Hiit , Crossfit, Cross Promenade, Zona Alvo, Treinamento Resistido com Pesos ou Musculação, Calistenia, Circuit Training e Treinamento Funcional.
Você CONHECE esses MÉTODOS de treinamento?
Sabe QUAL é o OBJETIVO PRINCIPAL de cada método de treinamento?
E ainda , qual o MELHOR MÉTODO de treinamento?
Qual o método mais SEGURO E EFICIENTE?
Aliás, será que EXISTE um método mais EFICIENTE? Ou TODOS os métodos tem seu GRAU de EFICIÊNCIA?

O PRIMEIRA PONTO que devemos DISCUTIR, é saber o que cada método se propõe TRABALHAR, qual o seu OBJETIVO e sua principal meta de ESTIMULAÇÃO FISIOLÓGICA. Na relação entre HIIT e o Treinamento Aeróbio em ZONA ALVO, dentro mesmo da ZONA ALVO, poderemos ESTABELECER diferentes INTENSIDADE e com isso fazer DIFERENTES ESTÍMULOS aeróbios, então CALCULAMOS a FCmáx( frequência cardíaca máxima) do praticante, e por exemplo PODEMOS ESTABELECER uma ZONA ALVO de 50% a 60% da FCmáx, que é uma INTENSIDADE MODERADA em termos de ESFORÇO FÍSICO e com isso teremos uma maior UTILIZAÇÃO DE GORDURA para a produção de ENERGIA, mas também podemos calcular essa zona alvo com uma INTENSIDADE bem mais ALTA, por exemplo de 80% a 90% da FCMáx onde iremos UTILIZAR mais o GLICOGÊNIO MUSCULAR para a produção de ENERGIA para o trabalho.
Já no HIIT, IREMOS REALIZAR o treinamento com uma ALTA INTENSIDADE, que BUSCARÁ desenvolver o AUMENTO da capacidade CARDIOVASCULAR do praticante. Nesse trabalho teremos um ALTO CONSUMO de GLICOGÊNIO MUSCULAR para produzir energia, consequentemente APÓS a sessão de exercício PRODUZIRÁ um FORTE EPOC.

Já o Circuit Training é um método de treinamento EXTREMAMENTE VERSÁTIL e FLEXÍVEL, onde poderemos montar circuítos de treinamento, visando AUMENTAR a força, resistência muscular, flexibilidade, potência ou até mesmo agilidade. Podemos então CONCLUIR: o método Circuit Training, nos PROPORCIONA trabalhar várias CAPACIDADES BIOMOTORAS. Na Calistenia, que é um MÉTODO de treinamento para FORÇA e RESISTÊNCIA MUSCULAR GERAL e LOCALIZADA, onde dependendo dos EXERCÍCIOS que venha a fazer e da FORMA que o praticante venha REALIZAR poderá ESTIMULAR mais o DESENVOLVIMENTO de FORÇA ou RESISTÊNCIA MUSCULAR geral e localizada. Ainda temos também o Treinamento Funcional, que é um método que nos permite uma VERSATILIDADE muito grande para DESENVOLVER o treinamento.

Então, podemos ENTENDER que é MUITO DIFÍCIL afirmar, qual o MELHOR método de treinamento, porque DEPENDERÁ muito do que o profissional de EDUCAÇÃO FÍSICA quer TREINAR, e dependerá muito DE QUE INDIVIDUO está treinamento, ou seja, qual a CONDIÇÃO FÍSICA e OBVIAMENTE, qual o OBJETIVO desse indivíduo com o treinamento. Mas o que podemos discutir é a SEGURANÇA E EFICIÊNCIA dos métodos de treinamento. Se pensarmos em EFICIÊNCIA, todos os métodos aqui citados tem ALGUM GRAU DE EFICIÊNCIA. Já pensando em SEGURANÇA, alguns métodos de treinamento, pela INTENSIDADE que se treina, não há tanta SEGURANÇA quanto outros métodos.
Por exemplo, se pensarmos no TREINAMENTO FUNCIONAL, onde na sessão de treinamentos, pessoas executam exercícios com PNEUS, similar ao movimento do AGACHAMENTO, o executante NÃO TEM na maioria das vezes um CONTROLE TÉCNICO RIGOROSO para executar esse exercício, como em uma sala de TRP ou musculação na execução do AGACHAMENTO.

Então o TREINO EM FOCO entende, que o treinamento resistido com pesos ou musculação, seja a MELHOR FORMA de ter SEGURANÇA na APLICAÇÃO do treinamento, POIS conseguimos POR EXEMPLO aplicar uma sessão de TRP com SEGURANÇA para indivíduos com desvios posturais, diabéticos, hipertensos, obesos, idosos e indivíduos sedentários. Então, colocamos o TREINAMENTO RESISTIDO COM PESOS ou MUSCULAÇÃO à frente dos outros métodos de treinamento no QUESITO SEGURANÇA , pois CONSEGUIMOS CONTROLAR todas as VARIÁVEIS da sessão de MUSCULAÇÃO com um ALTO GRAU de RIGOR METODOLÓGICO.

Então se VOCÊ quer SABER qual o melhor MÉTODO de treinamento, NÃO PERCA o TEF RESPONDE de hoje, e tire todas as suas DÚVIDAS.