Cursos Online

Banner Escola Treino em FOCO

 

CURSO ONLINE ANATOMIA PALPATÓRIA


O Treino em FOCO está desenvolvendo um Curso Online sobre Anatomia Palpatória. Este é um recurso que utilizamos muito em nossos vídeos da série Análise de Exercícios e também na rotina do Laboratório para identificação de Pontos Anatômicos utilizados no protocolo de demarcação de dobras cutâneas, aferição de perímetros corporais, entre outros. 


PÚBLICO ALVO

O Público alvo deste curso são os Acadêmicos e Profissionais de Educação Física, Medicina do Esporte e Fisioterapia, que tenham por objetivo o aprofundamento na técnica da Anatomia Palpatória para identificação de Pontos anatômicos, análise de ativação muscular para trabalho em sala de musculação ou avaliação Antropométrica ou Biofotogramétrica.


faça seu cadastro

CONTEÚDO DO CURSO

  • Conceitos e introdução à anatomia palpatória;
  • Anatomia palpatória óssea;
  • Anatomia palpatória articular;
  • Anatomia palpatória muscular;
  • Identificação de músculos atuantes nos exercícios Musculação;
  • Estratégias de identificação de pontos anatômicos.

Curso Anatomia Palpatória

COMO ASSISTIR?

O Conteúdo é produzido utilizando animações do Powerpoint, imagens, vídeos e com a DIDÁTICA já conhecida do Prof. Dr. João Moura. O curso é gravado da tela do computador, e utiliza vídeos práticos, para entrega do material ele é editado e organizado em capítulos temáticos. Ao adquirir o curso você terá acesso aos arquivos para que efetue o DOWNLOAD dos vídeos, material didático, artigos, etc em seu computador e PODERÁ ASSISTIR NA HORA QUE DESEJAR. O Material começará a ser enviado a partir do dia 20/11/2015

VOCÊ PODERÁ ASSISTIR NO

COMPUTADOR / TV / SMARTPHONE / TABLET / NOTEBOOK

Lugares para assistir ao curso


faça seu cadastro


Este será o nosso último curso deste ano e apresenta várias características importantes, sendo que muitas são fundamentais para o EDUCADOR FÍSICO. Estas características são:

Desafio;

Base de anatomia aprendida na prática;

Preenche um déficit na formação profissional;

Caracterizada para o educador físico (miologia);

Forma diferenciada para abordagem do estudo de anatomia palpatória.

                Vou agora detalhar cada um destes pontos para você me entender melhor.

O Desafio.

                Anatomia palpatória é um conteúdo de forte apelo prático. Não há como se estudar anatomia, através da proposta deste curso, sem irmos a prática e palparmos um colega, familiar, amigo ou qualquer outra pessoa que seja voluntário para nos ajudar. Portanto, transmitir um conteúdo essencialmente prático de forma virtual torna-se um grande desafio. Porém, acredito que nós da Equipe Treino em Foco, através de técnicas de EAD (Ensino a Distância) conseguimos produzir um conteúdo didático totalmente possível de ser ensinado de forma virtual. Cabe a você conferir o curso e verificar as orientações teóricas e, principalmente, as ORIENTAÇÕES PRÁTICAS que transmito via palpação.


                Embora um desafio para nós da Equipe TEF, tenho certeza de que o curso tem uma profundidade de conteúdo e configurações didáticas de apresentação que será de grande valia para você entender, NA PRÁTICA PALPATÓRIA, a anatomia humana.


Base de anatomia na prática

                A estratégia da anatomia palpatória é uma forma de estudar conteúdos de anatomia essencialmente NA PRÁTICA. Evidentemente, essa prática se faz, essencialmente através da palpação. Assim, dominando as técnicas palpatórias que apresento no curso e praticando as mesmas em seus familiares, amigos e colegas tenho certeza que você entenderá, NA PRÁTICA, bases anatômicas para o estudo de BIOFOTOGRAMETRIA (avaliação postural) e ANTROPOMETRIA, e principalmente, CINESIOLOGIA.

Déficit de formação profissional

                Entendo que em muitos Cursos de Educação Física espalhados pelo Brasil apresentam uma base de anatomia deficitária, particularmente quando analiso as necessidades de um profissional do bacharelado. A carga horária dos cursos é pequena para uma abordagem aprofundada de um roll muito grande de conteúdos sobre anatomia. Assim, os meus colegas professores universitários buscam fazer o melhor dividindo um enorme conteúdo de anatomia em pequenas “fatias” para serem ensinados. Por melhor que sejam estes profissionais o tempo destinado para uma abordagem substancial de todo o CONTEÚDO DE ANATOMIA É PEQUENO.

                O presente Curso de Anatomia Palpatória busca sanar tal déficit de conteúdo na formação profissional, principalmente em relações práticas de osteologia e miologia.


Caracterização do curso para o educador físico

                Neste curso a ABORDAGEM DE ANATOMIA PALPATÓRIA será voltada para o Educador Físico. Isto é, procurei apresentar uma forma de estudo focado nas necessidades essenciais ao estudo e aplicação prática ao Profissional de Educação Física. Esta abordagem da Anatomia Palpatória focada ao Educador Físico não é comum nos livros de Anatomia Palpatória que normalmente remetem-se mais aos cursos de medicina e fisioterapia nas áreas de traumatologia e ortopedia.


Forma inovadora para abordagem para o estudo de miologia via anatomia palpatória

                No conteúdo de estudo de MIOLOGIA (estudo dos músculos), através da Anatomia Palpatória, apresento uma forma inovadora de estudo não descrita em livros sobre o tema. Esta forma de estudo apresenta a PALPAÇÃO DE MÚSCULOS com e sem tônus muscular quando os mesmos são AGONISTAS e ANTAGONISTAS, respectivamente, a um determinado movimento. Você perceberá nos VÍDEOS PRÁTICOS (e aplicará no seu treinamento) a mudança de tônus na musculatura quando esta passa ser agonista ou antagonista de um determinado movimento.


                Nesta técnica é solicitado ao voluntário que busque realizar um determinado movimento sendo este bloqueado pelo avaliador (você no caso) gerando uma contração isométrica nos músculos agonistas e nenhum tônus é percebido nos músculos antagonistas. Essa técnica é EXCELENTE PARA O ESTUDO DE CINESIOLOGIA, você aprende NA PRÁTICA quais são os músculos motores de um determinado movimento.

                Além de tudo isso, esta técnica de Anatomia Palpatória pode ser introduzida ao estudo de CINESIOLOGIA APLICADA AO TRP (Treinamento Resistido com Pesos – musculação). Você APRENDERÁ A TÉCNICA NO CURSO e poderá aplicar em diferentes exercícios permitindo identificar os músculos atuantes.

             Grande abraço a todos.

Prof. Dr. João Moura.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *