Acho que tem jeito…

 

Texto produzido por: Prof. Dr. João Moura.

 

É todo o dia me deparo com reportagens, vivências e notícias de forma geral que fico com a sensação de que o Brasil não tem jeito. São desgovernos, corrupção, incompetências, mau caratismos, baixa produtividade, má formação, desconhecimento e por ai vai… todos se contemplam no “jeitinho brasileiro”. Isso, no meu entendimento, é o que destrói com nossa sociedade e país.

Na esfera educacional, vejo um perfil de estudo baseada na decoreba e não no aprender e aplicar. Nossos estudantes não são reflexivos e agem baseados no “efeito manada”, mas cobrá-los do que, se desde de o início escolar aprenderam a “estudar” dessa forma… decorada!

Mas existem fatos que me fazem acreditar que temos jeito sim!

Esta semana batemos 7000 inscritos na página do facebook  – Ciência no Treino em Foco – onde posto artigos científicos e estimulo a leitura e análise crítica dos mesmos (foto 1).

Como esperar que em um país baseado em novelas da Globo, em Domingão do Faustão, em programas “educacionais e informativos” como Silvio Santos e outros tantos programas que não acrescentam nada, e que pelo contrário, geram alienação; que uma página no facebook que trate de CIÊNCIA possa ter 7000 inscritos?

Um detalhe importante, ninguém é obrigado a se inscrever… a inscrição é de livre arbítrio e você não ganha nenhum “bônus” por se inscrever, “metodologia” essa tão explorada pelo marketing digital. Vejo que por diferentes motivos, mas tendo um ponto em comum, CONHECIMENTO, une esses 7000 inscritos que, evidentemente, absorvem essa informação científica de diferentes formas.

Outro ponto importante, é que posto artigos que apresentam textos escritos no formato científico que para muitos não é de fácil leitura, até porque existe a necessidade de se entender de metodologia científica além da tão temida estatística.

Claro que faço diversas observações e comentários ao longo do texto buscando ajudar o leitor a se familiarizar com informações produzidas em artigos científicos e ao formato de organização das ideias nestes textos. Procuro também salientar tanto as conclusões quanto as limitações apresentadas nos estudos para que o leitor entenda que CONCLUSÃO CIENTÍFICA NÃO É VERDADE DIVINA.

Bem, batemos os 7000 inscritos a uma semana atrás (13/09/2015) e hoje quando escrevo esse texto (20/09/2015) já temos 7103 inscritos (figura 2), ou seja, em uma semana tivemos 103 novos inscritos que desejam ler material científico, e mais alguns outros solicitando para serem incluídos… O que é isso? É o Brasil mudando? É o profissional das áreas da saúde e, principalmente, o profissional de Educação Física querendo ler, estudar, refletir, evoluir?

Sinceramente, acredito que sim! Espero que sim! Trabalho e me esforço para que sim! SIM, os profissionais comprometidos buscam informação sólida para correlacionar com seus conhecimentos práticos e, ao fazerem isso, buscam EVOLUÇÃO!

Continuemos em frente, EVOLUINDO!

https://www.facebook.com/groups/treinoemfoco/

12016560_889610011114682_368923866_n12028966_889610074448009_650562058_n