Sistemas e Métodos de Treino

Ponto zero – Como se faz essa técnica de treino?

Please log in or register to do it.

Ponto zero é uma técnica de treino desenvolvida pelo fisiculturista Fernando Sardinha.

Ponto_zero_hipertrofia_muscular_treino_em_foco

Qual a lógica fisiológica do ponto zero?

Em exercícios de musculação, durante a fase excêntrica do movimento, isto é, quando o indivíduo se deixa vencer pela resistência, os sarcômeros acumulam energia elástica. Diante disso, se ao final da fase excêntrica, o indivíduo já realizar a fase concêntrica, esta energia elástica acumulada é transformada em energia cinética. Portanto, está energia elástica irá auxiliar no trabalho contrátil do sarcômero.

Diante disso, ao aplicar a técnica do ponto zero, e assim realizar uma pausa no final da fase excêntrica do movimento, esta energia elástica é dissipada em calor. Diante disso, podemos imaginar que os sarcômeros irão sofrer uma carga maior para vencer a resistência, pois, os componentes elásticos do sarcômeros não irão conseguir contribuir.

Para quem é interessante utilizar o ponto zero?

Ponto zero pode ser uma estratégia para alterar o estimulo de treino ao longo do tempo. Desta forma, como indivíduos que buscam maximizar os ganhos de hipertrofia muscular, buscam sempre alteração sistemática dos estímulos de treino, aplicar o ponto zero em algum momento da periodização poderia ser interessante.

Quais os cuidados ao aplicar o ponto zero?

Obviamente, é necessário ter um bom entendimento de biomecânica para conseguir identificar se um determinado exercício é passível ou não em se aplicar o ponto zero. Assim, os exercícios onde no final da fase excêntrica se produza um braço de momento da alavanca parecem ser os exercícios mais interessantes para se aplicar o ponto zero.

Ponto_zero_hipertrofia_muscular_treino_em_foco

Por outro lado, exercícios onde se tem uma redução ou praticamente anulação do braço de momento da alavanca, aplicar o ponto zero não parece ser uma estratégia interessante.

Analisem a vídeo aula!!!

Deltoide medial - quais as principais características?
Deltoide posterior - Quais os movimentos produzidos?

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais resultados

Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors