Qual a formação do professor Roberto Simão?

Professor Roberto Simão, é graduado em Educação Física pela Universidade Gama Filho em 1990. Tem o título de especialista em Performance do Treinamento Desportivo pela Faculdade de Filosofia e Letras de Arapongas em 1992. Também é especialista em Musculação e Treinamento de força pela Universidade Gama Filho em 2001.

Também em 2001, Roberto Simão obteve o título de mestre pela mesma Universidade. Por fim, em 2004, obteve agora o título de doutor em Educação Física na área de musculação também pela Universidade Gama Filho.

Qual a área de atuação do professor Roberto Simão?

Atualmente é professor associado da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). Além disso, coordena o laboratório de Treinamento de Força da Escola de Educação Física e Desportos da UFRJ.

Um ponto importante a salientar, é que o grupo de pesquisa possui relações no desenvolvimento científico com as seguintes instituições internacionais e nacionais: Universidade da Beira Interior, Portugal, Clube de Regatas Vasco da Gama – Futebol de Base. Colorado College, USA. Arizona State University, USA. Eastern Illinois University, USA. Arizona School of Health Sciences/A.T. Still University, USA. University of Oklahoma, USA. California State University, San Bernardino, USA. Universidade de Évora, Portugal. Universidade Trás-os-Montes e Alto Douro, Portugal. Universidade do Vale do Paraíba, SP. Universidade Federal do Paraná. Universidade Federal do Amazonas. Universidade Estadual de Londrina. Universidade Castelo Branco (RJ).

No laboratório a produção científica está centrada na área de intervenção da Educação Física e tem como foco principal a manipulação das variáveis agudas do treinamento de força e sua influência sobre o desempenho e benefícios na saúde e na qualidade de vida em adolescentes, jovens e idosos.

Portanto, observando a sua formação e sua área de pesquisa atual o professor Roberto Simão, tem uma enorme contribuição no treinamento resistido com pesos ou musculação. Sendo assim, considerado o principal pesquisador nesta área no Brasil. Tanto é verdade que o professor tem 290 artigos científicos publicados na área de musculação.

Quais os livros que o professor Roberto Simão escreveu?

Em virtude dos vários anos dedicados a ciência do treinamento resistido com pesos o professor Roberto Simão escreveu alguns livros, abaixo eles serão listados:

– Treinamento de força para osteoporose, fibromialgia, diabete tipo 2 e envelhecimento;

– Fisiologia e prescrição de exercícios para grupos especiais;

– Força – princípios metodológicos para o treinamento.

Um ponto a destacar é que o último livro citado, foi escrito em parceria do renomado pesquisador internacional na área de força, professor Steven FLECK. Sendo, assim uma obra de extrema qualidade.

Treino_em_foco_roberto_simão_treinamento_de_força

Alunos, analisem a vídeo aula!!!