A indicação entre os personais trainers poderia ajudar a evolução da área de Educação Física.

treino_em_foco_indicações_entre_personais_trainers

Qual a conduta que alguns profissionais de Educação Física tem no início da carreira como personal trainer?

É muito comum nas academias de ginastica visualizar os personais trainers atendendo todos os tipos de clientes. Ou seja, na maioria das vezes os profissionais de Educação Física que estão iniciando na pratica do treinamento personalizado, trabalham com diferentes públicos. Assim, é comum um personal atendendo clientes idosos, jovens, que buscam emagrecimento, hipertrofia e até mesmo clientes que visam melhorar suas capacidades biomotoras para melhorar do seu desempenho em determinado esporte. Entretanto, pode-se visualizar personais trainers experientes também realizando essa pratica descrita acima.

No começo da carreira como personal trainer, é normal e compreensível que o profissional de Educação Física tenha essa conduta descrita acima. Pois, como o mesmo é novato na área, precisará trabalhar com clientes de diferentes características e objetivos. Essa pratica também parece ser interessante para que o personal trainer novato consiga enxergar melhor qual o público que tem mais afinidade para trabalhar. Todavia, como cada público e objetivo de treinamento tem sua peculiaridade, passa a ser interessante que o personal trainer venha a escolher um público e especialidade de atuação especifica. Dessa forma, ao realizar essa estratégia de selecionar um público e objetivo do treinamento alvo, o personal potencialmente conseguirá realizar um trabalho de maior qualidade.

Entretanto, existem personais trainers que não definem um público alvo para trabalhar e essa pratica muitas vezes passa a ser um problema. Ao não selecionar um público alvo, o personal trainer terá que buscar conhecimento em áreas muito diferentes. Muitas vezes, a busca desse conhecimento, não é possível em virtude da falta de tempo, pois o personal trainer está com vários clientes ao longo do dia, semana e meses. Diante disso, obviamente esse personal trainer começará a ficar desatualizado. Com isso, potencialmente ocorrerá uma queda na qualidade do seu atendimento, o que fará com que muitas vezes seus clientes não atinjam os seus objetivos.

treino_em_foco_indicações_entre_personais_trainers

Diante do descrito acima no texto, qual a conduta que o personal trainer deveria ter?

Na opinião do Treino em Foco a primeira atitude que o personal trainer deveria tomar é selecionar um público alvo para sua atuação. Em seguida, buscar cursos ou até mesmo uma pós-graduação para que ele venha atualizar-se sobre as questões que cercam a sua atuação com esse determinado público. Assim, com essas estratégias, certamente o personal conseguirá produzir um ótimo trabalho.

Porém, mesmo os clientes sabendo que o personal trainer tem por especialidade atender um determinado público alvo, algumas irão o procurar com diferentes objetivos. Diante disso, o Treino em Foco entendi que o personal trainer deverá deixar claro ao cliente que a sua especialidade é outro. Para clarear essa ideia descrita acima, utilizaremos um exemplo. Vamos imaginar que um determinado personal trainer tem como especialidade trabalhar com indivíduos idosos e cardiopatas. Entretanto, um determinado cliente soube através de amigos que esse personal trainer realiza um bom atendimento, e entra em contato com o personal trainer. Porém, esse cliente é jovem e tem como objetivo produzir um processo hipertrófico. Mas como descrito acima, o personal trainer tem como especialidade e público alvo idosos e cardiopatas. Portanto, ele (personal trainer) não domina aspectos específicos do trabalho para o aumento do volume muscular.

Diante do apresentado acima, o correto seria que o personal trainer viesse a indicar um colega que tem como especialidade realizar trabalhos com clientes que buscam maximizar os ajustes hipertróficos. Portanto, a indicação a outro profissional seria o correto.

Todavia, sabemos que essa não é uma cultura no mercado de trabalho dos personais trainers. Pois com o objetivo de ganhar mais que o outro colega, ou em ter mais clientes que o outro, os personais trainers “pegam” todos os tipos de clientes, ou seja públicos alvo distintos. Com isso, possivelmente esse personal trainer que está “pegando” diferentes públicos como já descrito anteriormente no texto, não conseguirá realizar um trabalho de extrema qualidade.  Assim, ao não conseguir realizar o seu trabalho com qualidade poderá estar diretamente prejudicando a evolução da área da Educação Física. Portanto, indicar profissionais especializados para determinados públicos seria um conduta que auxiliaria na evolução da Educação Física.

treino_em_foco_indicações_entre_personais_trainers

Seguidores, não percam a vídeo aula de hoje e analisem o debate sobre o tema.