Qual o tema do Treino em Foco Responde de hoje?

Vocês puderam perceber que no começo do ano lançamos uma semana temática com o Jefferson e a Tati, sobre o programa de treinamento que estão realizando, com o objetivo de se preparar para competir em competições de corrida de aventura e obstáculos.
Um dos nossos seguidores, o Lucas Barbosa de Moura, nos enviou a seguinte pergunta: Vocês demoraram mas voltaram com todo gás. Que critérios vocês utilizaram na escolha dos testes físicos? Especificidade do movimento? Escolha da valência física especifica que será focada no primeiro mesocicilo? Fiquei curioso em saber quais os critérios, pois foi uma bateria grande de testes físicos.

O que foi preciso analisar para realizar a seleção da bateria de testes físicos, do Jefferson e da tati?

Lucas e demais seguidores, um primeiro aspecto é que o Jefferson levantou a ideia do Treino em Foco realizar, essa espécie de Reality de treinamento visando se preparar para competições de uma modalidade física que está surgindo, e que várias pessoas se interecão que é a, corrida de aventura e obstáculos.  A partir disso o Jefferson passou alguns vídeos par ao professor João Moura, com imagens de competições e provas de corrida de aventura e obstáculos, então o professor topou realizar a série Performance em FOCO.

corrida_aventura_subida

O primeiro passo para estruturar a série foi conhecer a modalidade esportiva, então professor João Moura analisou vários vídeos que estão disponíveis no youtube, e com isso visualizou que em cada corrida de aventura e obstáculos, não há um padrão de exigência motora. Dependendo da competição e da pista, e dos obstáculos construídos ao longo do percurso, mudam as variáveis biomotoras mais exigidas durante a prova. Esse foi um aspectos que o professor João Moura e o Treino em Foco, levaram em consideração no momento de elaborar os 13 testes físicos, e programação e treino. Então para selecionar os 13 testes físicos foi necessário conhecer com maior detalhamento possível a prova.

Como a corrida de aventura e obstáculos depende do tipo de pista, as qualidades biomotoras exigidas dependeram dessa característica.

Quais as qualidades biomotoras mais importantes, ou mais exigidas nas corridas de aventura e obstáculos?

Foi observado que algumas qualidades biomotoras são mais exigidas na prova de corrida de aventura e obstáculos como: Agilidade, pois em algumas pistas os indivíduos tinham que saltar alternadamente sobre pneus dispostos no solo, tendo uma grande exigência de agilidade de membros inferiores. Potência muscular, de membros inferiores, também é fortemente exigida na corrida de aventura e obstáculos.

força_corrida_aventura

Em outros casos os indivíduos tinham que rastejar na lama sem solidez para se deslocar, com isso ocorre grande exigência de resistência muscular geral e localizada, tanto de membros superiores como dos membros inferiores. Em alguns momentos da prova de corrida de aventura, existem obstáculos altos que devem ser transpostos pelo competidores, e isso requer uma grande produção de força de membros inferiores dos atletas. Então essas são condicionantes ou qualidades biomotoras mais exigidas na prova de corrida de aventura e obstáculos.

Lembrando também que a prova é desenvolvida preferencialmente em deslocamento de corrida, então a resistência aeróbia, é obviamente uma das qualidades biomotoras, bastante exigidas durante a prova.

Como a corrida de aventura e obstáculos depende do tipo de pista, as qualidades biomotoras exigidas dependeram dessa característica, porém algumas qualidades biomotoras são inerentes independentemente do tipo de pista, por exemplo: Resistência aeróbia é exigida em todas as provas, provavelmente seja a qualidade biomotora mais exigida. Juntamente com resistência anaeróbia, que em alguns momentos pontuais da prova é fortemente exigida, por exemplo em subida em rampas longas, aonde o competidor tenha quase que escalar, isso exige muita resistência anaeróbia e muscular.

Por que realizar os 13 testes físicos para a corrida de aventura e obstáculos?

Bom a partir dessa reflexão e análise das qualidades biomotoras mais exigidas, o professor João Moura, começou a pensar quais seriam os testes físicos interessantes para se realizar, e avaliar o status físico do Jefferson e da Tati, ou seja, como eles se encontram atualmente em termos de resistência aeróbia, em resistência anaeróbia, em agilidade, qual resposta cardíaca a um determinado percurso simulado na esteira, e verificando qual o comportamento da frequência cardíaca, além de identificar o VO2máx.

resistência_muscular_corrida_aventura

Então foi pensado quais seriam os testes físicos ideias para mensurar aquelas qualidades biomotoras levantadas nessa análise inicial da modalidade esportiva de corrida de aventura e obstáculos.  A partir disso o professor João Moura precisou levantar uma gama grande de testes físicos, então essa foi a justificativa para se realizar os 13 testes físicos efetuados em dois dias.

Então seguidor do Treino em Foco, não perca o primeiro Treino em Foco Responde de 2016, e saiba como selecionar uma bateria de testes físicos, e porque o Jefferson e a Tati realizaram 13 teste físicos, na série Performance em FOCO.