Alongamento para o tríceps é importante para que se consiga realizar com eficiência alguns exercícios e tarefas do dia a dia.
Alongamento para o tríceps – por que é importante?
Ter um bom nível de extensibilidade e elasticidade dos músculos ou grupos musculares do corpo é importante para que se consiga desempenhar com eficiência determinadas tarefas. É importante relembrar que a falta de movimento de uma determinada articulação e também o processo biológico do envelhecimento leva a produção de rigidez muscular e, com isso a perda da amplitude de movimento desta articulação.
Leia também: Anatomia do Tríceps Braquial
Diante disso, a execução de exercícios de alongamento passa a ser importante, principalmente para auxiliar na redução ou até mesmo na manutenção da extensibilidade e elasticidade de um determinado muscular, que irá repercutir na amplitude de movimento daquela articulação.
Falando especificamente do tríceps, caso o individuo apresente uma encurtamento, principalmente da cabeça longa, é possível observar durante a execução técnica do exercício e tríceps testa. Ou seja, é comum observar que durante a fase excêntrica (quando a barra desce) o ombro começa a entrar em abdução, o famoso o cotovelo está abrindo.
Este comportamento ocorre em virtude da exigência de extensibilidade da cabeça longa no ombro, pois está flexionado e também no cotovelo, pois a resistência está flexionando o mesmo. Desta forma, se esta cabeça do tríceps apresentar baixa extensibilidade, entrará em insuficiência passiva e, assim, levando ao erro técnico de execução.
Leia também: Par Anatômico Antagônico – Bíceps e Tríceps braquial
Então, como realizar o alongamento para o tríceps?
Umas das principais técnicas utilizadas para realizar o alongamento é, solicitar que o individuo sente com a coluna ereta e, o personal realize o movimento de flexão do cotovelo e abdução do ombro, isto é levando todo o membro superior em direção as costas. Uma estratégia ainda também, é manter o cotovelo flexionado e, produzir o movimento de flexão do ombro e não uma abdução. Assim, com essas duas técnicas é possível produzir trabalho de alongamento do tríceps como um todo.
Mas quando é um trabalho de alongamento ou flexionamento?
Pois bem, ao produzir as posições descritas acima e o cliente sentir um desconforto leve na região do tríceps, este pode ser caracterizado como um trabalho de alongamento. Por outro lado, se sentir dor moderada na região do tríceps este será caracterizado como um trabalho de flexionamento.
Diante disso, caso o objetivo seja realizar somente um trabalho de manutenção para o nível de extensibilidade e elasticidade já adquirido, somente um trabalho de alongamento já é suficiente. Por outro lado, caso o objetivo seja ganhar extensibilidade e elasticidade para auxiliar na melhora da amplitude de movimento uma realizar o movimento até um ponto de dor leve a moderada é necessário.
Analisem a vídeo aula!!!