Ser um personal trainer especialista poderá qualificar a atuação profissional.

Treino_em_foco_personal_trainer_especialista

No começo da carreira é melhor entrar no mercado de trabalho como um personal trainer generalista ou especialista?

Em uma reposta rápida para essa questão é depende. No entanto, o Treino em Foco entende que no começo da carreira do profissional de educação física como personal trainer seria interessante lançar-se como um personal trainer generalista. Mas por que isso?

Certamente no início da carreira esse profissional não terá muitos alunos/clientes na sua carteira. Assim, adotar uma postura generalista no início poderá ajudar a “conseguir” alunos/clientes novos e com isso ter uma maior rentabilidade financeira. Além disso, essa fase generalista também poderá ser muito importante para que o personal trainer consiga visualizar se o público alvo ao qual deseja trabalhar é mesmo o que ele gosta. Ou seja, possivelmente atenderá públicos e objetivos diferentes neste período conseguirá de forma mais assertiva identificar ao qual sente-se mais a vontade para atuar como personal.

Mas quais os pontos negativos de ser um personal trainer generalista no início da carreira?

Como citado acima no texto certamente neste período aparecerão alunos/clientes de diferentes faixas etárias e objetivos. Diante disso, o tratamento com esses alunos/clientes terá que ser diferentes. Ou seja, a forma de abordar antes, durante e após a sessão treino para um aluno/cliente jovem será totalmente diferentes ao qual abordará uma idoso. Ainda, a forma de abordar uma mulher certamente será diferentes ao qual abordar um homem e assim por diante. Portanto, o personal trainer terá que desenvolver habilidade para conseguir abordar de forma diferentes esses alunos/clientes.

Além disso, em virtude desses aluno/clientes buscaram diferentes objetivos com a prático no treinamento, obviamente o personal trainer terá que dividir de forma adequada o seu tempo de estudo para buscar entender as bases e também atualizar-se perante as metodológicas, aspectos fisiológicos e cinesiológico desses objetivos. Na opinião do Treino em Foco essa e a principal dificuldade pois pode-se identificar na literatura científica inúmeros artigos abordando diferentes pontos do treinamento. Para ficar mais claro podemos citar o treinamento voltado para hipertrofia e emagrecimento, onde as pesquisas nos últimos anos evoluíram muito na análise das variáveis agudas e crônicas para buscar esses objetivos. Assim, o personal trainer está inteirado desses assuntos é primordial.

Treino_em_foco_personal_trainer_especialista

Qual a vantagem na opinião do Treino em Foco em ser um personal trainer especialista?

Ao ter um alinha de trabalho de forma especializada o personal trainer conseguirá ir mais afundo questões sobre o seu público alvo. Ou seja, levando como exemplo uma personal trainer  que tem por enfoque trabalhar com alunos/clientes que buscam hipertrofia muscular e também emagrecimento conseguirá estudar mais afundo vários aspectos metodológicos e fisiológicos realizados a esses objetivos, sem precisar dividir suas atenções com outros objetivos. Diante disso, certamente o entendimento nesses objetivos será maior em comparação a uma personal generalista que como citado acima precisará dividir suas horas de estudo. Consequentemente, esperar-se que esse personal trainer especialista consiga realizar um trabalho mais efetivos para os aluno/clientes que buscam esses objetivos do exemplo (hipertrofia muscular e emagrecimento).

Portanto, em virtude desses fatores citados acima é que o Treino em Foco defende que ao longo do tempo o personal trainer deverá buscar ser especialista em uma ou duas áreas de atuação.

Qual o ponto negativo de ser um personal trainer especialista?

O principal aspectos negativo que o Treino em Foco entende é que a quantidades de alunos/clientes na carteira desses personal poderá ser menor em relação a uma personal generalista. Porém, o personal especialista poderá ver essa situação de outra forma, ou seja, como ele (personal especialista) conseguir estudar mais afundo determinados aspectos do público alvo que irá trabalhar, poderá utilizar esse ponto para cobrar um valor maior da sua hora aula ou sessão de treino. Portanto, mesmo com um número menor de alunos/clientes poderá ter um retorno financeira interessante, além de talvez lhe sobrar mais tempo para estudo e atualização, o que irá qualificar ainda mais a sua atuação.

Um ultimo ponto importante para salientar é que, quando foi buscar tornar-se especialista talvez ser em duas áreas seja mais interessante. Pois, imaginemos que esses personal tenham dificuldade em “conquistar” alunos/clientes que buscam hipertrofia, assim como ele (personal) também é especialista em emagrecimento poderá focar neste público, sendo o contrário também possível de ocorrer. Assim, especializar em duas áreas de atuação talvez seja o melhor caminho.

Treino_em_foco_personal_trainer_especialista

Alunos analisem a vídeo aula!!!