Sistemas e Métodos de Treino

Pico de contração – Como fazer?

Please log in or register to do it.

Pico de contração é uma técnica de treino amplamente utilizada nas salas de musculação por clientes mais experientes

Como realizar técnica do pico de contração?

Esta é uma técnica de treinamento muito simples de ser realizado. Isto é, no ponto da amplitude de movimento em que o músculo ou grupo muscular se encontra com o maior grau de encurtamento o indivíduo deverá realizar uma pausa entre 1 a 2 segundos, caracterizando o pico de contração.

 É importante salientar, que como mencionado acima, essa técnica deverá ser realizada no momento em que se tem um braço de momento da alavanca ainda significativo no exercício. Desta forma, ocorrerá a tensão muscular naquele momento da amplitude de movimento que será aplicado o pico de contração.

Pico_de_contracao_tecnica_de_treino_treino_em_foco.

Como não realizar o pico de contração?

Este é um fator importante para ter total clareza. Em alguns exercícios de musculação, o ponto de maior tensão muscular poderá ocorrer em um momento da amplitude de movimento ao qual o músculo se encontra em uma posição mais alongada. Por exemplo, em exercícios de supino, agachamentos por exemplo, os maiores braços de momento da alavanca e consequentemente o torque resistivo e exigência muscular ocorrerão próximo ao final da fase excêntrica. Desta forma, este é o ponto em que o músculo de encontra mais alongada.

Desta forma, se replicarmos a lógica do pico de contração para esses exercícios não teria efeito positivo, pois ao final da fase concêntrica, os braços de momento da alavanca são extremamente pequenos e consequentemente a tensão muscular gerada também. Desta forma, não teria o efeito esperado.

Pico_de_contracao_tecnica_de_treino_em_foco_hipertrofia.

Mas por que poderia ser interessante aplicar o pico de contração?

Apesar da literatura científica não apresentar dados, isto é, artigos experimentais até o presente momento que tenham analise a eficácia ou eficiência desta técnica de treinamento, na maioria das vezes está é realizada por cliente avançados que buscam maximizar os estímulos para hipertrofia muscular.

Portanto, se o objetivo seja aumentar o tempo sob tensão, e com isso elevar o estresse mecânico e metabólico sobre o tecido muscular ao qual esteja sendo treinamento, fatores esses que são importantes para bons estímulos para hipertrofia muscular, esta técnica pode ser interessante.

Todavia, como é uma técnica que causa um grande estresse sob o executante, não é interessante para cliente iniciantes e intermediários. Assim, como já mencionado acima, passa a ser interessante para clientes avançados. Até mesmo para avançados a introdução da técnica deverá ser realizada de forma paulatina e planejada.

Analisem a vídeo aula!!!

Extensão de joelho na polia
Assimetria de forças - Como identificar na prática?

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais resultados

Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors