Alongamento para Tríceps Braquial – Como realizar?

Please log in or register to like posts.
Vídeo

Para executar um trabalho de alongamento ou flexionamento da musculatura de tríceps braquial é necessário realizar os movimentos de flexão do cotovelo e abdução do ombro.

treino_em_foco_tríceps_braquial_alongamento_flexionamento_exercícios

A musculatura do tríceps braquial tem esse nome porque é formada por três porções ou ventres musculaturas. A primeira porção ou ventre muscular que podemos destacar é o tríceps cabeça medial. Essa porção tem origem no úmero e inserção via tendão na cabeça da ulna (olecrano da ulna). Tem como principal função quando contrai produzir o movimento de extensão do cotovelo. A segunda porção ou ventre muscular é denominada de cabeça lateral do tríceps, pois localiza-se mas lateralmente na face posterior do braço. Essa porção (cabeça lateral) tem sua origem também no úmero e sua inserção juntamente com a cabeça medial, ou seja, via tendão ao olecrano da ulna (cabeça do osso ulna). Dessa forma, quando contrai produzirá o movimento de extensão do cotovelo em conjunto com a cabeça medial. A terceira e última porção que forma a musculatura do tríceps braquial é a cabeça longa. Diferentemente das outas porções, a cabeça longa do tríceps tem origem na escapula (tubérculo infraglenoidal da escápula). Já sua origem está localizada juntamente com a cabeça medial e lateral, ou seja, via tendão no olecrano da ulna (cabeça do osso ulna).

Diante desse posicionamento de origem e inserção da cabeça longa do tríceps essa porção quando contrair produzirá os movimentos de extensão do cotovelo, aonde ele será motor primário, entretanto também produzirá sinergicamente a outros grupos musculares os movimentos de extensão e adução do ombro.

Dessa forma, para realizar um trabalho de alongamento ou flexionamento da musculatura de tríceps braquial deverá ser produzido movimento de flexão do cotovelo e abdução do ombro isoladamente ou concomitantemente.

 No programa de hoje apresentaremos para você seguidores como realizar exercícios de alongamento ou flexionamento para a musculatura de tríceps braquial.

Por que essa musculatura é denominada de tríceps braquial?

A musculatura de tríceps braquial recebe esse nome porque ela é formado por três porções, ou seja, o tríceps braquial é formado por três ventres musculares diferentes quando pensamos em localização anatômica na face posterior do seguimento braço.

Quais as três porções ou ventres musculares que formam a musculatura do tríceps braquial?

 A primeira porção que forma a musculatura é denominada de tríceps cabeça média ou medial. Essa porção (tríceps braquial cabeça medial) tem sua origem localizada no osso úmero, já sua inserção está localizada via tendão na cabeça do osso ulna (olecrano da ulna). Essa porção é a mais interna do grupo muscular tríceps braquial, dessa forma, não pode ser visualizada. O tríceps cabeça medial como cruza posteriormente apenas a articulação do cotovelo tem como principal função quando contrai produzir o movimento de extensão da articulação do cotovelo.

Outra porção ou ventre muscular que forma a musculatura do tríceps braquial está localizada mais lateralmente na face posterior do seguimento braço. Diante disso, essa porção ou ventre muscular é denominada de tríceps cabeça lateral. Essa porção tem sua origem localizada como a cabeça medial no osso úmero e sua inserção também via tendão está localizado na cabeça do osso ulna (olecrano da ulna). Essa porção do tríceps braquial (cabeça lateral) como a cabeça medial cruza posteriormente somente a articulação do cotovelo. Dessa forma o tríceps cabeça lateral quando contrai produz apenas o movimento de extensão do cotovelo.

A terceira e última porção ou ventre muscular que forma a musculatura em questão (tríceps braquial) é o tríceps cabeça longa. Essa porção (cabeça longa) diferentemente das outras porções (cabeça medial e lateral) tem sua origem localizada no tubérculo infraglenoidal da escápula. Já sua inserção está localizado via tendão juntamente com as outras porções ou ventres musculares que formam a musculatura do tríceps braquial, ou seja, na cabeça do osso ulna (olecrano da ulna). Como a cabeça longa do tríceps braquial cruza a articulação do cotovelo e glenoumeral (ombro) posteriormente essa porção é biarticular. Ou seja, quando o tríceps cabeça longa contrair tenderá a produzir os movimentos de extensão do cotovelo, juntamente com as outras porções, mas também os movimentos de extensão e adução do ombro. Entretanto, o movimento em que o tríceps cabeça longa e motor primário é o de extensão do cotovelo.

treino_em_foco_tríceps_braquial_flexionamento_alongamento_exercícios

Para realizar alongamento ou flexionamento da musculatura de tríceps braquial como um todo quais os movimentos que devem ser realizados?

Como descrito acima do texto a musculatura de tríceps braquial tem como principal função quando contrai produzir o movimento de extensão do cotovelo. Somente a cabeça longa além de produzir o movimento descrito acima também tem poder de realizar em conjunto (sinergismo) com outros grupos musculares o movimento de extensão e adução do ombro. Como todos nós sabemos para realizar um trabalho de alongamento ou flexionamento de um grupo muscular será necessário realizar o movimento contrário ao que ele produz quando contrai.

Diante disso, para alongar ou flexionar a musculatura de tríceps braquial será necessário realizar os movimentos de flexão do cotovelo e flexão e abdução do ombro. Com esse movimento estaremos aumentando a distância entre a origem e inserção. Realizando assim um alongamento e dependendo da intensidade desse movimento descrito realizando um trabalho de flexionamento.

Quais os exercícios propostos pelo  Treino em Foco  para realizar um trabalho de alongamento ou flexionamento da musculatura de tríceps braquial?

Para realizar o primeiro exercício ou técnica para desenvolver um trabalho de alongamento ou flexionamento da musculatura de tríceps braquial  o indivíduo deverá encontra-se sentado em um banco. Em seguida o personal trainer posicionara-se atrás do indivíduo apoiando a sua coxa na região lombar da coluna vertebral do mesmo para estabilização corporal do praticante. Realizado esse posicionamento inicial em seguida o personal trainer solicitará que o indivíduo realize o movimento de flexão do cotovelo. Já realizando esse movimento simples de flexionar articulação do cotovelo estará ocorrendo um alongamento da musculatura de tríceps braquial, principalmente a sua porção lateral e medial.   Porém, além de produzir o movimento de flexão de cotovelo nessa primeira técnica realizara-se o movimento de abdução do ombro. Dessa forma, realizando o movimento de flexão do cotovelo e de abdução do ombro, estará ocorrendo um excelente trabalho de alongamento ou flexionamento da musculatura do tríceps braquial.

alongamento_flexionamento_tríceps_braquial_treino_em_foco_exercícios

Caso o objetivo nesse primeiro exercício seja realizar um trabalho de alongamento o personal trainer deverá executá-lo até um ponto aonde o praticante sinta um leve desconforto. Entretanto, se o objetivo do exercício seja produzir um trabalho de flexionamento visando o aumento da amplitude de movimento, o personal trainer deverá executar o exercício até um ponto aonde o praticante sinto um desconforto de moderado a forte.

Um ponto importante salientar que caso não se tenha a disponibilidade de um banco esse mesmo exercício de alongamento ou flexionamento para a musculatura de tríceps braquial poderá ser executado com o praticante em pé. Caso o praticante não tenha um personal trainer e queria executar essa proposta de exercício apresentada buscando realizar um trabalho de flexionamento, uma alternativa é produzir tensão contra o cotovelo que está flexionado, ou seja, a mão do braço contralateral poderá ser posicionada na altura da articulação do cotovelo do membro que está sendo alongada ou flexionado. Em seguida para realizar o trabalho de flexionamento o praticante poderá empurrar para baixo o cotovelo do braço que está sendo trabalhado.  Dessa forma, produzindo um aumento da tensão de alongamento gerada.

tríceps_braquial_alongamento_flexionamento_treino_em_foco_exercícos_

Seguidores, não percam as orientações de como realizar um trabalho de alongamento ou flexionamento para musculatura de tríceps braquial.

 

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *