Durante a execução da puxada alta frontal ocorrerá um grande sinergismo muscular, tanto na fase concêntrica como excêntrica.

treino_em_foco_puxada_alta_frontal_músculos_acionados

Quais os movimentos e músculos que são acionados durante a fase concêntrica da execução da puxada alta frontal?

Para iniciar o exercício de puxada alta frontal, o aluno/cliente ao sustentar a barra estará em uma posição de abdução glenoumeral no plano frontal ou coronal, rotação superior, abdução e elevação das escápulas e ainda uma extensão dos cotovelos. Com isso, durante   a execução da fase concêntrica do movimento o aluno/cliente produzirá os movimentos de adução glenoumeral frontal/coronal, rotação medial/inferior e adução das escápulas, uma leve depressão das escapulas e também uma flexão dos cotovelos, para vencer a resistência. Um ponto importante a salientar, é que esses movimentos escapulares ocorrerão se o aluno/cliente não “fixar” as escápulas durante a execução. Entretanto, como a maioria dos alunos/clientes não realizam a fixação das escapulas, a movimentação escapular será levada em consideração no texto.

Diante disso, ocorrerá o acionamento do músculo latíssimo do dorso para produzir a adução no plano frontal/coronal, pois é considerado o motor primário para esse movimento. Ainda para auxiliar o latíssimo do dorso para produzir o movimento de adução glenoumeral no plano coronal, os músculos deltoide posterior, redondo maior, peitoral maior e cabeça longa do tríceps braquial serão acionados em contração concêntrica.

treino_em_foco_puxada_alta_frontal_músculos_acionados

 Já os músculos romboides e elevador da escapula serão acionados para produzir a rotação medial/inferior das escapulas. Além disso, os romboides novamente participarão em sinergismo com as fibras mediais do trapézio para produzir o movimento de adução escapular. E por fim, novamente as fibras mediais em sinergismo com as inferiores do trapézio, atuarão para produzir o movimento de depressão escapular.

Para a realização da flexão dos cotovelos, ocorrerá o acionamento obviamente dos músculos flexores dos cotovelos, sendo eles: bíceps braquial, braquial e braquiorradial. Um ponto importante a salientar, é que o grau de acionamento dos flexores do cotovelo dependerá da forma de execução do aluno/cliente. Ou seja, se o aluno/cliente concentrar-se em realizar o exercício tentando realizar apenas o movimento de adução glenoumeral coronal, possivelmente a flexão do cotovelo ocorrerá em grande parte em virtude dessa adução. Assim, o acionamento dos flexores do cotovelo poderá ser em uma menor magnitude. Por outro lado, se o aluno/cliente não concentrar-se em realizar o exercício executando o movimento de adução glenoumeral, poderá ocorrer um maior acionamento dos flexores do cotovelo, pois possivelmente produzirá uma maior flexão dos cotovelos.

treino_em_foco_puxada_alta_frontal_músculos_acionados

Qual o movimento e os músculos que serão acionados durante a fase excêntrica da puxada alta frontal?

É preciso entender que o movimento produzido na fase excêntrica da puxada alta frontal, será realizada pela resistência. Ou seja, o aluno/cliente deverá deixar-se vencer pela resistência, e com isso o movimento de abdução glenoumeral no plano coronal/frontal, rotação superior/lateral, abdução e elevação das escápulas e por fim extensão dos cotovelos ocorrerão. Todavia, para que esses movimentos descritos acima não ocorram de forma balística, o aluno/cliente deverá realizar um freio excêntrica, ou seja, deverá realizar um contração excêntrica com determinados músculos.

Portanto, para frear o movimento de abdução glenoumeral o latíssimo do dorso, deltoide posterior, redondo maior, peitoral maior e tríceps braquial cabeça longa serão acionados. Já os músculos elevador da escapula e romboides maior e menor irão contrair para frear o movimento de rotação superior/lateral das escapulas. Já para frear o movimento de abdução, novamente os romboides maior/menor e trapézio principalmente as fibras mediais serão acionados em contração excêntrica. Por fim, principalmente as fibras inferiores do trapézio, serrátil anterior, e peitoral menor serão acionados em contração excêntrica para frear o movimento de elevação escapular. Novamente, é preciso citar, que a análise realizada no texto é pesando em uma execução em que o aluno/cliente não mantenha as escapulas fixadas.

Já para frear o movimento de extensão dos cotovelos os músculos bíceps braquial, braquial e braquiorradial serão acionados em contração excêntrica.

treino_em_foco_puxada_alta_frontal_músculos_acionados

Seguidores, não percam a vídeo aula de hoje e saibam quais os movimentos e músculos acionados durante a execução do exercício de puxada alta frontal.