Parcelamento A B C – Peito/Tríceps Costas/Bíceps Perna/Glúteo

Please log in or register to like posts.
Vídeo

Parcelar o treinamento é uma atividade que busca qualificar mais as cargas de treino. Diversas formas podem ser usadas para o parcelamento do treinamento utilizando-se de diferentes abordagens da fisiologia do exercício e da metodologia do treinamento.

O Treino emFOCO RESPONDE  de hoje seguindo na série PARCELAMENTO DO TREINO aborda uma forma clássica de parcelar o treinamento bastante utilizada nas academias. Procuramos apresentar o respaldo metodológico de aplicação desta forma de parcelamento em A, B e C usando a famosa divisão de peito/tríceps + costas/bíceps + membros inferiores.

Assista ao programa de hoje e veja as justificativas e metodologias desta forma de parcelamento. Lembrando que na próxima semana outras formas de parcelamento serão analisadas.

31 comments on “Parcelamento A B C – Peito/Tríceps Costas/Bíceps Perna/Glúteo

  1. Hey, desculpa reviver esse tópico após tanto tempo… Mas, tipo, o treino pode ser dividido assim:

    A: PEITO + TRÍCEPS
    B: COSTAS + BÍCEPS + 1 EXERCÍCIO TRAPÉZIO E ANTEBRAÇO
    C: OMBROS
    D: PERNAS

    Posso elaborar assim, ou apenas nesses ( A B C ) já entro em OVER? Pelo jeito em que dividi

    • Wellington, o ombro que o grupo muscular que deverás ter mais cuidado nesta teu parcelamento pois ele já esta sendo acionado no trabalho de trapézio de costas e peito (nestes exercícios o ombro em parte ou em todo esta sendo recrutado). Cuide e analise esse detalhe.

      abraço.

      • Obrigado! Grato desde já pela atenção…

  2. Sempre fui curioso, e sempre quis fazer um exercício sabendo o que estava fazendo realmente, vi muito conteúdo na internet mas nenhum se compara ao seu trabalho. Parabéns pelo conhecimento adquirido e forma que você transmite, aqui tenho praticamente tudo que preciso. Um grande abraço João.

    • Boa tarde Thimotio Braz. Nós da equipe Treino em FOCO que agradecemos por você acompanhar o nosso trabalho. Abraço!

  3. João!
    Assim, eu tenha um treino indicado pelo prof da academia, na A=Peito e Ombro B= Costa e Bi e Tricips.
    Só que andei fazendo alguma coisa aqui em casa e minha dor n ombro qeu eu tinha de, tempos atrás voltou
    e falei pro instrutor ele me indicou A= Peito e Tri B= Costa e Bi C= Ombro e no sábado parte inferios, lembrando que vou de Segunda a Sexta na academia.
    O que você acha João? gostaria muito de uma analise tua.

    att

  4. João, tem muitas duvidas na forma de treinar.
    o que me aconselharia ? o que devo malhar no mesmo dia, quais exercícios e repetições ?

    Infelizmente na minha cidade estou a procura de um orientador, mas todos conselhos que tive não consegui muito resultado.

    Agradeço desde já.

    • Martinelli,

      tudo dependerá do teu atual nível de treinamento, do que tu já vens treinando e principalmente dos teus objetivos de treino. Com essas informações posso passar algumas ideias quanto ao teu programa de treino.

      abraço

  5. Muito interessante a abordagem sobre o parcelamento de treino. Realmente não tinha analisado a cinesiologia dos exercícios com a participação do Deltoide. Acompanharei a séria sobre as demais formas de parcelamento.

    Parabéns, a análise foi simples e de fácil entendimento.

    • Valeu Gean, obrigado e um abraço.

  6. Bom dia, gostaria de ver uma série de exercícios bem como o número de realização de cada exercício para a hipertrofia feminina.

    • Olá Suzana Maria de Souza. Em breve teremos uma série de Treinamento Resistido com Pesos (Musculação) voltada para o público feminino.

  7. Bom dia.
    Treino 5 dias por semana há 2 semanas. Treinei por 2 anos e parei, mas continuo com peito/braço e costas ainda ‘fortes’, porém ganhei barriga
    Meu objetivo é reduzir barriga, e aumentar os músculos.
    Pelo que sei, devo treinar no modo de ‘ciclo rápido’, com pouquíssimo descanso entre as séries, com 1 hora por dia. Estou certo?
    Agradeço as dicas!!

    • Se seu objetivo é eliminar a gordura o tempo de intervalo não irá influenciar nesse fator David Araujo. Talvez seja o caso de avaliar outros aspectos. Talvez sua alimentação, sua dieta.

  8. Parabéns Professor João Moura!
    Gosto muito das suas explicações.
    Tenho uma dúvida, meu treino A-B-C foi parcelado em A-Peito e Bíceps / B-Ombros e Tríceps / C-Costas e Membros Inferiores, acontece que quando vou fazer o treino A após o treino C não tenho um rendimento tão bom no treino de bíceps quanto nos outros dias, nesse caso é melhor descansar completamente um dia ou apenas trocar o treino de bíceps de lugar com o treino de Tríceps?

    • Seria necessário uma melhor averiguação do seu treinamento Diego. Uma sugestão talvez possa que você, junto com profissional de Educação Física responsável pelo seu treinamento, possam reestruturar o parcelamento.

  9. Olá professor, parabéns pelos seus vídeos. Tenho uma dúvida. Meu parcelamento de treino é baseado em 5 dias por semana ( que são os dias em que posso malhar): A= peito, tríceps, anterior de ombro / B= costas, bíceps, posterior de ombro / C= perna e glúteo.
    Malho de segunda a sexta na sequência: C – A – B – C – A+B(menor intensidade)
    Está correto? Consigo proporcionar descanso aos músculos?
    Grato desde já.

    • Esta também é uma periodização clássica Eduardo. Como tens 2 dias de intervalo entre, por exemplo, o treino A deves apresentar boa recuperação para estes grupos musculares. Portanto, a princípio e um bom parcelamento. Evidentemente que quando tratamos de atletas avançados o parcelamento pode ser, e normalmente e, diferente.

      abraços e bons treinos.

  10. Dr Moura, dentro desta linha de pensamento; treino A,B,C… quantos horas de descanso de um treino para outro.

    • Isso varia muito de pessoa para pessoal Jorge, mas poderia te dizer que em torno de 24 a 48 horas, claro que dependerá muito do desgaste gerado pelo treino o que esta diretamente relacionado com a carga de treinamento.

      Abraço.

  11. Quando entra o treino de ombro nessa divisão de treino?

    • Já foi respondido no vídeo, Obrigada!!!

  12. Prof. nesse parcelamento em que treino seria interessante encaixar exercícios para o ante braço? A – peito, tríceps, deltoides B – costas, bíceps, abdome C – Inferiores e glúteos.

    • Entendo que seria melhor no de bíceps/costas pois normalmente já são músculos bem acionados nestes treinos, aumentaríamos assim o trabalho sobre os mesmos. Mas caberia ainda no dia de tríceps/peito.

      abraço Marcos.

  13. Não seria interessante deixar o treino de ombro para o dia do treino C onde seria treinados os membros inferiores na qual não seria solicitado os deltoides e deixar os dias dos treinos A e B para abdominais.

    • É uma opção Leopoldo, porém quando de treina peito normalmente se trabalha com deltoide anterior (ombro) e quando se faz remada se trabalha com deltoide posterior (ombro). Assim, todos os dias, de uma forma ou de outra irá trabalhar ombro, claro que não na mesma intensidade, mas irá trabalhar. Quando haverá o dia de descanso total de ombro?

      abraço.

  14. Bom dia professor no caso homens ombro faria com pernas?? Abc

    • São opções, deverás acompanhar a série que irei abordar várias formas de parcelar… ai terá que ver qual a que melhor se ajusta ao teu treino. Abraço.

  15. Senhores, bom dia.
    Primeiramente quero agradecer pelas aulas e topicos abordados pelo site e em segundo lugar gostaria de fazer uma sugestão.
    Eu e muitos amigos acessamos seu site diariamente, porem quando estou no trabalho fico imposibilitado de visualizar os videos do YouTube, por isso seria legal descrever a materia em texto para que mesmo sem poder visualizar os videos agente consiga ter uma noção do assunto abordado.

    Obrigado.

    • Olá Fellipe, obrigado por nos acompanhar.

      Seria interessante isso inclusive para seguidores que possam ser deficientes auditivos, porém isso necessita de muito tempo para transcrever o texto e tempo é o que menos temos no momento. Quem sabe no futura possamos ter pessoa específica a essa tarefa.

      OBRIGADO PELA SUGESTÃO.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *