Você quer aprender a executar corretamente a fase jerk, movimento clean & jerk?

treino_em_foco_jerk_educativos

Quer conhecer os educativos que irão lhe ajudar a executar de forma correta e segura, o movimento de clean & jerk?

 Neste vídeo serão apresentados alguns processos pedagógicos para uma execução correta do movimento clean & jerk.

Quais os educativos para a fase jerk do movimento?

Educativo número um: desenvolvimento de ombro; deve-se solicitar para o aluno/cliente que mantenha inicialmente a barra apoiada sobre os ombros. Na sequência solicitar realize uma extensão cervical, para que a cabeça saia da linha da barra. Em seguida, executará a elevação da barra, realizando uma extensão total dos cotovelos, e projetando a barra sobre a sua cabeça. Importante não esquecer de solicitar manter uma boa estabilização corporal, da cintura escapular e o olhar mantenha -se para frente. Na sequência, retornará a barra novamente para os ombros, e retornando para a posição inicial;

treino_em_foco_jerk_educativos

Educativo número dois: neste ocorrerá uma quebra da inercia da barra através, da flexão e extensão de joelhos. O profissional deverá solicitar para o aluno/cliente que realize uma pequena flexão e logo em seguida uma extensão dos joelhos. Com esse movimento do joelho será possível “quebrar” a inercia da barra.

Uma progressão é solicitar ao aluno/cliente com a barra sobre os ombros, estenda os cotovelos para frente, e realize o movimento de flexão e extensão dos joelhos. Neste momento o profissional perceberá que a barra que está apoiada nos ombros, será projetada para cima em direção do queixo do aluno/cliente. Essa estratégia para a quebra da inercia da barra, é muito importante para dar continuidade ao movimento jerk do clean & jerk.

treino_em_foco_jerk_educativos

Durante esse educativo um erro comum dos alunos/clientes é flexionar os joelhos e projetar o quadril para trás. Uma forma de corrigir é solicitar para que projete apenas os joelhos em flexão a frente do corpo, mantendo um alinhamento corporal;

Educativo número três: neste é a fase em que o aluno/cliente começa a buscar a barra, pois a barra não sobe tanto e se consegue-se projetar seu corpo para baixo da barra. Assim, é solicita que realize a flexão e extensão dos joelhos como descrito no educativo número dois, na sequência eleve a barra acima, e realiza novamente a flexão e extensão dos joelhos antes que a barra atinja a altura máxima.

treino_em_foco_jerk_educativos

Educativo número quatro: neste o objetivo será encontrar a posição correta para o final do movimento, onde o aluno/cliente deverá se posicionar com um afastamento anteroposterior dos pés. Deve-se solicitar nesse educativo para que realize novamente uma flexão e extensão dos joelhos, e na sequência se posiciona com um afastamento anteroposterior dos pés, para finalizar o jerk do movimento de clean & jerk.

treino_em_foco_jerk_educativos

Quantas vezes executar cada educativo?

Não há um número exato de repetições para um determinado educativos. Porém, é necessário que o profissional esteja atento a qual fase e educativos o aluno/cliente tem maior dificuldade para execução. Uma vez identificado essa questão, deverá intensificar o trabalho, ou seja, o as repetições sobre esta fase ou educativo. O treino em foco entende que essa seja uma estratégia interessante.

Seguidores, estudem a vídeo aula.