A articulação glenoumeral ou do ombro é uma das mais moveis do corpo humano. Assim, vários músculos estão vinculados a ela.
O que forma a articulação glenoumeral?
Muito provavelmente todos vocês já conhecem, mas a articulação glenoumeral ou do ombro é formada pela interação entre a cabeça do úmero e a cavidade glenoide. Obviamente existem ligações que permitem a interação entre esses dois ossos.
Quais os movimentos que ocorrem na articulação glenoumeral?
Como citado acima, é possível realizar alguns movimentos em vários planos e eixos na articulação glenoumeral. Assim, no plano coronal com eixo antero posterior ocorrem os movimentos de abdução e adução. Já no plano sagital com eixo latero lateral ocorrem os movimentos de flexão e extensão. E por fim, no plano transversal com eixo longitudinal, ocorrem os movimentos de adução, abdução e também as rotações.
Quais os músculos que “transitam” pela articulação glenoumeral?
Em virtude do amplo espectro de movimentos produzidos, já se é esperado que se tenha vários músculos que transitam por essa articulação. Diante isso, temos os músculos deltoide (rodos os feixes), peitoral maior, latíssimo do dorso, redondo maior, bíceps braquial e a cabeça longa do tríceps braquial.
Entretanto, a função e os movimentos que cada um desses músculos produzem na articulação glenoumeral serão apresentados em uma próxima vídeo aula.
Analisem a vídeo aula!