Você sabe o que é o movimento de ABDUÇÃO GLENOUMERAL ou do OMBRO?

Você SABIA que esse MOVIMENTO pode ser dividido em QUATRO FASES?

Aliás, você SABE IDENTIFICAR essas QUATRO FASES do movimento de abdução do ombro ATÉ 180°?
E ainda, POR QUE esse movimento é DIVIDIDO em quatro fases? Qual a justificativa CINESIOLÓGICA?

O movimento de ABDUÇÃO GLENOUMERAL ou do OMBRO pode ser DIVIDIDO em QUATRO FASES, sendo a primeira fase partindo da POSIÇÃO DE ORTOSTASE, ou seja, com os MEMBROS SUPERIORES relaxados ao longo do corpo de 0º a 45º, dos 45° até 90° teremos a SEGUNDA FASE do movimento de ABDUÇÃO , de 90° até 150° será a TERCEIRA fase da ABDUÇÃO GLENOUMERAL ou do OMBRO e a ÚLTIMA FASE será definida dos 150° até 180°, lembrando que esse MOVIMENTO ocorre no PLANO CORONAL com eixo ANTEROPOSTERIOR.

Na PRIMEIRA FASE de 0° até 45° o seguimento ÓSSEO mais mobilizado, não o ÚNICO, é o ÚMERO, então as ARTICULAÇÕES GLENOUMERAL e SUBDELTOÍDEA são as MAIS MOBILIZADAS, mas TAMBÉM ocorre MÍNIMA movimentação da ESCÁPULA.
A partir dos 45° até 90°, o ÚMERO continua sendo MOBILIZADO, mas com o AUMENTO da ABDUÇÃO, maior será a mobilização ou participação da ESCÁPULA, portanto as ARTICULAÇÕES que serão agora mobilizadas são a GLENOUMERAL e SUBDELTOÍDEA, com entrada em AÇÃO PROGRESSIVA da ESCAPULOTORÁCICA, ACROMIOCLAVICULAR e ESTERNOCOSTOCLAVICULAR.

Já dos 90° até 150° a ESCÁPULA continuará sendo MOBILIZADA. Com o AUMENTO da ABDUÇÃO GLENOUMERAL ou do OMBRO, o ÚMERO será menos mobilizado, portanto agora as ARTICULAÇÕES MOBILIZADAS serão: ESTERNOCOSTOCLAVICULAR, ACROMIOCLAVICULAR e ESCAPULOTORÁCICA , essas articulações serão cada vez mais mobilizadas, ou seja, ocorre uma PEQUENA movimentação GLENOUMERAL e uma grande movimentação da CINTURA ESCAPULAR.
Dos 150° até 180° a coluna lombar e a coluna torácica são mobilizadas, ou seja, ocorre uma MOVIMENTAÇÃO TORACOLOMBAR da COLUNA VERTEBRAL permitindo os últimos 30° de ABDUÇÃO GLENOUMERAL OU DO OMBRO.

Então NÃO PERCA o TEF CINESIOLOGIA de hoje, e TIRE todas as SUAS DÚVIDAS sobre a ABDUÇÃO GLENOUMERAL até 180°, e saiba COMO IDENTIFICAR as QUATRO fases do MOVIMENTO de ABDUÇÃO.