Você SABE o que é posição de ORTOSTASE?
Você sabe IDENTIFICAR, se um indivíduo se encontra na posição de ortostase?

Afinal, que POSIÇÃO é essa?

A posição de ortostase, nada mais é, do que a POSIÇÃO ANATÔMICA PADRÃO para descrevermos os movimentos.
Então  como é , essa POSIÇÃO ANATÔMICA PADRÃO?

Por exemplo, imaginamos que você queira DESCREVER os MOVIMENTOS CORPORAIS, de um individuo, como flexões e extensões, você não poderá descrever esses movimentos e seus respectivos planos e eixos, com ele por exemplo ENCOSTADO EM UMA PAREDE.

O PRIMEIRO passo, será colocá-lo na POSIÇÃO DE ORTOSTASE, para em seguida começar a descrever
os MOVIMENTOS. A descrição da posição de ortostase, começa DE BAIXO PARA CIMA, aonde você irá solicitar ao individuo que realize um AFASTAMENTO LATERAL dos pés na LARGURA DOS OMBROS ou QUADRIS, em seguida deve solicitar que o JOELHO fique ESTENDIDO, e que o individuo permaneça com um ALINHAMENTO VERTICAL DO TRONCO mantendo as curvaturas anatômicas e fisiológicas da COLUNA VERTEBRAL.

Não podemos ESQUECER dos membros SUPERIORES, eles devem estar relaxados ao longo do corpo, e posicionados LATERALMENTE em relação ao tronco, COTOVELOS devem estar ESTENDIDOS e palma da MÃO voltada para FRENTE. O último posicionamento que devemos definir é o da CABEÇA, ela deve se encontrar na POSIÇÃO DE FRANKFURT.

Se você NÃO CONHECE a posição de ORTOSTASE, ou tem alguma dúvida sobre essa posição, não perca o TEF
CINESIOLOGIA DE HOJE, e saiba o que é a posição de ortostase, e como IDENTIFICAR e POSICIONAR um individuo nessa posição anatômica PADRÃO.