Ao realizar avaliações e testes nos alunos/clientes o personal trainer possivelmente conseguirá prescrever de forma mais assertiva.

treino_em_foco_avaliações_testes

Por que é importante que o personal trainer ou professor que atua na sala de treinamento resistido com pesos ou musculação venha a realizar avaliações e testes nos alunos/clientes?

O Treino em foco entende que o primeiro passo para realizar uma prescrição de treinamento adequado é a realização de anamnese, avaliações e se necessário testes físicos. Ao analisar os dados obtidos nas avaliações e testes o personal trainer ou professor de Educação Física que atua na sala de treinamento resistido com pesos ou musculação, conseguirá ter uma visão mais minuciosa da condição física do seu aluno/cliente.

Assim, com essa visão mais minuciosa, ele (personal trainer ou professor da academia) poderá realizar a prescrição de uma sessão de treino mais assertiva e que vá principalmente ao encontro da condição física atual e dos objetivos do seu aluno/cliente. Consequentemente, a prescrição do treinamento será mais eficiente e segura.

Um ponto ainda a salientar, é que o personal trainer ou professor deverá buscar realizar algumas avaliações e testes de forma frequente. Portanto, ele (personal trainer ou professor) não deverá realizar uma única bateria de avaliações e testes e esquecer do aluno/cliente, ou seja, nunca mais avaliar. Assim, deverá estabelecer um momento a cada período de treinamento em que venha a reavaliar esse aluno/cliente. Essa estratégia é importante para que o personal trainer ou professor consigo a avaliar se a sua prescrição de treino está coerente com a condição física atual do aluno/cliente e com o objetivo. Ou seja, essas avaliações e testes serão importantes para identificar se a dose de carga de esforço está adequada ou não para esse aluno/cliente.

treino_em_foco_avaliações_testes

Na visão do Treino em Foco quais as avaliações e testes que seriam interessantes o personal ou professor da academia realizar com seus alunos/clientes?

Para ter uma visão global da condição física do cliente será citado a seguir a relação de algumas avaliações e testes que o personal ou professor da academia poderá realizar. Inicialmente, o Treino em Foco entende que deverá ser realizada um avaliação antropométrica. Nela, como todo mundo já sabe, o personal trainer ou professor da academia conseguirá identificar através de estimação qual o percentual de gordura corporal, massa magra, massa muscular magra, identificar somatotipia, assimetrias musculares entre outras variáveis antropométricas.

Em seguida, seria interessante que seja realizada uma avaliação postural. Para isso, existem alguns métodos, sendo eles: avaliação visual através do simetrografo, avaliação visual através de fotografia e também avaliação fotogramétrica. O Treino em Foco indica a avaliação fotogramétrica, porque o profissional (personal ou professor da academia) conseguirá identificar e principalmente quantificar o grau de desvio postural que esse aluno/cliente terá. Dessa forma, possivelmente o profissional conseguirá ter uma visão mais assertiva da condição postural do seu cliente, por exemplo se seu cliente apresenta um escoliose, hiperlordose, hipolordose, hipercifose, hipocifose entre outros desvios posturais.  Também poderá identificar quais os possíveis grupos musculares que encontram-se hipertônicos e hipotônicos.

Ainda, parece ser interessante, se possível, que o profissional venha a realizar uma avaliação da flexibilidade. Para isso, um instrumento que poderá utilizar é o fleximetro. Com isso, o profissional conseguirá quantificar os graus de mobilidade de todas as articulações do corpo do aluno/cliente. Ao obter esse dado de mobilidade articular, o profissional poderá correlaciona-los com os dados/resultados obtidos na avaliação postural, para assim, conseguir identificar com maior precisão os possíveis músculos que encontram-se hipertônicos e hipotônicos.

treino_em_foco_avaliações_testes

Dessa forma, possivelmente ao obter todas essas informações citadas acima, o personal trainer ou professor da acadêmica conseguirá ter uma visão mais global da condição física do seu cliente e com isso poderá prescrever de forma mais adequada.

Seguidores, não percam a vídeo aula de hoje e visualizem a opinião do Treino em Foco sobre avaliações e testes.