Você possui ALGUMA assimetria ou assimetrias musculares?

Você tem assimetria muscular no grupo muscular DELTOIDE?

Quer saber como CORRIGIR a assimetria muscular no Deltoide?

Dando SEGUIMENTO hoje em relação ao que comentamos ontem, aonde abordamos a questão de assimetria ou assimetrias musculares que tiveram como fator causa muito bem definido, o DESUSO de uma determinada musculatura por IMOBILIZAÇÃO do membro, por exemplo por uma fratura óssea, que fez com que o membro fosse engessado. Esse foi o fator causa de uma atrofia muscular, e como comentamos ontem o primeiro processo é um TRABALHO BILATERAL, com uma metodologia adequada que colocamos ontem, e dentro de UM a DOIS MESES fazer ocorre correção dessa assimetria muscular, ou de várias assimetrias musculares.

 

Hoje vamos partir para outros detalhes da assimetria muscular ou das assimetrias musculares, quando não é o fator IMOBILIZAÇÃO que causou essa assimetria muscular, então a pessoa treina ou faz a execução de um treinamento, e existe no corpo dessa pessoa uma assimetria muscular em alguns grupos musculares, hoje vamos ABORDAREMOS ocorrência de assimetria muscular para Ombro.

Então o PRIMEIRO FATOR que devemos pensar independente do grupo muscular que tenha essa assimetria muscular, seja Ombro como vamos falar hoje ou qualquer outro grupo muscular, TEREMOS que saber qual é o FATOR CAUSA que gerou essa assimetria muscular. Essa assimetria muscular foi gerada por algum FATOR GENÉTICO, ou seja, você ao desenvolver a musculatura na fase pós púbere, já PERCEBEU que mesmo fazendo atividade normais já ocorria uma TENDÊNCIA de desenvolver essa assimetria muscular.

Ou essa assimetria muscular, começou aparecer quando você INICIOU a pratica de um novo ESPORTE na sua programação de treino, ou um novo EXERCÍCIO na sua programação de treinamento. Então passa ser FUNDAMENTAL tentarmos identificar qual é o fator causa, para podermos ELIMINAR esse fator causa, e deixar de existir o fator que está gerando essa assimetria muscular por exemplo do grupo muscular Deltoide. Para isso é FUNDAMENTAL que você converse com o profissional de EDUCAÇÃO FÍSICA que orienta o seu treinamento, buscar vários elementos a partir do momento que você começou a perceber essa assimetria muscular, e a partir dessas INFORMAÇÕES tentar identificar o fator causa da assimetria muscular.

Porque se NÃO ATACARMOS o fator causa, faremos um programa corretivo, e eventualmente conseguimos CORRIGIR essa assimetria muscular, normalmente na sequencia PARAMOS com o programa corretivo PORQUE foi atingido o resultado desejado, mas como o FATOR CAUSA continua, com o tempo a tendência é que volte a aparecer essa assimetria muscular. Então o PRIMEIRO PASSO dentro de uma metodologia de trabalho, é buscarmos identificar esse fator causa da assimetria muscular.

A partir desse momento devemos OBSERVAR a assimetria muscular em si, como hoje falaremos do grupo Deltoide ou Ombro, essa assimetria muscular é única e exclusivamente do Deltoide como um todo, ou além do Deltoide a um mecanismo CINESIOLÓGICO de outros músculos que também foi gerada essa assimetria muscular. Por exemplo no Deltoide ao fazermos a ABDUÇÃO GLENOUMERAL ou do OMBRO, também envolveremos movimentação da ESCAPULA, e para movimentarmos a Escapula, os músculos TRAPÉZIO na sua região superior e inferior atuam para realizar uma ROTAÇÃO LATERAL DAS ESCAPULAS, então pode acontecer dessa sua assimetria muscular ser mais visível no Deltoide, porém também estará repercutindo no trapézio. Então devemos IDENTIFICAR se essa assimetria muscular é pontual em um grupo muscular, ou ela tem uma CADEIA CINESIOLÓGICA de assimetria muscular.

Por que identificar isso?

Porque ao IDENTIFICAR dará base para a programação, e de que forma EXECUTAR os exercícios que iremos realizar. Nos exercícios que iremos realizar para correção da assimetria muscular, a é ideia é: que sejam PONTUAIS sobre a região da assimetria muscular, lembrando caso essa assimetria seja pontual, ou esses EXERCÍCIOS podem ter uma cadeia mais CINESIOLÓGICA envolvendo aquele músculo que apresenta a assimetria muscular mais forte, mas também em outros músculos que tenham uma CORRELAÇÃO CINESIOLÓGICA de movimento.

 

Então SEGUIDOR, não perca o vídeo de hoje e saiba como CORRIGIR a assimetria muscular no grupo muscular Deltoide.