TEF- Responde

O que fazer se não conseguir medir a dobra cutânea da coxa?

Please log in or register to do it.

Como deve ser realizado o pinçamento de dobra cutânea?

É fundamental, para uma medida correta e precisa, que alguns cuidados sejam seguidos. Estes procedimentos, se seguidos à risca, irão proporcionar maior segurança nos dados e, consequentemente, garantirão confiabilidade a todo o processo avaliativo.

Portanto, o avaliador deverá ter um conhecimento de anatomia, e primeiramente demarcar o ponto correto sobre cada região/segmento para realizar a medida. Assim, uma vez realizado esse processo, avaliador deverá posicionar o dedão e o indicador aproximadamente um centímetro acima do ponto de demarcação, e tentar forma uma dobra. Em seguida, realizado esse processo efetuar o posicionamento das hastes do adipômetro e realizar a leitura.

Mas se não conseguir forma a dobra cutânea na coxa, como posso fazer?

Este é um cenário muito comum de se acontecer durante as avaliações morfológicas. Diante disso, uma estratégia seria solicitar o auxílio de outra pessoa para realizar o pinçamento com as duas mãos, e assim, posicionar o adipômetro para realizar a tomada da medida.

Estra estratégia foi utilizada Edio Petroski, em algumas coletas realizadas na época do seu mestrado e doutorado. Portanto, é totalmente possível de ser realizada.

Treino_em_foco_dobra_cutânea_como_medir

Porém, se mesmo assim não conseguir realizar a medida, o que devo fazer?

Se mesmo assim for utilizada as estratégias e não foi possível realizar uma medida segura e confiável pelo avaliador, entendemos que a melhor estratégia seja abortar aquela tomada de medida e portanto, selecionar equações que não incluam essa dobra cutânea.

Com isso, a representação da concentração de gordura da região da coxa não será incutida no percentual de gordura.

Alunos, analisem a vídeo aula!!

Personal Trainer que fica no celular
Por que Fazer Anamnese é fundamental?

O seu endereço de e-mail não será publicado.