Musculação – Como aquecer?

Please log in or register to like posts.
Vídeo

Vou INICIAR meu treino de MUSCULAÇÃO, e agora como devo AQUECER?
Tenho que AQUECER fazendo 10 minutos na ESTEIRA e ALONGAR?
Será que o AQUECIMENTO na esteira e o alongamento é o MAIS ADEQUADO?
Ou devo aquecer, já na MÁQUINA ou no EXERCÍCIO DE PESOS LIVRE que irei INICIAR o treino?
Qual a FORMA mais ADEQUADA para se aquecer na MUSCULAÇÃO?

Será que devo fazer um AQUECIMENTO ou uma PREPARAÇÃO para sessão?

São muitas dúvidas que surgem nesse momento, então vamos IMAGINAR que seu treinamento resistido com pesos ou musculação seja de PEITO E TRÍCEPS, então vou  AQUECER ou me PREPARAR realizando o TRADICIONAL 10 minutos na ESTEIRA.
Será que essa é a ESTRATEGIA mais ADEQUADA, para uma situação FISIOLÓGICA que será INTENSA logo depois dessa atividade na esteira?
O TEF acredita que NÃO, pois no momento que aquecemos na esteira o metabolismo bioenergético ativado será o AERÓBIO OXIDATIVO, como o ciclo de krebs, mas quando você for EFETIVAMENTE treinar NÃO UTILIZARÁ efetivamente para as CARGAS impostas no seu treino o METABOLISMO AERÓBIO. Outro detalhe IMPORTANTE é, se você irá treinar a musculatura de tronco, como no exemplo de PEITO E TRÍCEPS, na esteira o esforço maior estará sendo sobre os MEMBROS INFERIORES, os mecanorreceptores como FUSOS MUSCULARES, ÓRGÃOS TENDINOSOS DE GOLGI por exemplo, estão sendo ativados PRINCIPALMENTE na musculatura de QUÁDRICEPS E TRÍCEPS SURAL, e os órgãos tendinosos de golgi estão sendo ativados no TENDÃO QUADRICIPITAL, no TENDÃO CALCÂNEO que são os tendões que estão efetivamente trabalhando nesse aquecimento na esteira.

Mas veja bem, o treino depois a ser executado será de peito e tríceps, então NÃO está LÓGICO esse aquecimento na ESTEIRA, pois não estamos preparando ADEQUADAMENTE o corpo para sessão de TREINAMENTO RESISTIDO COM PESOS ou musculação.

Então como devo AQUECER?

Para a sessão de TRP ou musculação DEVERÁ  ser realizado um AQUECIMENTO ESPECÍFICO, como no nosso exemplo, se o treino será de peito e tríceps  o AQUECIMENTO ou PREPARAÇÃO deverá ser executado no PRIMEIRO EXERCÍCIO,  por exemplo no supino inclinado com halteres. Esse AQUECIMENTO ESPECIFICO, proporcionará uma estimulação da EXTENSIBILIDADE da fibra muscular, irá ESTIMULAR os mecanorreceptores, como os FUSOS MUSCULARES específicos dos MÚSCULOS que serão trabalhados EFETIVAMENTE na sessão de treinamento, os ÓRGÃOS TENDINOSOS DE GOLGI desses músculos sendo estimulados, as articulações e suas CAPSULAS ARTICULARES movimentando o LÍQUIDO SINOVIAL nas articulações ESPECÍFICAS que serão trabalhadas , a QUILAGEM a ser utilizada deverá  ser MAIS BAIXA, em torno de 60 a 70 % das QUILAGENS utilizadas no TREINAMENTO , deverá ser realizada 1 ou 2 SERIES, com média de 7 a 8 REPETIÇÕES SUBMÁXIMAS.

Outro ponto é que com essa preparação especifica estaremos ESTIMULANDO o METABOLISMO ANAERÓBIO que será predominante na sessão, então essa sim, é a PREPARAÇÃO ADEQUADA para iniciar a sessão de TRP ou musculação. A ideia é que realizamos algum trabalho inicial ESPECIFICO que tire o individuo do REPOUSO, e coloque ele em um STRESS FISIOLÓGICO que CORRESPONDA realmente as necessidades,  para a execução do treinamento de musculação. Isso é o que podemos chamar de PRINCÍPIO DA ESPECIFICIDADE.
Então SEGUIDOR do TEF, se você está com DÚVIDA em saber como AQUECER ou se PREPARAR adequadamente para uma sessão de TRP OU MUSCULAÇÃO, não perca o TEF Responde de hoje, e APRENDA como se PREPARA ADEQUADAMENTE para uma sessão de treinamento.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *