Musculos Adutores do Quadril

Please log in or register to like posts.
Vídeo

Quais são os músculos que compõem os adutores do quadril?

O músculos que realizam o movimento de adução do quadril, ou seja, aproximar o membro inferior da ponto médio do corpo são o pectíneo, adutor curto, longo, grácil, magno e as fibras inferiores do glúteo máximo. Ou seja, todos esses músculos citados acima trabalham em sinergismo para realizar o movimento de adução do quadril.

Quais os pontos de origem e inserção dos músculos adutores do quadril?

Músculo pectíneo

Tem sua origem localizada no ramo superior do púbis e sua inserção na linha pectínea do fêmur.

Treino_em_foco_adutores_da_coxa_anatomia

Figura 1 – Origem e inserção

Entre os adutores do quadril esse músculos é o menor e suas fibras estendem-se em sentido inferior e lateral entre o ramo superior do púbis. Quando o pé não está apoiado no solo, ele puxar o fêmur em sentido medial e anterior à media que roda lateralmente. Este movimento auxilia no posicionamento do membro inferior par ao contato ou a batida do calcanhar durante a caminhada ou corrida. Por outro lado, quando seguimento pé está apoiado o pectíneo ajuda a estabilizar a pelve sobre o fêmur e permitir mudanças na direção do movimento. Por fim, além de aduzir o quadril também o flexiona.

Treino_em_foco_adutores_da_coxa_anatomia

Figura 2 – Movimentos produzidos

Músculo adutor curto

Sua origem localizada na face externa do ramo inferior do púbis e sua inserção na linha pectínea e parte proximal do lábio medial da linhas áspera do fêmur.

Treino_em_foco_adutores_da_coxa_anatomia

Figura 3 – Origem e inserção

Localiza-se de forma profunda em relação ao pectíneo e adutor longo. Da mesma forma como o pectíneo quando o pé não está apoiado ao solo, ele (adutor curto) puxa o fêmur em sentido medial e anterior à medida que roda lateralmente. Já quando o pé está apoiado ao solo, ajuda a estabilizar a pelve sobre o fêmur permitindo mudanças na direção do movimento. Esse músculo em a capacidade de produzir os movimento de adução,
flexão e rotação lateral do quadril.

Treino_em_foco_adutores_da_coxa_anatomia

Figura 4 – Movimentos produzidos

Músculo adutor longo

Origem localiza entre a crista ilíaca e sínfise púbica e a inserção na terço medial do lábio medial da linhas pera do fêmur.

Treino_em_foco_adutores_da_coxa_anatomia

Figura 5 – Origem e inserção

Em conjunto com o pectíneo e adutor curto conectam a região inferomedial do cíngulo do membro inferior ao fêmur. Quando o pé está apoiado ao solo, puxa o fêmur em sentido medial e anterior. Movimento esse que ajuda a posicionar o membro inferior par ao contato ou a batida do calcanhar no solo. Por outro lado, quando o pé está apoiado ao solo, ajuda a estabilizar a pelve sobre o fêmur no movimento em que efetua-se mudanças na direção do movimento. Quando o quadril está estendido e o fêmur voltado para trás, os adutores flexionam do quadril para que o membro inferior oscile para a frente. Produz os movimentos de adução e flexão do quadril.

Treino_em_foco_adutores_da_coxa_anatomia

Figura 6 – Movimentos produzidos

Músculo Grácil

Ramo inferior do púbis é o local de origem e a face medial do corpo da tíbia pelo tensão da pata de ganso é o local de inserção.

Treino_em_foco_adutores_da_coxa_anatomia

Figura 7 – Origem e inserção

É o mais medial entre os músculos adutores da quadril ou coxa, além de apresentar formado similar ao sartório. Ambos os músculos cruzam a articulação do quadril e joelho e fixam-se via pata de ganso na tíbia. Assim, no joelho como já mencionado compõem a pata de ganso e atua nos movimento de flexão e rotação medial desta articulação. Esses três músculos que convergem para forma a pata de ganso ajudam a estabilizar o membro inferior à medida que o corpo se movimenta como pé apoiado no solo. Essas estruturas ajudam o ligamento colateral tibial a juntar que os côndilos mediais da tíbia a e do fêmur se afastem. Por fim, um ponto importante é se os músculos que compõem a pata de ganso estiverem fortes, podem prevenir lesão no ligamento colateral tibial. Assim, produz adução, flexão do quadril e ainda flexão e rotação medial dos joelho.

Treino_em_foco_adutores_da_coxa_anatomia

Figura 8 – Movimentos produzidos

Músculo adutor magno ou grande

A origem se localiza no ramo inferior do púbis, ramo do ísquio e túber isquiático. Já a inserção está localizada no lábio medial da linha áspera do fêmur, linha supracondiliar medial e tubérculo do adutor do fêmur.

Treino_em_foco_adutores_da_coxa_anatomia

Figura 9 – Origem e inserção

As amplas fibras deste músculo são praticamente continuas por toda a extensão do fêmur e fixam-se no lábio medial da linha áspera. Quando o pé apoiado no soo, puxa o fêmur vigorosamente em sentido medial. Ajudando a posição do membro inferior para o contato com o solo. A ação principal do adutor magno ocorre quando o pé está apoiado no solo, momento em que ajuda a estabilizar a pelve sobre o fêmur. Um ponto importante, é que a função do adutor magno e outro adutor também uma com a posição do fêmur.

Ou seja, quando o quadril está flexionado com o fêmur posiciona a frente, os adutores estendem o quadril para trazer a pelve sobre o pé. Quando o quadril está estendido e o fêmur voltado par atrás, os adutores flexionam o quadril para que o membro inferior oscile para frente. O adutor magno confere boa vantagem mecânica apara flexão e extensão do quadril. Isso ocorre em virtude da sua origem no púbis e no ísquio e de uma longa inserção na face posterior do fêmur. Produz os movimento de adução, flexão (fibras superiores) e extensão do quadril (fibras inferiores).

Treino_em_foco_adutores_da_coxa_anatomia

Figura 10 – Movimentos produzidos.

Quais os movimento que deverão ser realizados durante uma sessão de treinamento resistido com pesos para trainer os músculos adutores do quadril?

De uma forma geral para treinar de forma mais eficiente os músculos pectíneo, adutor curto, longo, magno e grácil, deve-se buscar realizar exercícios que produzem resistência contra o movimento de adução do quadril.

Treino_em_foco_adutores_da_coxa_anatomia

Figura 11 – Variação de exercícios.

Diante disso, existem uma variedade de exercícios que poderão ser realizados. Entre os mais comuns estão a adução do quadril na cadeira, adução do quadril deitado em decúbito lateral com caneleiras, adução do quadril em pé na polia entre outros.

Treino_em_foco_adutores_da_coxa_anatomia

Figura 12 – Adução na cadeira

Alunos analisem a vídeo aula!!!