Utilizar o ultrassom pode ser um  instrumento interessante para mensurar espessura e densidade muscular.

Treino_em_foco_ultrassom_densidade_espessura_muscular

Como todos nós sabemos o principal objetivo da maioria dos alunos/clientes que ingressam na prática do Treinamento resistido com pesos é aumento da massa muscular, ou seja, aumento da hipertrofia muscular.

Quando ocorre um aumento da hipertrofia muscular é produzido um aumento na área de secção transversal do músculo. Isto é, irá acontecer uma agregação de sarcômeros nas miofibrilas, assim produzindo um aumento na espessura muscular e que repercutirá em uma elevação do volume muscular. Portanto, como podemos identificar a mensuração da espessura muscular é um ótimo parâmetro para identificar se ocorreu e qual foi a magnitude dos ganhos hipertróficos em determinado grupo muscular.

Mas como o profissional de Educação Física poderá mensurar esse aumento da espessura muscular?

Para realizar a mensuração da espessura muscular atualmente o equipamento que está ao alcance do profissional de educação física é o ultrassom. Com este (ultrassom) será possível realizar uma varredura (obtenção da imagem) de todo músculo. Ou seja, o profissional conseguirá analisar e principalmente quantificar o tamanho da espessura muscular de determinando músculo desde sua região próxima a origem e também inserção. Um ponto importante, é que esses valores serão apresentados em milímetros.

Além disso, o profissional via ultrassom conseguirá identificar em qual região o aluno/cliente consegue produzir um maior desenvolvimento muscular e com isso, monitorar ao longo do tempo se está ocorrendo uma hipertrofia homogênea ou não. Obviamente, como sabemos é muito improvável conseguir aplicar exercícios para desenvolver pontos específicos de um determinado músculo ou grupo muscular. Portanto, como citado acima somente é possível acompanhar o comportamento do aumento da hipertrofia muscular. No entanto, via ultrassom o profissional também consegue realizar a medida da densidade muscular.

Treino_em_foco_ultrassom_densidade_espessura_muscular

Ta, mas o que é densidade muscular?

A medida da densidade muscular de forma bem simples busca analisar a quantidade de moléculas de gordura que pode estar localizada dentro do músculo. Diante disso, pode-se entender que essa medida tem como principal objetivo analisar a qualidade muscular. Assim, quanto menos quantidade de gordura intramuscular maior a densidade muscular. Por outro lado, quanto maior a quantidade intramuscular de gordura menor a densidade muscular.

Treino_em_foco_ultrassom_espessura_densidade_muscular

Obviamente, seria interessante ao longo do treinamento, que o aluno/cliente venha a reduzir a quantidade de gordura intramuscular, caso apresente, e aumenta a espessura muscular. Com isso, a hipertrofia muscular e qualidade muscular aumentarão de forma homogênea.