Encerrando a série de postagens especiais sobre o Atleta de Fisiculturismo Alexandre Pamplona hoje o visitante do TREINO EM FOCO poderá visualizar as variáveis de composição corporal do atleta ALEXANDRE OSMAR PAMPLONA campeão categoria 80kg e overall do 1º CAMPEONATO CATARINENSE DE FISICULTURISMO – IFBB-SC – 2012.

Tabela de Valores da Composição Corporal do Bodybuilder Alexandre Pamplona

     O atleta em questão apresenta um IMC considerado como sobrepeso partindo para obesidade grau 1 (pré-obeso). Esta informação comprova dados científicos de que o IMC não é um bom preditor da composição corporal em pessoas fisicamente ativas.

     O percentual de gordura é baixíssimo (7,1% – equação utilizada na predição Jackson e Pollock, 1978) e a massa muscular elevadíssima (% da massa muscular 67,1%). Estes dados comprovam a composição corporal característica de fisiculturistas, extremamente mesomórficos confirmados pela áreas magras do braço de 93,1% e coxa 92,7%.

     A relação massa muscular/massa gorda (RMG) aponta o valor de 9,4; isso significa que para cada um quilo (1,0kg) de gordura corporal apresentado pelo atleta Pamplona existem 9,4kg de massa muscular, isto é, a massa muscular supera, quantitativamente, a massa gorda em 9,4 vezes. Mais uma vez este dado morfológico expressa o grande desenvolvimento muscular do atleta e o baixo teor de gordura corpórea.

    Você quer aprender a realizar a composição corporal dos seus clientes de forma similar como fizemos com o atleta Pamplona? Adquira o livro “PROTOCOLOS ANTRPOMÉTRICOS E EQUAÇÕES PREDITIVAS DA COMPOSIÇÃO CORPORAL” (veja informações no menu “LIVROS”) de autoria do professor João Moura onde são analisados e ensinados todos os aspectos relacionados aos cálculos das variáveis da composição corporal, e para lhe ajudar ainda mais, acompanha o livro uma planilha do Microsoft Excel a qual executa todos os cálculos a partir da digitação de dobras cutâneas e perímetros corporais. Ou ainda aguarde futuras vídeo aulas na área do assinante onde iremos expor todos os cálculos.