Exercícios contra indicados para portadores de hipercifose torácica

Please log in or register to like posts.
Vídeo

Hipercifose torácica é um desvio postural caracterizado por uma acentuação da curvatura fisiológica e natural de cifose torácica.

hipercifose_torácica_desvios_posturais_treino_em_Foco_biofotogrametria_

Em um alinhamento adequado da coluna vertebral, se identifica uma curvatura na região posterior do tórax, caracterizado por uma convexidade posterior e concavidade anterior, denominada de cifose torácica. Porém, quando ocorre uma acentuação dessa curvatura de cifose torácica denomina-se que o indivíduo apresenta o desvio postural de hipercifose torácica.

Então, o que é hipercifose torácica?

A hipercifose torácica nada mais é do que uma acentuação convexidade posterior e concavidade anterior na região torácica da coluna vertebral. Com isso os portadores quando analisado em vista lateral apresentam uma espécie de “corcunda” com um desenho anatômico mais angulado. Além disso, é muito comum que os ombros e a cabeça adotem uma postura amais anteriorizada, no entanto esse comportamento não é uma regra, pois pode-se observar portadores de hipercifose torácica que apresentam um posicionamento adequado de ombro e cabeça.

Mas, quais são os fatores que podem levar ao desvio postural de hipercifose torácica?

A hipercifose torácica pode ocorrer devido a diversos fatores, e a seguir no texto serão citadas algumas que o Treino em FOCO entende como relevantes:

– Má postura no posto de trabalho: indivíduos que permanecem várias horas à frente do computador durante a jornada de trabalho, ficam exposto a permanecer em posição cifótica laboral. Dessa forma, podendo gerar ou agravar o desvio postural de hipercifose torácica.

– Encurtamentos musculares:  principalmente dos músculos peitoral maior e menor, que projetam os ombros em anteriorização (para frente) e também tendem a gerar e acentuar a curvatura natural e fisiológica de cifose torácica. Com isso, desenvolvendo o desvio postural de hipercifose torácica. Entretanto, em associação ao encurtamento citado anteriormente, uma hipotonia dos músculos trapézio medial, romboides maior e menor agravam a acentuação da cifose torácica devido ao desequilíbrio destas musculaturas, ou seja, desenvolvimento ou acentuando o desvio postural de hipercifose torácica.

– Idade: indivíduos idosos devido a sarcopenia (perda da massa muscular), devido a osteopenia (perda da massa óssea) e da diminuição de altura discal, ou seja, diminuição da taxa hídrica do núcleo pulposo dos discos intervertebrais, também podem desenvolver o desvio postural de hipercifose torácica.

Obviamente como citado acima no texto, podem existir outros fatores que podem estar levando a ocorrência de hipercifose torácica, no entanto, o Treino em FOCO entende que esses citados sejam os maiores responsáveis. Porém, pensando na atuação do Personal trainer imaginando que esteja trabalhando com um aluno/cliente portador de hipercifose torácica, prescrever exercícios de alongamento e flexionamento para os músculos hipertônicos e principalmente fortalecer os músculos hipotônicos. Porém, é necessário que ele (personal trainer) identifique exercícios que não sejam interessante o portador deste desvio executar, para não acentuar o mesmo.

Treino_em_foco_hipercifose_torácica_exercícios

Então, quais exercícios não seriam interessantes prescrever para um portador de hipercifose torácica?

O Treino em FOCO entende que no momento em que se estiver executando um trabalho para correção do desvio de hipercifose torácica, ou seja exercícios que fortaleçam romboides maior e menor e também trapézio, evitar a prescrição de exercícios que tenham como alvo principal o músculo peitoral. Isto é, em um primeiro momento o personal trainer não deveria prescrever exercícios como: supino, crucifixo, voador entre outros que tenham foco na musculatura.

No entanto, na medida em que o desvio postura for minimizando é importante que o personal também inclua na sessão de treino exercício para peitoral maior e menor, para não gerar outro desequilíbrio muscular e um possível desvio postural.

Treino_em_foco_hipercifose_torácica_exercícios

Alunos, analisem a vídeo aula.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *