Durante a execução do peck deck ou voador invertido ocorrerá um forte acionamento dos músculos deltoide posterior, infraespinhal, latíssimo do dorso, redondo maior, tríceps cabeça longa, romboides maior/menor e trapézio principalmente as fibras mediais.

peck_deck_invertido_voador_invertido_treino_em_foco

Como executar de forma correta o exercício de peck deck ou voador invertido?

Inicialmente, o personal trainer deverá orientar o aluno/cliente a sentar no aparelho apoiando a região do esterno no anteparo frontal. Em seguida, deverá solicitar que o mesmo venha a manter as curvaturas naturais e fisiológicas da coluna vertebral preservadas. Na sequência, as mãos deverão ser posicionados sobre as manoplas do aparelho, em uma mesma altura do ombros e dos cotovelos.

Após realizar esse posicionamento descrito acima, o personal trainer deverá orientar o seu cliente a realizar o movimento de abdução transversal dos ombros e concomitante adução escapular. Esses movimentos descritos acima, serão realizados na fase concêntrica do movimento. Já durante a fase excêntrica, ocorrerão os movimentos de abdução escapular e adução glenoumeral transversal. Um ponto importante a salientar, é que esses movimentos que ocorrerão na fase excêntrica do movimento serão produzidos pela resistência (placas de peso). É importante, que durante toda a execução do exercício os cotovelos e mãos sejam mantidos na altura dos ombros, pois essa estratégia ajudará o aluno/cliente a manter a execução do exercício no plano horizontal/transversal.

peck_deck_invertido_voador_invertido_treino_em_foco

Quais os músculos que serão acionados na fase concêntrica e excêntrica da execução do peck deck ou voador invertido?

Como descrito acima no texto, durante a fase concêntrica do exercício, onde o aluno/cliente vencerá a resistência ocorrerão os movimentos de abdução horizontal/transversal glenoumeral e concomitante adução escapular. Diante disso, os músculos deltoide posterior, infraespinhal, latíssimo do dorso e redondo maior serão acionados para realização da abdução transversal/horizontal glenoumeral. Já os músculos peitoral maior e deltoide anterior serão antagonistas desse movimento, e assim deverão relaxar e alongar para permitir a abdução horizontal/transversal glenoumeral.  Para a realização da adução escapular os músculos romboides maior e menor e principalmente as fibras mediais do trapézio serão acionadas em contração concêntrica. Assim, para que esse movimento ocorra, os músculos peitoral menor e serrátil anterior deverão alongar e relaxar, para permitir o movimento (adução escapular).

Por outro lado, durante a fase excêntrica do movimento onde o aluno/cliente deixara-se vencer pela resistência, ou seja quem produzirá os movimentos de abdução escapular e adução horizontal/transversal glenoumeral serão as placas de peso (resistência). Diante disso, para frear o movimento de abdução escapular os músculos romboides maior e menor e trapézio principalmente as fibras mediais serão acionados em contração excêntrica. Já para frear o movimento de adução horizontal/transversal glenoumeral os músculos deltoide posterior, infraespinhal, latíssimo do dorso e redondo maior serão novamente acionados, porém, agora, em contração excêntrica.

peck_deck_invertido_voador_invertido_treino_em_foco

Como realizar um trabalho intenso sobre os músculos romboides maior/menor e trapézio fibras mediais?

Ao observar o ritmo escapuloumeral partindo de uma posição do membro superior em flexão de 90°, partindo do 0° até 90° de abdução horizontal/transversal glenoumeral, ocorrerá pouca movimentação da escápulas. Entretanto, quando o aluno/cliente passar desses 90° começará a ocorrer uma forte adução escapular.

Diante do descrito acima, pode-se entender que durante os primeiros 90° de abdução horizontal/transversal glenoumeral ocorrerá forte acionamento dos músculos deltoide posterior, infraespinhal, latíssimo do dorso, redondo maior e tríceps cabeça longa e como o movimento escapular não ocorrerá, ou será mínimo, os músculos romboides maior/menor e trapézio principalmente as fibras mediais serão acionados de forma isométrica ou com mínima forma dinâmica. Já ao passar do ângulo de 90° de abdução horizontal/transversal glenoumeral, começará a ocorrer uma forte adução escapular e assim, os músculos romboides maior/menor e trapézio principalmente as fibras mediais serão fortemente acionados em contração concêntrica.

Portanto, diante do descrito acima, se o objetivo do aluno/cliente seja realizar um trabalho intenso dos músculos romboides maior/menor e trapézio fibras mediais uma estratégia que o personal trainer poderá prescrever o exercício peck deck ou voador invertido com uma amplitude durante a fase concêntrica acima do ângulo de 90°.

peck_deck_invertido_voador_invertido_treino_em_foco

Seguidores, não percam a vídeo aula de hoje e visualizem quais os músculos mais solicitados durante a execução do exercício peck deck ou voador invertido.