No treino de costas é importante que se realize uma variabilidade de exercícios para atingir todas as regiões das costas.
Quais exercícios são interessantes no treino de costas?
Como a quantidade de músculos é grande na região das costas, é importante que para proporcionar um bom estimulo de treino, se realize uma variabilidade de exercícios. Diante disso, um exercício que não pode faltar é o puxador frente. Neste exercício se produz para vencer a resistência o movimento de adução glenoumeral no plano frontal. Diante disso, trabalhando principalmente o músculo latíssimo do dorso.
Além disso, em conjunto com o movimento de adução glenoumeral, ocorrerá também os movimentos de adução e rotação inferior da escapulas. Neste movimentos os músculo romboides e trapézio na sua região medial serão solicitados. Todavia, como esses movimentos escapulares não são tão fortes, o foco principal fica sobre o latíssimo do dorso.
Outro exercício interessante para incluir é o Face Pull. Neste exercício o plano de movimento será alterado, assim, o executante realizará uma abdução transversal do ombro. Diante disso, o movimento escapular é bem maior e consequentemente o envolvimento dos romboides, trapézio medial e deltoide posterior serão bem maiores. Por outro lado, o envolvimento do latíssimo do dorso será menor.
Por fim, a realização, principalmente para clientes intermediários e avançados da remada curvada livre pode ser uma alternativa interessante. Como neste exercício o principal movimento produzido será a extensão do ombro, novamente o foco principal ficará sobre o latíssimo do dorso e menor sobre os adutores escapulares. Obviamente a quantidade de séries e exercícios dependerá do nível de treinamento do cliente.
Analisem a vídeo aula!!!