Com o conhecimento da biomecânica o profissional conseguirá ajudar na redução dos quadros de dores corporais.

Treino_em_foco_entrevista_André_Alburqueque_biomecanica

Professor João Moura esteve no último final de semana (14 a 16 de junho de 2019) na Jornada Paranaense de Educação Física (JOPEF) para ministrar um curso que teve como tema avaliação física para academias. Porém, aproveitando a passagem de outros grandes profissionais o professor João realizou algumas entrevistas para que os alunos do Treino em Foco possam conhecer e identificar o posicionamento desses profissionais de extremo gabarito sobre questões relacionadas à educação física. Nesta o entrevistado foi o professor André Alburqueque.

Quem é o professor André Alburqueque?

O professor André Alburqueque é bem conhecimento nas redes sociais por compartilhar conhecimentos particularmente relacionados a biomecânica do Treinamento Resistido com Pesos (TRP). Assim, tem realizado cursos presenciais por todos o brasil e também por algumas partes do mundo. Além de realizar cursos onde é convidado, também desenvolveu um curso denominado de Biomechanics Specialist. Neste o objetivo principal é realizar uma imersão de três dias na biomecânica. Porém, ele também citou que além desses conhecimentos de biomecânica, apresenta para os profissionais alguns aspectos relacionados a marketing entre outros que o profissional deve ter me mente para alavancar sua carreira como personal trainer.

Como formação o professor André tem mestrado em Atividade Física e Saúde (Biomecânica – UFPR), é especialização em Ergonomia (UFPR), graduado em Educação Física (2005). Além dos cursos que foi citado acima atua como docente de pós graduações, é coordenador nacional das pós-graduações na faculdade Inspirar, é RTS – Resistance Training Specialist, CooperPT Mentorship Graduate, FMS – Certified Exercise Professional, Power Plate (Level II), TRX – Treino em Suspenção, Empretec (SEBRAE) e ainda tem publicações e participação em congressos científicos internacionais.

Treino_em_foco_entrevista_André_Alburqueque_biomecanica

Na visão do professor Andre Alburqueque como a biomecânica pode ajudar na evolução da educação física?

Na sua visão os estudos veem mostraram que as pessoas no mundo estão cada vez mais sendo acometidas por dores. Na sua grande maioria, essas dores ocorrem devido a má posturas por exemplo durante atividade do cotidiano, como posição adotada no trabalho. Diante disso, o professor André Albuquerque menciona que seria interessante o profissional de educação física buscar aprofundar e entender aspectos da biomecânica que estão levando esse individuo a ser acometido pela dor.

Diante desse entendimento, certamente o profissional conseguirá realizar uma prescrição de exercícios mais qualificada, pois conseguirá entender os aspectos biomecânicos que estão levando a esse quadro álgico. Portanto, com isto em mente certamente o profissional de educação física terá maior capacidade de contribuir para a melhora do quadro álgico e assim na qualidade de vida do indivíduo.

Alunos, analisem a entrevista!!!