No dia 30/03 o Prof. João Moura fez 2 lives no Instagram junto ao Prof. Mauro Guiselini, seguem abaixo os materiais didáticos disponibilizados em função desta Live, bara baixar os materiais basta clicar nos links abaixo

História do Treinamento Multifuncional

 

AULAS ON LINE – ORIENTAÇÕES PEDAGÓGICAS

 

Prof. Dr. Mauro Guiselini

Há Males que vem para o Bem!

É uma ANTITESE são os contrários que se confrontam, o Bem e o Mal, sempre na eterna luta em busca do equilíbrio, mas o que este provérbio popular, de autor desconhecido, tem com a atual situação Coronavirus…Quarentena…Treinamento On Line em Casa…Profissional de Educação Física?

O Mal e o Bem!

De repente a população mundial foi acometida de uma pandemia  – CORONAVIRUS – COVID-19 (assunto exaustivamente discutido) que colocou todos numa situação imaginável, reclusos em casa tendo todo o tempo do mundo para se ocupar com tarefas até então difíceis de serem realizadas pela famosa justificativa: “não tenho tempo…”. Dentre assas tarefas não realizadas, sem dúvida a prática do exercício físico regular estava entre as primeiras, senão a principal.

Milhares de pessoas, seguramente, sabem da importância do exercício físico ou, pelo menos, em algum momento da sua vida, ouviram falar sobre os seus benefícios, para a saúde, prevenção de doenças, divertimento, relacionamento social, entre outros, porém, os números do sedentarismo são alarmantes. São milhares de mortes, todos os anos, cuja causa tem relação com doenças crônico-degenerativas decorrentes do sedentarismo, muito embora os meios de comunicação, profissionais da área da saúde tem divulgado, de forma massiva, os benefícios dos exercícios sendo realizado de forma correta, orientados por profissionais competentes.

Muito se tem discutido, são inúmeras pesquisas sobre os benefícios do exercício em especial sobre o sistema imunológico, além dos efeitos agudos e crônicos no sistema cardiorrespiratório, músculo esquelético, endócrino, enfim, o Exercícios Físico é reconhecido como um excelente remédio que, quando bem prescrito produze efeitos tanto na prevenção e como no auxílio da cura de determinadas doenças, além da melhoria da aptidão física relacionada à saúde, bem-estar, estética e performance.

Os efeitos positivos do exercício e adequada prescrição, para a melhoria do sistema imunológico, foi muito evidenciado neste momento de crise, depoimentos, publicações, lives, foram realizados mostrando a importância de ser ativo, como estar mais protegido por meio de práticas saudáveis.

Com a advento da quarentena, a falta de tempo deixou de ser o grande inimigo para a pratica de exercícios, criou uma expectativa muito grande entre os Profissionais de Educação Física, diria a oportunidade para oferecer, para o grande público sedentário, dicas de exercícios, aulas para serem realizadas em casa, a qualquer horário, sem custo nenhum, usando poucos recursos.

Aproveitando o momento, as Academias passaram a oferecer aulas gravadas pelos seus professores procurando, assim, manter o vínculo com seus alunos/clientes – aulas on line, similares aquelas realizadas no ambiente of line. O mesmo procedimento está sendo adotado pelos Personal Trainers – treinamento on line, uma modalidade até então pouco praticada, passa a ser a alternativa pedagógica e mercadológica.

Surfando na mesma onda, empresas de aplicativos passam a oferecer programas de treinamento, com baixo custo e, até mesmo gratuito, na tentativa de conquistar novos clientes e até mesmo aqueles já acostumados a se exercitarem nas academias. Realmente uma grande revolução no mercado sem contar, com as centenas de LIVES e ofertas de programas personalizados e coletivos oferecidos por um sem número de profissionais; fisioterapeutas, profissionais de educação física, nutricionistas mergulham na onda do on line.

Um Momento de Reflexão

Diz também o ditado “O Inferno está cheio de bem intencionados” …. autor desconhecido, pelo menos por mim. Com a fantástica liberdade de expressão do Instagram, Facebook, Youtube, estamos vendo uma invasão desenfreada de propostas de aulas para serem realizadas em casa, na sua grande maioria gratuitas, o que é muito bom, porém, segundo vários Profissionais de Educação Física, os conteúdos apresentados tem uma variação muito grande no que se diz respeito a aplicação para a grande maioria das pessoas sedentárias.

É claro e sabido que a população, mais de 50 % sedentária, com sobrepeso, disfunções musculoesqueléticas, baixa capacidade funcional muscular e cardiovascular, não tem condições de participarem de aulas que são elaboradas com exercícios de alta intensidade e complexidade, ok possíveis de serem realizados por indivíduos bem treinados, não para aqueles que estão há muitos anos inativos.

É muito diferente quando um Personal Trainer elabora um treinamento on line e envia para sue aluno, ele já o conhece, tem o seu histórico, suas preferências e necessidades; a aula é elaborada de acordo com sólidos critérios fisiológicos, biomecânicos e pedagógicos…assim imagino que seja, é a competência profissional.

No entanto propor uma aula para uma população que desconhecemos em detalhes, pois não são nossos alunos, não foram avaliados por nós, muito embora, de antemão, é sabido que são destreinados, portadores de inúmeras patologias, portanto, se faz necessário alguns cuidados. Isto não quer dizer que não deva começar a se exercitar, deve sim sair do estado de quase inanição que se encontram.

Importante ressaltar que, para essa população, neste momento as aulas não devem ser focadas em emagrecimento rápido, aumento de massa muscular, mudanças rápidas na aptidão física entre outras propostas e sim elaboradas para tirá-los da inatividade, ou seja, torná-los levemente ativos.

Conquista-los, por meios de exercícios simples, de baixa/moderada intensidade e complexidade, que consigam realizar de forma alegre e descontraída, sem exageros, focados, principalmente no desenvolvimento da capacidade cardiorrespiratória aeróbia/anaeróbia, força muscular e mobilidade/flexibilidade. (fig. 1)

 

 

 

 

 

Fig. 1 Principais capacidades biomotoras para Saúde & Bem-Estar (Guiselini, 2016)

Estar atento a não propor exercícios de alto impacto, agressivos, com muita velocidade e amplitude, que eventualmente possam comprometer as articulações dos joelhos, quadris, coluna e ombros. Como é sabido, a população, de maneira geral, além do alto índice de obesidade, tem problemas na coluna, em especial na região lombar, portanto os exercícios abdominais tradicionais – crunch, canoinha, russian twist, entre outros que causam um grande estressa na região lombar, devem ser evitados para essa população (não são proibidos para atletas, apesar da alta intensidade…eu não utilizado para meus alunos).

 

Orientações Pedagógicas

Recomendamos que  as aulas, propostas especificamente para a população sedentária, devam ser elaboradas por profissionais de educação física,  de acordo com  princípios cinesiológicos, biomecânicos, fisiológicos   e pedagógicos; que sigam uma organização didática contendo exercícios adequados as características e necessidades da população, de maneira geral, como dito anteriormente, baixa capacidade funcional, inúmeras disfunções musculoesqueléticas. Que priorizem os exercícios focados no desenvolvimento da resistência cardiorrespiratória aeróbia/anaeróbia – melhoria do bom funcionamento do coração; exercícios para o desenvolvimento da força muscular – membros inferiores, CORE e tronco; melhoria da flexibilidade/mobilidade com ênfase nos músculos posteriores da coxa, peito, costas e ombros; melhoria da capacidade de  descontrair e relaxar, incluindo exercícios respiratórios e relaxamento.

As aulas devem ter a duração de 15, 20 a 30 minutos, de acordo com os objetivos específicos da aula, incluindo orientações didáticas quanto a intensidade, maneira correta de executar os exercícios, número de repetições. Enfatizar os benefícios de treinar de forma modera/intensa, sem exageros.

 

 

 

 

 

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Prof. Dr. Mauro Guiselini

É Mestre em Educação Física – USP, Doutor em Ciências do Movimento  Humano – UNIMEP, É autor de 36 livros, colaborador da Rede Globo – Programa Bem-Estar, tem 53 anos de experiências como Professor de Aulas Coletivas, Personal Trainer, Diretor de Grandes Academias do Brasil. Presenter na América do Sul e Europa, nos principais Congressos, Curso e Encontros Científicos. Professor d Cursos de Pós Graduação, tem Trabalhos Científicos publicado no ACSM – American College Sports Medicine . Colaborador da Manz Produções há mais de 20 anos.

Referências Bibliográficas

Barbanti, V. Treinamento Esportivo; as capacidades biomotoras dos esportistas. Editora Manole. São Paulo, 2010.

Guiselini, M. Aptidão Física, Saúde & Bem-Estar: fundamento teóricos e exercícios práticos. 2ª.ed. PHORTE Editora. São Paulo, 2006.

Guiselini, M. e Guiselini, R. Treinamento Multifuncional: fundamento teóricos e exercícios práticos. Instituto Mauro Guiselini: São Paulo, 2016

Guiselini, M. Aptidão Física, Saúde & Bem-Estar: fundamento teóricos e exercícios práticos. 2ª.ed. PHORTE Editora. São Paulo, 2006.