria muito de ter participado do curso de Sistemas e Métodos de Treino Módulo 1, mas, como estaria viajando, eu nem cheguei a me inscrever.
    Minha pergunta é se ele vai ser disponibilizado para venda e, caso positivo, quando isso se dará? É que pretendo fazer os outros módulos e gostaria de já ter assistido o primeiro anteriormente.
    Desde já agradeço a atenção costumeira.

    Reply
    1. 358.1

      Ricardo de Amorim

      Boa tarde Raphael! O curso já está disponível para venda em nossa loja integrada. Link para acesso à loja do Treino em FOCO http://treinoemfoco.lojaintegrada.com.br/

      Abraço.

      Reply
  76. 357

    ÍTALA ALVES

    Olá, primeiramente quero parabenizar vc pelo excelente trabalho..Nunca vi nada igual..Hoje assistindo um vídeo seu sobre hiperlordose fiquei surpresa com muita coisa que não sabia..Amei..Parabéns..Então sofro muito com essa hiperlordose, não ando suportando a dor..E anda doendo da cervical a lombar..O que vc me recomendaria além dos exercícios físicos..Pliates, Rpg, Hidroginática….Enfim, nem sei mais o que é melhor…Detalhe eu não faço e não gosto de exercício físico, mas diante da dor que não suporto preciso fazer algo. O que vc me recomenda? Ah!! e fazendo td certinho conseguido acabar com a minha barriga que depois da dor é o mais me incomoda? Obrigada…Aguardo..

    Reply
    1. 357.1

      Ricardo de Amorim

      Olá Ítala Alves! Você já procurou algum médico ou outro profissional para averiguar seu problemas de desvios posturais? É importante que isso seja feito. Tem que se levar em consideraçãos os níveis dos seus desvios posturais. Partindo desse ponto, pode-se encontrar soluções mais eficazes para amenizar, aliviar seus problemas com dores. Outra vez recomendamos que você procure um bom profissional para que possa lhe orientar.

      Reply
  77. 356

    Roberto

    Teria como conciliar Treino para ganho de Força com Treino para Hipertrofia Muscular? Como fazê-lo?

    Reply
    1. 356.1

      Ricardo de Amorim

      Roberto, se você estiver adaptado no trabalho hipertrófico, sim, é possível conciliar um treino de força. Funcionaria como um novo estímulo para o treinamento. Através desse treino de força você irá priorizar um trabalho neural do desenvolvimento de força, mas não irá ter perda dos efeitos hipertróficos. Cabe à você, junto com o profissional de Educação Física que treina você ver a melhor forma de adaptar esse tipo de treino no seu programa de treinamento.

      Abraço!

      Reply
  78. 355

    josé

    professor um adolescente com onze anos pode fazer musculação?

    Reply
    1. 355.1

      Ricardo de Amorim

      Olá José Ailton! Sim é possível. Mas para que um adolescente possa aderir a prática do treinamento resistido com pesos (musculação) há determinados pontos que devemos observar.

      O primeiro ponto é ver se este adolescente já atingiu sua maturação biológica, que é o estágio (pós-pubere) onde ele sofrerá modificações corporais, fisiológicas, estruturais e hormonais. Antecedendo a maturação biológica o adolescente se encontra em uma fase denominada pré-pubere onde este indivíduo ainda se encontra em fase de crescimento; sua estrutura óssea ainda não está completa e seu nível de testosterona é baixo. Se o objetivo da musculação para este adolescente é visar o aumento do volume muscular (hipertrofia) não é recomendável pois além dele se encontrar em um estágio de maturação não favorável ao seu objetivo, a prática da musculação (nesse caso) poderia “barrar” seu crescimento devido as cargas elevadas aplicadas no treinamento.

      Mas caso o objetivo seja gerar uma adptação neuromuscular, gerar resistência muscular localizada. Nesse ponto a musculação passa ser interessante para o adolescente ainda em sua fase pré-pubere pois o treino será executado com cargas leves/moderadas.

      Espero ter esclarecido sua dúvida, um abraço!

      Reply
      1. 355.1.1

        Rhaí

        Mas o crescimento não é uma “seleção natural”?

        Obrigado!

        Abraços!

        Reply
  79. 354

    Breno

    Olá, queria saber em que dia devo fazer exercício Voador Invertido, dia de costas ou ombro ?
    Abraços
    Desculpa acho que perguntei duas vezes a mesma coisa…

    Reply
    1. 354.1

      Ricardo de Amorim

      Olá Breno! O exercício do voador invertido irá solicitar tanto a musculatura de costas como a musculatura de ombro, até o músculo tríceps braquial (apenas a porção longa) na musculatura dos braços.

      Reply
  80. 353

    Francisco

    Quando ficam disponiveis as inscrições para o curso Sistemas e Métodos de Treino Módulo 1 ? quero fazer minha inscrição, mais uma pergunta, no dia do curso vou estar em uma localidade em que não devo ter acesso a internet, qual deve ser meu procedimento?

    Reply
    1. 353.1

      Jefferson Sousa

      Boa noite Francisco,

      As inscrições já estão abertas e podem ser feitas em http://www.treinoemfoco.com.br/inscricao

      O curso será gravado e posteriormente disponibilizado por e-mail o link para download da gravação, então você poderá assistir sempre que desejar o curso, mesmo não podendo assistí-lo em tempo real. Forte Abraço

      Reply
  81. 352

    Paulinho Cochito

    Boa noite, Dr. João. Gostaria de saber se vocês pretendem fazer a análise do exercício Desenvolvimento e suas variações. Obrigado!

    Reply
    1. 352.1

      Jefferson Sousa

      Boa noite Paulinho,

      Nós já gravamos este vídeo no ultimo domingo, a análise do desenvolvimento com halteres variação em pé e sentado entra no ar na próxima sexta-feira, dia 11/04.

      Reply
      1. 352.1.1

        Paulinho Cochito

        Obrigado Jefferson, estarei aguardando.

        Reply
    2. 352.2

      elenice

      boa noite jõao vc pode fazer uma materia sobre treino de definição para perda massa gorda usando musculação para mulheres, que querem perda calorica atraves da musculação. lembrando que ja esta havendo dieta mas ha dificuldade de perda peso apos 30 anos e indicar treinos intervalados abcde como fez para os homens obgd nos mulheres agradecemos…

      Reply
      1. 352.2.1

        Ricardo de Amorim

        Olá Elenice! Em breve o Treino em FOCO terá novidades na área do treinamento resistido com pesos (musculação) para o público feminino. Aguarde!

        Reply
  82. 351

    Paulinho Cochito

    Boa noite, Dr. João. Conheci seu trabalho há pouco tempo pelo Youtube e desde então venho acompanhando por aqui também. Gostaria de parabenizá-lo pelo excelente e único trabalho, tem sido de muita ajuda pra mim visto que moro no interior do RJ e por aqui não contamos com academias com aparelhos de última geração e avaliações físicas e posturais nem profissionais como fisioterapeutas ou mesmo professores competentes. Minha pergunta talvez já tenha sido respondida, mas também deve ser a dúvida de muitos outros. Gostaria de saber qual a quantidade de proteína e carboidratos por kg de peso que devemos ingerir após o treino, e se a quantidade de carboidratos muda devido ao biotipo da pessoa. Obrigado!

    Reply
    1. 351.1

      Ricardo de Amorim

      Bom dia Paulinho, o Treino em FOCO no momento não responde questões relacionadas a dieta e alimentação pois cabe a um profissional da nutrição responder esses tipos de questões.

      Reply
  83. 350

    Rodrigo Cordeiro

    ola, eu gostaria de saber se vocês vão fazer o vídeo da anatomia do biceps braquial e braquioradial

    Reply
    1. 350.1

      Jefferson Sousa

      Boa tarde Rodrigo,

      Já o fizemos, aqui está o link

      https://www.youtube.com/watch?v=vMN_52bNJ-Y

      Abraço

      Reply
  84. 349

    Bruno lima lins

    boa tarde joao!!
    tem algum exercicio de biceps q da enfoque no biceps branquial na cabeça curta, na longa e no braquial??
    obrigado, abraços

    Reply
    1. 349.1

      Ricardo de Amorim

      Olá Bruno Lima Lins!

      Quais quer exercícios de Rosca Bíceps darão enfâse nos músculos bíceps braquial (cabeça longa e curta) e no braquial. Abraços!

      Reply
  85. 348

    Edric Troccoli

    Olá João. Sou um grande fã do seu trabalho aqui no site. Este sempre foi para mim grande fonte de consulta mitigando várias dúvidas que eu tinha. O que eu quero perguntar é em relação a execução correta do agachamento no smith. Sei que é um exercícios complicado e que se executado incorretamente pode acarretar sérios problemas. Gostaria de sugerir uma Análise do Exercício com este tema. Seria de grande ajuda. Muito obrigado!!

    Reply
    1. 348.1

      Ricardo de Amorim

      Olá Edric. Nesse segundo semestre do 2014 o Treino em FOCO está preparando várias análises de exercício e o agachamento está entre elas. Aguarde!

      Reply
  86. 347

    eduardo

    faltam na serie fisiologia do treino os capitulos 35 40 e 42

    Reply
    1. 347.1

      Ricardo de Amorim

      Obrigado pela informação Eduardo, iremos verificar.

      Reply
  87. 346

    Paulinho Cochito

    Bom dia, Dr. João. Gostaria de saber se vocês pretendem fazer a análise do exercício Desenvolvimento e suas variações. Obrigado!

    Reply
    1. 346.1

      Ricardo de Amorim

      Boa tarde Paulinho, nós já gravamos um vídeo sobre desenvolvimento sentado e em pé. Confira o vídeo no link abaixo:

      http://www.youtube.com/watch?v=HnQiHNz23oE

      Reply
  88. 345

    Gustavo Fernandes (Rio de Janeiro)

    Olá, gostaria que você falasse algo sobre o treinamento de fartlek. Obrigado..

    Reply
    1. 345.1

      Ricardo de Amorim

      Obrigado pela sugestão Gustavo, irei levar sua ideia até o Professor João e o Professor Jefferson

      Reply
  89. 344

    Fábio Oliveira - RJ

    Boa noite, João!
    Então, venho acompanhando um canal, só que devido a uma impossibilidade de me dedicar, durante os últimos 6 meses, estava meio desligado, só estudando. Agora que dá para focar um pouquinho mais, verifiquei algumas assimetrias, não só muscular (que sempre percebi), estrutural mesmo, por exemplo, o pé direito é 2-3 cm menor que o esquerdo. Agora quanto a muscular não é bem apenas de um lado, um panorama geral: braço esquerdo maior, dorsal direita maior, quadriceps e posterior direito menor, e panturrilha esquerda menor, resumindo sou todo torto. E a maior ironia de todas: eu treino muito certinho, cadenciado, tanto que não uso uma grande sobrecarga.

    Gostaria de saber se há alguma coisa que possa ser feita. Pois, não tenho um profissional de ótima qualidade – como você – aqui pelo RJ.

    Abraço!

    Reply
    1. 344.1

      João Moura

      Fábio, você já fez uma avaliação postural? Pergunto para avaliar se estes desequilíbrios e assimetrias musculares não seriam em função de desvios posturais? Já que relataste que tem um ótimo profissional acompanhando e treina correto, uma hipótese seria desvios posturais estarem gerando esses desequilíbrios. Também tens que levar em consideração que assimetrias de estrutura óssea (como comentaste) geram desquilíbrios de carga, o que pode ser o fator causa.

      Coloquei algumas suposições para que converse com o profissional que te acompanha, com certeza não há ninguém melhor do que ele para avaliar teu caso.

      abraço.

      Reply
  90. 343

    Gabriel Marzullo

    Gostaria de saber como faço para obter informações sobre o Curso que vocês irão dar sobre Métodos de Treino

    Reply
    1. 343.1

      João Moura

      Olá Gabriel,

      Maiores informações e inscrições são gerenciadas através desta página do face. Entre lá que haverão informações.

      Abraço

      https://www.facebook.com/groups/cursostreinoemfoco/

      Reply
  91. 342

    Raphael

    9.10.3. DO TESTE DE FORÇA LOMBAR
    9.10.3.1. O teste de força lombar consiste em o candidato ficar em pé sobre a plataforma do dinamômetro, deixando os joelhos completamente
    estendidos, o tronco levemente flexionado à frente formando um ângulo de aproximadamente 120º e a cabeça acompanhando o
    prolongamento do tronco com o olhar fixo à frente.
    algum video referente a esse teste

    Reply
    1. 342.1

      João Moura

      Rafhael, referente o teste de dinamometria lombar não temos nenhuma postagem. Abraço.

      Reply
  92. 341

    bruno lima lins

    boa noite joao
    Queria saber quanto tempo preciso esperar depois de comer para fazer um treino de hipertrofia sem suplementos, obrigado, forte abraço.

    Reply
    1. 341.1

      João Moura

      Depende do que você comeu Bruno.

      Um lanche leve como uma fruta ou suco já podes treinar em menos de 30 minutos. Agora uma alimentação mais “pesada”, dependendo da alimentação, deverás aguardar de 1 a 2 horas.

      abraço

      Reply
  93. 340

    Ademilson

    Olá, Boa tarde!

    Sou Profissional de Ed. Física e Personal e, realizando pesquisas rápidas que venham a complementar meus estudos e trabalhos com meus clientes, deparei-me com o site. Gostei muito do que vi e li… Parabéns a vocês!
    Tenho usado o método do Centro de Pesquisa de Saúde Naval Americano às vezes para cálculo de percentual de gordura, poderiam responder-me se ele é confiável? Qual a nota de vocês para ele?
    Obrigado pela atenção e colaboração!

    Att.

    Ademilson.

    Reply
    1. 340.1

      João Moura

      Olá Edemilson,

      O método do Centro de Pesquisas de Saúde Naval Americano que comentastes eu (João) sinceramente não conheço. Se me enviares o artigo apresentando o desenvolvimento deste método/equação talvez eu consiga te passar uma opinião mais concreta a respeito.

      Obrigado pelo elogio e grande abraço.

      Reply
  94. 339

    Victor Hugo Marques

    Boa noite.
    Eu gostaria de saber qual a melhor forma de treinamento
    que trabalha com mais intensidade ou com melhor definição para o
    grupamento do Peitoral Inferior?

    Reply
    1. 339.1

      João Moura

      Exercícios no plano declinado (supino e crucifixo) tendem a solicitar mais a porção inferior do peitoral maior (esternocostal) e a intensidade deve ser com cargas para Aumento do Volume Muscular. Veja o Link Victor. Abraços.

      http://www.treinoemfoco.com.br/treino-em-foco-responde/zona-de-repeticoes-para-maximizar-hipertrofia-muscular/

      Reply
  95. 338

    bruno lima lins

    boa tarde!! queria saber se quando uma pessoa tem uma noite de sono péssima, tipo umas 3 ou 4 horas de sono, pode ir treinar pesado, ou melhor ficar em casa, treinar sem dormir eh catabólico ou eh pior ficar e casa.. obrigado!

    Reply
    1. 338.1

      João Moura

      Se o treino no dia anterior a noite de sono horrível foi pesado, a noite não recuperou a capacidade de treino e se for treinar no outro dia sem qualidade e com muito sono. Sugiro ficar me casa e descansar para no outro dia ir treinar com qualidade e até menos risco de lesão.

      Abraço Bruno.

      Reply
  96. 337

    MARCELO

    Boa noite,

    Parabéns pelo ótimo trabalho, eu estou procurando os últimos videos do 365 dias em foco, a série terminou em janeiro de 2014 mesmo ? Gostaria muito de ver o resultado depois da avaliação fisica, se já tem este vídeo por favor onde encontro exatamente aqui no site, muito obrigado, fico aguardo a resposta.

    Reply
    1. 337.1

      João Moura

      A série já acabou sim Marcelo, o Jefferson irá gravar a finalização do seu projeto e os resultados finais. Abraço.

      Reply
      1. 337.1.1

        marcelo

        Muito obrigado pela resposta, e obrigado por nos ajudar, vocês fazem um excelente trabalho, um abraço.

        Reply
  97. 336

    Guilherme

    João, imaginemos dois exemplos: uma pessoa tem 30cm de braço, sua meta é alcançar os 38cm e um percentual de gordura proximo dos 10% e passa 2 anos em um dieta equilibrada, fazendo cardio e trabalhando todo o corpo enquanto outra, com as mesmas caracteristicas iniciais, malha corretamente tambem, só que faz um bulking intenso, daqueles de ganhar 10 kilos em 3 meses e depois passa por um cutting e termina com os mesmos 38 de braço e 10% de gordura corporal que a outra pessoa alcançou. Esses dois individous são iguais? Caso eles parem, um pode perder massa muscular de forma mais rapida que o outro mesmo os dois matendo uma dieta boa? O fato de um passar 2 anos cultivando e o corpo ir se adaptando a sua nova forma tem alguma diferença? Obrigado desde já, espero que responda! Valeu!

    Reply
    1. 336.1

      João Moura

      Excelente pergunta Guilherme, mas não conheço estudo que pudesse me fornecer com segurança resposta a essa pergunta. Vejo que o fator genético pode ter peso na resposta, mas realmente não conheço evidência a esse respeito. Pensando em saúde o melhor seria ir “cultivando” o corpo como o teu primeiro exemplo sem explorar modificações mais radicais como ocorrem no bulking e no cutting. Todavia, sabemos que culturistas baseiam todo o treino neste dois grande momentos de treino, mas atleta nem sempre é sinônimo de saúde.

      Fica uma ótima ideia para pesquisas na área.

      abraço

      Reply
  98. 335

    Johne Diogenes

    Queria saber sobre o kaatsu trainig. será que pelo fato da oclusão total da musculatura impedindo assim o retorno de plasma poderia de alguma forma que as células e fibras hipertróficas se abrem para que o plasma entre possibilitando a famosa homeostase? E esse principio de treinamento poderia de alguma forma promover a hiperplasia?
    Desde já agradeço.

    Reply
    1. 335.1

      Ricardo de Amorim

      Olá Johne Diogenes. Sua questão é interessante levarei ela até o Prof. João.

      Reply
  99. 334

    renato pereira

    OLÁ …

    GOSTARIA DE SABER SOBRE MUSCULAÇÃO AOS 40 ANOS ???
    INTENSIDADE, DESCANSO, ETC …

    ABRAÇOSSS

    Reply
    1. 334.1

      Ricardo de Amorim

      Renato, se você pensa em inciar um programa de treinamento recomendamos iniciar um programa não parcelado entre 8 a 10 exercícios multiarticulares com quilagens em torno de 40 a 50% de 1RM, com 10 a 12 repetições. Procure um profissional de Educação Física para que ele possa monitorar seu programa bem como elaborar as prescrição de acordo com seu nível de condicionamento.

      Reply
  100. 333

    Gustavo Fernandes (Rio de Janeiro)

    Olá, João
    Gostaria que você falasse sobre treinamento para um praticante de jiu-jitsu.
    Abraços.

    Reply
    1. 333.1

      Anderson

      Bom dia João Moura,

      Gostaria de tirar uma duvida, para qual situação de treinamento é mais adequado usar bi series, tri series e super series? e se é adequado usar esses métodos de treinamento?
      Muita gente diz que é eficaz e muita gente não concorda. Você poderia tirar esta duvida?

      Grato,

      Reply
      1. 333.1.1

        João Moura

        Os métodos citados são adequados para treinamentos específicos na busca de resultados particulares.. tens que saber aplicar para as necessidades corretas.

        abraço

        Reply
  101. 332

    Renato

    Olá, sou estudante de Ed. Física e gostaria de saber a forma correta de executar o stiff. Treinando em academia, antes de estudar, todos os instrutores me ensinaram que devemos realizar o exercício com a coluna reta, e agora estou fazendo estágio, me ensinaram que é melhor flexionar a coluna, pois além de trabalhar mais a extensão da perna, acabamos trabalhando músculos da coluna ou lombar, não lembro direito… Gostaria que tirassem essa minha dúvida! Obrigado e parabéns pelo site, estou aprendendo muito…

    Reply
    1. 332.1

      Jefferson Sousa

      Boa tarde Renato,

      Em breve, na série análise de exercícios nós abordaremos os exercícios de membros inferiores, entre eles o Stiff. Como forma de segurança no exercício o indicado é manter a coluna ereta, buscando manter suas curvaturas fisiológicas normais. Algumas pessoas que não tem a lombar bem treinada acabam fadigando anteriormente esta musculatura do que a musculatura alvo (posterior de coxa), isso demonstra a necessidade da periodização e do fortalecimento prévio desta musculatura (eretores da espinha e quadrado lombar) para então iniciar a execução do Stiff. Abraço

      Reply
  102. 331

    LUIZ MARIO MORAES BISPO

    João, tudo bem? Ainda não vi vídeos seus falando de suplementação. Queria que você fizesse um abordando as fontes de suplementação com proteína. Albumina, whey, bife proteina, proteinas time-release, etc
    Abraço

    Reply
    1. 331.1

      João Moura

      Iremos encaixar informações desta temática com a prof. Msc Ana Hopf, que em breve irá começar a postar informações a esse respeito. Abraço Luiz e obrigado pela sugestão

      Reply
  103. 330

    ADRIANA

    Olá! passei em um concurso publico e o taf exige barra fixa pronada por 8 segundos. Deixei para treinar depois da prova, faz duas semanas que treino, coloquei uma barra na parede da minha casa, coloco a cadeira e tento ficar com a barra abaixo do queixo e da largura dos ombros tirando os pés da cadeira, mas, não consigo caio no chão. Começei a fazer musculação p aumentar a resistencia, mas daqui a 3 semanas é o teste e estou desesperada por não estar conseguindo. o que faço para conseguir o mais rapido possivel? A corrida de 1.900m em 12min., e os 28 abdominais em 1min. ,ja estou conseguindo. OBRIGADA!Aguardo resposta PROFº JOÃO

    Reply
  104. 329

    Adriano Marcon

    Bom dia!!
    Gostaria de saber, e pedir uma dica, estive em um médico e ocorreu que estou com um desgaste na patela do joelho direito. Quero saber se você pode me ajudar em quais tipos de exercícios posso fazer, e também o grau de movimento quanto a flexão dos joelhos.
    Aguardo retorno, e parabéns pelo trabalho que você está fazendo, muito bom!
    Atenciosamente
    Adriano Marcon

    Reply
    1. 329.1

      Jefferson Sousa

      Boa noite Adriano,

      O aconselhável é você procurar um profissional de Educação Física ou da Fisioterapia, dependendo de seu objetivo, que possa analisar pessoalmente o seu caso e o exame para saber quais exercícios você terá a possibilidade de realizar bem como os graus e amplitudes de movimento nestes exercícios. Não temos como lhe afirmar algo sem sabermos das tuas reais condições. Forte Abraço

      Reply
  105. 328

    bruno lima lins

    boa noite joão, queria saber se tem uma frequencia ideal para aerobio em jejum sem perda de massa magra, focando só perder a gordura, obrigado!!

    Reply
    1. 328.1

      João Moura

      Nestas condições que colocaste Bruno o melhor é trabalhar em zona lipolítica. Veja o vídeo.

      http://www.treinoemfoco.com.br/qualificando-seu-treino/zona-lipolitica-treino-aerobio-com-maior-consumo-de-gordura/

      Reply
  106. 327

    joao

    tenho uma rotura no tendão do biceps (cabeça longa ) posso treinar e ter um resultado satisfatorio sem cirurgia

    Reply
    1. 327.1

      João Moura

      Não João, devido a ruptura de tendão parte do bíceps braquial não conseguirá tracionar a carga. Abraço

      Reply
      1. 327.1.1

        Prof. Thiago Lopez de Castro

        Sou Prof. de Educação Física e a algum tempo acompanho teu trabalho João, e de tua equipe. Mesmo tendo passado na bancada acadêmica, sempre é preciso reler, atualizar-se e querer aprender mais. Em procuras de livros na internet e procura de sites especializados, muito se decepciona quem vê o que é postado e, por felicidade encontrei teu site que é de muita qualidade, didático e representa o espírito que um dia se viu no Profissional de Educação Física, comunicativo e prestativo.
        Neste caso, prestativo no sentido de apresentar aos praticantes e sejamos humildes, a nós profissionais, relembrar, se motivar mostrando como podemos ser úteis demonstrando nosso conhecimento, e mostrando que sim, temos embasamento teórico.
        Por fim, parabenizo a ti e a equipe, digo que orgulha aos colegas e deixo um pedido, para fazer uma série sobre musculação no treino de futebol, o que tu acha à partir da Categoria Juvenil (sub 17), Juniores (Sub 20) e profissional, em fim, sabendo da dificuldade dos clubes do interior, cujo já trabalhei.
        Grande abraço.

        Reply
        1. 327.1.1.1

          João Moura

          Olá Thiago, obrigado pelas palavras e já estamos pensando em como estabelecer uma semana temática do TEF sobre treinamento no futebol. Neste semestre ainda faremos isso. Abraço e obrigado pela sugestão.

          Reply
      2. 327.1.2

        Caio

        Olá João Moura. Tenho uma dúvida que me incomoda a certo tempo. Tenho uma diferença considerável de volume nos peitorais como um todo. Enquanto o esquerdo é super bem desenvolvido e desenhado, o direito peca nesse sentido. É como se o esquerdo estivesse alguns centímetros a mais para fora se comparado com o direito. Já aboli a certo tempo o supinos com barras e tenho trabalhado com halteres e máquinas articuladas… gostaria de orientação para tentar minimizar esse problema que me incomoda bastante.

        Reply
        1. 327.1.2.1

          João Moura

          Olá Caio, tu já vistes essa postagem nossa? Acredito que te ajudará, e iremos fazer uma semana temática sobre esse assunto, aguarde.

          abraço

          http://www.treinoemfoco.com.br/treino-em-foco-responde/assimetria-de-peitoral-como-corrigir/

          Reply
  107. 326

    Leonardo Laboissiere

    João, pesquisei em alguns estudos até com EMG, sobre o trabalho hipertrófico do trabalho com peso corporal comparado a um com sobrecarga. Por ex : Puxada na barra fixa e puxada no “pulley “alto, os 2 exercícios trabalham uma grande quantidade de músculos nas costas , entendo que a ativação neural seja diferente; Mas gostaria de saber sua opinião em relação aos exercícios como barra fixa, paralelas e etc…São indicados mas para trabalho de força do que hipertrofia ?? ou isso é um mito, é apenas a curto e médio prazo ??…As pessoas que Treinam em praças e parques, com esse tipo de aparelhagem, pra focar na hipertrofia, deveria fazer exatamente oq ? Obrigado

    Reply
    1. 326.1

      Jefferson Sousa

      Boa noite Leonardo,

      Já fizemos um vídeo respondendo aos teus questionamentos, segue o link abaixo. Da uma conferida e verifique se suas dúvidas foram sanadas.
      https://www.youtube.com/watch?v=PefFiWFmB-E

      Abraço

      Reply
  108. 325

    Zancan

    Olá João,

    Minha dúvida é como conciliar um treino para hipertrofia de pernas com um treino de corrida.

    Tenho uma aluna onde o treino é parcelado da seguinte forma: a) anterior de coxa; b)costas e bíceps; c) posterior de coxa e glúteos; d) peito tríceps.

    O objetivo principal é hipertrofia de pernas, ao mesmo tempo que ela não quer parar com a corrida (30 minutos à 10 km/h). Onde eu encaixaria a corrida neste programa de treinos? Tu sugeriria outro tipo de parcelamento?

    À saber: ela tem 33 anos de idade, treina à 5 anos e cumpre muito bem o programa.

    Obrigado e parabéns por oportunizar tanto material de qualidade para nós professores.

    Abraço,

    Felipe Zancan

    Reply
    1. 325.1

      Ricardo de Amorim

      O ideal é separar o treino do TRP e da corrida. Tente conciliar os treinos de MMSS e MMII para ter espaço para encaixar os treinos de corrida.

      Reply
  109. 324

    francielli ferreira

    Boa tarde prof: joao, tenho uma equipe de voleibol amadora e quando disputamos algum torneio de um dia inteiro ou mais jogamos muito bem na parte da manha e na parte da tarde caimos muito de rendimento, gostaria de saber se tem algum tipo de treinamento para esse desgaste ou teria como soluçao uma alimentaçao mais balanceada..agradeços desde ja e parabens pelo canal Treino em foco!! Francielli

    Reply
    1. 324.1

      Jefferson Sousa

      Boa tarde Francielli,
      Existem diversos fatores que podem influenciar, entre eles o desgaste, uma má alimentação, hábitos diários (fora das competições). Os treinamentos realizados com a equipe são normalmente em quais horários? Os períodos de trabalho dos membros da equipe são quais? Todos tem uma alimentação adequada?

      A recuperação é fator fundamental, principalmente quando se disputam muitos jogos no mesmo dia e a alimentação aliada ao descanso é primordial para isto. O ideal seria a verificação destes detalhes de hábitos, etc, descanso prévio aos torneios bem como entre os jogos além da alimentação.

      Abraço

      Reply
  110. 323

    MICHEL COSTA FORTUNATO

    OLA JOAO MOURA.BOA TARDE.SOU MAGRO E GOSTARIA DE FICAR BEM DEFINIDO.SERA Q VC CONSEGUE MONTAR ‘AQUELA FICHA” P MIM?QUERO FICAR RASGADO.TENHO 33 ANOS E SOFRO DE BULLING POR PARTE DE MEUS AMIGOS POR SER MTO MAGO.ME AJUDE POR FAVOR.

    Reply
    1. 323.1

      João Moura

      Michel, infelizmente não temos tempo suficiente para podermos elaborar um treinamento adequado aos nossos seguidores pois isso exige muitas informações do praticante e um tempo nosso, que no momento não temos.
      Procure uma boa academia que certamente terá um ótimo profissional de EF para te atender. Abração

      Reply
      1. 323.1.1

        Kevin Araujo

        Boa noite professor, minha namorada faz trabalhos de musculação quatro vezes semanais e aeróbicos duas vezes semanais, junto com treinamentos intervalados e também dança em dias opostos. Ela pesa 66kl, e tem um otimo corpo, porém com 1,63cm ela era gordinha então tem muita dificuldade de chegar aos 62, talves seja tão complicado assim por causa dos treinos de hipertrofia ? ganho de massa magra ? obs. suplementa com, proteina, albumina, oleo de cártamo, BCAA, e cafeina, já tem 1 ano e meio de treino.
        Agradeço desde já!

        Reply
        1. 323.1.1.1

          Jefferson Sousa

          Boa tarde Kevin,

          Isso pode ser um fator, para afirmar isto, apenas com uma avaliação morfológica sabendo da sua composição corporal, preferencialmente a cada período de tempo. Ela deve definir qual o objetivo, se é chegar aos 62kg ou ganhar mais massa muscular, e a partir daí buscar orientação nutricional para a dieta focada no objetivo dela, bem como a orientação do Profissional de Educação Física para isto.

          Dependendo da ingesta calórica diária da sua namorada, bem como da intensidade dos treinos a estagnação aos 66kg pode ser sim pelo ganho de massa magra, como também pode ser por acúmulo de adipócitos, como já mencionei, o ideal é fazer uma avaliação da composição corporal dela. Forte Abraço

          Reply
          1. 323.1.1.1.1

            Kevin Araujo

            Obrigado por responder, ela conseguiu chegar aos 64, porém o peso dela muda muito, 64,65,66 não entendo, acredito que não seja acumulo de gordura, até porque ela não come nada que engordaria tão rápido.

      2. 323.1.2

        davi

        Tenho o corpo legal, magro definido, porem tenho algumas assimetrias, no peitoral e nos obliquos, como fazer pra corrigir? Obrigado!

        Reply
        1. 323.1.2.1

          João Moura

          Vou gravar uma semana temática sobre isso Davi, as respostas a tua pergunta estarão no vídeo. quanto a assimetria de peitoral veja esse vídeo. Abraço

          http://www.treinoemfoco.com.br/treino-em-foco-responde/assimetria-de-peitoral-como-corrigir/

          Reply
  111. 322

    Kelvin Martins

    E aê João, beleza?

    Eu venho acompanhando seus videos há um tempo já, e esperava que logo apareceria um que tratasse do meu problema, já que é bem comum, mas acho que ninguém ainda fez esse pedido.
    Então eu gostaria que você me indicasse quais os exercícios, ou se puder, faça um vídeo mostrando como corrigir escápulas aladas.
    Tenho um corpo bonito, mas esse problema estraga com o visual das costas.

    Ficaria muito agradecido!

    Reply
    1. 322.1

      João Moura

      O exercício do link seria um bom exercício Kelvin, Também todos os exercícios que trabalhem o músculo trapézio e romboides.

      http://www.treinoemfoco.com.br/analise-de-exercicio/crucifixo-invertido-em-pe/

      Reply
  112. 321

    Mateus Céo

    Professor, pode ser realizado um trabalho de flexibilidade de um grupo muscular após o treino?
    O que já observei é que algumas pessoas alongam depois da musculação, mas que muitas vezes o ‘prático’ força no alongamento, que nesse caso passa a ser flexibilidade. Isso de alguma forma aumenta o risco de lesão?
    Ótimas aulas e dicas. Parabéns.

    Reply
    1. 321.1

      Jefferson Sousa

      Boa tarde Mateus,
      O indicado para os treinos de Flexionamento são sessões separadas, como já colocamos nesta postagem
      http://www.treinoemfoco.com.br/fisiologia-do-treino/flexibilidade-alongamento-x-flexionamento/

      Existe sim a importância em ALONGAR após o treinamento
      http://www.treinoemfoco.com.br/treino-em-foco-responde/alongar-ou-nao-alongar-antes-do-treino/
      http://www.treinoemfoco.com.br/saude-em-acao/saude-em-acao-o-sem-nocao-nao-alonga-no-final-do-treino/

      Com as microlesões causadas no treinamento, principalmente em alta intensidade, aumenta-se o risco de lesão muscular em um trabalho de flexionamento, por isso a indicação em realizar sessões distintas de treino de força e flexibilidade.

      Reply
  113. 320

    wellington

    professor joão tudo bem gostaria de uma ajuda no parcelamento de treinos..exemplo: tabela A B – método hipertrofia.1:20 de treino variando as series de 5 a 3 com repetições de 8 a 12 com intervalo de 45 á 1 min.
    1° dia da semana treino membros superior na 2° semana faço atividade aeróbica jump,abs,gluteo e faço uma alimentação de frutas ou um pão integral com peito de peru ou ate mesmo batata doce… e 20 minutos depois faço o treino de perna, 3ª semana faço treino A (braço), 4ª Jump,abs,gluteo e uma refeição 20min depois treino B (perna).5ª braço e 6ª spinning. como dividiria meu treino juntamente com as aulas aeróbicas sendo elas na segunda-feira e na quarta-feira

    Reply
  114. 319

    Luiz Felipe

    Olá, tenho 21 anos, estou malhando há mais ou menos 2 meses, porém algo vem me preocupando, possuo Prolapso da Válvula Mitral. Ando preocupado se malhar ou praticar algum exercício na academia possa me prejudicar. Existe algum risco ? Alguma restrição para pessoas que possuem esta anomalia ?
    Outra dúvida, é se pessoas que possuem tal disfunção, estão restringidos de usar suplementos alimentar, bem como termogênicos em geral.

    Obrigado !

    Reply
    1. 319.1

      Jefferson Sousa

      Luiz, segue abaixo o link de um artigo científico sobre a sua patologia e o exercício físico.

      http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1517-86921998000400003

      O ideal é a busca por um especialista médico para poder avaliar sua situação e saber se você se encaixa entre os portadores de PVM que tem ou que não tem risco de desenvolver complicações. Forte Abraço

      Reply
  115. 318

    priscila

    ola vc ainda esta respondendo as perguntas?

    Reply
    1. 318.1

      João Moura

      Sim Priscila, entretanto são perguntas demais, não consigo responder todas. Respondo aquelas que não preciso pesquisar para responder, ou seja, aquelas que são mais focadas na minha área de atuação ou mais simplórias.

      Abraço

      Reply
    2. 318.2

      Marcos Paulo

      Professor João, assisti seu vídeo sobre o voador invertido, destinado a pessoas com problemas no ombro, escapula alada e derivados. Porém, tenho apenas a escapula direta alada e o ombro caído. Gostaria de saber, se existe algum exercício específico para tentar corrigir este problema. Obrigado.

      Reply
      1. 318.2.1

        João Moura

        Marcos, podes usar o voador invertido como complemento do treinamento sendo feito somente do lado direito da escápula alada. Semana que vem e a outra iremos fazer uma postagem sobre assimetrias musculares que irá complementar esse tema. Assista estas postagens irão te ajudar.

        abraço

        Reply
    3. 318.3

      paula ingrid

      Oi! Eu queria saber como faço para ganhar massa rápido, é que eu sou bem magrinha e demoro a engordar.. Gostaria de saber qual suplemento devo tomar e a dieta o que devo fazer?

      Reply
      1. 318.3.1

        João Moura

        Muito treino adequado, alimentação adequada e disciplinada e tempo ao tempo Paula, só assim terás resultados positivos.

        Reply
    4. 318.4

      paula ingrid

      Oi fiz uma cesária a pouco tempo 3 (meses).
      sou magra demais, queria ganhar massa… Peso 50 kg e 1,63 de altura , gostaria de saber como faço uma dieta pra engordar rápido e qual suplemento tomar.. Obg desde já!

      Reply
      1. 318.4.1

        Jefferson Sousa

        Boa tarde Paula,

        Estas questões fogem à atuação do profissional de Educação Física, para isto você deve procurar a orientação de um profissional da área de Nutrição, para que ele possa fazer uma avaliação da sua atual condição alimentar, calcular suas necessidades metabólicas e então traçar junto a você um novo plano alimentar diante das tuas necessidades e objetivos. A alimentação correta e regrada poderá te dar um resultado bastante satisfatório, não comece a jornada já pensando em suplementos.

        Abraço

        Reply
  116. 317

    Tiago Pereira Gomes

    professor joão, sou praticante de musculação há um ano, mas tenho uma duvida. Tenho que passar pelo treino de aumento de foça muscular e pelo treino de aumento de resistência muscular também. Pois somente pratico o treino de hipertrofia. Essses treinos é realmente necessário para o meu desenvolvimento de ganho de massa muscular?

    Reply
    1. 317.1

      João Moura

      Não necessariamente Tiago, mas podes usar esses treinos como uma forma de quebra de barreira do rendimento, buscando treinos diferenciados para voltar a quebrar a homeostasia. Todavia, use por um período curto de tempo, pois a base do teu treinamento é o específico para o desenvolvimento muscular.

      abraço.

      Reply
    2. 317.2

      Rhaí

      Depende da periodização do seu treino, mas muitos estudos tem demonstrado, que a periodização não linear (embora os estudos sejam de 4 a 6 semanas de treinos) tem sido um bom treino para ganho de força máxima e ganho de massa muscular!

      Reply
  117. 316

    Adilson

    Assisti bastantes videos do site,por sinal a série sobre o TAF me ajudou muito, mas tenho pesquisado bastante sobre treinos em toda a internet sobre perda de peso e definição muscular e encontrei o Freeletics. Vi bastantes resultados nas pessoas que fizeram, eu queria saber se seria possível vocês realizarem uma série falando deste tipo atividade física, e passando pelos treinos e dentro deles os exercícios?

    Reply
    1. 316.1

      João Moura

      Adilson, passa o link de um vídeo do Freeletics, para eu poder estudar a metodologia.

      abraço.

      Reply
      1. 316.1.1

        Adilson

        Posso deixar o link do site do Brasil e alguns videos que mostram os resultados obtidos.

        http://www.freeletics.com.br/ – Site

        https://www.youtube.com/watch?v=vGnAQqlrKoE – Pessoa que fez e teve resultado

        No próprio site tem uma parte dedicada a pessoas que fizeram videos para mostrar o resultado.

        Reply
        1. 316.1.1.1

          Ricardo de Amorim

          Obrigado

          Reply
  118. 315

    Marlon

    Olá Prof. Dr. João.

    Após ver a série sobre os 4 tipos de treino (hipertrofia, resistência, força e potência), eu fiquei com uma dúvida cruel na cabeça. Sabemos que cada tipo de treino é específico com base no objetivo do praticante. Hipertrofia para fisiculturismo. Força para competições de levantamento de peso, etc. No meu caso, vou entrar na Marinha como soldado fuzileiro naval, considerando todas as atividades feitas na rotina de um fuzileiro naval, qual, dos 4 tipos de treino, seria melhor para meu objetivo?

    Reply
    1. 315.1

      João Moura

      Como ex militar que sou Marlon e conhecendo um pouco as atividades das corporações militares sugiro que desenvolva força e também potência muscular, pois muitas atividades exigirão força (também força relativa) e em outras capacidade de potência muscular. Assim, minha sugestão é treinamento para estas duas valências físicas.

      Bons treinos.

      Reply
  119. 314

    priscila

    Bom João!!!uma vez te perguntei se eu podia fazer academia com minha escoliose,e vc disse sim.Então….eu tenho uma escoliose em s bem avancada uns(35graus)mais como faço pilates e natação a anos,minha coluna nao doi,sou magra e tenho 50kilos,nem pareço ter escoliose.Entao ja to na academia um mes e alguns dias sendo que tava com uma serie fraca de iniciante e hj ela trocou,e como faço academia so 3 dias na semana ela nao intercalou.vou te passar minha serie e queria saber sua opiniao,pq quero ganhar massa,mais nao quero prejudicar a coluna.

    1-para aquecer faço 15minutos de transport

    2-cad.extensora-3×8(2t)+8completas
    3-leg press 45-3×8+10(2t)
    4-Cad.adutora-3 de 15segundos segurando+15completas
    5-Cad.Abdutora-a msma coisa
    6-Mesa flexora-3×15
    7-flexao de joelhos(can)3×15
    8-4apoios 90graus(can)3×15
    9-4apoios 180graus(can)(step)3×15
    10-puxada supinada-3×15
    11-desenv.maquina-3×15
    12-Voador-3×15
    13-Corda-3×15
    14-abdominal supra e obliquo(solo)-3×25.

    O que acha?Desde ja Grata e aguardando a resposta!!!

    Reply
  120. 313

    maikon machado

    ola gostei muito dos teus videos…. Parabéns pelo trabalho.
    Meu joelhos fazem barulho ao se mexer mesmo sentado e cada vez que fico de croque e levanto faz um barulho alto……. estou com medo que pode ser Condromalacia patelar>
    ja malha ha um bom tempo.
    Queria saber qual os cuidado para nao agravar e quais exercício de musculação corretos para fortalecer a patela sem deixar de hipertrofiar?
    desde ja agradeço a atenção.

    Reply
    1. 313.1

      Ricardo de Amorim

      Exercícios que ativem o músculo vasto medial. Procure um médico para avaliar melhor sua situação.

      Reply
  121. 312

    Lucas Tiago Soares dos Santos

    Boa Tarde Professor João tudo bom?
    Acompanho o treino em foco a algum tempo e gostaria de saber a sua opnião sobre exercícios resistidos para crianças, se possível nos ajude a entender quais seriam os melhores exercícios!
    Obrigado

    Reply
    1. 312.1

      Jefferson Sousa

      Boa noite Lucas,

      Gravamos um vídeo sobre treino de hipertrofia para adolescentes, onde são feitos alguns comentários sobre esta temática.

      http://www.treinoemfoco.com.br/fisiologia-do-treino/treinamento-de-hipertrofia-para-adolescentes/

      Reply
  122. 311

    Leonel Freitas

    Olá joão , tudo bem ? eu conheçi seu canal pelo you tube por um acaso gostei muito e estou vendo desde o primeiro irei continuar acompanhando achei muito bacana seu trabalho !!! Agora vou fazer minha pergunta que e sobre a ginecomastia , eu queria saber se existe algum remedio que eu poderia tomar ? obg mestre se puder fazer um video para me responder ficarei muito feliz vlw ‘

    Reply
    1. 311.1

      João Moura

      Olá Leonel,

      vou te ser bem sincero… não sei. Não li nada a esse respeito, mas nas minhas pesquisas e estudos se encontrar algo eu realizo um vídeo e posto no treino emFoco pois acredito que outros seguidores também se interessarão pelo tema.

      abraço.

      Reply
  123. 310

    matheus

    Olá,
    primeiramente elogio o trabalho de vocês desde já. Queria por favor que vocês fizessem uma análise de exercício sobre a diferença entre o supino reto e o supino reto articulado…
    obrigado

    Reply
  124. 309

    Clarice

    Boa tarde,
    Adorei o site, gostaria de sugerir um 365 dias em foco especifico para mulheres no âmbito de perda de gordura e ganho de massa magra, seria maravilhoso!!!

    Reply
    1. 309.1

      João Moura

      Temos que conseguir “uma cobaia” por aqui em Blumenau que topasse e fosse focada no trabalho. Se encontrarmos quem sabe…

      Abraço Clarice.

      Reply
  125. 308

    Edilson

    Ola, gosto muito do seu trabalho principalmente o “Treinamento para TAF” gostaria de saber se vcs farão um para a corrida de 12 minutos (2400m).
    Muito obrigado

    Reply
    1. 308.1

      João Moura

      Faremos associado a série sobre treinamento aeróbio… continuará agora em fevereiro de 2014. Abraço.

      Reply
  126. 307

    Bárbara Malacarne

    Olá professor, você poderia falar um pouco sobre exercício aeróbico em jejum?

    Reply
    1. 307.1

      Ricardo de Amorim

      As respostas você poderá encontrar neste link Bárbara: http://www.youtube.com/watch?v=uLOHhF8Mp70

      Reply
  127. 306

    rick

    Bom, João. Eu faço academia a mais de uma ano e não vi muitos resultados até hoje. O meu objetivo é a hipertrofia. Eu vi alguns vídeos seus de como fazer os exercícios e irei fazê-los como você explicou, só que quanto a alimentação estou completamente perdido, então, o que eu gostaria que você explicasse é como deveria ser a dieta contando que eu quero perder gordura e ganhar massa magra, se eu fazendo uma dieta que aumente a massa magra automaticamente ja me faz perder gordura, como ela dever ser antes e depois da sessão la na academia,etc. Gostaria que você me explicasse mais esse assunto quanto a alimentação pois conheço muito pouco.

    Reply
    1. 306.1

      Ricardo de Amorim

      Ola rick, o Treino em FOCO no momento não prescreve dietas ou sumplementação pois isso, cabe ao nutricionista. Procure um nutricionista, se possível, que tenha trabalhado ou tenha envolvimento no âmbito esportivo.

      Reply
  128. 305

    Marlene Pires

    Olá professor,

    Meu foco é emagrecimento, está correto eu alternar 05 minutos de esteira a cada dois exercícios (parte superior/parte inferior) feito? Queima mais gordura?

    Tem algum vídeo sobre quando devo trocar de treino e sobre aumento de cargas????

    Reply
    1. 305.1

      Ricardo de Amorim

      Olá Marlene, através de exercícios aeróbicos, o ideal é você trabalhar em uma zona alvo de 40 à 60% de sua frequência cardíaca máxima. Nesta zona de treinamento você estará promovendo a eliminação de gordura.

      Reply
  129. 304

    ROBERTO GONÇALVES

    Ola professor gostaria de saber sobre os efeitos da creatina e como devo toma-la.
    abraço

    Reply
    1. 304.1

      Ricardo de Amorim

      Olá Roberto. O Treino em FOCO no momento não faz prescrição de suplementação, cabe a um nutricionista esse papel. Recomendamos que você procure um para que ele possa lhe orientar corretamente.

      Reply
  130. 303

    GILGARDIO INACIO

    OLÁ PROF. JOÃO. GOSSTARIA DE SABER QUAL O PROTOCOLO PARA OBTER OS RESULTADOS DE UMA AVALIAÇÃO FÍSICA. UM PROTOCOLO ONDE COLOCO OS DADOS DO AVALIADO E OBTENHO O PERCENTUAL DE GORDURA, MASSA MAGRA, MASSA GORDA ETC. SE POSSÍVEL DEIXAR O LINK. DESDE JA AGRADEÇO PELOS VIDEOS E AS SERIES.

    Reply
    1. 303.1

      João Moura

      Olá Gilgardio,

      Existem várias equações para %G e massa muscular. O mais correto é verificar qual a mais adequada para você ou para a pessoa a qual irá aplicar as equações, assim terás uma precisão maior nas estimativas das equações. Estas equações estão disponíveis em livros (tenho um livro relacionado a isso) no mercado e tu podes realizar a mão ou em planilha os cálculos e também softwares que fazem estes cálculos.

      Abraço.

      Reply
    2. 303.2

      João Moura

      Olá Gilgardio,

      Existem várias equações para %G e massa muscular. O mais correto é verificar qual a mais adequada para você ou para a pessoa a qual irá aplicar as equações, assim terás uma precisão maior nas estimativas das equações. Estas equações estão disponíveis em livros (tenho um livro relacionado a isso) no mercado e tu podes realizar a mão ou em planilha os cálculos e também softwares que fazem estes cálculos.

      Abraço.

      Reply
  131. 302

    Cristiane

    Olá… Assisti aos vídeos sobre alongamento e flexionamento.
    Estou fazendo exercícios para hipertrofia três vezes na semana, exercícios de flexionamento nos dias de intervalo retardariam ou impediriam a hipertrofia?
    Grata

    Reply
    1. 302.1

      João Moura

      Não vejo fundamentação fisiológica para afirmar que flexionamento interferiria no aumento da massa muscular. Até porque, existe uma corrente de fisiculturistas que usa o flexionamento no final do treino de hipertrofia buscando maximização da microlesão (dano) tecidual. Ou seja, tem características para ajudar.

      Abraço Cristiane.

      Reply
  132. 301

    Anderson cruz

    ola bom dia pessoa do treino em foco gostaria de saber como eu faço pra obter um progama como o de voces das suas video aulas de origem e inserçao dos musculo com imagem 3d ?se possivel passar o nome do programa pra min eu agradeço

    Reply
    1. 301.1

      João Moura

      Ele e gratuito e de uso online Anderson. Abaixo o link.

      abraço

      http://www.zygotebody.com/#nav=83.43,129.7,61.18

      Reply
  133. 300

    Priscila

    Ola João.Entao eu tenho uma escoliose de 35graus,faço pilates,mais estou querendo fazer academia,sei que nao posso fazer alguns exercicios,e o meu objetivo seria pega massa muscular para aumenta bumbum e coxas.queria sabe alguns exercicios que eu poderia fazer?Grata desde já

    Reply
    1. 300.1

      João Moura

      Priscila, fortalece primeiramente a musculatura do tronco para auxiliá-la posteriormente na execução dos exercícios de glúteo e coxas. O link abaixo poderá lhe ajudar. Grande abraço.

      http://www.treinoemfoco.com.br/treino-em-foco-responde/opcoes-de-exercicios-para-portadores-de-escoliose/

      Reply
  134. 299

    leno junior

    Boa Tarde prof., gostaria de saber sobre alimentação antes e/ou durante o TAF. Bom, no vídeo sobre o meio sugado você falou sobre a fadiga devido à extinção de fosfocreatina. Com isso, existe algo que eu possa estar tomando para evitar o que aconteceu com o jefferson? ou quais os melhores alimentos para ajudar como fonte de energia?

    Desde já agradeço.

    Reply
    1. 299.1

      João Moura

      A fadiga Leno é um processo fisiológico normal que acompanha o treinamento intenso. O que se pode fazer e condicionar-se cada vez melhor para suportar de forma mais adequada e com performance razoável a fadiga, isto é, buscar protelá-la torná-la mais tardia durante o esforço.

      Reply
  135. 298

    Gilberto Ferreira Dias

    Olá, gostaria de esclarecer uma dúvida em relação aos pontos de descanso. Se caso o indivíduo na fase concêntrica (flexão de cotovelo, crucifixo, etc) fazer um movimento atingindo o máximo do ângulo final do exercício e contrair o músculo com se estivesse esmagando ele, ainda assim é um ponto de descanso, é eficaz ou não esse tipo de execução do exercício?

    Reply
    1. 298.1

      João Moura

      Me parece Gilberto uma foram de compensar o ponto de descanso onde você gera uma contração voluntária maior mesmo não havendo necessidade disso para tracionar a quilagem movimentada. A eficiência disso depender de quanto intensa será a sua contração isométrica neste ponto, dependerá do grau de “amassamento” (usando o seu termo) que você produzirá. Abraço.

      Reply
  136. 297

    cleiton

    Olá galera,

    Fiquei um ano parada sem academia. Estou voltando nesta semana e na minha avaliação física falei para o professor que tenho um manguito rotador fraco e que em alguns exercícios com rotações grandes o meu ombro pode estalar … até ai tudo bem .Ele criou minha serie e deu pouco importâncias para o meu manguito rotador.

    No canal do treino em foco eu vi os exercícios de fortalecimento de manguito rotador…

    Minha dúvida:
    Depois de quanto tempo em média, fazendo esses exercícios estarei preparado para malhar normalmente ?

    Reply
    1. 297.1

      João Moura

      Cleiton, não existe uma regra fixa para isso pois cada organismo responde de uma forma diferente e com uma velocidade de recuperação peculiar. Mas de forma geral diria que em torno de 2 a 3 meses já haverá, no mínimo, uma adaptação razoável da musculatura de manguito rotador.
      Abraço.

      Reply
  137. 296

    maycon

    oi Professor João Moura, vi seus videos no youtube e achei excelente. parabéns, suas explicações são bem didáticas.
    vc poderia me tirar uma duvida?
    em um exercício de glicólise aeróbica(800m de corrida) a gente começa usando o sistema de fosfatagem, né.. mas no meio desses 800 m a gente passa a usar tambem o sistema de glicólise anaeróbica para depois usar de fato o sistema aeróbico?
    ou a depois do atp-cp a gente já passa a usar o sistema aeróbico?

    vlw desde já!
    espero q minha pergunta não esteja tão confusa.

    Reply
    1. 296.1

      Jefferson Sousa

      Olá Maycon,

      Exatamente, iniciamos no sistema de fosfocreatina (ATPcp) e passamos para o sistema de glicose anaeróbica para então passar para o sistema de glicose aeróbica. Neste vídeo o Professor João Moura explicou sobre os sistemas energéticos na musculação, que podem ser transferidos à sua pergunta na questão do tempo de atividade.

      http://www.treinoemfoco.com.br/fisiologia-do-treino/fontes-de-energia-para-a-musculacao/

      Abraço

      Reply
  138. 295

    Allan

    professor, no finalzinho de um exercício aeróbico aqueles bem intenso, onde nós
    forçamos ao máximo, o nosso corpo chega a usar o sistema de glicólise anaeróbica?
    digo, pq sinto fadiga muscular em uma pedalada de 2 horas(respiração aeróbica) sendo q a fadiga é consequência do acido latico e o mesmo só aparece em exercícios com sistema de glicólise anaeróbica?

    Reply
    1. 295.1

      João Moura

      Sim Allan, no final de uma atividade aeróbia se você fizer um sprint final e forçar a intensidade no final é bem provável que parte da energia requerida para esse esforço acabe vindo de fontes de glicose anaeróbia e consequentemente formando lactato.

      Reply
  139. 294

    Luiz Sérgio da Silva Filho

    Olá! Primeiramente, parabéns pelo trabalho, o conteúdo técnico é excepcional e as explicações detalhadas são muito boras! Dúvida: o “rei” dos exercícios, o mais “básico” em um programa de treinamento e ao mesmo tempo o mais avançado de todos, Agachamento. Análise dele seria ótima. Com explicação sobre a questão do ângulo de 90º, que não entendo porque ainda é tão contestada por muitos educadores físicos… Parabéns pelo site!

    Reply
    1. 294.1

      Ricardo de Amorim

      Em breve faremos uma análise do exercício Luiz, um abraço!

      Reply
  140. 293

    Marcus Dalmo

    Gostaria que fosse falado sobre treinamento de musculação para corredores de rua.

    Reply
    1. 293.1

      João Moura

      Já estamos abordando algumas questões sobre corrida de rua na terças-feiras Marcus, iremos abordar o treinamento de força-resistência futuramente. Abraço.

      Reply
  141. 292

    Daiane Almeida

    Olá, boa tarde!

    Gostaria de saber quais contra-indicações existem para a prática do jump. E estou com escoliose, quero saber se posso praticar esta aula? Assisti aos vídeos que falam sobre tal patologia, mas não achei nenhuma informação a respeito. Quais patologias são contra-indicadas para a prática do Jump?

    Grata desde já!

    Reply
    1. 292.1

      Jefferson Sousa

      Olá Daiane,

      COm relação à escoliose não existe contra-indicação para a prática do Jump, pois não são implantadas cargas longitudinais (de cima para baixo) na coluna vertebral. Pelo exercício ser realizado em cama elástica através dos membros inferiores (pernas) a contra indicação é para pessoas que apresentem patologias nas articulações de tornozelo, joelho e quadril, frouxidão ligamentar, ruptura de menisco, lesões nos ligamentos e labirintite.

      Reply
  142. 291

    erik

    gostaria de saber quais os exercício que podem me ajudar para fazer a barra fixa,aguardo sua resposta.
    estou precisando fazer barra fixa mais quando faço uma já perco as forças, o que devo fazer para ter mais força.

    Reply
  143. 290

    ERNANE MARTINS

    gostaria de saber qual a melhor forma de aprender executa para fixa tou me preparando para TAF da policia miliatar!

    Reply
  144. 289

    Tarcísio

    Ola João e Jefferson. Gostaria muito que algum de vcs me tirasse essa duvida?! Já vi em algumas postagens no treino em foco onde vcs falam que tem escoliose por menor que ela seja não é muito indicado exercicios que envolvam cargas longitudinais na coluna vertebral. Pois bem, alguns amigos de profissão descordam desses cuidados e indicam os alunos fazerem os exercicios com carga leve (barra nas costas) e tambem o exercicio STIFF. Gostaria que vcs me ajudassem a tirar essa duvida pois devo ou não utilizar por menor q seja cargas verticais ou posso tambem utilizar o exercicio STIFF para esse tipo de patologia? Obrigado e recomendo esse canal para muita gente, e desejo sucesso pra vcs!!

    Reply
    1. 289.1

      Jefferson Sousa

      Tarcísio,

      Sempre recomendamos cuidados principalmente aos portadores de desvios posturais e/ou patologias de modo geral pois cada caso é um caso, e como nossas orientações são dadas em exemplos amplos e gerais, preferimos amenizar as possíveis “falhas”, como por exemplo indicando que com desvios posturais leves pode-se executar exercícios com cargas longitudinais sobre a coluna vertebral sem problemas. Pois isto pode-se tornar “verdade” para todos, sendo que não é, inclusive no meu caso em que descobrimos o desvio leve, mas continuei agachando com 70kg, utilizando altas quilagens para fazer encolhimento de ombros e não mantive regrado no treinamento para fortalecimento lombar e dos eretores da espinha, resultado: aparentemente minha escoliose aumentou.

      Como já mencionei, cada caso é um caso, e tomadas todas precauções e metodologias para fortalecimento de musculaturas estabilizadoras pode-se sim iniciar gradativamente a aplicação de cargas sobre a coluna, porém, a pressão nos discos intervertebrais é 5x o peso adicionado, ou seja, é necessário cuidados tanto para pessoas sem patologias e ainda mais para pessoas com patologias. Se o desvio for de ordem muscular, o fortalecimento de determinadas musculaturas e alongamento de outras, pode vir a normalizar a curvatura da coluna retificando em seu eixo longitudinal, porém, há casos em que o ocorrido pode ser justamente o contrário. Por isso mantemos a orientação cautelosa de evitar cargas.

      Forte Abraço

      Reply
  145. 288

    Felipe

    Olá pessoal do treino em foco. Gostaria de tirar uma dúvida quanto ao treino para trapézio e deltóide posterior. Devo treinar essa musculatura em dias de ombro ou e dias de costas ?

    Obrigado!

    Reply
    1. 288.1

      Ricardo de Amorim

      Olá Felipe, sim está correto.

      Reply
  146. 287

    ines santos

    Ola boa noite, a minha pergunta e a seguinte, tive a ver o vídeo sobre porque suamos quando treinamos e fiquei muito esclarecida obrigada, mas contudo não percebo porque umas pessoas suam mais que outras? E devido a constituição da sua massa corporal? Ou da temperatura interna.. o que vai determinar isso?
    Obrigada!

    Reply
    1. 287.1

      Ricardo de Amorim

      Isso pode variar de pessoa para pessoa Ines Santos. Individualidade biológica.

      Reply
  147. 286

    rysdson

    bom dia, a minha dúvida é a seguinte: estou treinando para um teste de aptidão física,no bairro onde moro tem uma barra fixa para treinar, no entanto, ela é um pouco baixa, tanto que não tem como o corpo ficar totalmente estendido, contudo se flexiono os joelhos consigo fazer o exercício, posso continuar fazendo assim mesmo( com joelhos flexionados) ou devo procurar outra barra?
    obg.

    Reply
    1. 286.1

      Jefferson Sousa

      Bom dia Rysdson,
      Conforme sua explicação da situação, você consegue estender totalmente os cotovelos e a barra possibilita realizar a amplitude completa do movimento, treine nesta barra para ir aumentando o seu nível de força, próximo à competição, apenas como forma de preparação procure outra barra para realizar no mesmo protocolo do TAF, se o edital exige corpo totalmente verticalizado, e você treinou sempre com o joelho flexionado, pode acontecer de na hora da prova, por ter se acostumado nessa posição você acaba flexionando os joelhos e sendo eliminado.

      Influência de ganhos não tem, apenas por questões de protocolo. Abraço

      Reply
    2. 286.2

      PEDRO JUNIOR

      bom dia professor. Sou estudante de educação física e acompanho os seus vídeos nas variadas séries, tem me agregado bastante conhecimento, assim como aos meus amigos que cursam comigo. Gostaria que o senhor produzisse em vídeo algo sobre EFEITO PIEZOELÉTRICO E LEI DE WOLFF. Abraço !!

      Reply
      1. 286.2.1

        João Moura

        Olá Pedro, faremos no momento adequado, obrigado pela sugestão. Abraço.

        Reply
  148. 285

    Regis

    Olá, prof. João. Parabéns pelos vídeos e sucesso!!!
    Já fiz essa pergunta aqui, mas não obtive respostas hehehe…tenho certeza que foi devido ao intenso trabalho e a enxurrada de perguntas feitas aqui, mas gostaria de sua atenção :).

    Comecei a fazer exercícios em uma academia de bairro recém-inaugurada…empreendimento de uns professores de educação física da região. Já perdi 17 kilos de lá pra cá e estou muito feliz, mas anda tendo dúvidas quanto a qualidade dos exercícios que faço, pois não consigo aumentar o peso…ou seja, minha força, na realidade até parece que minha força está diminuindo.

    Segue minha rotina de exercícios.

    1º 20 minutos de aerobico -treino peito e pernas e bíceps-séries 15-15-12 – mais 20 minutos de aerobico
    2º 20 minutos de aerobico – treino costas e pernas e tríceps(outro agrupamento muscular) 15-15-12- mais 20 minutos de aerobico
    3º dia: 20 minutos de aerobico – treino ombro, antebraço e panturrilha 15-15-12- mais 20 minutos de aerobico. A última série é a que aumento o peso.
    Repete tudo caso for na academia mais dias na semana.

    Percebi que não estava mais emagrecendo e como comer menos seria terrível forcei mais o aerobico…voltei a emagrecer e quero perder mais 15 quilos. Aí outra dúvida todo mundo fala que não preciso perder mais esse tanto, mas aquele calculo de imc diz que devo ter no máximo 72 kilos…estou com 85. Devo confiar no IMC???

    Obrigado pela atenção e me responda por favor, tenha piedade desse gordinho que quer melhorar de vida.

    Reply
    1. 285.1

      Ricardo de Amorim

      É preciso mais informações à respeito do seu treinamento Regis. Qual se intervalo de descanso? Talvez a duração do seu aeróbio esteja um pouco longa, conversei com os profissionais que são responsáveis pelo seu treinamento, talvez trocar o aeróbio por um aquecimento específico seja a opção mais adequada. O cálculo do IMC não é “específico” por assim dizer, ele da uma estimativa geral. Existem outros protocolos de medidas avaliação para determinar a densidade corporal.

      Reply
  149. 284

    fernanda souza

    ola joão malho hipertrofia ha 6 meses e ja cheguei na minha meta não quero mais crescer mais não quero perder minha massa magra como faço para manter sem perda de massa magra e sem ganho do mesmo e sem ganho de massa gorda? me esclarece essa divida por favor joão sou sua fan obrigada espero sua resposta beijos…

    Reply
    1. 284.1

      Ricardo de Amorim

      A perda é inevitável mas pode-se reduzir um pouco a carga e manter seus treinos. Dieta e descanso também são outros fatores que irão influenciar no seu objetivo.

      Reply
  150. 283

    David Melo

    Boa noite João!
    Minha dúvida é quando a quantidade de exercícios durante uma sessão. Treino as 10h as 12h, e treino em uma sessão por ex. (Peito, tríceps e ombro. Sendo 3x entre 8 e 12 rep.) No meu caso este treino atrapalharia o meu rendimento em ganho de massa magra? e como melhor organizaria meu treino?

    Reply
    1. 283.1

      Ricardo de Amorim

      Olá David Melo. Pelo que pude entender você treina das 10h00 até as 12h00, certo? Sua sessão de treinamento está extremamente longa e isso pode interferir nos seus ganhos de massa magra. O Ideal é que o treino não passe de uma hora. Primeiro é necessário verificar seu nível de condição física antes de estabelecer seu treinamento. procure um Profissional de Educação Física, um Personal Trainer, para que possa lher orientar devidamente.

      Reply
  151. 282

    Ricardo

    Ola dr. João
    como posso focar mais o desenvolvimento do meio do peitoral?
    o meu peitoral não tem aquele desenho (normal) ele tem um espaço no meio de 2 a 3 dedos.
    abraço e sucesso

    Reply
    1. 282.1

      Ricardo de Amorim

      Olá Ricardo.

      O Treino em FOCO gravou um vídeo com esta temática. Você pode acessar através do link: http://www.treinoemfoco.com.br/analise-de-exercicio/exercicios-para-o-miolo-do-peito-variacoes-do-crucifixo/

      Reply
  152. 281

    Anderson Ayres

    Boa tarde , João.

    Você poderia fazer um vídeo falando da forma corretar de se treinar usando a técnica de oclusão vascular?

    Reply
    1. 281.1

      Ricardo de Amorim

      Olá Anderson, irei levar sua colocação até o João Moura.

      Reply
  153. 280

    Flavio

    Olá João, Primeiramente quero parabeniza-lo pelo trabalho que faz, acompanho o canal o youtube e os videos ajudam bastante!
    Minha pergunta é relacionada a divisão do treino. Eu tenho apenas de terça a sexta-feira para treina e estou tentando encontrar uma divisão de treino que venha a compensar os 3 dias seguidos sem treino e a falta de descanso entre os dias de treinos. Gostaria que saber qual seria a melhor divisão de treino?

    Não faço atividades físicas paralelas aos treinos, minha dieta é regular, meu descanso diário varia de 6:00 a 7:30 horas, tento deixar o treino o mais intenso possível e suplemento dextrose 60g de carbo após cada treino. Atualmente tenho feito o seguinte treino:
    Terça – 3 peito – 3 series cada, 3 costas – 3 series cada, 2 biceps – 2 series cada e 2 triceps 2 series cada.
    Quarta – 6 pernas – 3 series cada, sendo 2 exerc. de panturrilhas e 1 tipos de abdominal 4 series de quanto aguentar.
    Quinta – 4 Ombro – 3 series cada, 2 trapézio – 3 series cada e 1 tipo de abdominal 4 series de quanto aguentar.
    Sexta – repetição da terça, porem com exercícios diferentes.

    Estou trocando os exercícios a cada 4 semanas porém mantendo essa divisão.

    Como posso melhorar isso? existe uma outra divisão que seja mais favorável?

    Reply
    1. 280.1

      Ricardo de Amorim

      Sua divisão está ok, apenas procure manter a sequência entre os treinamentos.

      Reply
  154. 279

    Ismael Santos

    Olá gostaria de saber que programa o dono do site usa, para mexer com o esqueleto ? pois tenho de fazer um trabalho na parte da saúde e achei interessante o recurso, se puder me ajudar fico agradecido…

    Reply
    1. 279.1

      João Moura

      Olá Ismael,

      o link para o software online é esse. Abraço

      http://www.zygotebody.com/#nav=83.43,129.7,61.18

      Reply
      1. 279.1.1

        Francisco Pascoal Manuel

        Ola professor João, eu sou estudante de Educação e Desporto Universidade Metodista de Angola. Desculpe mais não tenho escolha professor, não tenho como comprar os teus livros e gostaria de ter para ajudar na minha procura de conhecimento por favor…

        Reply
      2. 279.1.2

        Francisco Pascoal Manuel

        Ola professor João, eu sou estudante de Educação e Desporto Universidade Metodista de Angola. Desculpe mais não tenho escolha professor, não tenho como comprar os teus livros e gostaria de ter para ajudar na minha procura de conhecimento por favor…

        Reply
  155. 278

    Thiago Cabral

    professor João, quais são os exercícios indicados para idosos, gestantes e pessoas que tem problemas de circulação e que já foram operadas de varizes?

    Reply
    1. 278.1

      Ricardo de Amorim

      Thiago Cabral, confira esse episódio do Treino em FOCO onde o Prof. Dr. João Moura aborda sobre os aspectos fisiológicos das varizes.

      Reply
  156. 277

    Elves Paes Martins

    Gostaria que vocês fizessem uma análise do exercício cuban press, obrigado.

    Reply
    1. 277.1

      Ricardo de Amorim

      Olá Elves. Levarei sua colocação até o João Moura e veremos se é plausível. Grato pela ideia.

      Reply
  157. 276

    Felipe

    Olá, gostaria de saber se existe algum exercício para aumentar o tamanho dos pulsos, pois tenho ante braços grandes e um pulso muito desproporcional.
    Obrigado.

    Reply
    1. 276.1

      Ricardo de Amorim

      Olá Felipe! Nós teriamos que observar sua colocação através de foto. Mas de qualquer maneira, toda a musculatura do antebraço (flexor radial do carpo; profundo dos dedos; longo do polegar, etc) é trabalhada durante exercícios específicos para esta musculatura. Não há como isolar o punho do qual você se refere a “pulso” pois ambas fazem parte do antebraço.

      Você pode acrescentar alguns exercícios a sua rotina de treino. O Treino em FOCO gravou um vídeo abordando alguns desses exercícios. Você pode acessar através desse link: http://www.treinoemfoco.com.br/treino-em-foco-responde/exercicios-para-antebraco/

      Reply
  158. 275

    Rodrigo

    Olá João,

    Sou iniciante em treino de musculação e na ausência de uma orientação adequada, comecei a pesquisar na internet e me deparei com o Treino e Foco. Parabéns pelo trabalho! Como iniciante, me interessei muito pelos vídeos de análise de exercícios, pois procuro um modo de execução correto e eficiente nos mesmos. No entanto, senti a falta de uma orientação em relação ao trabalho de respiração nos exercícios. É uma parte muito importante para mim, haja vista, que possuo uma certa insuficiência na respiração devido a doença respiratória. Esta não seria uma pergunta, mas uma sugestão. Desde já agradeço!

    Reply
    1. 275.1

      Ricardo de Amorim

      Ok Rodrigo, sua sugestão foi resgistrada. Obrigado.

      Reply
  159. 274

    JUNIO CESAR

    Boa noite,
    Tive Legg Perths, que se trata de um doença no fêmur, por isso minha perna esquerda é 10 cm. mais fina que a direita.É possível desenvolvê-la e até igualá-la com a perna normal; como eu podeira exercitá-la? Hoje estou com 39 anos, e há 2 meses venho me exercitando em uma academia. Tenho 1,66 de altura e estou pesando 83 kg. – perdi 2 kg. desde que comecei a me exercitar: segunda, quarta e sexta começo e termino com 15 min. de simulador de caminha ou esteira, e faço uma musculação leve, em forma de circuito, braços e pernas; mas, acreditando que posso desenvolver a perna, só exercito a perna esquerda. Na terça e na quinta, faço 45 min. só de exercício aeróbico: esteira e simulador.
    Desde já agradeço se poder responder minha dúvida. Cordialmente, JÚNIO.
    PS.: me disseram que não devo fazer exercícios abdominais enquanto não perde gordura abdominal, isso é verdade?

    Reply
    1. 274.1

      Ricardo de Amorim

      Infelizmente quanto à sua doença não tenho como responder seu questionamento Junio Cesar, mas de fato que trabalhos compensatórios relacionados a assimetrias possa resolver. Quanto a sua dúvida sobre o abdominal, isto é mito pois desconheço algum embasamento, algum subsídio para tal questão.

      Reply
  160. 273

    stefano impagliazzo

    Amigo trabalho na Arabia saudita e vejo seu trabalho sempre quando posso. Aqui a internet é controlada pelo governo e quando, tem mulheres eles no video eles tiram da internet rsrsrrs parece piada mais é verdade mestre. Eu consigo ver quando saiu da Arabia saudita para jogar. Mestre gostaria de saber quando vai ter um curso administrado por você. Em novembro e dezembro estarei no Brasil. um forte abraço e muito obrigado por me ajudar sempre.

    Reply
    1. 273.1

      Ricardo de Amorim

      Olá Stefano! Nós do Treino em FOCO ficamos felizes por ter pessoas fora do país acompanhando nosso trabalho. Infelizmente ficamos tristes pelas adversidades que você possui para poder acompanhar nosso trabalho. Nós começamos a ministrar cursos online. Estamos próximos a realização de um quarto curso que engloba métodos e sistemas de treinamento. Já haviamos realizado um curso com está temática, porém por ser de grande conteúdo, decidimos dividi-lo em 3 módulos. O que iremos iniciar será o módulo 2.

      Mais informações sobre este curso, você confere aqui: http://www.youtube.com/watch?v=bOBuIx3zxIY

      Reply
  161. 272

    stefano impagliazzo

    Amigo trabalho na Arabia saudita e vejo seu trabalho sempre quando posso. Aqui a internet é controlada pelo governo e quando, tem mulheres eles no video eles tiram da internet rsrsrrs parece piada mais é verdade mestre. Eu consigo ver quando saiu da Arabia saudita para jogar. Mestre gostaria de saber quando vai ter um curso administrado por você. Em novembro e dezembro estarei no Brasil. um forte abraço e muito obrigado por me ajudar sempre.

    Reply
    1. 272.1

      Ricardo de Amorim

      Stefano, creio já ter respondido seu questionamento, mas vamos lá. Nós do Treino em FOCO estamos mudando algumas coisas. Ainda não temos datas específicas para todos os cursos. Normalmente divulgamos atrás do youtube e redes sociais, mas sempre fazemos isso antecipadamente ao curso, dando um prazo considerável para que muitas pessoas tenha a possibilidade de participar. Espero você consiga alguma forma de acessar a internet, pois é nosso meio de divulgação.

      Reply
  162. 271

    André Nery

    Professor Moura, tenho uma dúvida. Sempre que faço Abdominais que preciso “levantar” as costas do chão (como aquele abs mais simples e o caniteve) sinto uma pressão na lombar.
    Para outros abdominais, no qual mantenho minhas costas no chão e utilizo as pernas ou encosto os calcanhares com as mãos é tranquilo.
    Mas preciso de algum exercicio para o reto abdominal também. Pode dar algum conselho?

    Reply
    1. 271.1

      João Moura

      Ao que parece, ao acionar os flexores do quadril tu sente pressão na lombar, isso pode ser devido a tensão gerada pelo pssoas maior que tem origem em T12 a L5 tensionando toda a região lombar. Sugiro então abdominais mais leves quando atua sobre os flexores do quadril e deves fazer trabalho isolando reto abdominal… veja os links.

      http://www.treinoemfoco.com.br/dicas-de-abdominais/abdominal-na-bola-bos/

      http://www.treinoemfoco.com.br/dicas-de-abdominais/exercicio-abdominal-adaptado-na-roldana-alta/

      http://www.treinoemfoco.com.br/treino-em-foco-anatomia/musculos-flexores-do-quadril/

      Reply
  163. 270

    Souza

    Olá. Gostaria de saber se existem exercícios com pesos livres que sirvam como alternativa para o exercício de Barra Fixa, dando o mesmo efeito de alargamento das costas. Se existirem, podem me indicar algum?

    Reply
    1. 270.1

      João Moura

      Exercício de puxada na roldana alta Souza são muito similares a barra fixa do ponto de vista cinesiológico, ok?
      veja o link

      abraço
      http://www.treinoemfoco.com.br/video-analise-de-exercicio/exercicio-para-costas-puxada-frontal/

      Reply
  164. 269

    Luis Alberto

    Olá,Gostaria de saber se a cerveja escura ingerida regularmente nos finais de semana,interfere na hipertrofia.E se possível gostaria de uma indicação de produtos fitioterápicos para auxiliar na perda da gordura abdominal,além dos exercícios localizados.

    Reply
    1. 269.1

      Ricardo de Amorim

      Olá Luis Alberto. Nós do treino em FOCO não trabalhamos na área nutricional. Recomendamos à você procurar um profissional nessa área (especialista na área esportiva da nutrição ou que possua um grande envolvimento com a mesma) para que possa lhe orientar nesses aspectos.

      Reply
  165. 268

    lucio

    Olá, Bom dia !!
    primeiramente quero agradecê-los pela postagem de materias tão ricos em conteúdo, que com certeza tem ajudado muitas pessoas, assim como eu, a treinar de forma correta e melhorar a qualidade do treino.
    quero deixar a sugestão aqui para um video falando à respeito de suplementos alimentares, complexos de proteínas etc, pois esse é um assunto bastante controverso e seria muito bom ouvir a opinião de um Doutor em educação Física, se possível também um video falando à respeito de como deve ser a dieta de um atleta de academia.

    Reply
    1. 268.1

      João Moura

      Vamos futuramente entrar nestas análises, porém estamos esperando uma profissional de Educação Física professora da nossa universidade se formar em nutrição e o Jefferson iniciar o curso o que nos capacitará mais ainda em analisar essa questão.

      abraço Lucio e obrigado pela sugestão.

      Reply
  166. 267

    Ilson Fioravanti

    Prof. Poderia fazer um video esclarecendo quais a verdades e mitos sobre biótipos masculinos (ECTOMORFO,MESOMORFO e ENDOMORFO).
    Excelente iniciativa!
    Forte abraço.

    Reply
  167. 266

    Lourival

    Olá prof. João, gostaria de saber se será feito o ANÁLISE DE EXERCICIO do LEVANTAMENTO TERRA.
    obrigado!

    Reply
    1. 266.1

      Ricardo de Amorim

      Lourival. Nós temos no planejamento lançar vídeos sobre esses exercícios nesse próximo semestre de 2014. Aguarde!

      Reply
  168. 265

    Madson Costa

    Bom dia Prof. João Moura, acompanho seu trabalho desde que entrei na faculdade(inicio de 2012). Tenho duvidas sobre a execução correta do Levantamento Terra (posição, amplitude e etc), por favor, vc pode analisar este exercício? obrigado!

    Reply
    1. 265.1

      Ricardo de Amorim

      Olá Madson Costa, o Treino em FOCO está com o planejamento de lançar os vídeos com análise de exercícios como o levantamento terra nesse segundo semestre de 2014. Aguarde!

      Reply
  169. 264

    Ademilson

    Boa noite!

    Olhando para meus dois braços se nota que o direito é maior que o esquerdo, em treinos o esquerdo cansa mais rápido que o direito.
    Exemplos:
    -Supino Reto o braço esquerdo perde a força mais rápido que o direito no fim das séries.
    -Puxada Frontal o bíceps esquerdo perde a força mais rápido que o direito no fim das séries.
    -Rosca Alternada com Halteres: O lado direito consegue fazer mais repetições que o esquerdo, apesar que eu não deixo isso acontecer eu faço até onde o esquerdo lado mais fraco aguentar.

    O que fazer ? Como fazer um trabalho para compensar este problema ?

    Obrigado!

    Reply
    1. 264.1

      Ricardo de Amorim

      Exercícios unilaterais compensatórios podem ajudá-lô nesse caso.

      Reply
  170. 263

    Antônio Carlos

    Boa noite, João!!!
    Dúvida: Treino há 2 anos e 9 meses e nesse tempo já mudei o treino várias vezes, mas acontece uma coisa que até hoje eu não entendi:
    Quando eu treinava A-B-C-A-B-off-off-A-B-C-A-B-C eu não tinha DMT. Quando eu treino ABCD, ABCDE ou meu treino atual A-off-B-off-C-off-off-A-off-B-off-C-off-off, eu tenho DMT. Exemplo no treino A, que é de sábado, Peito/Bíceps, eu treino pela manhã a noite meus bíceps incham mais e começa a DMT no peitoral que durá até terça-feira a tarde quase noite. Por que será ?
    Valeu!

    Reply
  171. 262

    carine

    Bom dia gostaria de saber se tem algum estudo sobre agachamento smith, pois a grandes divergencias sobre a posição do joelho na execução do exercício! grata

    Reply
    1. 262.1

      Ricardo de Amorim

      Olá Carine, você pode encontrar estudos sobre agachamento smith nos links de periódicos que estão no site do Treino em FOCO. Você também pode encontrar informações através do Google Acadêmico.

      Reply
  172. 261

    Alexandre

    Gostaria de saber quais exercícios são indicados para melhorar a situação de ombros protusos e cabeça anteriorizada.
    Grato.

    Reply
    1. 261.1

      Ricardo de Amorim

      Olá Alexandre, você pode executar exercícios que tenham um sentido contrário a projeção dos ombros e a cabeça. do ombro por exemplo, uma remada, um voador invertido. Alongamento do peitoral maior também é uma opção.

      Reply
  173. 260

    rodrigo

    GOSTARIA DE SABER COMO FAÇO PARA GANHAR RESISTÊNCIA NA FLEXÃO DE BRAÇO???

    Reply
    1. 260.1

      Ricardo de Amorim

      Olá Rodrigo! O ideal é você fazer um treinamento visando a resistência muscular. Dentro do treinamento resistido com pesos (musculação), visando resistência, você deverá trabalhar volume alto e intensidade baixa. Procure um Profissional de Educação Física para que lhe possa orientar nesses aspectos.

      Reply
  174. 259

    Valber

    Queria saber que se eu fizer um exercicio unilateral a mais do lado menor do peitoral pra tentar igualar, meu ombro nao vai crescer e ficar desproporcional nao ?

    Reply
    1. 259.1

      João Moura

      Pode ser que aconteça. por isso Valber tens que acompanhar sempre esse trabalho para ver se isso não esta ocorrendo. E nossa sugestão é SEMPRE iniciar por um processo SIMÉTRICO PARA OS DOIS LADOS por 3 a 4 meses, se não começar a minimizar a diferença, só ai então iniciar com trabalho de compensação unilateral mais o trabalho simétrico.

      abraço.

      Reply
  175. 258

    Yuri

    João Moura sou novo aqui no site e no Facebook , estou querendo perder aquelas gorduras na região da barriga vi seu vídeo no youtube e achei bem interessante , não só pelo vídeo mas também pela forma que você explica o porque e oque acontece no corpo quando se faz. → http://www.youtube.com/watch?v=XgPNZz6mthk .
    Também quero perder gorduras localizadas na região do peito tem algum exercício especifico para essa região ?
    E mais uma pergunta sim ?
    Não quero me acabar de fazer exercício até porque eu acordo 6 horas da manhã e vou de ônibus trabalhar todo dia ficando preso no transito com o ônibus lotado por 1 hora e só chego em casa mais ou menos entre as 5 e 6 horas da tarde e vou dormir as 9 horas pra não ficar cansado no outro dia , agora a pergunta : Com o horário que eu tenho disponível oque você me recomenda ? exemplo : 10 abdominais e 2 minutos de descanso … ou algo parecido ?
    Mais uma coisa : João gostei realmente dos seus seu videos ( dos que vi até o momento ) e meu parabéns , continue assim e um forte abraço .

    Reply
    1. 258.1

      João Moura

      Várias perguntas em uma Yuri heheheh, vamos a elas:
      – gordura localizada na região do peitoral não há como exercício físico de consumir gordura localizada, assim faça trabalho de gasto energético e utilizará gordura dessa região. O que pode ajudar é hipertrofiar um pouco o peitoral que minimiza esteticamente a gordura da região;
      – a carga deve estar adequada com o descanso, assim sugiro ires elevando a carga do trabalho e verificando se não estas ficando muito cansado, assim conseguir´s ajustar carga e descanso.
      – abdominais com peso e não muitas repetições, melhor para estética abdominal

      abraço.

      Reply
      1. 258.1.1

        Yuri

        Obrigado pelas respostas João Moura. Desculpe se as perguntas sairão do controle . Muito obrigado mesmo , forte abraso .

        Reply
        1. 258.1.1.1

          Ricardo de Amorim

          Nós que agradecemos por confiar em nosso trabalho Yuri.

          Reply
  176. 257

    Gabriel Marzullo

    Olá equipe Treino em Foco,
    venho por meio deste parabenizar pelo belíssimo trabalho pioneiro em trazer informações de alto nível para seus seguidores. Sou um seguidor de vocês, estudante de Ed.Física e estou sempre acompanhando as postagens. A didática de vocês é incrível, o Professor João Moura dispensa comentários e a atenção com o público idem. Gostaria de solicitar vídeos dos seguintes temas, que acho que é uma dúvida de muitos além de mim, visto que são temas não tão conhecidos. São eles: EPOC e Co-contração. Seria muito bom obter informações qualificadas destes temas advindo de vocês. Obrigado pela atenção, continuem o belo trabalho e sucesso!!

    Att,
    Gabriel Marzullo

    Reply
    1. 257.1

      Ricardo de Amorim

      Olá Gabriel Marzullo!

      Nós já gravamos um vídeo sobre o EPOC. Você poderá acessar através desse link: http://www.treinoemfoco.com.br/fisiologia-do-treino/epoc-consumo-excessivo-de-oxigenio-pos-esforco-fisico/

      Quanto à Co-Contração, eu (Ricardo) irei conversar com o Profº João Moura sobre o tema. Se for plausível, poderemos comentar sobre isso em vídeos futuros.

      Abraço!

      Reply
  177. 256

    Geovany Monteiro Ferreira

    João Moura, eu tenho uma dificuldade tremenda em desenvolver meus bíceps, já fiz alguns treinos( FST-7, Treinamento de Força, Píramides e Exercícios livres) que focavam mais o bíceps, mais com resultados mínimos e não satisfatórios, atualmente treino bíceps nas segundas-feiras e no sábado com menor intensidade, até pelo descanso menor de sábado pra segunda, você poderia me dar algumas dicas de treino, exercícios e execução de exercícios ?pra aumentar meus ganhos. A divisão do meu treino está assim: Segundas: Tríceps, Bíceps e ABD; Terças: Pernas ( anterior e posterior); Quartas: Ombros, Panturrilhas e ABD; Quintas: Costas, trapézio e anti-braços; Sextas: Peitos, tríceps e ABD e Sábados: Bíceps. Se puder dar umas dicas de parcelamento de treino também fico bastante grato. ABD parece muito, porém, são em baixa intensidade. Desde já, muito obrigado.

    Reply
    1. 256.1

      Ricardo de Amorim

      Geovany, algumas pessoas tem uma maior dificuldade em desenvolver um determinado músculo ou grupo muscular, mas também seria necessários visualizar melhor todos os aspectos do seu treinamento e ver também como está sua alimentação e descanso que são fatores fundamentais para boas respostas durante o treinamento. O Treino em FOCO já gravou sobre alguns exercícios sobre o bíceps que você poderá ver através da nossa série Análise de Exercício. Quanto ao parcelamento também gravamos uma série só sobre essa temática que talvez possa ajudá-lo.

      Reply
  178. 255

    Davi Ivanowski

    Bom dia Professor, antes de tudo desejo-lhe um Feliz Aniversário, muita saúde e sucesso em seus empreendimentos.

    A pergunta de hoje é a respeito do exercício REMADA CURVADA COM BARRA, não sei se existe algum material sobre esse assunto, se existir peço que disponibilize.

    Obrigado

    Abraço !

    Reply
    1. 255.1

      João Moura

      Obrigado Davi,

      quanto a remada curvada ainda não gravamos a análise deste exercício, mas será gravado. Abraço.

      Reply
      1. 255.1.1

        NARCISO

        O PROFESSOR QUANTOS EXERCICIOS são suficientes para cada musculo um exemplo faço peito e triceps,faço quantos movimentos para peito e quanto para o triceps,aguardo resposta obrigado

        Reply
        1. 255.1.1.1

          Ricardo de Amorim

          Olá Narciso. Isto irá depender do seu objetivo dentro do treinamento. Seu objetivo é hipertrofia? É força? É Resistência? Deve-se levar em consideração um treino de hipertrofia é atribuido um grande volume assim como intensidade. Na força a intensidade é alta e o volume baixo. Na resistência o Volume é alto e a intensidade é baixa. Por exemplo, em treino de força, segundo dados literários é trabalhado de 1 à 3 exercícios por grupo muscular, por exemplo. Nota-se um volume relativamente baixo nessa variável.

          Reply
  179. 254

    Souza

    A respeito do treino de abdominais, tenho a seguinte pergunta: Quais os prós e contras de se utilizar um programa de treino no qual se tenha um dia especificamente voltado para o treino dos grupos abdominais, trabalhando essa região de forma isolada e apenas uma vez na semana, e qual seria a melhor divisão de treino visando trabalhar essa região dessa forma?

    Reply
    1. 254.1

      Ricardo de Amorim

      Boa tarde Souza.

      Isso dependerá qual o treinamento que você está executando. Seu treinamento visa hipertrofia muscular? resistência muscular? Em alguns exercícios a região abdominal atua como musculatura estabilizadora, contribuindo na execução do exercício. Porém, sua atuação não é tão grande quanto numa contração dinâmica. Se seu treinmaneto visa hipertrofia por exemplo, possívelmente estará gerando muito tempo de descanso, o que não é interessante para o objetivo de aumento do volume de massa muscular. E isso poderá acarretar uma ineficiência no seu treino.

      Reply
  180. 253

    Leonardo Santos

    Olá.
    Primeiramente os meus dados.
    Tenho 18 Anos, 1,85 de altura, Pesando 54 quilos. (Bastante Magro)
    Bom à algum tempo fico me pergunto do por que eu ainda não desenvolvi ou comecei a desenvolver.
    Tenho 18 anos mais pareço que tenho 12 anos, até agora apenas pelos nasceram em min e o que eu realmente quero que cresça não cresce (Corpo, Musculos ). Tenho um irmão mais novo do que eu e ele já é bem mais formado do que eu.
    Mais o que realmente me interessa saber é o seguinte.
    Posso Malhar (Nunca malhei)?
    Posso tomar Suplementos?
    Qual tomar?
    ou espero o meu corpo mais um pouco?
    E é isso não sei o que fazer, mais gostaria que vocês me ajudassem nessa, dando ótimas para iniciar BEM.
    Um abraço, Agradeço desde já.

    Reply
    1. 253.1

      Ricardo de Amorim

      Leonardo Santos. Seu caso é uma questão para se averiguar. O ideal é que você procure um médico, especialista para verificar se você já atingiu sua maturação biológica. Nesse caso (desconsiderando que você não tenha nenhum outro problema) você pode sim iniciar sua prática de exercícios físicos em alguma modalidade.

      Nós do Treino em FOCO não prescrevemos suplementação pois não cabe a nós fazer esse tipo de atividade. Um nutricionista (se possível que tenha especialização ou esteja envolvido com nutrição esportiva) poderá lhe orientar na parte da suplmentação.

      Abraço!

      Reply
  181. 252

    Michael

    Professor, tenho dúvida em relação aos aeróbicos. Comecei meu treino há um mês sempre fazendo aeróbicos depois do treino de anaeróbico, geralmente 15 a 20 min. Qual é a sua opinião ou sugestão? Meu objetivo inicial e perca de peso e aumento de massa magra. Obrigado.

    Reply
    1. 252.1

      Ricardo de Amorim

      Olá Michael. Dificilmente você vai conseguir um bom ganho da massa magra intercalando com exercícios de cunho aeróbio, isto porque nos exercícios aeróbicos a massa magra acaba sendo utilizada como fonte de energia. Minha recomendação é que você procure o profissional de Educação Física responsável pelo seu treinamento para que ele possa lhe orientar corretamente, ver o se é o caso de periodizar seu treinamento em prol do seus objetivos.

      Reply
  182. 251

    Nathã Wutzki

    Olá Gostei muito do site, estou com uma dúvida, possuo gordura acumulada nos flancos, como diminuir? difícil né? gostaria tbm se um exemplo de treino com super série para alargar as costas, para os lados, para o corpo ficar triangular e difarçar essas gorduras, obrigado

    Reply
    1. 251.1

      Ricardo de Amorim

      Olá Nathã. Para uma eliminação de gordura eficiente, exercícios aeróbicos são mais recomendados.

      Reply
  183. 250

    JUNIOR MACIEL

    BOA TARDE GOSTARIA DE TER ESSE PROGRAMA IRIA ME AJUDAR MUITO NOS MEUS ESTUDOS. PARABÉNS

    Reply
      1. 250.1.1

        cleiton cesar

        ola professor!
        a um ano atras sofri dois infartos,fiz procedimento cateterismo com angioplastia ,coloquei um stent. antes do infarto malhava todos os dias,nunca fumei nem tenho colesterol alto,
        foi problema genético uma inflamação dentro da artéria,gostaria de saber se exercícios de
        musculação e contra indicado nesses casos,pois meu cardiologista me liberou para atividades de intensidade moderada. sera que um profissional de educação física sabe como proceder com um aluno com tal problema?.

        Reply
        1. 250.1.1.1

          Ricardo de Amorim

          Olá Cleiton, alguns estudos estão sendo realizados sobre riscos cardiopressóricos no TRP (musculação), porém devido a gama de exercícios existentes lhe afirmar quais exercícios seriam indicados ou não-indicados torna-se complicado. Mas para facilitar sua dúvida, o que você deve tomar cuidado é com a sua frequência cardíaca e pressão arterial. Recomendamos que durante o exercício o profissional de Educação Física responsável pelo seu treinamento o acompanhe durante os exercícios sempre o monitorando. Recomendamos o uso de um cardio-frequencímetro e um monitor de pressão arterial durante as sessões de treino.

          Reply
  184. 249

    João Souza

    Professor, para portadores de hipercifose toraxica, é contra indicado o aparelho ”voador”? Sei que o invertido é aconselhavel, mas fazendo ele sem ser o invertido pode piorar o quadro? Exercicios como crucifixo, supino inclinado, reto e sentado tambem são contra-indicados?

    Reply
    1. 249.1

      João Moura

      João,

      dependendo do caso sim, são contraindicados, dependendo do caso não. O importante é ao executá-los (voador, crucifixo, supinos, etc.) é fazer a fase excêntrica o mais ampla possível para trabalhar o músculo no maior ponto de alongamento. Além disso, realizar a fase concêntrica curta, sem ir até o final, evitando assim o encurtamento máximo do músculo peitoral maior. Assim, ajudará no ajuste postural. Lembre-se: fase concêntrica total, fase concêntrica parcial nestes exercícios.

      abraço.

      Reply
  185. 248

    joel rapia

    Boa noite, Estou a um mês sem malhar devido uma tendinite de acordo com o ortopedista, estava malhando normalmente de segunda a sexta, e no sábado no trabalho sentado conversando com um amigo senti uma espécie de beliscão no ombro a altura do ligamento acromio-clavicular, no domingo amanheci com uma bolinha dura nesse ligamento, já fiz fisioterapia e não passou não sinto dor nunca senti, só o inchaço mesmo.
    Minha dúvida é a seguinte:
    Tenho facilidade de ganhar massa muscular no deltoide, e aparentemente pelo que vejo no espelho a lesão parece partir do deltoide médio, como se o deltoide médio estivesse puxando a clavícula ou o acromio para baixo. Onde o deltoide medio se insere (parte) isto é possível?

    Reply
  186. 247

    Naiana

    Olá
    Achei fantástico o vídeo de analise de exercício de cadeira extensora e gostaria de pedir que fizessem o mesmo para cadeira flexora. Tenho tendinite atrás de um dos joelhos e percebo que, ao fazer a flexora, as dores ficam mais frequentes. Quais exercícios e grupos musculares seriam mais indicados para fortalecer esta região e amenizar a tendinite?
    Obrigada!

    Reply
    1. 247.1

      João Moura

      ok Naiana, esta anotada tua sugestão, iremos abordar assim que entramos nestes temas, ok?

      Obrigado.

      Reply
  187. 246

    Marco Polo Vanalli

    Olá Prof. João !
    Quanto ao parcelamento do treino feminino postado estou com uma dúvida.O treino A seguido do treino B (sem descando de um dia) não vai comprometer a qualidade e o desempenho do treinamento? Pois sabe-se que fisiologicamente o músculo leva de 24 a 36 horas para se recuperar para podermos aplicar uma novo estímulo, caso contrário, não poderia comprometer o desempemho do treinamento ?

    Reply
    1. 246.1

      João Moura

      Olá Marco.

      Pode acontecer sim, nestas condições tens duas opções:
      – considerar dois dias seguidos de treino (A + B) para configurar uma forte sobrecarga para MMII e ai então recuperar (como a ideia mostrada no vídeo);
      – ou aplicar o treino A manter no mínimo um dia de descanso e após aplicar o treino B;

      ai qual decisão tomar? reflita e veja qual a melhor para tuas condições de treino e necessidades, ok?

      abraço.

      Reply
  188. 245

    beatriz

    Ola boa nooitte!
    boom eu faço exercicios em casa para aumentar os gluteos pq eles sao muito pequenos
    e eu nao tenho condiçoes de pagar um academia,e eu gostaria de saber se e melhor eu fazer
    exercicios em series maior ou menor OBS:naum uso CANELEIRAS e ae me aajuda!

    Reply
    1. 245.1

      João Moura

      Exercícios de stiff e agachamento são os que a eletromiografia apontaram como mais eficientes para glúteos. Assistas as postagens de sexta-feira Beatriz que iremos no futuro analisar esses exercícios ok?
      abraço.

      Reply
    2. 245.2

      Vinicius Gomes

      Olá, vi em um video do doutor João que era necessario para o equilibrio pelvico na hiperlordose o fortalecimento do reto abdominal e dos posteriores da coxa, porem queria saber tambem se o fortalecimento do gluteo tambem é importante, obrigado.

      Reply
      1. 245.2.1

        João Moura

        Glúteo máximo é também bastante importante Vinícius já que ele, junto com isquiotibiais (posteriores de coxa), também é extensor do quadril. Portanto é importante também. Abraços

        Reply
  189. 244

    maria

    hola.
    Gostaria saber exercícios são recomendados para pessoas com condromalacia patelar?
    obrigada

    Reply
    1. 244.1

      João Moura

      Vamos futuramente gravar programas específicos sobre isso Maria, porém mais a frente, ok?

      abraços.

      Reply
  190. 243

    Fabio lima

    Dr. Joao
    Tenho algumas duvidas sobre parcelamento de treino, a principio seus videos e analises estao sendo em programas voltados para os anseios masculinos, entretanto o publico feminino, vislumbra AVM para MMII , contudo a maioria de programas que estamos acostumados a ver trabalham MMII todos os dias, na qual trabalha-se, quadríceps um dia e posteriores/ Gluteo no outro. Ate que ponto podemos ter uma potencializacão na hipertrofia? Tendo em vista que alguns exercícios recrutam grupos musculares em ambas os dias. Impedindo desta forma o repouso dos músculos para um real processo de AVM. Pergunto de que forma poderíamos Potencializar esse treino para MMII?

    Reply
    1. 243.1

      João Moura

      Acabamos de gravar o programa de quarta-feira no treino emFOCO RESPONDE sobre tua pergunta Fabio. Portanto, não perca a quarta-feira em foco.

      abraço.

      Reply
  191. 242

    Raniel

    Professor, você conhece o método japonês de oclusão articular, o Kaatsu Training? Gostaria de saber como funciona o Kaatsu Training do ponto de vista fisiológico e como ele promove a hipertrofia até mais acentuada que o TRP.

    Reply
    1. 242.1

      João Moura

      RAniel, estou estudando o Kaatsu Training, tenho pequeno conhecimento sobre essa metodologia para tecer qualquer tipo de comentário, mas estamos estudando o método aos poucos. Quando preparado irei abordar algumas questões a respeito, ok?

      abraço.

      Reply
  192. 241

    Paulo Moraes

    Boa tarde!
    Parabéns pelo site!
    Como faço p/ conseguir o programa da aula de anatomia? O boneco dos músculos!!

    Obrigado!!!

    Reply
    1. 241.1

      João Moura

      Olá Paulo,

      o programa é online e gratuito,, abaixo o link. Abraço.

      http://www.zygotebody.com/#nav=83.43,129.7,61.18

      Reply
  193. 240

    Paulo Moraes

    Boa tarde!!
    Parabéns pelo site!!
    Sou Prof. de ED.FIS e Fisioterapeuta. Como faço p/ conseguir o programa que vcs usam p/ ministrar a aula de anatomia com aquele boneco virtual?

    No aguardo. Obrigado!!!

    Reply
    1. 240.1

      João Moura

      Paulo tudo certo. Ai esta o link do programa… é online

      http://www.zygotebody.com/

      Reply
  194. 239

    Johny

    Minha duvida é a seguinte: É verdade que para ganhar massa magra eu preciso engordar para queimar a gordura e gerar massa durante o treino?

    Reply
    1. 239.1

      João Moura

      Não Johny, acompanhe as nossas postagens que verás que isso não é necessário. Alimentação adequada, equilibrada e especifica sim… mas não da forma com que colocaste. Abraço.

      Reply
  195. 238

    Leandro

    Olá! Primeiramente parabéns pelo trabalho aqui no treino em foco!
    Seguinte, sou músico – violonista – tenho uma rotina de trabalho usando as mãos/dedos, o que envolve muito os músculos do antebraço.
    Comecei a fazer musculação e ao longo dos primeiros meses, já conseguia pouco a pouco aumentar a carga dos exercícios de peito, costas bíceps, etc… só que sentia que forçava a mais o antebraço e punho, o que chegou a me trazer dores e atrapalhou de tocar. Apesar dos outros músculos já apresentarem melhor desempenho, o antebraço e punho não davam conta, como se estivesse desigual. Isso sem exagerar em kg ou repetições. Ah, e não tenho e nunca tive nenhum tipo de lesão, tendinite, etc. A única coisa que fiz especificamente para punho foi flexão/extensão, com kilagem baixa.
    Seria interessante algum treino visando fortalecimento dessa região? Que tipos de exercícios ajudariam? Como lidar com o treino se a “pegada” não é suficiente para realizar as séries?

    Reply
    1. 238.1

      João Moura

      Olá Leandro,
      como não acompanhamos pessoalmente teu treino é difícil aplicar técnicas de treinamento, mas vamos PROPOR algumas idéias.
      Trabalho de “amassar” um bolinha de tênis ajuda muito no fortalecimento dos flexores interfalangias (dedos) e isso poderá contribuir no fortalecimento. Também exercícios dinâmicos, não só os isométricos das pegadas, como o do link fortalecerão músculos importantes que movimentam mãos e dedos. Comece com quilagens baixas e vá elevando.

      Bom são sugestões que espero que ajude.

      abraço.
      http://www.treinoemfoco.com.br/treino-em-foco-responde/exercicios-para-antebraco/

      Reply
    2. 238.2

      Danielli

      Olá, gostaria de saber se em um treino de musculação devo mudar os exercícios em cada treino para dar sempre estímulos novos aos múculos ? Ou devo permanecer com os mesmo exercicios durante pelo menos uns 20 dias ?

      Reply
      1. 238.2.1

        João Moura

        Danielli,

        Trocar os exercícios todos os dias ou semanas não é produtivo. Tens que trocar os exercícios depois de um bom tempo de treino dos mesmos para motivar o teu treino e gerar um certa quebra da homeostasia. O importante é a intensidade, esta sim deve ser elevada sempre que possível, mas trocar de exercícios a todo o momento não se torna produtivo.

        abraço

        Reply
  196. 237

    Camila

    Prezado prof° Dr° João, boa tarde! vou passar por um TAF de um concurso daqui ha 20 dias. Nâo tinha uma vida totalmente sedentária, mas não era muito adepta à musculação, de repente estou tendo que fazer uma sobrecarga de exercícios para adquirir mais força e alguma resistência em pouco tempo, e confesso estar batendo certo desespero, pois não consegui realizar todos os exercícios ainda!! o teste consiste em flexão de braços com os joelhos apoiados, abdominal, barra fixa pronada (5 segundos estática com as pernas estendidas) e corrida de 2km em até 12minutos…na flexão e abdominal estou ok, mas na corrida e barra estou com dificuldades, principalmente na barra, pois não consigo me manter nela!! O que devo fazer para adquirir força nos braços em pouco tempo e mais resistência para a corrida? lembrando que estou treinando de 5 a 6x/semana. obrigada!! e parabéns pelo excelente trabalho!

    Reply
    1. 237.1

      João Moura

      Olá camila, esta muito em cima da hora, mas vamos lá. A corrida infelizmente iremos lançar uma série sobre isso mais a frente, definindo bem como executar esse treinamento. Quanto a flexão na barra e de braço já olhaste nossas postagens dos links que apresento abaixo? Nela demonstramos como evoluir na carga de treinamento. Procure fazer similarmente ao que demonstramos no vídeo e procure fazer aqueles exercícios que melhor se adeque, ok?

      abraço.

      http://www.treinoemfoco.com.br/treino-em-foco-responde/treinamento-na-barra-fixa-para-taf/

      http://www.treinoemfoco.com.br/treinamento-para-taf/como-treinar-para-flexao-de-bracos-no-solo/

      Reply
  197. 236

    Wagner Costa

    Gostaria de saber oque devo fazer primeiro AERÓBICO ou MUSCULAÇÃO para ter maior perca de gordura!!!

    Reply
    1. 236.1

      João Moura

      Do ponto de vista de gasto energético diário para o emagrecimento, o que tu te sentires melhor para treinar mais pesado e gastar mais energia irá contribuir mais positivamente para o déficit calórico diário.

      abraço.

      Reply
  198. 235

    Lucas Silva

    Estou treinando a 2 anos, e nunca tinha pesquisado sobre treino de força, resistencia, regenerativo… Sempre fiz o tradicional 3 séries de 12 … Agora resolvi periodizar o meu treino, para ver se alcanço melhors resultados, infelizmente na internet n tem mt informação sobre o assunto, se vcs puderem fazer um video ou escrever um artigo tenho certeza de que ajudara mt gente.

    Reply
    1. 235.1

      João Moura

      Estamos começando uma série sobre parcelamento do treino que irá trabalhar alguns conceitos de periodização Lucas. Veja o link, Abraço.

      http://www.treinoemfoco.com.br/parcelamento-do-treino/quando-parcelar-o-meu-treino/

      Reply
  199. 234

    Jorge Luiz Azevedo da Silva

    Olá professor, gostaria de saber se existe algum limiar de tempo, para identificarmos o tempo gasto de carboidrato, proteínas e gorduras durante uma atividade de médio a grande intensidade.

    Reply
    1. 234.1

      João Moura

      Isso depende de muitas variáveis Jorge, quando lançarmos a série sobre corrida de rua iremos abordar vários destes pontos, ok? Acompanhe esta série que irá ajudá-lo nestas informações.

      abraço.

      Reply
  200. 233

    Joan Carlos

    Deixei minha pergunta aqui ontem, apagaram… =/

    Reply
    1. 233.1

      João Moura

      Ela deve estar na aprovação, estou respondendo vária perguntas agora, provavelmente responderei a tua. Abraço.

      Reply
  201. 232

    Marcelo Luis de Campos

    Prezado Prof. João.

    Parabéns pelo trabalho em curso, tenho acompanhado atentamente aos vídeos e aproveitado em muito as suas orientações.

    Estou com 42 anos e na tentativa de hipertrofiar, nesta linha, notei que a exposição ao risco de lesões é muito maior, e também os resultados dos treinos são menores face ao esforço investido nos mesmos. Entendo que é uma questão fisiológica inerente à minha idade.

    Já fui atleta amador de triatlo e hoje só nado e corro, deixei o pedal há algum tempo, até mesmo pelo volume empregado nos treinos para essa modalidade.

    Agora estou focado no objetivo de hipertrofiar e tenho um acompanhamento profissional para isso. Sendo assim, considerando a minha idade e o meu objetivo de hipertrofia sem lesão no menor espaço de tempo, gostaria de sua análise quanto a melhor relação intensidade x volume e a melhor suplementação para este fim. Já faço uso hj de creatina, BCAA, Whey e glutamina. Treino de segunda à sábado grupos musculares diferentes a cada dia.

    Obrigado.

    Marcelo.

    Reply
    1. 232.1

      João Moura

      Olá Marcelo,

      A idade não é empecilho para hipertrofia no entanto o metabolismo pode se tornar mais lento. Sugiro que não exagere na corrida pois ela consome muito glicogênio muscular fundamental para o treino de hipertrofia. Quanto mais específico o trabalho para hipertrofia melhor.
      Manter a intensidade elevada e gradativamente elevar o volume é a lógica geral. Não diminuir quilagens e elevar número de séries por exercício e número de exercício por grupo muscular e ai partir para parcelamentos do treinamento devem ser lógicas metodológicas constantes Marcelo.

      Já olhastes nossas postagens? Elas apresentam dados sobre essas relações de treinamento para hipertrofia.

      http://www.treinoemfoco.com.br/dicas-de-treinamento/valorizacao-da-fase-excentrica/

      http://www.treinoemfoco.com.br/dicas-de-treinamento/dicas-de-treino-falha-concentrica-treino-de-hipertrofia-muscular/

      http://www.treinoemfoco.com.br/dicas-de-treinamento/dica-de-treino-intervalo-de-descanso-entre-exercicios/

      Reply
  202. 231

    Joan Carlos

    João,
    Treino a um ano e 8 meses,iniciei muito magro, pelo fato de ser ectomorfo, 1,85cm de altura e 58Kg de peso, hoje estou com a mesma altura e com 73kg ,más não estou conseguindo sair dessa quilagem. Na minha rotina diária e vou e volto ao serviço de bicicleta, a distancia é de 4km (gasto em média 15 a 20 min), total de ida e volta 8km, eu gostaria de saber se eu teria que fazer refeiçoes antes e depois de fazer esse trajeto,desconfio que esteja prejudicando meus ganhos, por ser de manha e tals… Lembrando que eu já faço uma refeição 40 minutos antes de ir; *6:30 (250 ml Leite desnatado com Whey Protein +1 colher Destroxe + 2 ovos ”mechidos” com azeite+ 1 pão Frances + um comprimido vitamina C )e vou me arrumando a té sair de casa, saio ás 7:00. Más quando chego no meu serviço(*7:20)fico sem me alimentar, bebo água apenas e, a próxima refeição é 9:30.
    Obg, e está fazendo um exelente trabalho.
    Se puder me ajudar agradeço!

    Reply
    1. 231.1

      Ricardo de Amorim

      Joan, o Treino em FOCO não prescreve receitas alimentares pois esse é o papel de um profissional da nutrição.

      Reply
  203. 230

    fernando

    ola, vi os seus videos e achei exelente tenho certeza que pode me ajudar, eu tenho assimetria no peitoral direito, pois ele e menor que o esquerdo, gostaria de saber o que fazer quais exercicios ou tecnicas pois é a parte do meio do peito desde ja agradeço

    Reply
    1. 230.1

      João Moura

      Fernando, a parte do “meio” do peitoral é impossível de ser isolada no trabalho pois as fibras musculares vão de origem a inserção muscular, ou seja, “de ponto a ponta” do músculos. Assim, ao acionar uma fibra ela contrai da extremidade ao meio, trabalhando região lateral e central do peitoral ao mesmo tempo.

      abraço.

      Reply
  204. 229

    Regina

    Prof. João parabéns por esse belo trabalho desenvolvido. Gostaria de solicitar videos de analise de exercício de agachamento (smith, livre, sumô), um video explicando o desenvolvimento de hipertrofia feminina (uma vez que nossa quantidade de testosterona é mínimo e saber se existe um projeto de realizar o 365 dias em foco com uma mulher. Obrigada e abraços.

    Reply
    1. 229.1

      João Moura

      Estamos nas sextas feira no TREINO EM FOCO ANÁLISE DE EXERCÍCIOS abordando por grupos musculares os exercícios a analisar. Recentemente terminados uma série de exercícios sobre o tríceps braquial e certamente chegará o momento dos múltiarticulares de membros inferiores no quais iremos incluir os agachamentos. Fique atenta Regina que iremos abordar sim futuramente.

      Quanto ao projeto 365 dias em foco feminino não temos mas é uma boa ideia, iremos pensar nesta possibilidade.

      abraços.

      Reply
      1. 229.1.1

        Regina

        Prof. João, muito obrigada pela gentileza e atenção. Acompanho constantemente seu trabalho e a cada dia está mais aprimorado e interessante. Parabéns.

        Reply
        1. 229.1.1.1

          João Moura

          Muito obrigado Regina e esforço de todos os integrantes do Treino emFOCO.
          Abraço.

          Reply
  205. 228

    Vilson Silva

    Preciso prescrever treino para uma aluna que anda de bike e esta com dificuldades na subida, tens algo a recomendar?

    Reply
    1. 228.1

      João Moura

      Vilson, o mais específico possível seria o ideal. Colocar ela na bike da academia com carga elevada no pedal e trabalhar intervaladamente tipo:

      – 30 segundo de pedal pesado (alta resistência a pedalada) + 2 min pedal leve para recuperação
      – repete situação acima (tiros) entre 8 a 20 vezes dependendo da resistência dela ao trabalho

      – podes variar com a carga e o tempo mas desta forma seria bem específico o trabalho de pedalar forte que é a situação exigida na subida. Abraço.

      Reply
    2. 228.2

      nascimento luz

      olá professor! me chamo nascimento, tenho 1.86 de altura, peso 88 quilos estou trinando a uns 5 meses meu objetivo é hipertrofia. quero ficar com 100 quilos, qual a serie ideal e o que tenho que fazer para ganhar esse peso em massa muscular? me ajudem por favor. obrigado.

      Reply
  206. 227

    viviane

    Bom dia! Eu tenho escoliose desde os 10 anos de idade, hoje tenho 27 e gostaria de saber se eu posso fazer treino para pernas e glúteos e como deve ser esse tipo de treino, e a natação me ajuda com a escoliose ou apenas é mais indicado para meu caso por não ter quase nenhum impacto? Obrigado

    Reply
    1. 227.1

      João Moura

      A natação Viviane não tem a pretensão de correção do desvio. Além, disso como tu tens essa escoliose a muito tempo talvez ela seja estruturada sem possibilidades de correção, mas cabe exercícios de fortalecimento para que o desvio não avance. Veja as postagem em anexo para te informares a respeito, ok?

      abraços.

      http://www.treinoemfoco.com.br/treino-em-foco-responde/opcoes-de-exercicios-para-portadores-de-escoliose/

      http://www.treinoemfoco.com.br/treino-em-foco-responde/exercicios-contra-indicados-para-individuos-escolioticos/

      Reply
  207. 226

    Renato Pereira

    TENHO 38 ANOS E TENHO DIFICULDADE EM GANHAR MASSA MUSCULAR. EXISTE UM TREINO ESPECÍFICO PARA MINHA IDADE VISTO QUE NÃO SOU GAROTINHO. TENHO 1,81m e 80kg. MEU bf 13,5%.TREINO MUSCULAÇÃO E JOGO FUTEBOL DE 3 A 4 VEZES POR SEMANA. abraçosssss ……………..

    Reply
    1. 226.1

      João Moura

      Independente da idade Renato o treino em si é similar para todos, deve ser forte e intenso. O que pode mudar é o tempo que tu precisas para recuperação que pode, e normalmente é, mais longo. Assim, cuide de se bem de um treino para o outro:
      – parcelando bem o treinamento;
      – se alimentando bem;
      – descansando bem (e aqui chamo a atenção para o teu futebol… ele consome glicogênio muscular e gera desgaste em fibras musculares o que pode atrapalhar e muito a tua recuperação metabólica entre treinos).

      abraço.

      Reply
  208. 225

    Carla

    Boa Noite Professor!

    Sou corredora e devido a uma dor na panturrilha fiz uma ressonância magnética. O laudo foi esse:

    “Tênues áreas de alteração na intensidade de sinal são observadas na medular da
    diáfise dos terços médios de ambas as tíbias, hiperintensas nas sequências obtidas
    com TR longo e supressão de gordura, decorrente de edema / hiperemia.
    Observamos ainda discreta alteração na intensidade de sinal junto aos periósteos
    das faces ântero-mediais e posteriores de ambas as tíbias, devendo-se considerar a
    possibilidade de reação por estresse (“shin splints”).”

    Faço musculação 3 x por semana e treino minha panturrilha mas pelo visto não está sendo suficiente.
    Creio que tenho que treinar mais o tibial anterior e posterior.
    O que você me aconselha?
    Obrigado,
    Carla

    Obs: Não estou correndo por enquanto.

    Reply
    1. 225.1

      João Moura

      Olá Carla,

      teu caso teria que estudar em profundidade o que no momento não terei tempo para fazê-lo. Assim, posso te dizer que o fortalecimento de músculos e todo o aparelho locomotor (ossos, tendões, articulações e ligamentos) é fundamental para a boa permanência em um treinamento visando resistência aeróbica como o teu. sugiro um trabalho forte de resistência/força não somente para tibiais como para todo o tríceps sural além dos membros inferiores também. Certamente ajudará.

      futuramente iremos produzir uma longa série sobre corrida de rua e ai me prepararei para observar também lesões comuns de corredores.

      abraços.

      Reply
  209. 224

    Davi Ivanowski

    Bom dia Prof. Joao

    a duvida hoje é sobre exercício para bíceps utilizando Banco Scoot.. ontem estava na academia realizando esse exercício e senti um desconforto com a parte superior do banco encostando no peito, achei estranho isso pois não deve ser normal essa sensação… pesquisando na internet achei um vídeo de um fisiculturista de São Paulo onde ele fala justamente sobre a historia do banco scoot e comenta sobre o uso correto dele, o que me chamou a atenção é com relação ao “BANCO” pois ele diz que ele é apenas para “descansar” e que o exercício deve ser feito em pé, pois se ficar sentado o apoio será sobre a axila sendo que o correto seria sobre o antebraço. Verificando o que ele descreveu eu acredito que tenha lógica, mas gostaria de ter a opinião de um especialista no assunto..

    Um forte abraço ao amigo

    Reply
    1. 224.1

      João Moura

      Davi,

      há uma coerência sim, porém o apoio é para o braço e não antebraço pois este se movimenta durante a flexão/extensão dos cotovelos. o que devemos fazer, mesmo que sentados, é não apoiar demasiadamente as axila sobre o banco o que irá pressionar o músculo peitoral maior que é o que deve estar gerando o teu desconforto. Podes até apoiar mas não em demasia pois isso pode sim gerar desconforto principalmente se a almofada do banco estiver fina.

      abraço;

      Reply
  210. 223

    Jorge Oliveira

    Olá pessoal do Treino em Foco!!
    Sou profissional de Educação Física, e em conversa com uma das alunas da academia onde trabalho, surgiu o assunto sobre a co-relação entre o “treinamento de pilates” com o “treinamento de hipertrofia”. A mesma comentou sobre já ter ouvido que não se poder treinar musculação e pilates juntos, em contra partida, disse que numa outra academia onde já trabalhei havia uma aluna que fazia pilates, mas que na semana que fazia pilates ela não fazia musculação.
    Existe alguma restrição sobre fazer ambas as práticas? Uma prejudica a outra? Ou é somente pela fadiga muscular que não se trabalham ambas juntas?
    E um treinamento de exaustão? Quais são os benefícios, e qual sua principal função?

    Atenciosamente,

    Jorge Oliveira

    Reply
    1. 223.1

      Ricardo de Amorim

      Pilates e o treinamento de hipertrofia trabalham qualidades físicas diferentes e objetivos diferentes. O Pilates, em linhas gerais, visa ampliar a elasticidade, a flexibilidade do praticante.

      Sobre o treinamento de exaustão, você se refere ao sistema de pré-exaustão? Caso estiver se referindo a este, o sistema de pré-exaustão segue uma lógica de fadigar um determinado músculo no qual o praticante gostaria dar uma enfâse maior, por meio de um exercício monoarticular e em seguida a aplicação de um exercício multiarticular.

      Reply
  211. 222

    Jorge Luiz Azevedo da Silva

    Olá professor, tenho uma aluna que tem bursite nos ombros e hérnia de disco na região lombar, qual seria os exercícios dentro da sala de musculação que poderiam ser feitos?

    Reply
    1. 222.1

      João Moura

      Bursite depende do angulo de trabalho, assim avalie Jorge qual o ângulo em que ela sente dor e evite esse ponto. Se evoluir a dor deves evitar movimentos… ai não tem jeito.. é retirar exercícios para ombro por um tempo e tratar a inflamação.

      Hérnia de disco deve avaliar para verificar se é algo leve ou grave. Em caso de algo grave procure retirar exercícios que gerem carga longitudinalmente sobre a coluna, pois poderá agravar ainda mais o caso. Se for leve PROVAVELMENTE poderá continuar treinando mas deve monitorar A DOR E A SITUAÇÃO diariamente.

      abraço.

      Reply
      1. 222.1.1

        Pedro Otávio

        Olá, boa noite! Tenho uma dúvida em relação a “assimetria muscular”. Tenho uma no peitoral direito, gostaria de saber se eu trabalhar musculação utilizando sempre o mesmos pesos pros dois lados(utilizando alteres) eu trabalharei de forma mais acentuada o lado direito, uma vez que este tem menos músculo do que o lado esquerdo? desde já agradeço a atenção e parabenizo o site pelo profissionalismo.

        Reply
        1. 222.1.1.1

          João Moura

          Talvez sim Pedro, o ideal seria fazer uma eletromiografia do peitoral nos dois lados durante a execução de quilagens similares. Procure um fisioterapeuta na tua cidade que trabalhe com eletromiografia e poderás fazer esse teste e concluir se trabalha mais ou de forma igual os dois lados do peitoral.

          abraço.

          Reply
    2. 222.2

      FABIANO

      Boa tarde João meu nome é Fabiano faço o curso de educação física, sou estagiario de uma academia, queria que vc fizesse um video para pessoas que sofreram algum tipo de acidente, tipo fraturas no ossos, perda da cartlilagem… Quais seriam os tipos de exercicios anaerobios que elas podem fazer… Exemplo temos uma aluna que chegou a pouco tempo, ela sofreu um acidente de moto, e fraturou o fêmur, por causa disso ela ficou com uma coxa 3 cm menor do que a outra e perdeu a cartilagem do joelho esquerdo… Gostaria que vc fizesse um vide… Mostrando quais os exercicios que essa pessoa pode fazer para se recuperar!
      PARABÉNS PELO TRABALHO DE VOCÊS SÃO ÓTIMOS…
      ABRAÇO.

      Reply
      1. 222.2.1

        João Moura

        Obrigado Fabiano, vou verificar como poderia incrementar essa temática no Treino emFOCO porém este ano acredito ser difícil pois já estamos com a agenda cheia para os temas deste ano. Verei se poderemos trabalhar algo do gênero ainda esse ano.

        forte abraço.

        Reply
  212. 221

    paulo henrique

    Bom dia
    Ja malhei a um tempo atras e voltei a malhar esta semana,e estou precisando saber o que fazer para perder aquela gordurinha abdominal que tenho.eu sou aquele tipo falso magro que nunca consigo perde essa gordura.

    o que vcs me recomendam???
    obg.

    Reply
    1. 221.1

      Jefferson Sousa

      Paulo,

      Neste vídeo temos algumas explicações sobre os exercícios abdominais e o emagrecimento. Nele são dadas algumas orientações de como aumentar o gasto calórico durante o treino.

      http://www.youtube.com/watch?v=BPavGrvJEs8

      A questão de acúmulo de tecido adiposo na região abdominal tem forte influência genética, da mesma forma que a facilidade/dificuldade de utilizar os ácidos graxos (Gordura) armazenados nesta região como substrato energético. O músculo nós podemos trabalhar isoladamente, definirmos qual grupo muscular desejamos hipertrofiar e fazer exercícios específicos para ele. Porém, a gordura não é assim que funciona, ela é utilizada como fonte de energia de maneira geral pelo corpo. Bons treinamentos, que elevem o gasto calórico diário, aliado a uma dieta adequada que faça um balanço energético negativo (ingerir menos calorias que consumir) pode levar a uma diminuição no tecido adiposo não somente da região abdominal como de outras regiões corporal.

      Abraço

      Reply
    2. 221.2

      Mirela da Silva

      Olá Prof.sou estudante de Ed.Física porém Licenciatura ,mais tenho uma curiosidade ,trabalho em uma academia só q tive um problema de coluna quando novo e fiz uma cirurgia de escoliose onde tive que colocar pinos ,e treino só q com restrições só q mesmo assim tenho medo ,queria uma diga de treinamento pra aumento da massa muscular???

      Reply
      1. 221.2.1

        João Moura

        OLha Mirela aumentar a massa muscular esta associado a treino forte, pesado mesmo. Em função da tua cirurgia e colocação de pinos deverás ver com teu médico como esta a situação atual e se podes treinar pesado. Tu já falastes que treina com restrição… talvez tu não possa evoluir em um treino muito pesado. Eu disse TALVEZ tens que avaliar com esta o teu caso para tomar qualquer decisão de treino.

        abraço.

        Reply
  213. 220

    Jorge Luiz Azevedo da Silva

    Olá professor, meu nome e Jorge gostaria de saber os processos bioquímicos e fisiológicos dos esteroides anabolizantes nas células musculares?

    Reply
    1. 220.1

      João Moura

      Jorge, nós não produzimos informações a respeito de esteroides anabólicos.

      abraço.

      Reply
  214. 219

    Ivan

    Todas as vezes que treino abdominal a maioria das vezes me da câimbra no abdomên, estou fazendo errado? o que posso fazer para não ter mais essas câimbras?

    Reply
    1. 219.1

      João Moura

      Ivan,
      talvez teu nível de condicionamento físico esteja baixo nos músculos que compõem a região abdominal, talvez subprodutos do metabolismo corporal da contração muscular estejam gerando estas câimbras e os fatores podem ser levantado. Tente manter um treinamento adequado, pois o exercício executado errado é danoso mas não é um fator de origem de câimbras na maioria das vezes.

      abraço.

      Reply
    2. 219.2

      Rogério Silva

      Boa noite, tudo bem ?
      Quais seriam as diferenças entre o desenvolvimento frontal e o desenvolvimento posterior ?
      Um vídeo esse no treino em foco responde uma análise desses exercícios seria ótimo!
      Valeu!

      Reply
      1. 219.2.1

        João Moura

        Vamos agendar essa análise de exercício Rogério, obrigado pelo sugestão.

        Reply
    3. 219.3

      julio cesar d santos

      boa tarde,sou ex-atleta profissional e tive varias lesões de joelho como,ligamento cruzado anterior 2 ,menisco 2 e uma lesão de cartilagem d joelho, que foi do trauma d primeira lesão d cruzado e depois de algum tempo se manifestou e infelizmente operei 3 vezes e tomei vários remédios mais não tive sucesso, e tive que para de jogar profissionalmente as 35 anos,desde já agradeço.

      Reply
      1. 219.3.1

        julio cesar d santos

        tenho uma atrofia n perna direita que operei 6 vezes,como faço p recuperar essa diferencia que e de 2 a 3 sentimetro

        Reply
        1. 219.3.1.1

          João Moura

          Júlio,

          tens que fazer um trabalho bilateral e mais um trabalho adicional específico unilateral para teu lado de hipotrofia para que possa evoluir e buscar equilíbrio muscular. Esse caso é necessário um profissional presente no teu treinamento para e orientar durante o trabalho e execução dos exercícios.

          abraço.

          Reply
  215. 218

    Gabriela

    Olá. bom, faço musculação a uns 7 meses, porém não faço dieta, como coisas do tipo arroz e feijão no dia-a-dia, doces e outras porcarias quase nunca. Quero saber se influencia mto no meu ganho de massa muscular e/ou tonificação?

    Reply
    1. 218.1

      João Moura

      Gabriela,

      como não comes “porcaria” já esta em acordo tua dieta. Porém lembre-se sempre das proteínas e vitaminas elas devem fazer parte da dieta diariamente junto com o feijão e o arroz. Tudo influencia na tonificação (DIETA, TREINO E DESCANSO) procure treinar bem os três pilares que obterá o resultado desejado com o tempo.

      abraço

      Reply
  216. 217

    Vitor Froza

    João, Jefferson
    Parabéns pela ajuda prestada a todos e pela qualidade do trabalho realizado.
    Tenho uma dificuldade que está atrapalhando seriamente meus treinos, já pesquisei sobre o assunto e procurei ajuda, mas ninguém pareceu ter o conhecimento necessário para me auxiliar.

    Treino musculação a 1 ano, neste período sempre notei um desenvolvimento maior do peitoral esquerdo em vista ao direito. Mesmo realizando exercícios unilaterais para corrigir a assimetria, a força de ambos hemisférios era equivalente mas o volume muscular diferente.
    Com o desenvolvimento e aumento da consciência corporal percebi que ao realizar qualquer exercícios para trabalhar a região, o lado direito utiliza músculos sinergistas muito mais que o lado esquerdo. Principalmente a grande dorsal que consequentemente também criou uma assimetria.

    Mesmo reduzindo em até 50% a carga para aperfeiçoar a técnica, não consigo isolar o peitoral direito durante as repetições.

    Acredito que essa disparidade tenha ligação com um leve desvio de coluna que possuo.

    Como posso planejar meus treinos para corrigir esta assimetria?

    Agradeço previamente a atenção.
    Obrigado!

    Reply
    1. 217.1

      Jefferson Sousa

      Vitor,

      O seu desvio postural é proveniente de um desequilíbrio muscular? Ou um desalinhamento anatômico das vértebras? Caso for por desequilíbrio muscular é possível recuperar através de exercícios. Importante verificar junto a um profissional de fisioterapia e médico para saber qual o grau do desvio e a causa para posterior tratamento. Sendo proveniente de desequilíbrio muscular, o primeiro passo seria a correção da postura e depois partir par uma trabalho unilateral para correção da simetria muscular.

      Abraço

      Reply
      1. 217.1.1

        Vitor Froza

        Jefferson

        Na verdade o desvio é estrutural, cifose de Scheuermann e uma leve escoliose em forma de S. Esta última a qual acredito ser a causadora da assimetria.
        Mesmo em exercícios unilaterais para o peitoral direito, continuo utilizando a musculatura da grande dorsal.

        Obrigado pelo apoio

        Reply
        1. 217.1.1.1

          Jefferson Sousa

          Vitor,

          Eu também tenho uma leve escoliose porém, em C e tenho o meu peitoral esquerdo com menos volume com relação ao direito na sua porção inferior. Quando realizo exercícios unilaterais a diferença é a certo ponto atenuada, porém, será bastante difícil conseguir chegar a uma simetria próxima de 100%. O tempo de treino trará mais consciência corporal, importantes podem ser as técnicas de concentração, focar no movimento realizado, “sintonizar” o pensamento com o músculo, pode parecer besteira, mas isso auxilia muito na questão de propriocepção e concentração. Teste diferentes estratégias, séries voltadas a hipertrofia com uma série final utilizando drop sets, utilize em algumas séries um número maior de repetições para tentar estimular ao máximo tanto as fibras brancas quanto as vermelhas. O trabalho é longo, e os resultados lentos, mas a alternativa que vejo seria a experimentação e tentativas diferentes de estratégias até que se consiga algum resultado significativo.

          Forte Abraço

          Reply
  217. 216

    Ivan

    Seria possível fazer um vídeo de Análise de Exercício sobre levantamento de peso, levantamento de peso olímpico e o levantamento stiif ?
    Obg

    Reply
    1. 216.1

      João Moura

      Estamos preparando esses vídeos Ivan, aguarde que iremos apresentá-los. Abraço.

      Reply
  218. 215

    Vitor Costa

    Eu tenho varias Partes do corpo que sao maiores do as outras tipo a Asa, trapezio,peito,tricpe queria saber se tem uma forma de deixa n muito maiores do que os outros exercicios para igualar

    Reply
    1. 215.1

      Jefferson Sousa

      Vitor, temos alguns vídeos mostrando como corrigir assimetrias, abaixo seguem os links destes vídeos. Para o caso de tríceps, e dorsal a linha de raciocínio deve ser a mesma, isolar a musculatura com déficit de desenvolvimento com trabalhos unilaterais após o trabalho bilateral. Utilizar 2 a 3 séries de exercício apenas para o hemisfério com menor volume, até que se igualem os volumes e alcance a simetria.

      Como são geradas assimetrias musculares?
      https://www.youtube.com/watch?v=ZwADtZUR03g

      Como corrigir assimetria de peitoral
      https://www.youtube.com/watch?v=Dl_yM7AcFCo

      Como corrigir assimetria de trapézio
      https://www.youtube.com/watch?v=uHxP0o1u5Qg

      Forte Abraço

      Reply
  219. 214

    Ivan

    Olá!
    Estava lendo pela internet e me deparei com este texto abaixo. Gostaria de saber se ele está certo e pedir um vídeo sobre o assunto. Abraços e Parabéns pelo ótimo trabalho.

    texto

    “AGACHAMENTO COMPLETO – SEGURO OU LESIVO?
    O agachamento é um dos exercícios mais polêmicos da musculação, pois dependendo da maneira com que é executado dá margem a muitas possíveis lesões. Existem alguns tipos diferentes de agachamentos, por isso devemos analisar biomecanicamente cada um deles antes de aplicá-los, a fim de, identificar quais seriam os melhores ângulos articulares, principalmente dos joelhos poderiam causar maiores ou menores forças de compressão e torques, pois existem muitos mitos quanto à maior ou menor angulação dessa articulação, por isso a importância da segurança em todos os aspectos. De acordo com Groves (2002), acidentes e lesões podem ser eliminados pela aprendizagem e prática da técnica adequada e pelos procedimentos de segurança. Sem dúvida, a postura é fundamental para bons resultados, evitando possíveis lesões. Sendo assim, fica necessário entender o movimento humano, suas causas e conseqüências, é onde entra a biomecânica, uma ciência que busca explicar através de análises físicas o movimento dos corpos a partir de parâmetros cinéticos e cinemáticos conforme (ZERNICKE 1981).

    ENTENDA 3 PONTOS IMPORTANTES:
    1° O ângulo de 90° é considerado um dos principais erros na execução do agachamento. (FAIRCHILDET al., 1993).
    Análises das forças compressivas e de cisalhamento no agachamento nos mostram claramente que os piores ângulos são os que normalmente se recomendam como mais seguros. (Li et. al. 1999)

    2° A flexão total da articulação do joelho faz com que a tensão na patela seja reduzida em cerca de 50% devido a ação dos músculos antagonistas (posteriores de coxa). (SHELBURNE,1998).

    3° O aumento das forças compressivas tíbio-femorais e patelo-femorais são maiores em ângulos próximos aos 80° e 90° graus, sendo que essas forças caem à medida que a amplitude aumenta. (ESCAMILLA, 2001) Ou seja, quanto mais você descer menos pressão sofrerá a patela e os ligamentos do joelho.

    Considerações finais

    Como foi visto neste trabalho, podemos afirmar que o agachamento completo é de grande importância na vida do homem. Seja pela parte funcional ou fisiológica, ele é capaz de proporcionar mais resultados e ser mais seguro que os agachamentos parciais. Pois no agachamento completo é possível minimizar a pressão exercida nos joelhos e tem uma solicitação ainda maior dos músculos atuantes. Sendo assim, é de extrema importância preservar o ato de agachar porque além de ser o exercício mais benéfico ao aparelho motor ele é uma habilidade básica da vida humana, esta escrito no D.N.A do homem desde o nascimento até seus mais distantes antecessores, os homens primitivos.”

    atenciosamente

    Reply
    1. 214.1

      Ricardo de Amorim

      Boa tarde Ivan. No segundo semestre 2014 pretendemos fazer análise cinésiológicas de alguns exercícios, o agachamento é um deles.

      Reply
  220. 213

    Eric de Jesus

    Boa tarde professor João.
    Meu nome é Eric, sou aluno de educação física da UFAM e meu questionamento se diz a respeito de sua opinião em relação a exercícios aeróbicos buscando como objetivo emagrecimento. Segundo sua experiencia como vc acha que o mesmo de torne mais eficaz? Antes ou depois do treino de musculação? É uma duvida que estou tendo devido muitas contradições entre profissionais de referencia da área, tambem se possível gostaria de saber a resposta baseado na fisiologia do exercício.
    Um abraço

    Reply
    1. 213.1

      João Moura

      Olá Eric, vamos filmar um ou dois programas com este tama, ok?

      Abraço.

      Reply
  221. 212

    Bruno Braglia

    Olá João estive vendo o vídeo de exercícios compensatórios que fala sobre Assimetria de Peitoral gostaria de saber se essa serie estava de boa! antes de tudo obrigado!

    Inclinação (3×12 a 10); 2º Flexões Entre Bancos (3×12 a 10) e 3º Crucifixo Unilateral (Somente Lado Direito 5×12 a 10)
    [essa flexão entre bancos poderia substituir por outro exercício]

    Reply
    1. 212.1

      João Moura

      Esta de acordo Bruno, agora não posso afirmar que seria a melhor série a realizar já que isso depende de indivíduo para indivíduo. Mas, como disse, a série esta de acordo.

      Reply
  222. 211

    Jaison Rodrigo Dobroshinskei

    Boa Tarde João…gostaria que você me ajudasse em um treino de agilidade para trabalhar no modo de ZIG ZAG se possível, tenho muitas duvidas a relação a esse tipo. Se possível me dar umas dicas agradecerei. abraços

    Reply
    1. 211.1

      João Moura

      Olá Jaison,

      Para te mostrar isso tenho que apresentar em vídeo. Dentro do nosso cronograma procurarei apresentar algo de treinamento para agilidade. Por hora coloco um vídeo informativo sobre agilidade.

      abraço

      http://www.treinoemfoco.com.br/avaliacao-fisica/teste-do-semo-teste-de-agilidade/

      Reply
  223. 210

    Elves Paes Martins

    Em uma ficha de musculacão, sempre é necessário que se tenha o mesmo número de exercícios para peitoral e costas para que se possa ter um equilíbrio?

    Reply
    1. 210.1

      João Moura

      Sim Elves, o equilíbrio no volume de treinamento entre grupos musculares antagonistas é fundamental. Abraço.

      Reply
      1. 210.1.1

        jucy

        Gostaria de saber se o colágeno é uma proteína de grande escala ? e se eu consumir proteina no cafe da manha e treinar a tarde ela vai ser usada como um pre treino?

        Reply
  224. 209

    Gustavo

    No video: Fisiologia do Treino #3 – Dor Muscular Tardia, surgiu uma duvida.

    Achei q tal dor quando maior melhor (em duração tb), pois mostraria q consegui uma grande quebra das fibras musculares e com isso depois da recuperação dessas fibras um aumento maior de massa muscular. Aonde ta meu erro nesse pensamento?
    Obrigado.

    Reply
    1. 209.1

      Jefferson Sousa

      Gustavo,

      A Dor Muscular Tardia (DMT) é um bom marcador de microlesão tecidual, porém, não nos dá certeza da intensidade desta microlesão. Existe um certo equilíbrio entre o catabolismo (Microlesão durante o treino) e o Anabolismo (Recuperação pós treino), caso seu catabolismo seja demasiadamente forte, sendinto dores fortes 24 a 72 horas pós treino e após esse período for realizar novamente a mesma sessão de treino com um certo nível (baixo) de DMT sua recuperação foi boa e está pronto para aplicar uma nova carga de treino. Porém se sua recuperação for muito lenta, demorar 4 ~ 5 dias para passar a DMT a intensidade do treino foi muito grande, você acabará perdendo o timming de aplicação de nova carga de treino, a não ser que você tenha anos de experiência no fisiculturismo cada treino seu compõe apenas um grupo muscular (Ou seja, treina cada grupo muscular apenas 1 vez na semana).

      Caso sucessivamente você aplique cargas de treino muito elevadas por um longo período de tempo, sem dar o devido descanso e recuperação, você poderá entrar em Overtraining e não conseguir ter um desenvolvimento por não ter a recuperação (Anabolismo) adequado. Principalmente se seu treino for parcelado em A B, e treinar todos os dias da semana. Caso seu treino seja A B e treina 3 x na semana, o intervalo de aplicação entre um treino A e outro treino A será de pelo menos 3 dias para aplicação de novo esfoço, ou seja cerca de 72 horas.

      Nesta postagem abaixo você pode compreender um pouco mais sobre as intensidades de estímulo.

      http://www.treinoemfoco.com.br/opiniao-qualificada/opiniao-qualificada-carga-para-o-aumento-do-volume-muscular/

      http://www.treinoemfoco.com.br/fisiologia/fenomeno-da-supercompensacao/

      Abraço

      Reply
  225. 208

    vagner garibaldi

    ola ! minhas panturrilhas parecem mais curtas que a maioria assim como meus tríceps como posso alongar ? e hipertrofiar não tenho bons resultados (panturrilhas)isso para não dizer sem resultados. treino panturrilhas 2 a 3 vezes na semana na maquina de agachamento e sentado como posso melhorar meu treino ?

    Reply
    1. 208.1

      João Moura

      Olha Vagner, panturrilha e o desenho destas é muito genético. Claro que o treino desenvolve mas esta muito em função da genética. Treine pesado com as orientações que passamos mas lembre desta questão de individualidade biológica.

      http://www.treinoemfoco.com.br/video-analise-de-exercicio/gastrocnemios-e-soleo-treino-de-panturrilha/

      abraço

      Reply
  226. 207

    Lucas

    Boa noite,

    Gostaria de saber se para um bom treino voltado a Hipertrofia tem diferença de ir 3 vezes por semana na academia trabalhando todos os musculos ou 5 vesez trabalhando grupos diferentes.

    caso voces ja tenham feito algum video sobre isso posta aqui tbm.

    Obrigado.

    Reply
    1. 207.1

      João Moura

      Lucas,

      em fase avançada do treinamento ir 5 ou 6 vezes por semana na academia e parcelar o treino (ABCDE) passa ser uma necessidade para evolução do treino, mas eu disse… no praticante avançado.

      Abraço

      Reply
  227. 206

    JOSÉ ROBERTO

    OLÁ JOÃO

    VOCÊ SABE ME INFORMAR SE A HIPER LORDOSE LOMBAR TEM ALGUMA LIGAÇÃO COM QUEM TEM AQUELA PROTUBERÂNCIA ABDOMINAL?

    GRATO

    Reply
    1. 206.1

      João Moura

      Pode ter, pois a protuberância abdominal desloca o CG para frente e na busca de manter o equilíbrio corporal o indivíduo pode acentuar a lordose lombar… é uma possibilidade.

      abraço.

      Reply
  228. 205

    Carlos Figueira

    Professor, à respeito da cifose cervical, meu pescoço é muito a frente…
    Além do RPG, existe algum treinamento na academia que possa melhorar meu quadro?

    Reply
    1. 205.1

      João Moura

      Exercícios de extensão cervical com carga poderiam ser produtivos Carlos. Mas antes de realiza-los converse com seu professor para orientar a execução, não faça movimentos rápidos nem muito amplos nesta região.

      abraço.

      Reply
  229. 204

    silvia

    Assistindo a vídeo aula sobre como calcular a zona alvo para um treinamento aeróbio, ouvi que para perda de gordura é melhor fazer um treino abaixo da FCmínima. É isto mesmo? Meu objetivo é perder peso de gordura com exercícios aeróbicos (corrida, caminhada, etc). Como posso programar um treinamento correto para atingir este objetivo? Outro objetivo é o condicionamento físico, e baixar os batimentos cardíacos, que são muito altos. Já fiz exames e não foi cosntatado nenhum problema cardíaco. Tenho 1,51, peso 59 Kg e meu batimento sempre foi alto, mesmo quando fiz o curso Superior de Educação Física na ESEF-UFRGS.

    Reply
    1. 204.1

      Ricardo de Amorim

      Olá Silvia.

      Para perda de gordura, um trabalho aeróbico atingindo a FC em torno de 60 à 70% com duração de 40 à 80 minutos a sessão já se torna eficaz. Recomendamos que você procure um profissional de Educação Física qualificado pois ele irá programar seu treinamento da forma correta.

      Abraço!

      Reply
  230. 203

    guiiilopes

    ae irmão queria saber se tem como resolver um problema q tento resolver a tempos q é diminuir o volume do meu peitoral na parte inferior delie pq ela fica muito volumosa ja tentei muita coisa , diminuir o peso no supino reto de todus os geitos mais n vie muito resultado ja fiz piramide de definição e n deu miuito certo , to fasendo supino com pegada fechada agora mais ainda tenho duvidas se dimunuo o peso ou se mesmo sem diminuir vou perder esse volume por causa da pegada fechada o q eu faço queria saber uma serie de exercicios para diminuir esse volume na parte inferior queria mostrar fotus do meu peitoral mais n tem como aque add meu email.. meu problema e q por causa desse volume meu peitoral n é igual a dos meu amigos o bico do peito n baixou como deveria ficar ele fico meio alto ae fica esquisito pq tem muito volume na parte inferior add meu email ae!!! obrigado dez de jah esperando ancioso!!!

    Reply
    1. 203.1

      Ricardo de Amorim

      Olá Guiilopes. É preciso fazer uma avaliação mais minuciosa a respeito do se questionamento. Deve ser levar em conta sua estrutura anatômica. Se essa alterção ocorreu após você estrar praticando o treinamento resistodo com pesos (musculação) ou então se essa alteração já existia. Tendo em conta o volume grande, talvez seja possível você atribuir a sua rotina exercícios aeróbicos, visando emagrecimento pois assim também poderá ter perda de massa magra. Apenas uma sugestão. Procure o profissional de Educação Física responsável pelo seu treinamento, assim ele poderá avaliar melhor o seu caso.

      Reply
  231. 202

    Jhony

    Oláa!!! Percebi que tenho o osso do lado direito em cima do peito (parte clavicular) mais pra fora do que o esquerdo,,nao sei como isso aconteceu,nao sei se foi na academia ou fora ,,porque nao senti dor na hora que aconteceu e até hoje isso nao incomoda em nada ,,só questão de assimetria mesmo…nao tem tanta diferença assim, só eu mesmo olhando que consigo ver..

    Gostaria da opinião do treino em foco !!!
    agradeço!!

    Reply
    1. 202.1

      Ricardo de Amorim

      Olá Jhony. Recomendamos você procurar um médico para avaliar o seu caso. Se estiver relacionado a assimetria, o Treino em FOCO já gravou alguns episódios sobre assimetria do peitoral. Abraço.

      Reply
  232. 201

    João Alexandre

    Olá

    Já estou a 5 meses treinando bem na academia. Já há necessidade de tomar suplementação? Se sim, Quais devo tomar?

    Reply
    1. 201.1

      Jefferson Sousa

      Olá João, tudo bem?
      Com relação a suplementação a informação mais importante que você deve passar a um nutricionista é como está a sua alimentação, os alimentos sólidos que você consome dão o aporte nutricional adequado às suas necessidades? O tempo de treino influencia, mas não diretamente. É importante que você faça um recordatório, anotando quais alimentos ingeriu ao longo de 2 ~ 3 dias quantos gramas cada porção destes alimentos. Em cima disto você analisa a quantidade de proteinas, de carboidratos, lipídeos, vitaminas e minerais. Caso consiga alcançar suas necessidades diárias de nutrientes apenas na dieta, invista nela. Caso consiga fazer refeições adequadas pré e pós treino, além de uma adequada nutrição ao longo do dia também aliada a uma suplementação básica já será suficiente.

      Para saber quais suplementos você deve tomar, pense nas suas necessidades e o que dificulta a ingestão diária completa de nutrientes. Os suplementos que recentemente vêm demonstrando bons resultados são os BCAA’s, Whey protein, polivitamínicos. Esta é uma suplementação básica que muitas pessoas utilizam, mas para saber quais, e qual a quantidade você deve ingerir, o ideal é uma consulta a uma nutricionista, ou uma análise em sites ou fóruns que discutem mais afundo a alimentação e suplementação.

      Forte Abraço

      Reply
      1. 201.1.1

        João Alexandre

        intendi cara. muito obrigado pela atenção, ajudou bastante
        abraço.

        Reply
    2. 201.2

      Vera

      Olá! Gostaria de saber qual a melhor amplitude de movimento nos agachamentos, especialmente no agachamento hack? E também, qual o melhor agachamento, em função da amplitude previne/evita lesões no joelho?
      Obrigada.

      Reply
      1. 201.2.1

        João Moura

        vera,

        vamos gravar vídeos de análises destes exercícios, ok?

        aguarde

        abraço.

        Reply
  233. 200

    Ismael

    Boa tarde,
    Todos os videos sobre a assimetria foram esclarecedores e completos (na minha opinião), porem como todos, ainda possuo duvidas, que parte de princípios lógicos ou não rsrs .. Eu tenho um ombro mais largo que o outro, lembrando que um é mais largo, não maior, analisando os videos vi que, uma boa forma de igualar a largura dos ombros seria fundamental o desenvolvimento das costas, mais especificamente o músculo do trapézio, não tirando a importância dos outros. Sendo assim mesmo eu conseguindo identificar onde possivelmente está o erro, eu queria dicas suas para a correção da largura do ombro, sendo que um lado é mais largo que o outro.
    Obrigado.

    Reply
    1. 200.1

      Jefferson Sousa

      Boa tarde Ismael,
      Você precisa saber se esta diferença na largura de um hemisfério corporal para o outro na altura dos ombros é decorrente de um enfraquecimento por exemplo da musculatura do lado direito aliado (ou não) a um encurtamento da musculatura do lado esquerdo. Ou se esta diferença de largura se dá em decorrência de um tamanho ósseo diferente entre os hemisférios. Caso a questão seja muscular, pode ser possível uma correção na postura através de técnicas de alongamento e fortalecimento específicos para a região.

      ALém do trapézio existem outras musculaturas que auxiliam no equilíbrio da cintura escapular. Para tomar ciência da atuação da musculatura de trapézio e rombóides confira este vídeo da série TreinoemFOCO Anatomia http://www.youtube.com/watch?v=DKzJwXayB1s.

      Técnicas de alongamento/flexionamento para esta musculatura entrarão ao ar em breve. Neste link estã o vídeo do TreinoemFOCO Responde sobre assimetria de trapézio https://www.youtube.com/watch?v=uHxP0o1u5Qg e neste link o vídeo de exercícios para trapézio e rombóides https://www.youtube.com/watch?v=L4UxXMHlv9k

      Forte Abraço

      Reply
      1. 200.1.1

        Davi Ivanowski

        Olá Jefferson

        assisti os dois vídeos que Vc recomendou e refiz a leitura da matéria no Marcio Atala, achei estranho ele comentar como Vc observou (“A finalidade do alongamento é aumentar a flexibilidade e a amplitude articular[…]“), porem ele mesmo desfaz essa afirmação um pouco adiante e ainda me deixa com outra duvida: (“O que acontece é que ele não precisa ser feito imediatamente antes ou depois do exercício. Quando a atividade é de alta intensidade, é recomendado inclusive evitar o alongamento após, pois ele pode favorecer lesões.”). Nos vídeos não foi esclarecida a duvida que ficou com relação ao alongamento após o treino, e no vídeo sobre o “sem noção” (https://www.youtube.com/watch?v=JbfhWfallgo) é abordado justamente esse ponto, alongar após o treino.. Peço que analise e me posicione com relação a essa questão.

        Um forte abraço, parabéns pelo seu desenvolvimento..

        Reply
        1. 200.1.1.1

          Jefferson Sousa

          Davi,
          O que mais trás dúvidas nessa temática é a falta de padrão de conceito para cada termo, além da generalização em algumas informações como por exemplo, “Não se deve alongar depois do treino”, mas pera ai, quem não deve alongar? Isso se aplica a todos? População geral, atletas?

          Vamos citar o exemplo de um treino de Hipertrofia na musculação. Durante o treino é gerado um grande estresse nas fibras musculares, ao término do treinamento, o alongamento pode ser usado pra diversos objetivos, alguém que vise apenas uma recuperação pós sessão de treinamento, outros utilizam o flexionamento, principalmente os atletas, buscando gerar um maior grau de estiramento da fibra muscular, gerando maior microlesão e maior possibilidades para o crescimento muscular. O alongamento no pós treino para um praticante recreacional, que visa a saúde, reabilitação, torna-se importante para o relaxamento das fibras, auxiliar na recuperação para próxima sessão de treino, aliado a massagem pode auxiliar na remoção da tensão muscular, entre outros aspectos.

          Enfim, a análise deve ser focada no objetivo do praticante, o que se objetiva através de um alongamento no pós treino? Para então determinar a necessidade ou não, quantidade, nível e frequência.

          Abraço

          Reply
  234. 199

    Milva de Souza Salles

    Primeiramente gostaria de parabenizar o seu trabalho Professor João Moura, é um ótimo professor e o site também é maravilhoso que explica de forma clara e objetiva, a forma correta de se praticar qualquer atividade física. minha pergunta é a seguinte: para que se perca mais gordura corporal é melhor fazer um treino aeróbico mais intenso e depois partir pra musculação ou não ? e quanto a carga e repetição para esse objetivo o que é o certo ?

    Reply
    1. 199.1

      João Moura

      Milva,
      estima-se que o peso do exercício físico no emagrecimento gere em torno de 20% a 30% sendo a dieta o fator mais importante para o emagrecimento tendo um “peso” de 70% a 80%. Assim, indico que, independentemente do treino que venhas a executar para emagrecimento, passe a fazer um controle quantitativo e qualitativo da tua dieta, pois sem esse controle o emagrecimento é muito difícil.
      O treino aeróbio e intenso tende a consumir mais glicogênio muscular fonte de energia essa que irás usar na musculação, assim, se treinares aeróbio forte antes do treino de musculaçaõ irás produzir uma fatia importante de glicogênio o que poderá impedir um bom desempenho no treino posterior de musculação, principalmente se este for pesado. E seria interessante treinar pesado musculação pois o mesmo gera um consumo elevado de energia pós treino para recuperar o organismo. Vista desta maneira faria o aeróbio depois e não muito intenso buscando o consumo momentâneo maior de gordura como fonte de energia.

      abraço e espero ter ajudado.

      Reply
  235. 198

    Davi Ivanowski

    Professor

    a respeito da matéria do Marcio Atala sobre ALONGAMENTO, criei um short link para facilitar o acesso à pagina

    http://glo.bo/1ekRXlB

    Aguardo seu retorno

    Forte Abraço !!

    Reply
    1. 198.1

      Jefferson Sousa

      Olá Davi,

      A grande diferença de opiniões entre os profissionais com relação a “alongamento” antes e/ou depois do treino, deve-se muito ao fato de uma inexistência de padrão no conceito do mesmo. Confira estes dois vídeos nossos para que você tire suas próprias conclusões principalmente no que se refere as duas primeiras linhas da matéria (“A finalidade do alongamento é aumentar a flexibilidade e a amplitude articular[…]”)

      Alongamento x Flexionamento
      https://www.youtube.com/watch?v=JpQC__goJiw

      Alongar ou não antes do treino?
      https://www.youtube.com/watch?v=G2GaOf08EhI

      Analise os conceitos que utilizamos, lembrando que nos embasamos nos conceitos do Professor Estélio Dantas, referência no que diz respeito a este tema no Brasil.

      Por favor faça a análise dos nossos vídeos, e posteriormente releia a matéria do Professor Márcio Atalla e reporte suas conclusões.

      Reply
  236. 197

    Luciano

    Bom dia

    Então Dr. João,eu gostaria que se fosse possível vocês fazerem uma aula explicando sistemas de treinamento avançado,por exemplo o Treno Rest-Pause,O FST7,GVT10,se ele pode ser executado em qual etapa de treinamento Iniciante ,Itermemediário,Avançado.

    Até mais.

    Reply
    1. 197.1

      Jefferson Sousa

      Bom dia Luciano,

      Esta série será lançada nos próximos meses no nosso canal de musculação. Estamos preparando o material para fazê-la da melhor maneira possível para que fique didática e completa, orientando bem a aplicação dos sistemas durante os treinamentos. Caso tenha interesse em nos auxiliar, envie-nos uma relação com os nomes de todos os sistemas que você conhece, para elaborarmos o máximo de programas explorando o máximo de sistemas. Forte Abraço

      Reply
  237. 196

    Souza

    Pesquisando sobre treino tensional encontrei exemplos que colocam programas de treino ABC, treino três vezes por semana com trabalho de grupos musculares diferentes em cada treino e uma vez por semana, como o ideal. Também encontrei outros que propõe um programa de treino ABC 2x, trabalhando cada grupo duas vezes por semana, totalizando seis treinos na semana (ABCABC). Minha pergunta diante disso é: Afinal, qual dessas periodicidades é a ideal para um treino tensional visando a hipertrofia miofribilar?

    Obrigado.

    Reply
    1. 196.1

      Ricardo de Amorim

      Olá Souza. Veja bem, um programa de treinamento deve ser elaborado de acordo com a pessoa. Não recomendamos aos nossos seguidores que procurem por programa já moldados, as famosas “receitas de bolo”. Todo treinamento deve ser prescrito de acordo com as necessidades de cada um. O primeiro programa pode você funcionar para você, como não. E a mesmas coisa com o segundo programa. Tudo vai depender do de que forma vai ser a intensidade e o volume do treinamento.

      Reply
  238. 195

    Thiago Santos

    Professor João Parabéns!! Vou tentar esse tipo de treino. Dá pra vc me passar esse treino.

    Reply
  239. 194

    Joao vitor

    E ai pessoal do treino em foco , beleza?
    Bom , admiro demais o trabalho de vocês e sempre estou por dentro de todos os videos e ensinamentos de vocês , tem se tornado úteis para mim.
    Ultimamente me deparei com uma dor na região de trás do joelho , onde vem me atrapalhando para andar/correr/treinar perna.
    Gostaria de saber se há um jeito de corrigir isso , com exercícios de fortalecimento e etc.
    Já faz pouco mais de um ano que faço academia e este nunca me incomodou , mas ultimamente que faço mais aeróbicos devido a meu cutting , ele vem apresentando problemas.

    Grato desde já e um abraço!

    Reply
    1. 194.1

      Ricardo de Amorim

      Olá João Vitor!

      Existem vários fatores que podem ser associados a patologias de joelho. Nós recomendamos que você procure um médico para avaliar melhor essa dor na região posterior do joelho.

      Abraço!

      Reply
  240. 193

    João Paulo

    Olá professor tenho 19 anos e treino a 1 ano e meio, minha pergunta é sobre a assimetria do peitoral! Eu assisti o vídeo e queria saber quais exercícios posso executar além dos 2 do vídeo e se esses exercícios são feitos alternados, antes ou depois dos outros exercícios como crucifixo, peck deck e pullover por exemplo, e quantas vezes devo malhar peito por semana. E queria saber se é verdade que com esse problema de assimetria não é recomendado fazer supino.

    Reply
  241. 192

    Eric de Jesus

    Boa tarde professor João.
    Meu nome é Eric, sou aluno de educação física da UFAM e meu questionamento se diz a respeito de sua opinião em relação a exercícios aeróbicos buscando como objetivo emagrecimento. Segundo sua experiencia como vc acha que o mesmo de torne mais eficaz? Antes ou depois do treino de musculação? É uma duvida que estou tendo devido muitas contradições entre profissionais de referencia da área, tambem se possível gostaria de saber a resposta baseado na fisiologia do exercício.
    Um abraço

    Reply
  242. 191

    Felipe Lara

    Olá Professor! Tudo Bem? Sou inscrito no canal e em primeiro lugar gostaria de te parabenizar por tanto conhecimento de qualidade aqui compartilhado.

    Bem, tentei localizar aqui no site e no seu canal do youtube algum vídeo ou texto com relação a inflamação no tendão do cotovelo, tanto a epicondilite medial como a lateral, ao meu ver, muito comum em praticantes de musculação hoje em dia.

    Pergunta: Existe alguma maneira de corrigir ou prevenir esse tipo de inflamação com exercício resistido?

    Sugestão: Se for possível Professor, faça um vídeo sobre esse assunto. Garanto que irá ajudar muitas pessoas!

    Obrigado e novamente Parabéns!

    Reply
    1. 191.1

      João Moura

      Obrigado pela sugestão Felipe, vamos ver como podemos encaixar um vídeo com essa temática nas nossas postagens. Grande abraço.

      Reply
  243. 190

    Roni

    ola João, queria saber como consigo volume muscular na parte lateral do meio do Peito.não tem nada de volume muscular agora dos lado de fora em baixo do peito tem bastante e um pouco so na parte superior agora do meio do peito é imposivel

    Reply
    1. 190.1

      Ricardo de Amorim

      Boa tarde Roni, procure exercutar exercícios que foquem mais na parte superior do peitoral maior.

      Reply
  244. 189

    Marcello Melo Lopes

    Bom dia prof., João.
    Recentemente enviei uns questionamentos e ao procurar a resposta não encontrei mais as perguntas. Foi retirada do site? Houve algum problema?
    Abraços.
    Marcello

    Reply
    1. 189.1

      João Moura

      Marcello, não to dando conta de responder tantas perguntas… esse tá sendo o problema. mas faça a pergunta novamente por favor.

      grande abraço.

      Reply
  245. 188

    Elder Santos

    Boa tarde João sou novo por aqui , me inscrevi ontem no seu canal , eu tenho escoliose e já tenho 20 anos eu fazia academia ao um tempo atrás , fazia todos os exercicios mais não cheguei a fazer 2 meses direto. porém ganhei um pouco de musculos rs no tempo eu tinha 16 anos. bom aos 17 percebi que tinha uma escapula direita maior ou mais desenvolvida que a outra parte bom , mais eu não ligava muito. aos 19 anos eu viajei para sao paulo passei em um ortopedista e disse que eu tinha escoliose ele me disse meu esqueleto já tinha se formado não dava mais pra usar aparelho , e nem fazer cirurgia. percebi que no raio-x minha coluna está em forma de ”S”bom , desculpa pelo texto. sim amigo o que eu tentando dizer é que eu gostária de voltar a praticar musculação , e também queria saber se posso malhar peito , triceps , biceps , costas e ombro gostária de saber se é possivel você fazer um programa desses exercicios que eu citei acima , para quem tem escoliose , ajudaria muito eu e a todos que tem esse problema. obrigado João gostei muito do trabalho que você faz , e divulgarei sua page e o seu canal com amigos obrigado novamente boa tarde !

    Reply
    1. 188.1

      Ricardo de Amorim

      Bom dia Elder Santos. O Treino em FOCO já gravou um vídeo com opções de exercícios para portadores de escoliose. Você poderá ver no link à seguir: http://www.treinoemfoco.com.br/treino-em-foco-responde/opcoes-de-exercicios-para-portadores-de-escoliose/

      Reply
  246. 187

    Antognoni Pimentel Carvalho

    Boa tarde Prezado professor João Moura,

    Qual a direção ideal para a descida da barra no supino reto, pois alguns dizem que é na linha dos mamilos, outros abaixo dos mamilos, outros dizem que é acima dos mamilos e alguns dizem que é na linha dos ombros.

    Um grande abraço.

    Reply
    1. 187.1

      João Moura

      Olá Antognoni.

      Eu diria que todas as posições que tu descreveu é possível, porém descendo na linha dos ombros evita torques rotacionais sobre a articulação glenoumeral (ombros) solicitando menos o manguito rotador. Porém, as outras posições, se bem realizadas, não estão incorretas.

      abraço.

      Reply
      1. 187.1.1

        Antognoni Pimentel Carvalho

        Obrigado pela resposta, tirou uma grande dúvida já que cada um faz de um geito, vou continuar fazendo do modo que estou habituado, descendo logo acima dos mamilos.

        Reply
        1. 187.1.1.1

          Antognoni Pimentel Carvalho

          Obrigado pela resposta, tirou uma grande dúvida já que cada um faz de um jeito, vou continuar fazendo do modo que estou habituado, descendo logo acima dos mamilos.

          Reply
      2. 187.1.2

        Raphael

        gostaria se tem videos com abdominal tipo remador para concurso

        Reply
        1. 187.1.2.1

          Jefferson Sousa

          Olá Raphael,

          Neste último domingo nós gravamos uma série completa para os TAF’s, será lançada dentro de 2 ou 3 semanas. O Abdominal remador foi abordado e a metodologia de treino para executá-lo também. Forte Abraço

          Reply
          1. 187.1.2.1.1

            Vera

            Olá! Gostaria de saber se, fazendo um treino geral para hipertrofia muscular, posso realizar exercícios de resistencia para apenas alguns exercicios (biceps, por exemplo, pois não quero aumentar a massa muscular desse musculo)?

          2. João Moura

            Sim, podes fazer hipertrofia para uns músculos e resistência para outros, depende da tua necessidade Vera.

            Abraço.

  247. 186

    Raniel

    Olá professor tudo bem? gostaria de saber se sistemas de treinos alternados( por exemplo, na primeira semana treinar hipertrofia e na segunda semana treinar potencia…terceira semana hipertrofia….quarta semana potencia e assim por diante) promovem um aumento de massa muscular maior do q um treino “fixo” (4-5 semanas de treino para hipertrofia usando o sistema de exaustão por exemplo). Gostaria de saber também sobre treino isométrico na academia: como realizar? quais as vantagens e desvantagens?

    Obrigado pela atenção e parabéns pelos vídeos e pelo trabalho de qualidade.

    Reply
    1. 186.1

      Ricardo de Amorim

      Raniel. Esses treinamento possuem objetivos diferentes. Pois em um trabalho de potência você estará trabalhando com a margem da carga (pesos) em torno de 40 a 60% dos valores de 1RM (uma repetição máxima) em uma rápida velocidade de execução (que deve-se tomar cuidados pois poderá gerar risco lesivo) e não visa lesões teciduais como em treino de hipertrofia.

      Sobre o sistema isométrico o Treino em FOCO ministrou um curso sobre sistemas e métodos de treinamento onde abordamos o treinamento isométrico. Você poderá adquirir o curso através de nossa loja integrada.

      http://treinoemfoco.lojaintegrada.com.br/

      Reply
  248. 185

    carolina

    olá joão,parabens pelo canal voces tiram mtas duvidas qto a realização dos exercicios.

    eu tenho uma duvida com relação ao STIFF com barra,qual a forma correta de realizar esse exercicio, pois o instrututor da minha academia diz uma coisa, e vejo varios videos que ensinam diferente,com pernas estendidas,flexionadas, lavantar o tronco ate em cima ou so um pouco.pois quando realizo nao sinto mto as pernas mas um pouco de desconforto nas costas.
    eu treino para hipertrofia das pernas.

    se puder responder ficarei grata.
    obrigada.

    Reply
    1. 185.1

      João Moura

      OI Carolina,

      gravaremos vídeos análises sobre o stiff, porém por hora posso de dizer que com os joelhos em semiflexão diminui a atuação dos posteriores de coxa, diminui não retira. E levantar um pouco apenas do solo, devido ao braço de alavanca, trabalha mais intensamente glúteo e posteriores de coxa. No vídeo as informações ficarão melhor.

      abraço.

      Reply
      1. 185.1.1

        Reinaldo

        Ola amigos , tenho uma duvida , como faço para isolar o quádriceps no leg press ?

        Reply
        1. 185.1.1.1

          João Moura

          oLÁ Reinaldo,

          Isolar o quadríceps no leg press é impossível já que trata-se de um exercício multiarticular e envolve vários grupos musculares. Isolar quadríceps é possível sim na mesa extensora.

          Abraço.

          Reply
  249. 184

    Reginaldo

    Olá, estou gostando bastante das dicas, comecei a praticar exercícios a aproximadamente 3 meses e já perdi cerca de oito quilos. Estou em dúvidas sobre a maneira que estou realizando os exercícios. Tenho 27 anos, Messo 1,71 e peso 94 kilos, por enquanto. hehe. Entro na academia, faço vinte minutos de esteira trote nos primeiros 10 minutos, aí vou alternando 1 minuto de corrida, 2 de descanso até completar os 20 minutos. Após faço musculação alternando. Ex faço supino reto e legpress, sem descançar, ao completar as très séries em cada (20, 20, 15) faço 3 minutos de esteira (intensos).

    Aí vou e faço mais dois exercícios alternados completando as séries, esteira de novo. (chego a fazer 9 minutos de esteira nessa brincadeira). No fim faço mais 10, 15 minutos de esteira…tem dia que fico exausto…está correta essa brincadeira aí?

    Minha intenção é emagrecer mais vinte e dois quilos e lógico com um corpo legal, nada de ficar bombadão.

    Espero que tenha entendido.
    Valeu!!

    Reply
    1. 184.1

      Reginaldo

      Isso aí pelo menos 3 vezes por semana.

      Reply
      1. 184.1.1

        Rafael de Almeida

        Caro Professor João Moura, gostaria primeiramente parabenizar pelo site. Achei de suma importância as dicas e analisei o quanto esse site é completo. A minha pergunta é a seguinte meu caro Professor, por falta de tempo pois estudo e trabalho optei por malhar em casa, mais no momento estou somente com uma paralela. Acordo ás 5:30hrs para iniciar meus treinos porém gostaria de saber algumas dicas. Meu treino é o seguinte: Faço 10 séries de 20 (10×20). Gostaria de saber se estou ganhando ou perdendo massa muscular fazendo a todos os dias essas seções no qual apresentei. Se for possível me apresente o modo certo.
        Desde de já muito obrigado.

        Reply
        1. 184.1.1.1

          Ricardo de Amorim

          Olá Rafael de Almeida. Se o seu objetivo no treino for o aumento do volume muscular (hipertrofia) esse seu treino está com um número excessivo de séries, o que não irá propiciar um ganho de massa.

          Reply
    2. 184.2

      Ricardo de Amorim

      Bom dia Reginaldo. Precisariamos de mais algumas informações para responder sua pergunta. Não estou entendendo a lógica desse treinamento, mas isso é uma particularidade da prescrição que o profissional de Educação Física responsável pelo seu treinamento lhe passou. Talvez seja o caso de você conversar com o seu treinador e rever os conceitos da metodologia aplicada.

      Reply
  250. 183

    Jas

    Boa noite, João!!!
    Eu gostaria de saber quais exercícios são indicados e contra indicados para quem tem Espondilolistese grau 1, mas quer trabalhar os músculos das pernas, glúteos e abdomen também.

    Seus vídeos são ótimos!
    Obrigada desde já.

    Reply
    1. 183.1

      João Moura

      Eu tenho espondilolistese grau 1 partindo para o 2. O cuidado especial é não projetar cargas elevadas de forma vertical sobre a coluna vertebral, assim atualmente não realizo mais agachamentos, desenvolvimentos e remadas em pé pois estes projetam carga longitudinal sobre a coluna. Sugiro os mesmos cuidados para ti. Leg press das mais variadas formas pode ser feito e deves fortalecer eretores da espinha e reto abdominal sempre.

      Essas são orientações básicas. Abraço.

      Reply
  251. 182

    Leonardo

    Olá João, vi alguns de seus vídeos e gostei muito.Gostaria de saber uma sequência eficiente de abdominais para alcançar a hipertrofia abdominal.Minha barriga já é definida,mas gostaria de melhorar.Obrigado,abraço. 😀

    Reply
    1. 182.1

      João Moura

      Teste o exercício do vídeo Leonardo, ele é bem forte.

      abraço.

      http://www.treinoemfoco.com.br/?s=abdominal+no+espaldar

      Reply
  252. 181

    Wellington

    Professor, no video abordando a Hiperlordose lombar, voce esclareceu quais exercicios devem ser feitos para corrigi-la, mas nao disse quais exercicios devem ser evitados, com o risco de agravar o quadro.

    Reply
    1. 181.1

      João Moura

      Com a técnica correta diria que todos podem ser realizados que não agravarão o quadro… eu disse COM A TÉCNICA CORRETA. Um cuidado especial para os agachamentos. Abraço wellington.

      Reply
  253. 180

    Carlos A.

    Professor, sou magro, tenho 1,75 de altura e peso 67 Kg, entretanto, mesmo magro, tenho uma barriga grande demais, ano passado estava com 60 kg e tinha a barriga lisa, mudei minha alimentação para ganhar peso (meu objetivo era alcançar 72, 73 kg…) e consegui esses 7 kg a mais, mas com uma barriguinha junto :/

    Minha duvida é: Ainda quero ganhar mais peso, mas preciso fazer exercicios aerobicos para perder essa gordura abdominal, é possivel ganhar peso e perder gordura abdominal ao mesmo tempo? ou para perder essa gordura acabarei perdendo peso tambem?

    Reply
    1. 180.1

      Ricardo de Amorim

      Bom dia Carlos. Se você manter uma rotina de exercícios aeróbicos terá sim uma perda de massa muscular. Se você necessita de um aumento de peso, recomendo que passe executar exercícios de cunho aerobio após o esperado ganho. Sim, você poderá perder um pouco de massa, mas não significativamente grande. Leve em consideração também a sua dia, sua alimentação que também é fator e grande fator, na contribuição do seu treinamento.

      Reply
  254. 179

    Levi Gregory

    Olá João, gostaria de saber sobre as séries para melhorar minha explosão muscular. Jogo Basquete e treino musculação todos os dias, e quero melhorar minha explosão, principalmente para os membros inferiores. O que você me aconselha?

    Obrigado

    Reply
    1. 179.1

      João Moura

      Levi, tem muita coisa a respeito para fazer, vamos gravar séries sobre isso, ok?

      abraço.

      Reply
  255. 178

    Lorenzo

    Olá João, queria perguntar-lhe sobre o alongamento pré e pós exercício, tendo em vista fatores fisiológicos que contribuirão ou não para o treinamento (seja ele em trabalhos resistivos por peso ou desportivo).
    Cumprimentos.

    Reply
    1. 178.1

      Jefferson Sousa

      Olá Lorenzo,

      Temos estes vídeos referentes a alongamento e sua relação no pré e pós treino. Confira

      Alongar ou não antes do treino?
      http://www.youtube.com/watch?v=G2GaOf08EhI

      Diferença de Alongamento x Flexionamento
      http://www.youtube.com/watch?v=JpQC__goJiw

      Alongamento no final do treino
      http://www.youtube.com/watch?v=JbfhWfallgo

      Abraço

      Reply
  256. 177

    Luciano Passarini

    Joao,
    A minha duvida fica neste de tempo de 40 segundos para hipertrofia serve para series de peitoral, bíceps, perna, dorsal independente do grupo muscular.

    Abraço.

    Reply
    1. 177.1

      Luciano Passarini

      corrigindo é tempo de descanso de 40 seg.

      Reply
    2. 177.2

      João Moura

      é muito individual e depende do nível de condicionamento físico. Intervalos entre 30 a 50 segundos são utilizados por praticantes avançados, iniciantes devem usar de 60 a 90 segundos, com o tempo ir diminuindo esse tempo. E pode modificar dependendo do exercício e da massa muscular envolvida neste.

      abraço.

      Reply
  257. 176

    Luciano Passarini de Oliveira

    Joao,
    A minha duvida é qual é o tempo ideal de descanço entre as series para hipertrofia independente se for para series de peitoral, bíceps, perna, dorsal ou tem alguma restrição por grupo muscular.

    Abraço.

    Reply
    1. 176.1

      João Moura

      intervalos sempre baixos Luciano.

      geralmente se começa com intervalos de um minuto e meio e, aos poucos, vai se diminuindo os intervalos. Chegando com o tempo a fazer intervalos de 40 segundos ou até menos. Abraço.

      Reply
  258. 175

    cassiano

    boa noite ao grupo TREINO EM FOCO, gostaria de saber se é possível hipertrofia do tronco e membros inferiores e definição dos membros superiores em um único treino. Abraço

    Reply
    1. 175.1

      João Moura

      Sim cassiano, o trabalho é localizado e específicos, podes proceder o treino desta forma sim.

      abraço.

      Reply
  259. 174

    Marcello Melo Lopes

    Boa tarde.
    Após tomar conhecimento de seu canal de vídeos no youtube, os quais me tem sido de grande soma informativa, venho solicitar dos senhores algumas orientações que visem me ajudar nos meus treinamentos.
    Tenho 40 anos e após 15 anos estou retornando a prática da musculação, tendo como objetivo atingir alto nível de fisiculturista, mas sem intenção de competição (na tenho esse foco). Por conta de uma série de desencontros informativos na NET, os quais fazem surgir muitas dúvidas (treino e suplementação), e tendo enxergado em seus vídeos confiabilidade para sana-las, coloco algumas dúvidas aos senhores na expectativa de receber a devida orientação.
    1. Tenho algumas desproporções em meus grupos musculares (bíceps direito maior que o esquerdo; Coxa esquerda maior que a direita; Peito esquerdo menor que o direito; panturrilha direita maior que a esquerda), sempre na desproporção de 01 cm de diferença. Qual será a melhor maneira de corrigi-los? É procedente a informação que determinados níveis de desproporções são normais e aceitáveis?
    2. Estou com uma taxa de gordura (bodyfat) em torno de 20%, tenho 1,70 cm/ 94 kg. Recomecei os treinamentos, juntamente com a reeducação alimentar (inclusive a abolição total do uso de álcool) a menos de 01 mês (há três semanas) e já perdi 08 kg. Estou fazendo uma suplementação básica (?) com ingestão de Whey + BCAA+Creatina + Malto no pré e pós. Treino cerca de 1,20 horas intercalando com corridas matinais de 05 km (trote). O que devo fazer para continuar a diminuir essa taxa de gordura corporal sem catabolizar? Tenho tomado Malto por conta de sentir falta de “Gás” durante os treinos. Percebi ultimamente uma estabilizada na perda de peso, porém tenho notado significativas melhoras no corpo com o aparecimento e/ou aumento de massa muscular. Qual a melhor maneira de fazer essa suplementação visando à perda de gordura com o aumento de massa magra? A pergunta ficou extensa devida à necessidade em passar o mínimo possível de informação.
    3. A minha dieta tem sido basicamente: frutas, aveia e mel e um mix de quinua, germe de trigo, levedo de cerveja, linhaça dourada, gergelim, guaraná em pó pela manhã; arroz, feijão, carne (frango e/ou peixe e/ou carne vermelha magra). Legumes e verduras a vontade e azeite de oliva no almoço e batata-doce e/ou inhame e/ou mandioca, ovos cozido, banana cozida, carne (as mesmas), oleaginosas na janta. Alguma sugestão?
    Fico desde já agradecido e na expectativa em ter essas dúvidas sanadas, pois quero prolongar os meus dias com qualidade de vida.
    Att,
    Marcello Melo Lopes

    Reply
    1. 174.1

      Ricardo de Amorim

      Olá Marcello. Em relação as suas dúvidas sobre as proporções musculares, o Treino em FOCO já gravou alguns episódios sobre assimetrias musculares, algo bem interessante que você pode estar visualizando e pode sanar suas dúvidas. Quanto a suplementação e dieta, o Treino em FOCO não faz prescrição ou passa informações sobre esse tema pois cabe a um profissional da nutrição responder essas questões alimentares.

      Reply
  260. 173

    Luciano Garcia

    Boa Noite Prof. Joao, minha duvida e a seguinte

    para uma pessoa inicia um treino para buscar hipertrofia quais as etapas a seguir ?

    ( recrutar mais fibras com um treinamento de força ou se ja pode ir direto no foco que e hipertrofia)

    com serie de ate 12 repetiçoes

    Reply
    1. 173.1

      João Moura

      Eu particularmente gosto de prescrever um trabalho de força de 1 a 2 meses antes de meus clientes iniciarem o trabalho de hipertrofia para que possam ter uma boa base muscular e postural antes do trabalho arduo de hipertrofia.

      Mas podes iniciar direto, porém veja se tens condições coordenativas e de domínio da técnica para isso.

      Abraço.

      Reply
  261. 172

    Rodrigo Magalhães

    Professor, boa tarde.

    Gostaria de saber se eu realizar um exercício e ficar com dor muscular tardia, tenho que esperar ela sumir para realizar o exercício novamente, se depois de dois dias eu estiver sentindo ainda um pouco de dor já posso realizar o exercício novamente?

    Desde já agradeço e gosto muito do seu site e dos vídeos do Youtube.

    Att,

    Rodrigo Magalhães

    Reply
    1. 172.1

      João Moura

      Sim Rodrigo, o problema seria treinar com muito DMT, mas se a dor diminuiu a intensidade é possível já aplicar novo treinamento a mesma musculatura.

      abraço.

      Reply
      1. 172.1.1

        Rodrigo Magalhães

        Muito Obrigado.

        Reply
  262. 171

    Davi Ivanowski

    Bom dia Professor João, acompanho seus vídeos no youtube com muito entusiasmo, depois de muitos anos decidi treinar em uma academia e tenho obtido diversos resultados satisfatórios, de cara consegui eliminar peso e medidas que muito me incomodavam, outro beneficio que obtive foi a melhora do meu condicionamento físico, principalmente na regularização de minha condição cardíaca e pressão arterial que antes estava um pouco acima, e atualmente está dentro da normalidade.
    Professor, o objetivo desse primeiro contato é além de elogiar seu excelente trabalho, buscar o esclarecimento de uma duvida que surgiu em meu trabalho, faz alguns dias assisti um vídeo em seu canal sobre ALONGAMENTO na série “Sem Noção” (https://www.youtube.com/watch?v=JbfhWfallgo), após assistir esse vídeo passei fazer alongamentos sempre que finalizo o meu treino e conversando com o pessoal no trabalho surgiu uma duvida pois o Marcio Atala publicou uma matéria em uma revista sobre o mesmo assunto, porem a posição dele é controversa à sua (http://revistamarieclaire.globo.com/Revista/Common/0,,EMI181906-17616,00-ALONGAR+OU+NAO+ANTES+DE+FAZER+EXERCICIOS+MARCIO+ATALLA+NOSSO+EXPERT+EM+FITN.html), e isso me deixou com bastante duvida.. gostaria de sua opinião sobre a matéria acima..

    Um grande abraço e quando for à Blumenau pode ter certeza que darei um jeito de lhe conhecer pessoalmente

    Até..

    Reply
    1. 171.1

      João Moura

      Davi, obrigado pelas palavras.
      Não consegui acessar o link que me enviaste, poderias reenviar outro link dessa informação para que eu possa analisar?

      obrigado um abraço e FOCO nos teus treinamentos que certamente obterá bons resultados.

      Reply
      1. 171.1.1

        Davi Ivanowski

        Professor

        a respeito da matéria do Marcio Atala, criei um short link para facilitar o acesso à pagina

        http://glo.bo/1ekRXlB

        Forte Abraço !!

        Reply
        1. 171.1.1.1

          Ricardo de Amorim

          Obrigado!

          Reply
  263. 170

    Danilo Souza

    Boa noite! venho acompanhando o trabalho da sua equipe e só tenho a agradecer pelos conteúdos bem explicados, hoje isso é um diferencial enorme em meio a tanta informação difícil de ser filtrada que se encontra na internet.
    Tenho duas dúvidas:
    1º – A faixa de joelho ou as joelheiras podem ou não ser usadas durante o treino de pernas?
    2º – Sobre o treino GVT (Treinamento para Volume Alemão), qual os exercícios que devem ser executados por dia? Achei algumas informações sobre esse treino mais um pouco conflitantes.

    Reply
    1. 170.1

      Ricardo de Amorim

      Olá Danilo. Suas questões foram muito interessantes. Irei repassar as informações da equipe pois são temáticas interessantes para serem abordadas em vídeos futuros.

      Reply
  264. 169

    Giuliano Mariani

    poderia explicar se a técnica de ponte realizado no supino pode prejudicar a lombar???

    Reply
    1. 169.1

      Ricardo de Amorim

      Sim, Giuliano Mariani. Esta técnica é utilizada por basistas e pode gerar riscos lesivos nas região lombar. Levarei seu questionamento até a equipe e possivelmente este tema poderá ser abordado em vídeos futuros.

      Reply
  265. 168

    Marcos Lucas

    Olá ,

    acompanho no canal do you tube e tem dicas muito boas .Procurei um vídeo com minha dúvida ,porém não encontrei ai resolvi por aqui .Pratico musculação e prefiro os exercícios básicos ,tipo no peitoral começo com :
    sup .reto ,sup .inclinado ,sup .declinado e cruxifixo banco horizontal .Minha dúvida é tem uma ordem na execuçaõ para um melhor aproveitamento nos treinos ?

    Obrigado .

    Reply
    1. 168.1

      João Moura

      Não existe uma ordem melhor Marcos, somente te sugiro começar com o exercício de maior dificuldade e finalizar com o exercício que tens, a princípio, maior facilidade. Assim, aproveitarás melhor a tua capacidade de treino inicial (descansado) para realizar o exercício que julgas mais complicado.

      abraço.

      Reply
  266. 167

    Lucas

    Leite desnatado atrapalha na definicao muscular? tomo cerca de 3 copos por dia

    Reply
    1. 167.1

      João Moura

      Não conheço nenhuma informação a esse respeito Lucas. Talvez um bom nutricionista possa te esclarecer.

      Abraço.

      Reply
  267. 166

    maylson

    eu crie uma tabela de treino e fico assim.

    Segunda : Peito . Bícipe e Tríceps
    Terça : Pernas . Costas e Ombro
    Quarta : Aeróbica
    Quinta : Peito . Bícipe e Tríceps
    Sexta : Pernas . Costas e Ombro

    esta divisao de treino está boa? ou tem q mudar alguma coisa?

    Reply
  268. 165

    Ribeiro Neto

    ai meu caro amigo joão tem uma grande diferença no meu peitoral o esquerdo ele a musculatura de e completa eo direito a parte superior dele e menor meio q afundada oq provoca tipo q um afundamento no meu peitoral oq fazer pra corigir esse erro e definir igual ao outro? abraço esperando a resposta !

    Reply
    1. 165.1

      João Moura

      Acredito que as informações desse vídeo poderão te responder Ribeiro. grande abraço.

      Reply
  269. 164

    King

    Todos os videos sobre a assimetria foram esclarecedores e completos (na minha opinião), porem como todos, ainda possuo duvidas, que parte de princípios lógicos ou não rsrs .. Eu tenho um ombro mais largo que o outro, lembrando que um é mais largo, não maior, analisando os videos vi que, uma boa forma de igualar a largura dos ombros seria fundamental o desenvolvimento das costas, mais especificamente o músculo do trapézio, não tirando a importância dos outros. Sendo assim mesmo eu conseguindo identificar onde possivelmente está o erro, eu queria dicas suas para a correção da largura do ombro, sendo que um lado é mais largo que o outro.
    Obrigado.

    Reply
    1. 164.1

      Ricardo de Amorim

      Exercícios unilaterais e corretivos, confira nossa série sobre assimetrias musculares.

      Reply
  270. 163

    Willie Zyzz

    Olá, Bom dia , primeiramente gostaria de parabenizar o Prof. João Moura pelo ótimo trabalho prestado. Minha dúvida é a seguinte, tenho tendinite e acho que artrose nos cotovelos, as tendinites são no ombro e pulsos, atualmente estou parado, e dando um descanso, para ver se melhora , praticava também MMA , mais sem mais delongas , eu posso malhar e lutar tendo essas complicações ? e se você puder me ajudar com uma dieta hipercalórica que supra as necessidades do MMA e Musculação serei muito grato ! Desde Já, Agradeço.
    Obs: O Meu Objetivo na Academia é Hipertrofia muscular.

    Reply
    1. 163.1

      Ricardo de Amorim

      Orientamos você a primeiro procurar um médico para avaliar o seu caso e se você está liberado para prática de exercícios. Quanto a dieta, o Treino em FOCO não faz prescrição de dietas pois esse papel cabe ao profissional da nutrição.

      Reply
  271. 162

    Pedro

    “ombros com protação moderada”
    O que fazer para conseguir uma melhor aparência, prof?

    Reply
    1. 162.1

      João Moura

      provavelmente tenhas uma certa fraqueza em trapézio, romboides e deltoide posterior para estar com teus ombros projetados a frente. O link de um exercício a realizar.
      Abraço.

      http://www.treinoemfoco.com.br/video-analise-de-exercicio/voador-invertido/

      Reply
  272. 161

    Luiz Fernando R. Piva

    Olá João Moura sou um grande fan do seu trabalho acompanho seu trabalho no Youtube. Venho ter pedir ajuda eu não consigo ter um acompanhamento com um profissional qualificado para me ajudar pois tenho várias assimetrias musculares que são bem nítidas como posso resolver isso?

    Reply
    1. 161.1

      João Moura

      Olá luiz, normalmente após tempo de trabalho simétrico sem melhoras da assimetria, começamos com trabalho assimétrico compensatório para o local que apresenta déficit de evolução. colocamos mais carga, claro que com extremo cuidado, somente na região de déficit. Eu disse mais carga e não somente carga nesta região.

      Olho o vídeo.http://www.treinoemfoco.com.br/treino-em-foco-responde/deficit-no-desenvolvimento-muscular/

      Tente seguir essas sugestões mesmo que sejam para outros grupos musculares. abraço.

      Reply
      1. 161.1.1

        Bruno

        Primeiramente gostaria de parabenizar o seu trabalho visando o esclarecimento à população sobre atividade física. Acompanho o site a pouco tempo tempo e gostaria de algumas informações sobre a musculação e a sua relação com a condição do joelho geno valgo.

        Reply
        1. 161.1.1.1

          João Moura

          Isso teremos que colocar por vídeo bruno, colocarei na agenda de postagens… mas te afirmo… será para o final do ano pois já temos muitas coisas agendadas.]

          abraço.

          Reply
  273. 160

    William

    Esta divisão de treino está boa?

    Segunda Peito e Biceps e Antebraço
    Terça Perna e Gêmeos
    Quarta off
    Quinta Deltóide e Trapézios
    Sexta Costas e Triceps
    Sabado off
    Domingo off

    Pra mim funciona melhor treinar o musculo sinergista e o antagonista em dias diferentes por que assim eu consigo uma intensidade máxima dos musculos treinados.

    Reply
    1. 160.1

      João Moura

      Perfeito William se esta sequencia tu consegues maximizar teu treino esta ótimo. Talvez com o tempo isso possa a não ser tão produtivo, ai, neste momento, terás que rever o programa de treino.

      abraço.

      Reply
      1. 160.1.1

        Leo Junior

        gostaria de parabenizar pelo trabalho, muito bom mesmo precisamos de profissionais que estejam dispostos realmente a orientar…
        bom minha duvida é a seguinte, estou treinando a algum serio e tenho evoluído, so que meu treinos estão muito longos, gostaria de saber qual é a base utilizada para compor um treinamento de 45min, media realizada pelos atletas bodybilders, como fazer uma certa divisão de treino. ao menos para ter uma base para poder realizar pesquisa, poderia tbm indicar alguma literatura ou artigo?
        obrigado

        Reply
        1. 160.1.1.1

          Ricardo de Amorim

          Olá Leo Junior. O ideal seria minimizar o tempo de sessão do seu treino. Para isso teria que avaliar a divisão do seu treino, o parcelamento do seu treino. Seu treino está parcelado? Se está, como está parcelado? É necessário levar em considerações esses quesitos. Procuro um profissional de Educação Física responsável pelo seu treino, ele poderá lhe dar as orientações específicas. Abraço!

          Reply
  274. 159

    Valdecir Zarske Junior

    Professor, desde que eu voltei a malhar tem um exercício que eu não consigo executar normalmente que nem os outros, o exercício é supino inclino, sentado e deitado na maquina, eu acabo fadigando mais rápido que os outros exercícios para os outros grupos musculares, para os os outros grupos musculares eu faço um treino de restemcia, mas este exercício eu acabo fazendo no máximo 8 repetições na serie, saberia qual o motivo desse fadigamento rápido.

    Reply
    1. 159.1

      Ricardo de Amorim

      Olá Valdecir Zarske Junior! Pelo número de repetições que você está dizendo que consegue executar, no caso 8 repetições máximas, este número de repetições se caracteriza ao treino de aumento do volume muscular (hipertrofia). É provável que a quilagem desse exercício possa estar alta pois em um treino de resistência, muscular localizada ou geral, o número de repetições por exercícios são caracterizadas em torno de 15, 18, no máximo de 23 repetições. Consequentemente a quilagem deve ser baixa para que o treino possa ser executado com qualidade.

      Reply
  275. 158

    Denny Gamas

    Antes de mais nada queria dar os parabens aos excelentes conteudos postados no site. Acompanho o site faz pouco tempo porem ja virei um grande fã. Pratico musculação um pouco mais de um ano. Estou buscando a hipertrofia muscular ,e notei que como muitos meu desenvolvimento na area do peitoral do lado esquerdo é um pouco maior que o direito, obs eu sou destro. o que seria, existe algum exercicio especifico ou alguma tecnica para corrigir isso. Obrigado a todos

    Reply
    1. 158.1

      João Moura

      Olá Denny,

      A técnica é após exercícios simétricos que não geraram melhoras no desequilíbrio muscular partir para um trabalho assimétrico compensatório. Acompanhe os vídeos que coloquei em anexo.
      http://www.treinoemfoco.com.br/treino-em-foco-responde/como-sao-geradas-assimetrias-musculares/
      http://www.treinoemfoco.com.br/treino-em-foco-responde/deficit-no-desenvolvimento-muscular/

      Reply
  276. 157

    Marcia

    Não busco definição dos músculos do abdome, gostaria apenas de deixar a barriga lisinha e afinar a cintura. Minha duvida é, nesse caso posso fazer abdominais cinco vezes por semana?

    obrigada!

    Reply
  277. 156

    Mário José lemos

    Boa noite!
    Faço musculação a 6 meses e eu assisti o vídeo que fala sobre falha concêntrica.
    Gostaria de saber se eu fizer 3 séries uma de 12 repetições outra de 10 e outra de 8 eu devo aumentar a kilagem e fazer as repetições até a falha. Ou eu uso uma única kilagem ( por exemplo 15 kl no cavalinho) e faço a três repetições até a falha com 15 kl, que seria o peso máximo que eu suportaria .
    Abraços.Mário

    Reply
    1. 156.1

      Ricardo de Amorim

      Boa tarde Mário. Seriam necessárias mais informações a respeito do seu treinamento. Seu objetivo é aumento do volume muscular (hipertrofia)? Você adota algum sistema de treinamento? Para um treinamento de hipertrofia devem seu utilizar quilagens com margem de 70 à 80, 85% do seu esforço, isso pautado de acordo com dados literários. Esse percentual de carga lhe permite executar 08, 10, 12 repetições. Após esse número existem uma tendencia muito grande a falhar no movimento concêntrico.

      Reply
  278. 155

    Gustavo

    tenho o peitoral esquerdo maior e o direito tanto inferior quanto superior, como posso corrigir esse erro ?
    obrigado

    Reply