Realizar exercícios físicos com bastante roupa ou agasalho objetivando a redução da gordura corporal (emagrecimento) não é uma estratégia adequada.

treino_em_foco_emagrecimento_correr_de_agasalho_perda_de_peso

Hoje em dia muitos indivíduos procuram a pratica de exercícios físicos visando o processo de emagrecimento, ou seja, redução dos níveis de gordura corporal. Diante disso, diferentes metodologias de treinamento são aplicadas objetivando o emagrecimento como: treinos aeróbios contínuos, treinos aeróbios intervalados como o HIIT e sessões de treinamento resistido com pesos (musculação) entre outras metodologias. Entretanto, a metodologia mais praticada é o treinamento aeróbio continuo. Com isso, alguns indivíduos praticam esse treinamento utilizando bastante roupa e até mesmo agasalho. Utilizando essa estratégia eles acreditam que ao praticar o treino aeróbio com agasalho estarão aumentando a taxa de emagrecimento.

No entanto, os indivíduos que praticam exercícios aeróbios com agasalhos estarão sim produzindo uma perda de peso, porém a mesma estará intimamente atrelada a perda de líquidos corporais. Pois no momento em que executa-se um treinamento utilizando por exemplo agasalhos está sendo produzido um processo de hipertemia, ou seja, aumento exacerbado da temperatura corporal. Com isso, o corpo humano terá que imediatamente baixar a temperatura corporal para manter a temperatura normal. Para alcançar esse objetivo (reduzir a temperatura) será produzido um alto grau de sudorese. Diante disso, o indivíduos estará perdendo peso devido a redução dos líquidos corporais e não pela direta eliminação de gordura corporal.

Qual o objetivo da nova série do Treino em Foco?

O objetivo principal dessa nova série do Treino em Foco é apresentar para vocês seguidores vários aspectos sobre treinamento visando o emagrecimento, aumento do volume muscular (hipertrofia muscular), desenvolvimento da capacidade aeróbia, flexibilidade, força muscular entre outras valências biomotoras.

Nessa nova série também será abordado aspectos de fisiologia, biomecânica e cinesiologia que envolvem as diferentes formas de treinamento. Com isso, de uma forma geral a série Qualificando o Treino visa abordar vários temas que o Treino em Foco visualiza no dia a dia das academias, as dúvidas que recorrentes dos praticantes de corrida de rua entre outas aspectos.

Nesse primeiro programa abordaremos uma questão um pouco quanto polemica, ou seja, será que correr com bastante roupa ou com um agasalho potencializa o processo de emagrecimento.

Qual a justifica das pessoas que praticam exercícios físicos como a corrida com agasalho visando auxiliar no processo de emagrecimento?

Normalmente as pessoas que praticam exercícios físicos com bastante roupa ou com agasalho visam o processo de emagrecimento. Dessa forma, a justificativa que as mesmas utilizam é que ao praticar o exercício físico aeróbio (corrida) com o agasalho estarão aumentando o grau de sudorese, ou seja, produção de suor e com isso potencializando o processo de emagrecimento. Mas será que um indivíduo que pratica exercício físico como a corrida com agasalho poderá aumentar a perda de peso.

treino_em_foco_corrida_com_agasalho_para_emagrecimento_exercicios_aerobios

Será que um indivíduo que pratica exercício físico (corrida) utilizando um agasalho pode perder peso corporal e com isso contribuir para processo de emagrecimento?

Caso um indivíduo esteja utilizando a estratégia de praticar exercício físico utilizando bastante roupa ou agasalho visando a perda de peso o mesmo está utilizando uma ótima estratégia ou seja, ele está correto em seu pensamento.

Imaginemos que estejamos trabalhando com um indivíduo na academia e o objetivo do mesmo seja perder peso. Se pesarmos esse indivíduo antes da pratica do treino aeróbio (corrida em esteira) e na sequencia solicitar que o mesmo coloque um agasalho, aplicarmos uma atividade de meia hora ou até mesmo uma hora e ao final da exercitação física pesarmos novamente o indivíduo, certamente ocorrerá uma perda de peso.  Isso é um aspecto que deve ficar claro para você seguidores.

Entretanto, essa perda de peso citado acima no texto realmente contribuirá para o processo de emagrecimento?

Quando um indivíduo realiza uma pratica de exercício físico aeróbio utilizando agasalhos a perda de peso notada pós pratica está intimamente atrelado ao grau de desidratação que foi produzido.  O indivíduo perdeu peso porque ocorreu uma queda nos seus níveis de líquidos corporais. Ou seja, com a pratica do exercício com agasalho ocorre um fenômeno fisiológico denominado de hipertemia (elevação forte da temperatura corporal). Diante desse fenômeno o corpo humano para baixar a temperatura corporal produzida iniciará o processo fisiológico de sudorese, ou seja, produção de suor objetivando obviamente baixar a temperatura e manter o equilíbrio (homeostase) corporal.

Dessa forma, podemos entender que correr com agasalho faz perder peso, porém não contribui diretamente para o processo de emagrecimento.

Já que a desidratação não contribuir diretamente para o processo de emagrecimento (perda de gordura corporal) o que esse fenômeno fisiológico pode causar no corpo humano durante a pratica de exercício físico?

 Quando um indivíduo apresenta por exemplo 1% de desidratação o mesmo já começara a ter perda da sua performance, seja, ela em exercícios neuromusculares (exercícios de força) ou aeróbio (exercícios de corrida). Então, se você seguidor está utilizando a estratégia de praticar exercícios aeróbios com agasalho provavelmente você estará reduzindo sua capacidade (performance) durante o treinamento.

Com essa queda no rendimento do indivíduo que pratica exercícios com agasalho visando o emagrecimento o mesmo estará concomitantemente reduzindo a sua capacidade de treinamento. Dessa forma, estará diminuindo o gasto energético por exemplo da gordura e consequentemente reduzindo a eficiente do treinamento de emagrecimento.

Qual a forma indicada para realizar um treinamento visando o processo de emagrecimento?

Existem diferentes formas de treinamento para o desenvolvimento do emagrecimento. Para desenvolver esse objetivo pode-se utilizar treinamento aeróbios contínuos, treinamento aeróbios utilizando a metodologia do HIIT, utilizar o treinamento resistidos com pesos (musculação) entre outras formas.

O importante é salientar que aos indivíduos que buscam o processo de emagrecimento busquem realizar a pratica de exercícios físicos sistematizados obviamente orientados por um profissional de educação física e, que busquem também a orientação de um nutricionista para executar um plano de alimentação. Dessa forma, conciliando a pratica sistemática de exercícios físicos com uma dieta adequada e equilibrado os indivíduos conseguiram alcançar o tão desejado emagrecimento.

emagrecimento_treino_em_foco_corrida_com-agasalho

Seguidores, não percam o vídeo de hoje e saibam se praticar exercícios com bastante roupa ou com agasalhos é eficiente para o processo de emagrecimento.