Você CONHECE o PLANO FRONTAL ou CORONAL?
Sabe o que é, esse PLANO?
Você consegue IDENTIFICAR os movimentos corporais que OCORREM no plano frontal ou coronal?
E por fim, quais os RESPECTIVOS EIXOS, dos movimentos corporais que ocorrem no PLANO FRONTAL ou CORONAL?

O plano frontal ou coronal, DIVIDI o corpo em DUAS PARTES, sendo elas parte ANTERIOR e parte POSTERIOR do
corpo. O eixo CORRESPONDENTE ao plano frontal ou coronal, é um eixo que ENTRA ANTERIORMENTE em uma linha imaginária, POR EXEMPLO na articulação do ombro ou glenumeral, passando essa LINHA IMAGINÁRIA no
CENTRO da articulação e SAINDO POSTERIORMENTE, então ele passa a ser chamado de EIXO ANTEROPOSTERIOR ou PÓSTERO-ANTERIOR.

Então quais MOVIMENTOS que OCORREM no PLANO FRONTAL ou CORONAL?

Observando os movimentos da ARTICULAÇÃO do ombro ou glenumeral, no plano frontal ou coronal, neste
plano essa articulação realiza MOVIMENTOS DE ABDUÇÃO E ADUÇÃO GLENUMERAL. Agora DESLOCANDO o plano coronal ou frontal para a ARTICULAÇÃO DO QUADRIL, os movimentos dessa articulação realizadas no plano
coronal são também ABDUÇÕES E ADUÇÕES DO QUADRIL, e tem como seu respectivo eixo, o EIXO ANTEROPOSTERIOR.

Quando ABRIMOS o ÂNGULO em relação a parte MEDIANA DO CORPO, temos uma ABDUÇÃO, e quando FECHAMOS o ângulo em relação a parte mediana do corpo temos uma ADUÇÃO.
A mesma lógica também podemos utilizar para a movimentação dos DEDOS DA MÃO, aonde ocorrem movimentos de ABDUÇÃO e ADUÇÃO, também no PLANO FRONTAL OU CORONAL.

Não podemos esquecer , dos movimentos da COLUNA VERTEBRAL que ocorrem no plano frontal ou coronal.
Como a INCLINAÇÃO CERVICAL DIREITA E ESQUERDA, ocorre também nesse plano a INCLINAÇÃO TORACOLOMBAR, e ainda podemos ter o movimento de inclinação de toda a coluna vertebral, inclinando tanto cervical como toracolombar, então vamos descrever esse movimento como uma INCLINAÇÃO DA COLUNA VERTEBRAL DIREITA E ESQUERDA.

Então se VOCÊ está com DIFICULDADE para IDENTIFICAR o plano frontal ou coronal, e seus RESPECTIVOS EIXOS, e os movimentos corporais que ACONTECEM nesse plano, não perca o TEF CINESIOLOGIA e tire todas as suas DÚVIDAS, e saiba o que é o PLANO FRONTAL ou CORONAL e seus eixos.