Entrevista com Cauê La Scala Teixeira

Please log in or register to like posts.
Vídeo

Professor Cauê Teixeira aponta que focar na prática do exercício físico para promoção da saúde deve ser o futuro da educação física.

Treino_em_foco_entrevista_caue_teixeira

O professor João Moura esteve no ultimo final de semana (14 a 16 de junho de 2019) na Jornada Paranaense de Educação Física (JOPEF) para ministrar um curso que teve como tema avaliação física para academias. Porém, aproveitando a passagem de outros grandes profissionais o professor João realizou algumas entrevistas para que os alunos do Treino em Foco possam conhecer e identificar o posicionamento desses profissionais de extremo gabarito sobre questões relacionadas a educação física. Nesta o entrevistado foi o professor Cauê La Scala Teixeira.

Quem é o professor Cauê La Scala Teixeira?

É graduado em educação física (FEFIS-UNIMES), especialista em fisiologia do exercício (CEFE-UNIMES) e em aspectos fisiológicos e metodológicos atualizados do Treinamento de Força (UNISANTA). Também possui título de Mestre e é doutorando em ciências (UNIFESP-Baixada Santista).

Atualmente é membro pesquisador do Grupo de Estudos da Obesidade (GEO-UNIFESP). Além disso possui grande experiência prática e de pesquisa sobre treinamento de força, avaliação física, treinamento funcional e treinamento personalizado. Tem atuação também como docente universitário (Faculdade Praia Grande – FPG), no entanto atualmente somente está ministrando aulas no programa de pós graduação Strito Sensu (mestrado e doutorado). Por fim, atua como palestrante em cursos e eventos relacionados aos temas citados por todo brasil e mundo.

Autor dos livros  resumos e artigos publicados em anais de congressos e periódicos científicos. Vencedor do prêmio Top FIEP Brasil 2012-2013 na categoria “livro” e 2013-2014 na categoria “profissional”.

Quais os livros que o professor já publicou?

Além de publicar junto com o grupo de pesquisa com vários artigos relacionados ao treinamento resistido com pesos e também funcional e assim contribuir para o crescimento da educação física, o professo Cauê também é autor de vários livros relacionados a essas áreas. Ou seja, é autor dos livros “Musculação: desenvolvimento corporal global”, “Musculação perguntas e respostas”, “Treinamento resistido manual: a musculação sem equipamentos”, “Marketing pessoal do personal trainer”, “Musculação funcional” e “Métodos avançados de treinamento para hipertrofia”, “Musculação time-efficient”, “Treinamento funcional sem equipamentos”.

Treino_em_foco_entrevista_caue_teixeira

Qual o método de treinamento que o professor Cauê é pioneiro no Brasil?

Particularmente o professor Cauê foi pioneiro na introdução do Treinamento Resistido Manual no Brasil. Ele mesmo cita que essa metodologia de treino veio a cair no  “colo” dele. Ainda justifica que em virtude da dificuldade de conseguir alunos/clientes de personal ele passou a introduzir métodos de treino alternativos e entre eles o resistido manual.

No entanto, com o tempo e ao se aprofundar seu estudo nesta metodologia passou a identificar o potencial beneficio que está pode trazer tanto ao personal trainer como aluno/cliente. Diante disso, passou a realizar pesquisas e também publicou um livro sobre o tema. Desta forma sua contribuição para expansão dessa metodologia foi muito importante.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *