Avaliação qualitativa utilizando ultrassom é interessante para analisar a densidade muscular.

Como realizar uma avaliação qualitativa via ultrassom?

Para realizar essa forma de avaliação (qualitativa) o procedimento para realizar a tomada da medida será igual ao qual executada quando se realiza uma avaliação quantitativa com esse instrumento (ultrassom). Portanto, a diferença somente será no momento da apresentação dos resultados ao aluno/cliente.

O que é possível identificar através da avaliação qualitativa utilizando o ultrassom?

Após a obtenção da imagem o profissional de Educação Física, nutrição ou até mesmo medicina, conseguirá identificar algumas fáscias do seguimento que foi medido. Assim, a primeira fáscia ao qual o echo do ultrassom encontra resistência é a camada de gordura subcutânea do seguimento medido. Assim, a distância entre a superfície da pele até a primeira fáscia é o teor de gordura subcutânea que o seguimento a ser medido apresenta. Portanto, através da avaliação qualitativa é possível identificar qual quantidade de gordura que o seguimento apresenta. Ainda, é possível observar se essa gordura está mais depositada na região proximal, medial ou distal do seguimento.

Outro ponto que se pode analisar via ultrassom, é a quantidade de espessura muscular que o seguimento a ser medido apresenta. Assim, do final da primeira fáscia até o ponto da segunda fáscia a ser identificada na imagem se tem a visão da espessura muscular que o seguimento apresenta. Além disso, também é possível observar de forma qualitativa o comportamento da espessura muscular. Ou seja, pode-se analisar se o seguimento apresenta uma espessura muscular maior na região próxima, medial ou distal, ou ainda se tem uma espessura muscular homogênea.

Por fim, outra analise que se pode realizar é em questão da densidade muscular, isto é da quantidade de gordura que está depositada entre o músculo. Assim, com essa medida o personal trainer poderá realizar uma análise da qualidade muscular ao longo do seguimento.

Mas, qual a principal variável que se pode analisar qualitativamente utilizando o ultrassom?

O Treino em FOCO entende que para analisar a espessura de gordura e muscular o profissional também tenha que realizar uma medida quantitativa, ou seja, gerar os valores de espessura para acoplar a avaliação qualitativa. Porém, na densidade muscular não é possível gerar valores numéricos, portanto, a avaliação qualitativa “casa” muito bem para realizar esse tipo de análise.

Alunos, analisem a vídeo aula!!!