Não é você que escolhe a Educação Física, e sim ela (Educação Física) que te escolhe (Leonardo Lima)

Treino_em_foco_entrevista_leonardo_lima

Professor João Moura esteve de 14 a 16 de junho de 2019 na Jornada Paranaense de Educação Física (JOPEF) para ministrar um curso que teve como tema avaliação física para academias. Porém, aproveitando a passagem de outros grandes profissionais o professor João realizou algumas entrevistas para que os alunos do Treino em Foco possam conhecer e identificar o posicionamento desses profissionais de extremo gabarito sobre questões relacionadas à educação física. Nesta o entrevistado foi o professor Leonardo Lima.

Quem é o professor Leonardo Lima?

Tem graduação plena em Educação Física pela Universidade Bandeirante de São Paulo. Possui várias pós-graduações, sendo em Treinamento Desportivo pela Universidade Gama Filho Pós-graduado em Fisiologia do Exercício – Universidade Gama Filho, em biomecânica, treinamento desportivo e avaliações pela Faculdade Metropolitanas Unidas, em treinamento de força e musculação pela Universidade Estácio de Sá, em musculação e condicionamento físico pela Universidade Estácio de Sá. E por fim, tem título de Mestre em Ciência do Movimento Humano pela Universidade Metodista de Piracicaba – Unimep.

Qual é o campo de atuação do professor Leonardo Lima?

Atualmente é docente da Universidade Anhembi Morumbi no curso de Educação Física nas disciplinas de: treinamento desportivo, fisiologia do exercício, fisiologia do esporte e alto rendimento, ética, natação e avaliação física. Também atua como professor convidado de cursos de pós-graduações em FMU, Estácio de Sá, IEPAT, ENAF, CEAT, UNIFAE, Anhanguera, Inspirar, CEFIT, UNICID e outros. Participante do grupo de pesquisa em Perfomance Humana pela Universidade Metodista de Piracicaba e também do grupo de pesquisa em Atividade Física e Saúde pela Universidade Anhembi Morumbi.

Além da atuação nos locais citados acima, o professor Leonardo Lima atua como palestrante em diversos cursos e congressos por todo o pais. Na sua grande maioria, os temas de seus cursos estão vinculados a questões relacionadas as academias e treinamento esportivo.

Quais os livros do professor Leonardo Lima?

É autor dos livros: Aspectos práticos e aplicáveis em fisiologia do exercício, Treinamento de força aplicado para corredores e Reflexões Fisiológicas e Filosóficas sobre Treinamento. Além disso, é co-autor do livro Personal trainer – Uma abordagem prática do treinamento.

Portanto, pode-se notar que o professor Leonardo Lima tem grande contribuição para a evolução da Educação Física, tanto no contexto do entendimento da fisiologia e também filosofia.

Treino_em_foco_entrevista_leonardo_lima

Como vê atualmente a Educação Física?

Professor Leonardo Lima comentou que atualmente os profissionais estão voltados para o lado fitness. Ou seja, parece que existem poucos profissionais que estão preocupados com o efeito do exercício sobre a saúde. Com isso, esses profissionais buscam entender profundamente questões relacionadas a hipertrofia e esquecem que podem utilizar a Educação Física por exemplo para pessoas acometidas por doenças crônicas.

Comentou ainda que o “mundo fitness” e particularmente as academias não tem um caráter inclusivo para essas pessoas com doenças crônicas e principalmente obesos que tem dificuldade em passar pela catraca da academia. Na sua visão colocar uma passagem específica para essas pessoas produz um constrangimento e as afastam da prática de um exercício físico orientada. Assim, em resumo, segundo o professor Leonardo Lima o profissional deverá buscar estratégias para incluir essas pessoas na prática sistemática de exercícios e assim melhorar a saúde das mesmas.