Sistemas e Métodos de Treino

Drop set – Como fazer?

Please log in or register to do it.

Drop set é um sistema de treino na maioria das vezes utilizado quando se tem como objetivo a hipertrofia muscular

Como realizar o Drop set?

Do ponto de vista da literatura científica, artigos e livros tem apresentado a aplicação do Drop set da seguinte forma: aplica-se uma quilagem/peso em um exercício em que o indivíduo consiga realizar entre 12 a 8 repetições com falha; Em seguida, com o mínimo de intervalo retira-se em torno de 20% da quilagem/peso anterior e, o indivíduo retornar a realizar mais um bloco de repetições até a falha; Novamente, com o mínimo de intervalo retira-se em torno de 20% da quilagem/peso anterior e, o indivíduo  realizar mais um bloco de repetições até a falha.

Um ponto importante a salientar, é que o numero de reduções e o percentual de quilagem/peso deverá ser aplicado de forma compatível com a condição física do cliente. Isto é, para um cliente iniciante na execução do Drop set é interessante que no primeiro momento se aplique um número de reduções de quilagem pequeno, por exemplo em torno de uma ou duas. Obviamente, ao longo da melhora da condição física do mesmo, caso seja o objetivo, uma maior numero de reduções de quilagem poderá ser aplicado.

Mas quando é interessante aplicar o Drop set?

Como mencionado acima no texto, na maioria das vezes o Drop set é aplicado para clientes que buscam maximizar os ganhos de hipertrofia muscular. Diante disso, o principal objetivo deste sistema é aumentar o volume com uma demanda de tempo menor. Além disso, como se aplica mínimo intervalo entre as reduções se proporciona também um alto estresse metabólico. Desta forma, com a aplicação do mesmo, ocorrerá aumento no estresse mecânico e metabólico, que são fatores importantes para um bom estimulo de hipertrofia muscular.

Portanto, aplicar em exercícios monoarticulares e que seja o último para um determinado grupo muscular pode ser uma estratégia bem interessante de aplicação.

Analisem a vídeo aula!!!

Latíssimo do Dorso - Quais movimentos eles produzem?
Latíssimo do dorso - características anatômicas

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *